JEDi – Um Jogo Educacional Digital para Apoiar a Capacitação Discente na Identificação de Fake News Escritas em Língua Portuguesa: Estudos de Caso nos Ensinos Médio e Superior

Authors

  • Claudio A. Passos Instituto Militar de Engenharia (IME)
  • Flávio Roberto Matias da Silva Instituto Militar de Engenharia (IME)
  • Isabel Fernandes Centro Universitário União das Américas (UNIAMÉRICA)
  • Paulo M. S. Freire Instituto Militar de Engenharia (IME)
  • Ronaldo R. Goldschmidt Instituto Militar de Engenharia (IME)

DOI:

https://doi.org/10.5753/rbie.2021.29.0.634

Keywords:

Educação Midiática, Jogos Educacionais Digitais, Detecção de Fake News

Abstract

Uma das estratégias para combater o crescente problema das fake news é capacitar pessoas para identificar esse tipo de notícia. Embora existam iniciativas em que tal capacitação é apoiada por jogos educacionais digitais (JED), os JED utilizados não dispõem de notícias escritas em Língua Portuguesa. Para suprir esta lacuna, o artigo apresenta o JEDi, um JED voltado à capacitação de estudantes na identificação de notícias falsas, divulgadas de forma intencional e no idioma português. O JEDi se desenrola em um tabuleiro a ser percorrido pelos jogadores na medida em que esses conseguem discernir entre notícias verdadeiras e falsas. Vence a partida, o jogador que alcançar o final do tabuleiro primeiro. A ideia é que, na medida em que joguem diversas partidas, os jogadores desenvolvam a capacidade de reconhecer notícias falsas. Ao persistir os resultados individuais dos jogadores, o JEDi permite analisar, com
técnicas de mineração de dados, o desempenho longitudinal de cada jogador e, portanto, sua efetividade como jogo na capacitação para reconhecer fake news. O artigo relata a aplicação do JEDi em um estudo de caso com alunos do Ensino Médio e outro com alunos da Educação Superior. Resultados quantitativos e qualitativos obtidos nos dois estudos apontam para a efetividade do JEDi como instrumento de capacitação na identificação de fake news.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudio A. Passos, Instituto Militar de Engenharia (IME)

Doutor em Algoritmo Complexos PPGI/UFRJ

Flávio Roberto Matias da Silva, Instituto Militar de Engenharia (IME)

Mestre de Sistema e Computação pelo PPGSC/IME-RJ

Isabel Fernandes, Centro Universitário União das Américas (UNIAMÉRICA)

Doutora em Gestão e Inovação pelo PPGEP/Coppe/UFRJ

Paulo M. S. Freire, Instituto Militar de Engenharia (IME)

Doutor em Engenharia de Defesa pelo PGED - Instituto Militar de Engenharia (IME) - RJ

Referências

Abreu, P. M. R., Berwanger, P. M., & Costa, R. B. (2018). Gameficação e as fakenews: uma análise do jogo cheque isso! Projeção e Docência, 9(2), 167–177. [GS Search]

Agrawal, R., Imielinski, T., & Swami, A. (1993). Mining association rules between sets of items in large databases. Sigmod Rec., 22(2), 207–216. doi: 10.1145/170035.170072 [GS Search]

Ajao, O., Bhowmik, D., & Zargari, S. (2019, May). Sentiment aware fake news detection on online social networks. In ICASSP 2019 - 2019 IEEE International Conference on Acoustics, Speechand Signal Processing (ICASSP) (pp. 2507–2511). doi: 10.1109/ICASSP.2019.8683170 [GS Search]

Antonialli, F., Antonialli, L., & Antonialli, R. (2017). Usos e abusos da escala likert: estudo bibliométrico nos anais do enanpad de 2010 a 2015. , 22(4), 1–19. [GS Search]

Auberry, K. (2018). Increasing students’ ability to identify fake news through information literacy education and content management systems. The Reference Librarian, 59(4), 179–187. doi: 10.1080/02763877.2018.1489935 [GS Search]

Bezerra, E. (2007). Princípios de análise e projeto de sistema com UML (Vol. 2). Rio de Janeiro: Elsevier. [GS Search]

Campan, A., Cuzzocrea, A., & Truta, T. M. (2017). Fighting fake news spread in online social networks: Actual trends and future research directions. In 2017 IEEE International Con onBig Data (Big Data) (pp. 4453–4457). doi: 10.1109/BigData.2017.8258484 [GS Search]

Castelo, S., Almeida, T., Elghafari, A., Santos, A., Pham, K., Nakamura, E., & Freire, J. (2019). A topic-agnostic approach for identifying fake news pages. In Companion Proceedings of The 2019 World Wide Web Conference (pp. 975–980). New York, NY, USA: ACM. doi: 10.1145/3308560.3316739 [GS Search]

