Dinâmica de afetos em um Sistema Tutor Inteligente de matemática no contexto brasileiro: uma análise da transição de emoções acadêmicas

Authors

  • Felipe de Morais PPG em Computação Aplicada (PPGCA) Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
  • Patrícia A. Jaques PPG em Informática (PPGInf) Universidade Federal do Paraná (UFPR) https://orcid.org/0000-0002-2933-1052

DOI:

https://doi.org/10.5753/rbie.2022.2577

Keywords:

Dinâmica de afetos, Sistemas Tutores Inteligentes, Emoções de Aprendizagem, Sexo dos Alunos

Abstract

A pesquisa em dinâmica de afetos estuda como as emoções dos alunos se desenvolvem e se manifestam durante a aprendizagem. Trabalhos recentes mostraram que essa dinâmica não é universal e que depende do contexto dos alunos, principalmente seu país de origem. Identificamos que nenhuma pesquisa desenvolveu um modelo de dinâmica de afetos validado no contexto brasileiro. Ainda, pesquisas na área de dinâmica de afetos não consideram as características de cada estudante. Este trabalho apresenta o primeiro modelo de dinâmica de afetos utilizando dados de alunos brasileiros aprendendo com um Sistema Tutor Inteligente de matemática baseado em passos. Este modelo possibilitou a descoberta de transições significativas entre as emoções acadêmicas confusão, frustração, tédio e engajamento. Além disso, este trabalho apresenta uma análise da dinâmica de afetos considerando o sexo dos alunos. Por meio desta análise, foi possível identificar que existem transições significativas dependentes do sexo do aluno, como a transição de tédio para engajamento que só é significativa para alunos do sexo feminino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrícia A. Jaques, PPG em Informática (PPGInf) Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Patrícia Jaques Maillard, bolsista de produtividade do CNPq (PQ2), é doutora em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com estágio de doutorado no Laboratório de Informática de Grenoble, na França. Realizou pós-doutorado na Carnegie Mellon em 2012, no Human Computer Interaction Institute. Atualmente é professora colaborador e pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGInf) na Universidade Federal do Paraná (UFPR), onde orienta alunos de mestrado e doutorado. Atua na área de Ciência da Computação, com ênfase em Inteligência Artificial aplicada à Educação. Publicou diversos artigos em periódicos especializados e vários trabalhos em anais de eventos, além de editar livros e escrever capítulos de livros voltados ao tema de Inteligência Artificial aplicada à Educação e Informática na Educação, tendo recebido diversos prêmios de melhor artigo ou trabalho de pesquisa. Foi Coordenadora do Comitê de Programa do CSBC-WIE 2010, chair da Trilha de Inteligência Artificial do SBIE-WIE 2011 e coordenadora geral do DesafIE 2016. A profa. Patrícia também é editora associada do IEEE Transactions on Learning Technologies (TLT) e faz parte do Editorial Board do Springer Journal on Multimodal User Interfaces, além de participar do comitê de programa de várias conferências nacionais e internacionais renomadas em Informática na Educação, Inteligência Artificial e Computação Afetiva (tais como ITS, ACII, SBIE, SBIA, etc). Foi membro da Comissão Especial de Informática na Educação do SBC nos anos de 2011, 2012, 2015, 2016 e 2017. Patricia foi coordenadora do projeto CAPES/COFECUB PRAIA (2006-2010), coordenadora do lado brasileiro do projeto STIC-AMSUD ACAI (2011-2012) e coordenadora internacional de projeto STIC-AMSUD Empatia (2018-2019). Atua na área de Ciência da Computação, com ênfase em Inteligência Artificial aplicada a Educação.

