Análise de conteúdo das provas do Enade para os alunos do curso de Bacharelado em Ciência da Computação

Authors

  • Priscila da Silva Neves Lima Universidade Federal de Goiás http://orcid.org/0000-0003-4203-8800
  • Ana Paula Laboissière Ambrósio Universidade Federal de Goiás http://orcid.org/0000-0001-9553-2250
  • João Lucas dos Santos Oliveira Universidade Federal de Goiás
  • Cedric Luiz de Carvalho Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.5753/rbie.2021.29.0.385

Keywords:

Enade, Análise de dados educacionais, Áreas preditoras de sucesso, Análise de conteúdo, Metodologia de análise, Ciência da computação

Abstract

A partir da análise dos dados educacionais é possível observar o desempenho tanto do estudante quanto das instituições, oportunizando a tomada de decisões para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem. O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) permite avaliar e acompanhar este processo. A educação é uma área fundamental para o crescimento e desenvolvimento de um país. Desta forma, o desafio desta pesquisa é detectar possíveis falhas na formação dos alunos a partir da análise do conteúdo do Enade, além de identificar as áreas de conhecimento que são preditoras do sucesso no resultado do exame. Assim, este texto descreve a implementação de uma metodologia para a análise de conteúdo do Enade, com vistas a indicar as disciplinas que mais impactam no resultado deste exame. Como estudo de caso, foram usados os dados de todos os estudantes do curso de Bacharelado em Ciência da Computação, que realizaram os exames referentes aos anos de 2005, 2008, 2011, 2014 e 2017. As questões dos exames foram classificadas de acordo com as áreas do curso de Bacharelado em Ciência da Computação. Além disso, foram aplicados testes estatísticos nos resultados obtidos pelos estudantes no Enade de modo a reconhecer preditores e estrutura do exame. O resultado foi um relatório baseado em análise de conteúdo que permite analisar o Enade por tema. A partir da generalização dos resultados obtidos, a metodologia poderá ser aplicada a outras áreas de conhecimento, expandindo o escopo de análises possíveis, utilizando os dados do Enade.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Priscila da Silva Neves Lima, Universidade Federal de Goiás

Instituto de Informática

Área de Pesquisa: Informática e Educação

Ana Paula Laboissière Ambrósio, Universidade Federal de Goiás

Instituto de Informática

Área de Pesquisa: Informática e Educação

João Lucas dos Santos Oliveira, Universidade Federal de Goiás

Instituto de Informática

Área de Pesquisa: Informática e Educação

Cedric Luiz de Carvalho, Universidade Federal de Goiás

Instituto de Informática

Áreas de atuação: Web Semântica, Inteligência Artificial Aplicada e Desenvolvimento de Sistemas para a Web

Citas

Teodoro, L. A., & Kappel, M. A. A (2020). Aplicação de Técnicas de Aprendizado de Máquina para Predição de Risco de Evasão Escolar em Instituições Públicas de Ensino Superior no Brasil. Revista Brasileira de Informática na Educação, 28, 838–863. doi: 10.5753/rbie.2020.28.0.838 [GS Search]

Bianchi, J. M. (2010). Leitura e Interpretação de Tabelas e Gráficos pelos Alunos do Curso de Matemática da URI – Campus de Erechim. Monografia (Graduação) - Universidade Regional do Alto Uruguai e das Missões.

Brito, T. F. (2015). Corpo Docente : Fatores Determinantes do Desempenho Discente no ENADE. Dissertação (Mestrado) - Universidade de São Paulo. doi: 10.11606/D.12.2016.tde-21032016-115045 [GS Search]

Costa, J. C. A. (2016). Vis-Scholar: Uma Metodologia de Visualização e Análise de Dados na Educação. Dissertação (Mestrado) - Universidade do Vale do Rio dos S. [GS Search]

Costa, J. P. D. C., & Martins, M. I. (2014). O ENADE para a licenciatura em física: Uma proposta de Matriz de Referência. Revista Brasileira de Ensino de Física, 36(3), 3401 -3401/9. Disponível em: [link]. [GS Search]

Ferraz, A. P. d. C. M., & Belhot, R. V. (2010). Taxonomia de Bloom: revisão teórica e apresentação das adequações do instrumento para definição de objetivos instrucionais. Gestão & Produção, 17(2), 421–431. Disponível em: [link]. [GS Search]

