Trabalhando o Pensamento Computacional Através de uma Interface Tangível para Programação de Robôs

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5753/rbie.2023.2824

Keywords:

Tecnologias de Comunicação e Informação, Interface Tangível, Programação de Robôs, Pensamento Computacional, Ensino e aprendizagem de algorimos

Abstract

As interfaces tangíveis de usuário (TUI -Tangible User Interface) são ferramentas que podem se encaixar em um ambiente comum de interação do usuário e propõem a representabilidade de objetos virtuais através de objetos físicos. Uma das intenções é tirar vantagem das habilidades que existem na interação háptica para atingir um determinado objetivo, inclusive o de ensino e aprendizagem. Este trabalho propõe a construção de uma interface tangível para ser utilizada na programação de robôs, fazendo uso de conceitos como pensamento computacional (PC) e a taxonomia de Bloom como bases teóricas do ensino e do aprendizado. O usuário interage com a interface através de blocos, possuindo, cada um deles, uma função específica (frente, direita, esquerda, trás, loop e if). Com os blocos devidamente posicionados em uma plataforma, em sua ordem de execução, o robô pode executar a movimentação planejada. A validação da interface foi realizada com 10 estudantes do ensino fundamental I, com idades de oito a nove anos. No resultado foi possível observar uma boa avaliação para a usabilidade, além da aplicação dos conceitos da taxonomia de bloom. Quantitativamente, não foi possível observar uma diferença sigficativa das médias dos testes sobre o PC (pré e pós-testes), apesar das medidas estatísticas descritivas demonstrarem uma maior concentração de acertos nos testes após o experimento. Qualitativamente, os experimentos evidenciaram o uso de conceitos do PC como abstração, generalização, análise lógica, avaliação e o próprio conceito de algoritmo.

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Arquivos adicionais

Published

2023-03-12

Como Citar

GONZAGA DE MATTOS VOGEL, B.; PINTO PEREIRA, C. Trabalhando o Pensamento Computacional Através de uma Interface Tangível para Programação de Robôs. Revista Brasileira de Informática na Educação, [S. l.], v. 31, p. 117–148, 2023. DOI: 10.5753/rbie.2023.2824. Disponível em: https://journals-sol.sbc.org.br/index.php/rbie/article/view/2824. Acesso em: 22 dez. 2024.

Issue

Section

Artigos