Desenvolvimento e Avaliação de um Perfil UML para Modelagem de Jogos Educacionais Digitais

Authors

  • Lucas Rodrigues de Oliveira Curso de Ciência da Computação – Universidade Federal de Goiás/Regional Jataí
  • Ana Carolina G. Inocêncio Curso de Ciência da Computação – Universidade Federal de Goiás/Regional Jataí
  • Heitor Augustus Xavier Costa Departamento de Ciência da Computação – Universidade Federal de Lavras (DCC/UFLA)
  • Paulo Afonso Parreira Júnior Departamento de Ciência da Computação – Universidade Federal de Lavras (DCC/UFLA)

Keywords:

Perfil UML, Jogos Educacionais Digitais, Modelagem de Software

Abstract

UML (Unified Modeling Language) é uma linguagem de propósito geral para modelagem de software, sendo uma das mais conhecidas e utilizadas para a representação gráfica de modelos. Sendo assim, apenas os elementos pré-existentes nessa linguagem podem não ser suficientes para facilitar a identificação e o entendimento dos conceitos inerentes a domínios de software mais específicos. Um exemplo é o domínio de Jogos Educacionais Digitais (JEDs). Neste trabalho é apresentado o desenvolvimento e a avaliação do UP4EG, um perfil UML para modelagem de JEDs, por meio de diagramas de classes UML. O UP4EG reúne diversos estereótipos e “tagged values” distribuídos em seis pacotes, que representam os principais elementos que um JED deve apresentar. A partir de um estudo experimental conduzido sobre o perfil proposto com estudantes de ciência da computação, percebeu-se que a quantidade de erros e o tempo gasto para identificação dos principais elementos de um JED podem ser significativamente melhorados, quando esse perfil é usado na modelagem desse tipo de software.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Published

2018-05-07

Como Citar

OLIVEIRA, L. R. de; INOCÊNCIO, A. C. G.; XAVIER COSTA, H. A.; PARREIRA JÚNIOR, P. A. Desenvolvimento e Avaliação de um Perfil UML para Modelagem de Jogos Educacionais Digitais. Revista Brasileira de Informática na Educação, [S. l.], v. 26, n. 2, p. 124–144, 2018. Disponível em: https://journals-sol.sbc.org.br/index.php/rbie/article/view/6910. Acesso em: 5 dez. 2025.

Issue

Section

Artigos Premiados

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)