Conroy, N., Rubin, V., & Chen, Y. (2015). Automatic deception detection: Methods for finding fake news. Association for Information Science and Technology, 52, 1-4. doi: 10.1002/pra2.2015.145052010082 [GS Search]

Empirico, S. (1997). Hipotiposes pirrônicas livro i (tradução de danilo marcondes). O que nos faz pensar, 9(12), 115–122. Retrieved from [Link]

Faceli, K., Lorena, A., Gama, J., & De Carvalho, A. (2011). Inteligência artificial: uma abordagem de aprendizado de máquina. LTC. Retrieved from [link]

Flintham, M., Karner, C., Bachour, K., Creswick, H., Gupta, N., & Moran, S. (2018). Falling for fake news: Investigating the consumption of news via social media. In Proceedings of the 2018 CHI Con on Human Factors in Computing Systems (pp. 376:1–376:10). New York, NY, USA: ACM. doi: 10.1145/3173574.3173950 [GS Search]

Francesco, N. N., & Leone, S. D. (2020). 1. educação midiática contra "fake news". Revista Científica UMC, 5(1), 1–15. Retrieved from [link]

Freire, P., & Goldschmidt, R. (2020). Combatendo fake news nas redes sociais via crowd signals implícitos. In Anais do XVI Encontro Nacional de Inteligência Artificial e Computacional (pp. 424–435). RS, Brasil: SBC. doi: 10.5753/eniac.2019.9303 [GS Search]

Freire, P. M. S., & Goldschmidt, R. R. (2019). Uma introdução ao combate automático às fake news em redes sociais virtuais. In Tópicos de Gerenciamento de Dados e Informação (pp. 38–67). Fortaleza, CE, Brazil: SBC. doi: 10.5753/sbbd.2019 [GS Search]

Golbeck, J., et al. (2018). Fake news vs satire: A dataset and analysis. In Proceedings of the 10th ACM Con on Web Science (pp. 17–21). New York, NY, USA: ACM. doi: 10.1145/3201064.3201100 [GS Search]

Goldschmidt, R., Bezerra, E., & Passos, E. (2015). Data mining: Conceitos, técnicas, algoritmos, orientações e aplicações. Rio de Janeiro: Elsevier.

Krawczyk, N. (1999). A gestão escolar: um campo minado... Análise das propostas de 11 municípios brasileiros. Educação & Sociedade, 20(67), 112 - 149. doi: 10.1590/S0101-73301999000200005 [GS Search]

Magalhães, M. N., & Lima, A. C. P.(2010). Noções de probabilidade e estatística. São Paulo: USP.

Marwick, A., & Lewis, R. (2017). Media manipulation and disinformation online. New York: Data & Society Research Institute. Retrieved from [Link]

McGuire, W. J. (1964). Some contemporary approaches. In L. Berkowitz (Ed.), Advances in experimental social psychology (Vol. 1, p. 191 - 229). Elsevier. doi: 10.1016/S0065-2601(08)60052-0 [GS Search]

Mejova, Y., & Kalimeri, K. (2020). Advertisers jump on coronavirus bandwagon: Politics, news, and business. ArXiv, 2003.00923, 1–11. Retrieved from [link]

Musgrove, A. T., Powers, J. R., Rebar, L. C., & Musgrove, G. J. (2018). Real or fake? resources for teaching college students how to identify fake news. College & Undergraduate Libraries, 25(3), pp. 243–260. doi: 10.1080/10691316.2018.1480444 [GS Search]

Mustafaraj, E., & Metaxas, P. T. (2017, June). The fake news spreading plague:was it preventable? InWeb science con (p. 235-239). doi: 10.1145/3091478.3091523 [GS Search]

Nascimento, C. E. G. (2020). Fake news, mentira organizada e educação: Uma reflexão a partir do pensamento de hammah arendt. Revista Docência e Cibercultura, 4, 243–263. doi: 10.12957/redoc.2020.47553 [GS Search]

Passos, C., Fernandes, I., & Goldschmidt, R. (2019). Elaboração e avaliação de projeto de aprendizagem apoiado em jogos educacionais digitais: Um relato de experiência com alunos em alfabetização. In Proceedings of the Brazilian Symposium on Computers in Education(Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE) (p. 674). SBC. doi: 10.5753/cbie.sbie.2019.674 [GS Search]

Paz, D. P., Franco, M., de Castro Bertagnolli, S., & Costa, H. J. (2018). Desenvolvimento e avaliação de um jogo digital educacional sobre aspectos socioculturais de países hispano falantes. In Proceedings of the Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileirode Informática na Educação - SBIE) (p. 795). doi: 10.5753/cbie.sbie.2018.795 [GS Search]

