Contribuições de um Plugin do tipo Report para a Identificação do Risco de Evasão no AVA Moodle com base em Visualização de Dados

Authors

  • Maria Tatiane de Souza Brito Universidade Federal da Paraíba
  • Francisco Petrônio Alencar de Medeiros Instituto Federal da Paraíba
  • Ed Porto Bezerra Universidade Federal da Paraíba
  • Alex Sandro Rodrigues Barbosa Instituto Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.5753/rbie.2020.28.0.01

Keywords:

Evasão, Moodle, Learning Analytics, Visualização de dados, Indicadores

Abstract

Este trabalho pertence ao campo de pesquisa educacional, conhecido como Learning Analytics, e tem como objetivo analisar a contribuição de indicadores sociais, cognitivos e comportamentais da aprendizagem dos alunos, criados com base em dados do Ava Moodle, para auxiliar professores, tutores e coordenadores de cursos on-line na identificação de alunos em risco de evasão. Os AVAs geram relatórios e logs sobre as atividades dos alunos, todavia eles geralmente são de difícil compreensão para tutores, professores e coordenadores de curso, o que dificulta a identificação de problemas de evasão, entre outros, de forma mais objetiva. Diante disso, acredita-se que a utilização de uma solução que colete dados de indicadores referentes aos acessos, às interações e às notas dos alunos em um AVA, apresentando-os por meio de infográficos, pode ajudar aos agentes acima citados a identificar alunos que possam estar em vias de abandonar um curso a distância. Para tanto, foi concebido e implementado um plugin do tipo report (relatório) para o AVA Moodle, contendo funcionalidades de filtros, envio de notificações e gráficos interativos, gerados pela ferramenta Google Charts. Para avaliar esse plugin, foram feitas análises qualitativas através da aplicação dessa ferramenta com o grupo focal formado desses profissionais de cursos a distância. Concluiu-se, então, que o plugin proporciona uma melhoria na percepção desse grupo em relação aos dados dos alunos que estão em risco de evasão, em comparação com os logs e relatórios nativos do Moodle.

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Published

2020-02-16

Cómo citar

DE SOUZA BRITO, M. T.; MEDEIROS, F. P. A. de; BEZERRA, E. P.; BARBOSA, A. S. R. Contribuições de um Plugin do tipo Report para a Identificação do Risco de Evasão no AVA Moodle com base em Visualização de Dados. Revista Brasileña de Informática en la Educación, [S. l.], v. 28, p. 01–29, 2020. DOI: 10.5753/rbie.2020.28.0.01. Disponível em: https://journals-sol.sbc.org.br/index.php/rbie/article/view/3662. Acesso em: 22 nov. 2024.

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