Referências

Andres, J., Ocumpaugh, J., Baker, R. S., Slater, S., Paquette, L., Jiang, Y., . . . Biswas, G. (2019). Affect sequences and learning in betty’s brain. In Proceedings of the 9th International Conference on Learning Analytics’ Knowledge (pp. 383–390). New York, NY, USA: ACM. Retrieved from [Link] doi: 10.1145/3303772.3303807 [GS Search]

Andres, J. M., & Rodrigo, M. M. T. (2014). The incidence and persistence of affective states while playing newton’s playground. In 7th International Conference on Humanoid, Nanotechnology, Information Technology, Communication and Control, Environment, and Management. Palawan, Philippines: IEEE. Retrieved from [Link] [GS Search]

Arroyo, I., Woolf, B. P., Burleson, W., Muldner, K., Rai, D., & Tai, M. (2014). A multimedia adaptive tutoring system for mathematics that addresses cognition, metacognition and affect. International Journal of Artificial Intelligence in Education (IJAIED), 24, 387-426. Retrieved from [Link] doi: 10.1007/s40593-014-0023-y [GS Search]

Azevedo, O., Morais, F., & Jaques, P. A. (2018). Exploring gamification to prevent gaming the system and help refusal in tutoring systems. In European Conference on Technology Enhanced Learning (pp. 231–244). Retrieved from [Link] doi: 10.1007/978-3-319-98572-518 [GS Search]

Azevedo, R., & Aleven, V. (2013). International Handbook of Metacognition and Learning Technologies (Vol. 26). New York, NY: Springer. Retrieved from [Link] doi: 10.1007/978-1-4419-5546-3 [GS Search]

Baker, R. S., D’Mello, S. K., Rodrigo, M. M. T., & Graesser, A. C. (2010). Better to be frustrated than bored: The incidence, persistence, and impact of learners’ cognitive-affective states during interactions with three different computer-based learning environ- ments. International Journal of Human-Computer Studies, 68(4), 223–241. Retrieved from [Link] doi: 10.1016/j.ijhcs.2009.12.003 [GS Search]

Baker, R. S., Moore, G. R., Wagner, A. Z., Kalka, J., Salvi, A., Karabinos, M., . . . Yaron, D. (2011). The dynamics between student affect and behavior occurring outside of educational software. In International Conference on Affective Computing and Intelligent Interaction (ACII) (pp. 14–24). Berlin, Heidelberg. Retrieved from [Link] doi: 10.1007/978-3-642-24600-55 [GS Search]

Bosch, N., & D’Mello, S. (2013). Sequential patterns of affective states of novice programmers. In The First Workshop on AI-supported Education for Computer Science (AIEDCS 2013) (pp. 1–10). Retrieved from [Link] [GS Search]

Bosch, N., & D’Mello, S. (2017). The affective experience of novice computer programmers. International Journal of Artificial Intelligence in Education (IJAIED), 27(1), 181–206. Retrieved from [Link] doi: 10.1007/s40593-015-0069-5 [GS Search]

Calvo, R. A., & D’Mello, S. K. (2010). Affect detection: An interdisciplinary review of models, methods, and their applications. IEEE Transactions on Affective Computing (TAC), 1(1), 18-37. Retrieved from [Link] doi: 10.1109/T-AFFC.2010.1 [GS Search]

Corrêa, A., Mello, A., Ficheman, I., & Lopes, R. (2016). Estudo sobre o impacto dos espaços interativos dos museus de ciências no processo de ensino e aprendizagem. Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE), 27(1), 500. Retrieved from [Link] doi: 10.5753/cbie.sbie.2016.500 [GS Search]

Dantas, A., Melo, S., Fernandes, M., & Takahashi, E. (2015). Aplicação para reconhecimento dinâmico de emoções em ambientes virtuais de aprendizagem. Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação, 4(1), 390. Retrieved from [Link] doi: 10.5753/cbie.wcbie.2015.390 [GS Search]

Dantas, A., Melo, S., Moura, F., & Fernandes, M. (2015). Reconhecimento dinâmico de emoções através de expressões faciais utilizando árvore de decisão. Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE), 26(1), 1102. Retrieved from [Link] doi: 10.5753/cbie.sbie.2015.1102 [GS Search]

