Desenvolvimento da Habilidade de Escrita de Relatórios Técnicos utilizando Avaliações Colaborativas e Rubricas

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5753/rbie.2020.28.0.166

Keywords:

metodologia de ensino-aprendizagem, avaliação por pares, rubrica, habilidade de comunicação escrita, relatórios técnicos

Abstract

Neste artigo, apresenta-se uma metodologia de ensino baseada em uma combinação das técnicas de avaliação colaborativa e rubrica com o objetivo de permitir que os alunos acompanhem e avaliem os trabalhos de seus pares buscando um ambiente educacional mais favorável ao desenvolvimento de habilidades de comunicação escrita. A metodologia foi aplicada em um curso de graduação, sendo que os trabalhos produzidos pelos alunos foram avaliados por especialista e a qualidade educacional do ensino empregado foi mensurada por meio do instrumento multidimensional de avaliação do ensino mundialmente conhecido como "Students’ Evaluation of Educational Quality"(SEEQ). Os resultados obtidos mostram-se promissores em dois aspectos: ao ter influenciado os alunos na confecção de melhores relatórios técnicos como consequência do aprendizado se comparados a metodologia tradicional (ponto de vista do professor) e; ter produzido uma melhora estatística significativa e mais uniforme na percepção dos alunos sobre a qualidade educacional empregada na disciplina (ponto de vista dos alunos).

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

Andrade, H. (2000, feb). Using rubrics to promote thinking and learning.Educational Leadership,57(5), 13-18.[GS Search].

CAMPBELL, Alistair. Application of ICT and rubrics to the assessment process where professional judgement is involved: the features of an e-marking tool. Assessment & Evaluation in Higher Education, v. 30, n. 5, p. 529-537, 2005.[DOI:10.1080/02602930500187055].[GS Search].

COFFEY, Martin; GIBBS, Graham. The evaluation of the Student Evaluation of Educational Quality Questionnaire (SEEQ) in UK higher education. Assessment & Evaluation in Higher Education, v. 26, n. 1, p. 89-93, 2001.[DOI:10.1080/02602930020022318].[GS Search].

FERREIRA, Danielle Mello; DA SILVA, Angela Carrancho. Avaliaç&atildeo de um Web F&oacuterum por meio de Rubricas. Meta: Avaliaç&atildeo, v. 2, n. 4, p. 87-127, 2010.[GS Search].

FLORIAN-GAVIRIA, Beatriz; GLAHN, Christian; GESA, Ramon Fabregat. A software suite for efficient use of the European qualifications framework in online and blended courses. IEEE Transactions on Learning Technologies, v. 6, n. 3, p. 283-296, 2013.[DOI:10.1109/TLT.2013.18].[GS Search].

FRAN&CcedilA, Ana Shirley. Comunicaç&atildeo Escrita Nas Empresas: Teorias E Pr&aacuteticas. Editora Atlas SA, 2000.[GS Search].

GAROUSI, Vahid. Applying peer reviews in software engineering education: An experiment and lessons learned. IEEE Transactions on Education, v. 53, n. 2, p. 182-193, 2009.[DOI:10.1109/TE.2008.2010994].[GS Search].

HUBA, Mary E.; FREED, Jann E. Learner-centered assessment on college campuses: Shifting the focus from teaching to learning. Allyn & Bacon, 160 Gould St., Needham Heights, MA 02494, 2000.[GS Search].

LOBATO, Antonio Soares et al. Um sistema gerenciador de rubricas para apoiar a avaliaç&atildeo em ambientes de aprendizagem. XX Simp&oacutesio Brasileiro de Inform&aacutetica na Educaç&atildeo, Florian&oacutepolis/SC, 2009.[GS Search].

MARSH, Herbert W. SEEQ: A RELIABLE, VALID, AND USEFUL INSTRUMENT FOR COLLECTING STUDENTS'EVALUATIONS OF UNIVERSITY TEACHING. British journal of educational psychology, v. 52, n. 1, p. 77-95, 1982.[DOI:10.1111/j.2044-8279.1982.tb02505.x].[GS Search].

MCGOLDRICK, KimMarie; PETERSON, Brian. Using rubrics in economics. International Review of Economics Education, v. 12, p. 33-47, 2013.[DOI:10.1016/j.iree.2013.04.009].[GS Search].

