Promovendo a Reflexão sobre o Erro em Disciplinas Introdutórias de Programação no Ensino Superior

Authors

  • Fernanda Castro Centro de Informática – Universidade Federal de Pernambuco
  • Patricia Tedesco Centro de Informática – Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.5753/rbie.2020.28.0.150

Keywords:

Reflexão Sobre o Erro, Portfólio, Programação

Abstract

Crucial para o currículo de cursos de Computação, a programação é considerada um de seus tópicos mais difíceis, pois exige habilidades de abstração, raciocínio e representação. Em sua complexidade inerente, a atividade tornase especialmente suscetível a falhas. Teorias como as de Vygostky tratam a reflexão sobre o erro como parte integrante do processo de aprendizagem. Dado que o potencial educador do erro costuma ser desperdiçado sob uma caracterização de viés negativo, indicando uma falha pessoal do aluno, este trabalho tem como objetivo investigar, através da realização de um experimento quantitativo com foco no Ensino Superior, o uso de portfólios na criação de relatos que promovam a reflexão sobre erros cometidos em disciplinas de programação. O estudo, realizado em duas instituições de ensino, indicou efeitos positivos sobre os estudantes, que passaram tanto a registrar suas atividades diárias no portfólio quanto a desassociar os erros cometidos de uma possível inaptidão ou falta de empenho.

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Arquivos adicionais

Published

2020-02-16

Como Citar

CASTRO, F.; TEDESCO, P. Promovendo a Reflexão sobre o Erro em Disciplinas Introdutórias de Programação no Ensino Superior. Revista Brasileira de Informática na Educação, [S. l.], v. 28, p. 150–165, 2020. DOI: 10.5753/rbie.2020.28.0.150. Disponível em: https://journals-sol.sbc.org.br/index.php/rbie/article/view/3738. Acesso em: 4 jul. 2024.

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