D’Mello, S. (2013). A selective meta-analysis on the relative incidence of discrete affective states during learning with technology. Journal of Educational Psychology, 105(4), 1082. Retrieved from [Link] doi: 10.1037/a0032674 [GS Search]

D’Mello, S., & Calvo, R. A. (2013). Beyond the basic emotions: what should affective computing compute? In CHI’13 Extended Abstracts on Human Factors in Computing Systems (pp. 2287–2294). Retrieved from [Link] doi: 10.1145/2468356.2468751 [GS Search]

D’Mello, S., & Graesser, A. (2012). Dynamics of affective states during complex learning. Learning and Instruction, 22(2), 145–157. Retrieved from [Link] doi: 10.1016/j.learninstruc.2011.10.001 [GS Search]

D’Mello, S., Graesser, A., & Taylor, R. S. (2007). Monitoring affective trajectories during complex learning. In Proceedings of the Annual Meeting of the Cognitive Science Society (Vol. 29). Retrieved from [Link] [GS Search]

D’Mello, S., Lehman, B., Pekrun, R., & Graesser, A. (2014). Confusion can be beneficial for learning. Learning and Instruction, 29, 153 - 170. Retrieved from [Link] doi: 10.1016/j.learninstruc.2012.05.003 [GS Search]

D’Mello, S., Picard, R. W., & Graesser, A. (2007). Toward an affect-sensitive autotutor. IEEE Intelligent Systems, 22(4). Retrieved from [Link] doi: 10.1109/MIS.2007.79 [GS Search]

Driessen, G., & Van Langen, A. (2013). Gender differences in primary and secondary education: Are girls really outperforming boys? International Review of Education, 59(1), 67–86. Retrieved from [Link] doi: 10.1007/s11159-013-9352-6 [GS Search]

Ekman, P. (1984). Expression and the nature of emotion. Approaches to emotion, 3(19), 344. [GS Search]

Ekman, P. (1994). All Emotions are Basic. In R. Davidson (Ed.), The nature of emotions: Fundamental questions (pp. 15–19). Oxford: Oxford University Press. Retrieved from [Link] [GS Search]

Ekman, P., & Friesen, W. V. (1971). Constants across cultures in the face and emotion. Journal of Personality and Social Psychology, 17, 124-129. Retrieved from [Link] doi: 10.1037/h0030377 [GS Search]

Fredrickson, B. L. (1998). What good are positive emotions? Review of General Psychology, 2(3), 300-319. Retrieved from [Link] doi: 10.1037/1089-2680.2.3.300 [GS Search]

Frenzel, A. C., Pekrun, R., & Goetz, T. (2007). Girls and mathematics-a “hopeless” issue? a control-value approach to gender differences in emotions towards mathematics. European Journal of Psychology of Education, 22(4), 497–514. Retrieved from [Link] doi: 10.1007/BF03173468 [GS Search]

Gonzalez, S. M., & Tamariz, A. D. R. (2014). Integração de uma metodologia de ensino presencial de programação com um sistema tutor inteligente. Revista Brasileira de Informática na Educação, 22(02), 16. Retrieved from [Link] doi: 10.5753/rbie.2014.22.02.16 [GS Search]

Gottardo, E., & Pimentel, A. (2018). Reconhecimento e adaptação à dinâmica de estados afetivos relacionados à aprendizagem. Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE), 29(1), 1223. Retrieved from [Link] doi: 10.5753/cbie.sbie.2018.1223 [GS Search]

Graesser, A., & D’Mello, S. K. (2011). Theoretical perspectives on affect and deep learning. In New Perspectives on Affect and Learning Technologies (pp. 11–21). New York, NY: Springer. Retrieved from [Link] doi: 10.1007/978-1-4419-9625-12 [GS Search]