NG, Eugenia MW. Using a mixed research method to evaluate the effectiveness of formative assessment in supporting student teachers' wiki authoring. Computers & education, v. 73, p. 141-148, 2014.[DOI:10.1016/j.compedu.2013.12.016].[GS Search].

OLIVEIRA, T. et al. AM (2017). O ensino e aprendizado de Arquitetura e Organizaç&atildeo de Computadores num curr&iacuteculo de Engenharia de Computa&ccedilao estruturado em uma abordagem pr&aacutetica e sist&ecircmica. International Journal of Computer Architecture Education (IJCAE), v. 6, n. 1, p. 27-36.[GS Search].

OLIVEIRA, Tiago et al. Metodologia de Ensino baseada em Avaliaç&otildees Colaborativas e Rubricas para o Aprimoramento da Habilidade de Escrita de Relat&oacuterios T&eacutecnicos em Cursos de Graduaç&atildeo. In: Brazilian Symposium on Computers in Education (Simp&oacutesio Brasileiro de Inform&aacutetica na Educaç&atildeo-SBIE). 2018. p. 1603.[DOI:10.5753/cbie.sbie.2018.1603].[GS Search].

REDDY, Y. Malini; ANDRADE, Heidi. A review of rubric use in higher education. Assessment & evaluation in higher education, v. 35, n. 4, p. 435-448, 2010.[DOI:10.1080/02602930902862859].[GS Search].

RICHARDSON, John TE. Instruments for obtaining student feedback: A review of the literature. Assessment & evaluation in higher education, v. 30, n. 4, p. 387-415, 2005.[DOI:10.1080/02602930500099193].[GS Search].

SILVA, Elaine; MOREIRA, Dilvan. WebCoM: a tool to use peer review to improve student interaction. Journal on Educational Resources in Computing (JERIC), v. 3, n. 1, p. 3, 2003.[DOI:https:10.1145/958795.958798].[GS Search].

TEN&OacuteRIO, Thyago et al. Does peer assessment in on-line learning environments work? A systematic review of the literature. Computers in Human Behavior, v. 64, p. 94-107, 2016.[DOI:10.1016/j.chb.2016.06.020].[GS Search].

TOPPING, Keith. Self and peer assessment in school and university: Reliability, validity and utility. In: Optimising new modes of assessment: In search of qualities and standards. Springer, Dordrecht, 2003. p. 55-87.[DOI:10.1007/0-306-48125-1_4].[GS Search].

TRAHASCH, Stephan. From peer assessment towards collaborative learning. In: 34th Annual Frontiers in Education, 2004. FIE 2004. IEEE, 2004. p. F3F-16.[DOI:10.1109/FIE.2004.1408638].[GS Search].

UGULINO, Wallace et al. Avaliaç&atildeo Colaborativa: um Estudo com a Ferramenta Moodle Workshop. XX Simp&oacutesio Brasileiro de Inform&aacutetica na Educaç&atildeo, Florian&oacutepolis/SC, 2009..[GS Search].

WANG, Yanqing et al. Assessment of programming language learning based on peer code review model: Implementation and experience report. Computers & Education, v. 59, n. 2, p. 412-422, 2012.[DOI:10.1016/j.compedu.2012.01.007].[GS Search].

ZORZO, A. F. et al. Referenciais de Formaç&atildeo para os Cursos de Graduaç&atildeo em Computaç&atildeo. Sociedade Brasileira de Computaç&atildeo (SBC). 153p, 2017. 2017.[GS Search].

Archivos adicionales

Published

2020-02-16

Cómo citar

OLIVEIRA, T.; STRINGHIN, D.; CRAIBAS, J. J. S.; CORRÊA, D. G. M. Desenvolvimento da Habilidade de Escrita de Relatórios Técnicos utilizando Avaliações Colaborativas e Rubricas. Revista Brasileña de Informática en la Educación, [S. l.], v. 28, p. 166–190, 2020. DOI: 10.5753/rbie.2020.28.0.166. Disponível em: https://journals-sol.sbc.org.br/index.php/rbie/article/view/3739. Acesso em: 7 jul. 2024.

Issue

Section

Artículos Premiados