Modelo de Predição de Evasão Escolar com Base em Dados de Autoavaliação de Cursos de Graduação

Authors

  • Ronei dos Santos Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, campus João Pessoa https://orcid.org/0009-0008-3261-437X
  • Francisco Petronio Alencar de Medeiros Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, campus João Pessoa https://orcid.org/0000-0003-2955-6785

DOI:

https://doi.org/10.5753/rbie.2024.3542

Keywords:

Evasão escolar, Mineração de dados educacionais, Modelo preditivo, Autoavaliação

Abstract

A evasão escolar é um desafio diário para instituições de ensino, no caso específico do ensino superior as altas taxas acarretam perdas financeiras e escassez de profissionais no mercado. Esta pesquisa teve como objetivo desenvolver e avaliar um modelo preditivo para identificar alunos propensos à evasão, utilizando dados de um modelo semestral de autoavaliação dos cursos de graduação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Utilizando a mineração de dados educacionais e a metodologia CRISP-EDM, o estudo analisou a relação entre evasão escolar e autoavaliação institucional, seguido de análise exploratória e preparação dos dados para classificação. Diversas técnicas de modelagem, como Árvore de Decisão, Floresta Aleatória e Máquinas de Vetores de Suporte, foram aplicadas, sendo os modelos avaliados por métricas de desempenho, revelando uma acurácia de 87,97%, precisão de 91,72%, recall de 91,67% e medida F de 91,57% na identificação de alunos com alta probabilidade de evasão. Cerca de 59% dos alunos ativos da UFPB admitidos a partir de 2017 demonstraram probabilidade de abandonar seus cursos nos testes do modelo preditivo proposto. Essas informações podem embasar decisões institucionais e a implementação de políticas e ações eficazes contra a evasão, visando melhorar os resultados acadêmicos. O estudo contribui para avanços na predição de evasão escolar, fornecendo insights valiosos para decisões e estratégias preventivas na UFPB e outras instituições de ensino superior.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Alban, M., & Mauricio, D. (2019). Predicting university dropout through data mining: A Systematic Literature. Indian Journal of Science and Technology, 12(4), 1-12. [GS Search]

ANDIFES, A., ABRUEM, A., & SESu/MEC, S. (1996). Diplomação, retenção e evasão nos cursos de graduação em instituições de ensino superior públicas: resumo do relatório apresentado a ANDIFES, ABRUEM e SESu/MEC pela Comissão Especial. Avaliação: Revista Da Avaliação Da Educação Superior, 1(2). Recuperado de [Link]. [GS Search]

Baggi, C. A. D. S., & Lopes, D. A. (2011). Evasão e avaliação institucional no ensino superior: uma discussão bibliográfica. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), 16(02), 355-374. [GS Search]

Baker, R., Isotani, S., & Carvalho, A. (2011). Mineração de dados educacionais: Oportunidades para o brasil. Revista Brasileira de informática na educação, 19(02), 03. [GS Search]

Batista, G. E., Prati, R. C., & Monard, M. (2004). A study of the behavior of several methods for balancing machine learning training data. ACM SIGKDD explorations newsletter, 6(1), 20-29. DOI: https://doi.org/10.1145/1007730.1007735. [GS Search]

Bolón-Canedo, V., Sánchez-Maroño, N., & Alonso-Betanzos, A. (2013). A review of feature selection methods on synthetic data. Knowledge and information systems, 34, 483-519. DOI: https://doi.org/10.1007/s10115-012-0487-8. [GS Search]

Costa, F. J., Dias, J. J. L. Avaliação da formação superior pelo discente: proposta de um instrumento. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), v. 25, n. 2, p. 275–296, maio 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/S1414-4077/S1414-40772020000200003. [GS Search]

dos Santos, V. H. B., Saraiva, D. V., & de Oliveira, C. T. (2021). Uma análise de trabalhos de mineração de dados educacionais no contexto da evasão escolar. In Anais do XXXII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (pp. 1196-1210). SBC. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2021.218167. [GS Search]

Gamba, E., & Righetti, S. (2022). Em crise, universidades federais participam de mais da metade da produção científica. Folha de São Paulo. Recuperado de [Link]

Géron, A. (2019). Mãos à Obra: Aprendizado de Máquina com Scikit-Learn & TensorFlow. Alta Books. [GS Search]

Hastie, T., Tibshirani, R., Friedman, J. H., & Friedman, J. H. (2009). The elements of statistical learning: data mining, inference, and prediction (Vol. 2, pp. 1-758). New York: springer. [GS Search]

Joshi, A. V. (2020). Machine Learning and Artificial Intelligence. Springer. [GS Search]