Graesser, A., D’Mello, S. K., & Strain, A. C. (2014). Emotions in advanced learning technologies. In International Handbook of Emotions in Education (pp. 483–503). New York, NY: Routledge. Retrieved from [Link] doi: 10.4324/9780203148211 [GS Search]

Hembree, R. (1988). Correlates, causes, effects, and treatment of test anxiety. Review of Educational Research, 58(1), 47–77. Retrieved from [Link] doi: 10.3102/00346543058001047 [GS Search]

Hyde, J. S., Fennema, E., Ryan, M., Frost, L. A., & Hopp, C. (1990). Gender comparisons of mathematics attitudes and affect: A meta-analysis. Psychology of Women Quarterly, 14(3), 299–324. Retrieved from [Link] doi: 10.1111/j.1471-6402.1990.tb00022.x [GS Search]

Jaques, P. A., Seffrin, H., Rubi, G., Morais, F., Ghilardi, C., Bittencourt, I. I., & Isotani, S. (2013). Rule-based expert systems to support step-by-step guidance in algebraic problem solving: The case of the tutor PAT2Math. Expert Systems with Applications, 40(14), 5456–5465. Retrieved from [Link] doi: 10.1016/j.eswa.2013.04.004 [GS Search]

Karumbaiah, S., Andres, J. M., Botelho, A. F., Baker, R. S., & Ocumpaugh, J. (2018). The implications of a subtle difference in the calculation of affect dynamics. In 26th International Conference for Computers in Education. Retrieved from [Link] [GS Search]

Karumbaiah, S., Baker, R. B., Ocumpaugh, J., & Andres, A. (2021). A re-analysis and synthesis of data on affect dynamics in learning. IEEE Transactions on Affective Computing. Retrieved from [Link] doi: 10.1109/TAFFC.2021.3086118[GS Search]

Karumbaiah, S., & Baker, R. S. (2021). Studying affect dynamics using epistemic networks. In (Vol. 1312, p. 362-374). Springer Science and Business Media Deutschland GmbH. Retrieved from [Link] doi: 10.1007/978-3-030-67788-625 [GS Search]

Karumbaiah, S., Baker, R. S., & Ocumpaugh, J. (2019). The case of self-transitions in affective dynamics. In International Conference on Artificial Intelligence in Education (AIED) (pp. 172–181). Cham: Springer. Retrieved from [Link] doi: 10.1007/978-3-030-23204-715 [GS Search]

Kessels, U., & Hannover, B. (2008). When being a girl matters less: Accessibility of gender-related self-knowledge in single-sex and coeducational classes and its impact on students’ physics-related self-concept of ability. British journal of Educational psychology, 78(2), 273–289. Retrieved from [Link] doi: 10.1348/000709907X215938 [GS Search]

Krassmann, A., Tarouco, L., & Bercht, M. (2021). Investigando o senso de presenca na educacao a distancia. In Anais dos workshops do x congresso brasileiro de informática na educação (pp. 11–20). Porto Alegre, RS, Brasil: SBC. Retrieved from [Link] doi: 10.5753/wcbie.2021.217613 [GS Search]

Kuppens, P. (2015). It’s about time: A special section on affect dynamics. Emotion Review, 7(4), 297–300. Retrieved from [Link] doi: 10.1177/1754073915590947 [GS Search]

Lam, S.-f., Jimerson, S., Kikas, E., Cefai, C., Veiga, F. H., Nelson, B., . . . others (2012). Do girls and boys perceive themselves as equally engaged in school? the results of an international study from 12 countries. Journal of school psychology, 50(1), 77–94. Retrieved from [Link] doi: 10.1016/j.jsp.2011.07.004 [GS Search]

Lehman, B., & et al. (2008). What Are You Feeling? Investigating Student Affective States During Expert Human Tutoring Sessions. In Intelligent tutoring systems (its) (pp. 50–59). Berlin, Heidelberg: Springer. Retrieved from [Link] doi: 10.1007/978-3-540-69132-710 [GS Search]