Fonseca, S. O. d., & Namen, A. A. (2016, 3). Mineração em Bases de Dados do INEP: Uma Análise Exploratória para Nortear Melhorias no Sistema Educacional Brasileiro. Educação em Revista, 32(1), 133–157. doi: 10.1590/0102-4698140742 [GS Search]

Gomes, P. H. D. F. (2011). Efeitos do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes/ENADE (2008) nas licenciaturas de História e Letras da Universidade de Brasília. Monografia (Graduação) - Universidade de Brasília. Disponível em: [link]. [GS Search]

Guerra, P. C., Nakamura, R. Y. M., & Hruschka, E. R. (2014). Estimativa de Demanda Potencial de Matrículas em Ensino Superior usando Dados Públicos e Múltiplos Modelos de Regressão. Symposium on Knowledge Discovery, Mining and Learning, 2. Disponível em:[link]. [GS Search]

Howell, D. C. (2010). Statistical Methods for Psychology (7ª Ed. ed.). Belmonte: Wadsworth. [GS Search]

INEP (2005). Relatório de Síntese 2005. Disponível em: [link]. Acesso em: 26 mar. 2021.

INEP (2008a). Portaria Inep nº 126 de 07 de agosto de 2008. Disponível em:[link]. Acesso em: 26 mar. 2021.

INEP (2008b). Relatório de Síntese – Computação. Disponível em: [link]. Acesso em: 26 mar. 2021.

INEP (2011). Portaria Inep nº 239 de 04 de agosto de 2011. Disponível em: [link]. Acesso em: 26 mar. 2021.

INEP (2014). Portaria Inep nº 239, de 02 de junho de 2014. Disponível em:[link]. Acesso em: 26 mar. 2021.

INEP (2017a). Manual do ENADE 2016. Disponível em: [link]. Acesso em: 26 mar. 2021.

INEP (2017b). Portaria Inep nº 473, de 06 de junho de 2017. Disponível em: [link]. Acesso em: 26 mar. 2021.

INEP (2021a). Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais. Avaliação dos Cursos de Graduação. Brasília. Disponível em [link]. Acesso em 12 jan. 2020.

INEP (2021b). Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais. Enade. Brasília, 2020b. Disponível em: [link]. Acesso em: 28 jan. 2020.

INEP (2021c). Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais. Indicadores de Qualidade da Educação Superior. Brasília, 2020c. Disponível em: [link]. Acesso em: 28 jan. 2020.

INEP (2021d). Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Disponível em: [link]. Acesso em: 26 mar. 2021.

INEP (2021e). Relatórios Públicos. Disponível em:[link]. Acesso em 13 mar. 2021.

Instituto de Informática UFG (2021). Ciência da Computação. Disponível em: [link]. Acesso em 13 mar. 2021.

Instituto de Informática UFG (2021b). Enade. Disponível em: [link]. Acesso em 13 mar. 2021.

Lara, I. C. M. de (2007). Exames Nacionais e as "verdades" sobre a Produção do Professor de Matemática. Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. [GS Search]

Likert, R. (1932). A technique for the measurement of attitudes (No. Nº 136-165). Archives of Psychology. Disponível em: [link]. [GS Search]

Lima, M. P. (2013). As mulheres na Ciência da Computação. Revista Estudos Feministas, 21, 793–816. doi: 10.1590/S0104-026X2013000300003 [GS Search]

Lima, P., Rosa, E., Ambrósio, A., & Oliveira, J. (2019). Applying content analysis to brazilian national exams. Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação, 8(1), 139. doi: 10.5753/cbie.wcbie.2019.139 [GS Search]

Lima, P. d. S. N., Ambrosio, A. P. L., Ferreira, D. J., & Brancher, J. D. (2019, 05). Análise de dados do Enade e Enem: uma revisão sistemática da literatura. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), 24, 89 - 107. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772019000100089&nrm=iso . doi: 10.1590/s1414-40772019000100006 [GS Search]

Lima, P. S. N., Ambrósio, A. P. L., Felix, I. M., Brancher, J. D., & Ferreira, D. J. (2018). Content Analysis of Student Assessment Exams. 48th Annual Frontiers in Education (FIE). doi: 10.1109/FIE.2018.8659169 [GS Search]

Lopes, F. L., & Vendramini, C. M. M. (2015). Propriedades psicométricas das provas de pedagogia do ENADE via TRI. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), 20(1), 27–47. doi: 10.590/S1414-40772015000100004 [GS Search]

Matos, K. U. H. S. d., Chagas, S. O., & Menezes, C. R. C. d. (2016). Enade: O Desafio De Uma Avaliação Do Ensino Superior Eficaz Para As Instituições De Ensino. 9º Encontro Internacional de Formação de Professores e 10º Fórum permanente internacional de inovação educacional, 9. Disponível em: [link] [GS Search]

MEC (2005). Portaria Inep nº 179/2005. Disponível em: [link]. Acesso em 28 de jan. 2020.