Lottering, R., Hans, R., & Lall, M. (2020). A model for the identification of students at risk of dropout at a university of technology. In 2020 International Conference on Artificial Intelligence, Big Data, Computing and Data Communication Systems (icABCD) (pp. 1-8). IEEE. DOI: https://doi.org/10.1109/icABCD49160.2020.9183874. [GS Search]

Louppe, G. (2014). Understanding random forests: From theory to practice. arXiv preprint arXiv:1407.7502. DOI: https://doi.org/10.48550/arXiv.1407.7502. [GS Search]

Lousrhania, L. (2021). Universidades públicas lideram ranking brasileiro de patentes. Rádio Agência Nacional. Recuperado de [Link]

Manrique, R., Nunes, B. P., Marino, O., Casanova, M. A., & Nurmikko-Fuller, T. (2019). An analysis of student representation, representative features and classification algorithms to predict degree dropout. In Proceedings of the 9th International Conference on Learning Analytics & Knowledge (pp. 401-410). DOI: https://doi.org/10.1145/3303772.3303800. [GS Search]

Mapa do Ensino Superior no Brasil – 13ª Edição. Instituto Semesp, 2023. Recuperado de [Link]

Pereira, R. T., & Zambrano, J. C. (2017). Application of decision trees for detection of student dropout profiles. In 2017 16th IEEE international conference on machine learning and applications (ICMLA) (pp. 528-531). IEEE. DOI: https://doi.org/10.1109/ICMLA.2017.0-107. [GS Search]

Prestes, E. M. D. T., & Fialho, M. G. D. (2018). Evasão na educação superior e gestão institucional: o caso da Universidade Federal da Paraíba. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, 26, 869-889. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-40362018002601104. [GS Search]

Rafiq, M. A., Rabbi, A. M., & Ahammad, R. (2021, June). A data science approach to Predict the University Students at risk of semester dropout: Bangladeshi University Perspective. In 2021 5th International Conference on Trends in Electronics and Informatics (ICOEI) (pp. 1350-1354). IEEE. DOI: https://doi.org/10.1109/ICOEI51242.2021.9453067. [GS Search]

Ramos, J. L. C., Rodrigues, R. L., Silva, J. C. S., & de Oliveira, P. L. S. (2020, November). CRISP-EDM: uma proposta de adaptação do Modelo CRISP-DM para mineração de dados educacionais. In Anais do XXXI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (pp. 1092-1101). SBC. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2020.1092. [GS Search]

Saccaro, A., França, M. T. A., & Jacinto, P. D. A. (2019). Fatores Associados à Evasão no Ensino Superior Brasileiro: um estudo de análise de sobrevivência para os cursos das áreas de Ciência, Matemática e Computação e de Engenharia, Produção e Construção em instituições públicas e privadas. Estudos Econômicos (São Paulo), 49, 337-373. DOI: https://doi.org/10.1590/0101-41614925amp. [GS Search]

Santos, C. H. D., de Lima Martins, S., & Plastino, A. (2021). É Possível Prever Evasão com Base Apenas no Desempenho Acadêmico?. In Anais do XXXII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (pp. 792-802). SBC. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2021.218105. [GS Search]

Saraiva, D., Pereira, S., Gallindo, E., Braga, R., & Oliveira, C. (2019, July). Uma proposta para prediçao de risco de evasao de estudantes em um curso técnico em informática. In Anais do XXVII Workshop sobre Educaçao em Computaçao (pp. 319-333). SBC. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2019.6639. [GS Search]

Sukhbaatar, O., Ogata, K., & Usagawa, T. (2018). Mining educational data to predict academic dropouts: a case study in blended learning course. In TENCON 2018-2018 IEEE region 10 conference (pp. 2205-2208). IEEE. DOI: https://doi.org/10.1109/TENCON.2018.8650138. [GS Search]

Verikas, A., Gelzinis, A., & Bacauskiene, M. (2011). Mining data with random forests: A survey and results of new tests. Pattern recognition, 44(2), 330-349. DOI: https://doi.org/10.1016/j.patcog.2010.08.011. [GS Search]

Arquivos adicionais

Published

2024-01-09

Como Citar

OLIVEIRA, R. dos S.; MEDEIROS, F. P. A. de. Modelo de Predição de Evasão Escolar com Base em Dados de Autoavaliação de Cursos de Graduação. Revista Brasileira de Informática na Educação, [S. l.], v. 32, p. 1–21, 2024. DOI: 10.5753/rbie.2024.3542. Disponível em: https://journals-sol.sbc.org.br/index.php/rbie/article/view/3542. Acesso em: 21 nov. 2024.

Issue

Section

Artigos