Lei, H., Cui, Y., & Zhou, W. (2018). Relationships between student engagement and academic achievement: A meta-analysis. Social Behavior and Personality: an international journal, 46(3), 517–528. Retrieved from [Link] doi: 10.2224/sbp.7054 [GS Search]

Marques, M., Cavalheiro, S., Foss, L., Avila, C., & Bordini, A. (2017). Uma proposta para o desenvolvimento do pensamento computacional integrado ao ensino de matemática. Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE), 28(1), 314. Retrieved from [Link] doi: 10.5753/cbie.sbie.2017.314 [GS Search]

Matayoshi, J., Karumbaiah, S., et al. (2020). Adjusting the l statistic when self-transitions are excluded in affect dynamics. Journal of Educational Data Mining, 12(4), 1–23. Retrieved from [Link] doi: 10.5281/zenodo.4399681 [GS Search]

Melo, S., Dantas, A., & Fernandes, M. (2017). Modelo do estudante baseado em emoções e perfis de personalidade para recomendação de estratégias pedagógicas personalizadas. Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE), 28(1), 967. Retrieved from [Link] doi: 10.5753/cbie.sbie.2017.967 [GS Search]

Morais, F., da Silva, J., Reis, H., Isotani, S., & Jaques, P. (2017). Computação Afetiva aplicada à Educação: uma revisão sistemática das pesquisas publicadas no Brasil. In Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação- SBIE) (Vol. 28, p. 163). Retrieved from [Link] doi: 10.5753/cbie.sbie.2017.163 [GS Search]

Morais, F., & Jaques, P. A. (2019a). Detecção e predição de estados afetivos baseadas em mineração de dados educacionais: considerando a personalidade do aluno para aumentar a precisão da detecção. Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação, 8(1), 1052. Retrieved from [Link] doi: 10.5753/cbie.wcbie.2019.1052 [GS Search]

Morais, F., & Jaques, P. A. (2019b). Predição de emoções baseada em mineração de dados: considerando a personalidade para melhorar a detecção. In Brazilian Symposium on Computers in EducationSimpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE) (Vol. 30). Retrieved from [Link] doi: 10.5753/cbie.sbie.2019.1521 [GS Search]

Morais, F., & Jaques, P. A. (2020a). Considerando personalidade e transições de emoções na detecção de emoções baseada em mineração de dados. Revista Brasileira de Informática na Educação, 28, 749–775. Retrieved from [Link] doi: 10.5753/rbie.2020.28.0.749 [GS Search]

Morais, F., & Jaques, P. A. (2020b, 10). Considerando personalidade e transições de emoções na detecção de emoções baseada em mineração de dados. Revista Brasileira de Informática na Educação, 28, 749-775. Retrieved from [Link] doi: 10.5753/rbie.2020.28.0.749 [GS Search]

Morais, F., & Jaques, P. A. (2021). Dinâmica de afetos dos alunos em um sistema tutor inteligente de matemática no contexto brasileiro. In Anais do XXXII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (pp. 691–704). Porto Alegre, RS, Brasil: SBC. Retrieved from [Link] doi: 10.5753/sbie.2021.218429 [GS Search]

Morais, F., & Jaques, P. A. (2022). Does handwriting impact learning on math tutoring systems? Informatics in Education, 21(1), 55–90. Retrieved from [Link] doi: 10.15388/infedu.2022.03 [GS Search]

Morais, F., Kautzmann, T. R., Bittencourt, I. I., & Jaques, P. A. (2019). EmAP-ML: A Protocol of Emotions and Behaviors Annotation for Machine Learning Labels. In EC-TEL 2019: Transforming Learning with Meaningful Technologies (pp. 495–509). Netherlands: Springer. Retrieved from [Link] doi: 10.1007/978-3-030-29736-7_37 [GS Search]