MEC (2016). Resolução n.º 5, de 16 de novembro de 2016. Ministério da Educação, Conselho Nacional de Educação, Câmara de Educação Superior. Disponível em: [link]

Neto, W., Durigon, A., Avila, A., & Junior, E. (2020). Sistema Inteligente para o Ensino-Aprendizagem de Expressões Algébricas. Revista Brasileira de Informática na Educação, 28, 359-388. doi: 10.5753/rbie.2020.28.0.359 [GS Search]

Novossate, S. (2010). O ENADE e os Documentos Curriculares: Um Estudo sobre a Formação de Professores de Biologia. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Paraná. [GS Search]

Penin, S., & Messias, W. (2009). Debate: O Enade é eficiente como forma de avaliação da USP? – Jornal do Campus. Disponível em: [link]. Acesso em 27 mar. 2021.

Picanço, F. (2016). Juventude e acesso ao ensino superior no Brasil: Onde está o alvo das políticas de ação afirmativa. Latin American Research Review, 51(1), 109–131. doi: 10.1353/lar.2016.0001 [GS Search]

Primi, R., Hutz, C. S., & Da Silva, M. C. R. (2011). A Prova do ENADE de Psicologia 2006: Concepção, Construção e Análise Psicométrica da Prova. Revista Avaliação Psicológica, 10(3), 271–294.[GS Search]

Saviani, D. (2010). A expansão do ensino superior no Brasil: mudanças e continuidades. Poíesis Pedagógica, 8(2), 4–17. doi: 10.5216/rpp.v8i2.14035 [GS Search]

Schwengber, L. (2013). Exame Nacional de Desempenho de Estudantes: Problematizando Verdades sobre a Formação do Professor de Matemática. Dissertação (Mestrado) - Universidade de Santa Cruz do Sul. Disponível em: http://hdl.handle.net/11624/553 [GS Search]

Souza, E. S. de (2008). ENADE 2006: Determinantes do Desempenho dos Cursos de Ciências Contábeis. Dissertação (Mestrado) - Programa Multiinstitucional e Inter-Regional de Pós Graduação - Universidade de Brasília, Universidade Federal do Pernambuco e Universidade Federal do Rio Grande do Norte. [GS Search]

Souza, H., Neiva, D., Cavalcanti, R., Rodrigues, R., Gomes, A., & Adeodato, P. (2017). Uma Análise preditiva de desempenho dos alunos dos cursos no ENADE com base no perfil socioeconômico e de desempenho do Enem. Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação, 6(1), 684. doi: 10.5753/cbie.wcbie.2017.684 [GS Search]

Vassallo, R. (2016). A difícil tarefa de avaliar a qualidade do ensino superior. Disponível em: [link]

Verhine, R. E., & Dantas, L. M. V. (2005). Avaliação da Educação Superior no Brasil: do Provão ao ENADE. Banco Mundial, 1 - 48. doi: 10.1590/S0104-40362006000300002 [GS Search]

Vieira, M. d. F. A. (2012). Prevalência de retenção escolar e fatores associados em adolescentes da coorte de nascimentos de 1993 em Pelotas, Brasil. Revista Panamericana de Salud Publica, 31(4), 303–310. doi: 10.1590/S1020-49892012000400006 [GS Search]

Archivos adicionales

Published

2021-04-13

Cómo citar

LIMA, P. da S. N.; AMBRÓSIO, A. P. L.; OLIVEIRA, J. L. dos S.; CARVALHO, C. L. de. Análise de conteúdo das provas do Enade para os alunos do curso de Bacharelado em Ciência da Computação . Revista Brasileña de Informática en la Educación, [S. l.], v. 29, p. 385–413, 2021. DOI: 10.5753/rbie.2021.29.0.385. Disponível em: https://journals-sol.sbc.org.br/index.php/rbie/article/view/2981. Acesso em: 22 nov. 2024.

Issue

Section

Artículos

Artículos más leídos del mismo autor/a