Desenvolvimento da Habilidade de Escrita de Relatórios Técnicos utilizando Avaliações Colaborativas e Rubricas
DOI:
https://doi.org/10.5753/rbie.2020.28.0.166Keywords:
metodologia de ensino-aprendizagem, avaliação por pares, rubrica, habilidade de comunicação escrita, relatórios técnicosAbstract
Neste artigo, apresenta-se uma metodologia de ensino baseada em uma combinação das técnicas de avaliação colaborativa e rubrica com o objetivo de permitir que os alunos acompanhem e avaliem os trabalhos de seus pares buscando um ambiente educacional mais favorável ao desenvolvimento de habilidades de comunicação escrita. A metodologia foi aplicada em um curso de graduação, sendo que os trabalhos produzidos pelos alunos foram avaliados por especialista e a qualidade educacional do ensino empregado foi mensurada por meio do instrumento multidimensional de avaliação do ensino mundialmente conhecido como "Students’ Evaluation of Educational Quality"(SEEQ). Os resultados obtidos mostram-se promissores em dois aspectos: ao ter influenciado os alunos na confecção de melhores relatórios técnicos como consequência do aprendizado se comparados a metodologia tradicional (ponto de vista do professor) e; ter produzido uma melhora estatística significativa e mais uniforme na percepção dos alunos sobre a qualidade educacional empregada na disciplina (ponto de vista dos alunos).
Descargas
Citas
Andrade, H. (2000, feb). Using rubrics to promote thinking and learning.Educational Leadership,57(5), 13-18.[GS Search].
CAMPBELL, Alistair. Application of ICT and rubrics to the assessment process where professional judgement is involved: the features of an e-marking tool. Assessment & Evaluation in Higher Education, v. 30, n. 5, p. 529-537, 2005.[DOI:10.1080/02602930500187055].[GS Search].
COFFEY, Martin; GIBBS, Graham. The evaluation of the Student Evaluation of Educational Quality Questionnaire (SEEQ) in UK higher education. Assessment & Evaluation in Higher Education, v. 26, n. 1, p. 89-93, 2001.[DOI:10.1080/02602930020022318].[GS Search].
FERREIRA, Danielle Mello; DA SILVA, Angela Carrancho. Avaliação de um Web Fórum por meio de Rubricas. Meta: Avaliação, v. 2, n. 4, p. 87-127, 2010.[GS Search].
FLORIAN-GAVIRIA, Beatriz; GLAHN, Christian; GESA, Ramon Fabregat. A software suite for efficient use of the European qualifications framework in online and blended courses. IEEE Transactions on Learning Technologies, v. 6, n. 3, p. 283-296, 2013.[DOI:10.1109/TLT.2013.18].[GS Search].
FRANÇA, Ana Shirley. Comunicação Escrita Nas Empresas: Teorias E Práticas. Editora Atlas SA, 2000.[GS Search].
GAROUSI, Vahid. Applying peer reviews in software engineering education: An experiment and lessons learned. IEEE Transactions on Education, v. 53, n. 2, p. 182-193, 2009.[DOI:10.1109/TE.2008.2010994].[GS Search].
HUBA, Mary E.; FREED, Jann E. Learner-centered assessment on college campuses: Shifting the focus from teaching to learning. Allyn & Bacon, 160 Gould St., Needham Heights, MA 02494, 2000.[GS Search].
LOBATO, Antonio Soares et al. Um sistema gerenciador de rubricas para apoiar a avaliação em ambientes de aprendizagem. XX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, Florianópolis/SC, 2009.[GS Search].
MARSH, Herbert W. SEEQ: A RELIABLE, VALID, AND USEFUL INSTRUMENT FOR COLLECTING STUDENTS'EVALUATIONS OF UNIVERSITY TEACHING. British journal of educational psychology, v. 52, n. 1, p. 77-95, 1982.[DOI:10.1111/j.2044-8279.1982.tb02505.x].[GS Search].
MCGOLDRICK, KimMarie; PETERSON, Brian. Using rubrics in economics. International Review of Economics Education, v. 12, p. 33-47, 2013.[DOI:10.1016/j.iree.2013.04.009].[GS Search].
NG, Eugenia MW. Using a mixed research method to evaluate the effectiveness of formative assessment in supporting student teachers' wiki authoring. Computers & education, v. 73, p. 141-148, 2014.[DOI:10.1016/j.compedu.2013.12.016].[GS Search].
OLIVEIRA, T. et al. AM (2017). O ensino e aprendizado de Arquitetura e Organização de Computadores num currículo de Engenharia de Computaçao estruturado em uma abordagem prática e sistêmica. International Journal of Computer Architecture Education (IJCAE), v. 6, n. 1, p. 27-36.[GS Search].
OLIVEIRA, Tiago et al. Metodologia de Ensino baseada em Avaliações Colaborativas e Rubricas para o Aprimoramento da Habilidade de Escrita de Relatórios Técnicos em Cursos de Graduação. In: Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE). 2018. p. 1603.[DOI:10.5753/cbie.sbie.2018.1603].[GS Search].
REDDY, Y. Malini; ANDRADE, Heidi. A review of rubric use in higher education. Assessment & evaluation in higher education, v. 35, n. 4, p. 435-448, 2010.[DOI:10.1080/02602930902862859].[GS Search].
RICHARDSON, John TE. Instruments for obtaining student feedback: A review of the literature. Assessment & evaluation in higher education, v. 30, n. 4, p. 387-415, 2005.[DOI:10.1080/02602930500099193].[GS Search].
SILVA, Elaine; MOREIRA, Dilvan. WebCoM: a tool to use peer review to improve student interaction. Journal on Educational Resources in Computing (JERIC), v. 3, n. 1, p. 3, 2003.[DOI:https:10.1145/958795.958798].[GS Search].
TENÓRIO, Thyago et al. Does peer assessment in on-line learning environments work? A systematic review of the literature. Computers in Human Behavior, v. 64, p. 94-107, 2016.[DOI:10.1016/j.chb.2016.06.020].[GS Search].
TOPPING, Keith. Self and peer assessment in school and university: Reliability, validity and utility. In: Optimising new modes of assessment: In search of qualities and standards. Springer, Dordrecht, 2003. p. 55-87.[DOI:10.1007/0-306-48125-1_4].[GS Search].
TRAHASCH, Stephan. From peer assessment towards collaborative learning. In: 34th Annual Frontiers in Education, 2004. FIE 2004. IEEE, 2004. p. F3F-16.[DOI:10.1109/FIE.2004.1408638].[GS Search].
UGULINO, Wallace et al. Avaliação Colaborativa: um Estudo com a Ferramenta Moodle Workshop. XX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, Florianópolis/SC, 2009..[GS Search].
WANG, Yanqing et al. Assessment of programming language learning based on peer code review model: Implementation and experience report. Computers & Education, v. 59, n. 2, p. 412-422, 2012.[DOI:10.1016/j.compedu.2012.01.007].[GS Search].
ZORZO, A. F. et al. Referenciais de Formação para os Cursos de Graduação em Computação. Sociedade Brasileira de Computação (SBC). 153p, 2017. 2017.[GS Search].
Archivos adicionales
Published
Cómo citar
Issue
Section
Licencia
Derechos de autor 2020 Tiago Oliveira, Denise Stringhin, José Jailson Santos Craibas, Deborah Godoy Martins Corrêa
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.