Oakley, A. (2016). Sex, gender and society. Routledge. Retrieved from [Link] [GS Search]

Ocumpaugh, J. (2015). Baker rodrigo ocumpaugh monitoring protocol (bromp) 2.0 technical and training manual. Retrieved from [Link] [GS Search]

Ocumpaugh, J., Andres, J. M., Baker, R., DeFalco, J., Paquette, L., Rowe, J., others (2017). Affect dynamics in military trainees using vmedic: From engaged concentration to boredom to confusion. In International Conference on Artificial Intelligence in Education (AIED) (pp. 238–249). Retrieved from [Link] doi: 10.1007/978-3-319-61425-020 [GS Search]

Ortony, A., Clore, G. L., & Collins, A. (1990). The cognitive structure of emotions. Cambridge university press. [GS Search]

Pekrun, R. (2014). Emotions and learning. In Educational practices series. UNESCO, IBE. Retrieved from [Link] [GS Search]

Pekrun, R. (2016). Academic emotions. Handbook of motivation at school, 2, 120–144. Retrieved from [Link] doi: 10.4324/9781315773384 [GS Search]

Pekrun, R., Goetz, T., Daniels, L. M., Stupnisky, R. H., & Perry, R. P. (2010). Boredom in achievement settings: Exploring control-value antecedents and performance outcomes of a neglected emotion. Journal of Educational Psychology, 102(3), 531. Retrieved from [Link] doi: 10.1037/a0019243 [GS Search]

Rasmussen, C. B., Kirk, K., & Moeslund, T. B. (2022, 2). The challenge of data annotation in deep learning-a case study on whole plant corn silage. Sensors, 22, 1596. Retrieved from [Link] doi: 10.3390/s22041596 [GS Search]

Reis, H., Alvares, D., Jaques, P., & Isotani, S. (2018). Analysis of permanence time in emotional states: A case study using educational software. In International Conference on Intelligent Tutoring Systems (ITS) (pp. 180–190). Retrieved from [Link] doi: 10.1007/978-3-319-91464-018 [GS Search]

Scherer, K. R. (2005). What are emotions? And how can they be measured? Social Science Information, 44(4), 695–729. Retrieved from [Link] doi: 10.1177/0539018405058216 [GS Search]

Shi, G., Zhang, L., & Fan, H. (2017). The relationship between aggression and self-esteem: A meta-analysis. Advances in Psychological Science, 25(8), 1274. Retrieved from [Link] doi: 10.3724/SP.J.1042.2017.01274 [GS Search]

Sinclair, J., Jang, E. E., Azevedo, R., Lau, C., Taub, M., & Mudrick, N. V. (2018). Changes in emotion and their relationship with learning gains in the context of metatutor. In International Conference on Intelligent Tutoring Systems (ITS) (pp. 202–211). Retrieved from [Link] doi: 10.1007/978-3-319-91464-020 [GS Search]

Wen, C., Zhang, W., Li, D., Yu, C., & Dai, W. (2010). Relationship between junior students’ gratitude and academic achievement: With academic engagement as the mediator. Psychological Development and Education(6), 598–605. Retrieved from [Link] [GS Search]

Zeidner, M. (1998). Test anxiety: The state of the art. New York, NY: Springer. Retrieved from [Link] doi: 10.1007/b109548 [GS Search]

Arquivos adicionais

Published

2022-10-26

Como Citar

MORAIS, F. de; JAQUES, P. A. Dinâmica de afetos em um Sistema Tutor Inteligente de matemática no contexto brasileiro: uma análise da transição de emoções acadêmicas. Revista Brasileira de Informática na Educação, [S. l.], v. 30, p. 519–541, 2022. DOI: 10.5753/rbie.2022.2577. Disponível em: https://journals-sol.sbc.org.br/index.php/rbie/article/view/2577. Acesso em: 2 jul. 2024.

Issue

Section

Artigos Premiados