Reis, J. C. S., Correia, A., Murai, F., Veloso, A., & Benevenuto, F. (2019). Explainable machine learning for fake news detection. In Proceedings of the 10th ACM Conference on WebScience (p. 17–26). New York, NY, USA: ACM. doi: 10.1145/3292522.3326027 [GS Search]

Rodrigues, J. G. (2013). O relativismo acerca da verdade refuta-se a si mesmo? Revista Portuguesa de Filosofia, 69(3/4), 777–806. Retrieved from [Link]

Roozenbeek, J., & van der Linden, S. (2019a). The fake news game: actively inoculating against the risk of misinformation. Journal of Risk Research, 22(5), 570-580. doi: 10.1080/13669877.2018.1443491 [GS Search]

Roozenbeek, J., & van der Linden, S. (2019b). Fake news game confers psychological resistance against online misinformation. Palgrave Communications, 5(1), 65. doi: 10.1057/s41599-019-0279-9 [GS Search]

Savi, R., Wangenheim, C., & Borgatto, A. (2011). Um modelo de avaliação de jogos educacionaisna engenharia de software. Proceedings of the 25th Brazilian Symposium on SoftwareEngineering (SBES). SBC. doi: 10.1109/SBES.2011.27 [GS Search]

Sharma, K., Qian, F., Jiang, H., Ruchansky, N., Zhang, M., & Liu, Y. (2019). Combating fake news: A survey on identification and mitigation techniques. ACM Trans. Intell. Syst. Technol., 10(3), 21:1–21:42. doi: 10.1145/3305260 [GS Search]

Shu, K., Sliva, A.,Wang, S., Tang, J., & Liu, H. (2017). Fake news detection on social media: A data mining perspective. SIGKDD Explor. Newsl., 19(1), 22–36. doi: 10.1145/3137597.3137600 [GS Search]

Silva, F. (2020). FakeNewsSetGe: um processo para construção de datasets que viabilizem a comparação entre métodos de detecção de fake news baseados em diferentes demandas de informação. Mestrado em sistemas e computação, Instituto Militar de Engenharia (IME), Rio de Janeiro, Brasil. Retrieved from [Link]

Sponholz, L. (2009). O que é mesmo um fato? conceitos e suas conseqüências para o jornalismo.In Revista galáxia (p. 56-69). PUC-SP. Retrieved from [link]

UNESCO (2016). Marco de avaliação global da alfabetização midiática e informacional (ami): disposição e competências do país. Cetic.br. Retrieved from [Link]

UNESCO (2019). Jornalismo, fake news desinformação - manual para educação e treinamento em jornalismo. Author. Retrieved from [Link]

Vosoughi, S., Mohsenvand, M. N., & Roy, D. (2017). Rumor gauge: Predicting the veracity of rumors on twitter. ACM Trans. Knowl. Discov. Data, 11(4), 50:1–50:36. 10.1145/3070644 [GS Search]

Wang, P., Angarita, R., & Renna, I. (2018). Is this the era of misinformation yet: Combining social bots and fake news to deceive the masses. In Companion proceedings of the the web con 2018 (pp. 1557–1561). Republic and Canton of Geneva, Switzerland: International WorldWideWeb Con Steering Committee. 10.1145/3184558.3191610 [GS Search]

Zhou, X., & Zafarani, R. (2020). Fake news: A survey of research, detection methods, and opportunities. ACM Computing Surveys, 53(5), 1-40. doi: 10.1145/3395046 [GS Search]

Zhou, X., Zafarani, R., Shu, K., & Liu, H. (2019). Fake news: Fundamental theories, detection strategies and challenges.In WSDM ’19: Proceedings of the Twelfth ACM International Conference on Web Search and Data Mining (pp. 836–837). NY, USA: ACM. doi: 10.1145/3289600.3291382 [GS Search]

Arquivos adicionais

Published

2021-06-28

Como Citar

PASSOS, C. A.; SILVA, F. R. M. da; FERNANDES, I.; FREIRE, P. M. S.; GOLDSCHMIDT, R. R. JEDi – Um Jogo Educacional Digital para Apoiar a Capacitação Discente na Identificação de Fake News Escritas em Língua Portuguesa: Estudos de Caso nos Ensinos Médio e Superior. Revista Brasileira de Informática na Educação, [S. l.], v. 29, p. 634–661, 2021. DOI: 10.5753/rbie.2021.29.0.634. Disponível em: https://journals-sol.sbc.org.br/index.php/rbie/article/view/2790. Acesso em: 21 nov. 2024.

Issue

Section

Artigos Premiados