Como ensinar Aspectos de IHC de forma desplugada? O uso de um espaço cultural como metáfora de interação

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5753/rbie.2023.2861

Keywords:

Educação em UX, Galeria, Arte e Cultura, IHC, Metáfora de Interação

Abstract

O ensino de conceitos de Interação Humano-Computador (IHC) consiste geralmente de atividades de análise e de design de produtos interativos. É possível então ensinar IHC de forma “desplugada” onde o computador seja invisível para o aluno, como postulou Don Norman? Este artigo traz um relato de uma experiência de ensino onde alunos foram instruídos a observar aspectos de IHC em um espaço cultural que reúne obras de arte sobre a história do descobrimento do Brasil. 25 alunos visitaram o espaço para realizar observações e depois preencher um formulário de avaliação. Os resultados apontaram que a metodologia de ensino em um ambiente construído pode favorecer o desenvolvimento de competências educacionais, bem como trazer outros ganhos inesperados ao deixar alunos animados com a disciplina e com outras áreas de estudo como arte e história. A metodologia é descrita de modo a ser replicada em outros contextos onde espaços são utilizados como metáfora de interação para o estudo de aspectos de IHC.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Alencar, T. S., & de Almeida Neris, V. P. (2013, October). Sistemas Ubíquos para Todos: conhecendo e mapeando os diferentes perfis de interação. In Proceedings of the 12th Brazilian Symposium on Human Factors in Computing Systems (pp. 178-187). [Link] [GS Search]

Almeida, V., Furtado, E. S., & Furtado, V. (2020). Personal digital assistants: the need for governance. IEEE Internet Computing, 24(6), 59-64. doi: 10.1109/MIC.2020.3009897. [Link] [GS Search]

Andrade Junior, J.; de Souza, L.; da Silva N., (Organizadores). (2019) Metodologias ativas: práticas pedagógicas na contemporaneidade. Campo Grande: Editora Inovar, 203p. ISBN 978-65-80476-01-5. [Link] [GS Search]

Barbosa, D. F., Furtado, E., & Schilling, A. (2008, October). Uma estratégia de apoio à institucionalização da usabilidade em ambientes de desenvolvimento ágil. In IHC (pp. 214-223). [Link] [GS Search]

Bell, T., Witten, I. H., & Fellows, M. (2011). Computer Science Unplugged: Ensinando Ciência da Computação sem o uso do computador. Computer Science Unplugged (csunplugged.org). Tradução coordenada por Luciano Porto Barreto, 3-45. [Link] [GS Search]

Bell, T. (2021). CS unplugged or coding classes? Communications of the ACM, 64(5), 25-27. doi:10.1145/3457195.

Bim, S. A., Silveira, M. S., & de Oliveira Prates, R. (2012). Ensino de IHC? Compartilhando as Experiências Docentes no Contexto Brasileiro. Anais do XI Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais, 2012, Brasil. [Link] [GS Search]

Boscarioli, C., Bim, S. A., Silveira, M. S., Prates, R. O., & Barbosa, S. D. J. (2013, July). HCI education in Brazil: challenges and opportunities. In International Conference on Human-Computer Interaction (pp. 3-12). Springer, Berlin, Heidelberg. DOI: 10.1007/978-3-642-39232-0_1 [Link] [GS Search]

Britto N. & Furtado E. (2019). Elaboração de produtos em robótica associados a conceitos sobre as experiências dos usuários. A Produção do Conhecimento nas Ciências Exatas e da Terra. Ed. Atenas. [Link] [GS Search]

Buchenau, M. & Suri, J. (2000). Experience Prototyping. In: Proc of DIS00: Processes, Practices, Methods, & Techniques. Brooklyn, New York. p. 424-433. [Link] [GS Search]

Busuttil, L., & Formosa, M. (2020). Teaching computing without computers: Unplugged computing as a pedagogical strategy. Informatics in Education, 19(4), 569-587. 10.15388/infedu.2020.25

Carvalho, C. R. M. (2010, October). MEX experience boards: a set of agile tools for user experience design. In IHC (pp. 213-216). [Link] [GS Search]

Churchill, E. F., Bowser, A., & Preece, J. (2016). The future of HCI education: a flexible, global, living curriculum. Interactions, 23(2), 70-73. doi:10.1145/2888574 [GS Search]

Cybis, W., Betiol, A. H., & Faust, R. (2015). Ergonomia e Usabilidade 3ª edição: Conhecimentos, Métodos e Aplicações. Novatec Editora. [Link] [GS Search]

Earthy, J., Jones, B. S., & Bevan, N. (2001). The improvement of human-centred processes—facing the challenge and reaping the benefit of ISO 13407. International Journal of Human-Computer Studies, 55(4), 553-585. doi:10.1006/ijhc.2001.0493. [GS Search]

Ferreira, A. B. D. H. (2009). Novo dicionário Aurélio da língua portuguesa. In Novo dicionário Aurélio da língua portuguesa (pp. 2120-2120). [GS Search]

Freitas, C. F. S. (2019). Insurgent planning? Insights from two decades of the Right to the City in Fortaleza, Brazil. City, 23(3), 285-305. doi:10.1080/13604813.2019.1648030. [GS Search]

Fróis P., Silva C. (2016). A Experiência de Visita a Museus por Estudantes Universitários Portugueses de Artes, Humanidades e Ciências Sociais: Perceções, Motivações e Atitudes. Revista Portuguesa de Pedagogia ANO 50(2), 5-26. doi:10.14195/1647-8614_50-2_1. [GS Search]

Furtado, E., & Kampf, T. (2010). A psicologia ambiental no projeto sustentável de sistemas interativos. In Proceedings of the HCI Education Workshop (WEIHC 2010)-9th Brazilian Symposium on Human Factors in Computing System, v. II, 59-62. [GS Search]

Furtado, E., & Mendes, M. S. (2011). An Approach for Investigating Spaces for Collaborative Production of Content for Digital TV. Journal of Communication and Computer, 8(12), 1086-1094. doi:10.7275/nnbv-bn88. [GS Search]

Furtado, L.S. (2020). Place Attachment and housing displacement as motivations for civic engagement: the case of ZEIS in Fortaleza, Brazil. Doctoral Dissertations. 1825. University of Massachusetts Amherst. p.185. doi:10.7275/nnbv-bn88. [GS Search]

Furtado, L. S., & Payne, J. M. (2022). Inclusive Creative Placemaking Through Participatory Mural Design in Springfield (MA). Journal of the American Planning Association, 1-14. doi:10.1080/01944363.2022.2083008. [GS Search]

García, I. (2017). Learning about neighborhood identity, streets as places, and community engagement in a Chicago studio course. Transformations: The Journal of Inclusive Scholarship and Pedagogy, 27(2), 142–157. doi:10.5325/trajincschped.27.2.0142. [GS Search]

Garret J. (2000). The Elements of User Experience: user-centered design for the web and beyond. Pearson Education. doi:10.5555/1965524. [GS Search]

Gemignani, E. Y. (2013). Formação de professores e metodologias ativas de ensino-aprendizagem: ensinar para a compreensão. Fronteiras da Educação, 1(2). [Link]. [GS Search]

Gonçalves, J. & Furtado, E. (2013). Um framework para aprimoramento do Processo de Inovação: Estudo de caso em Design Universal. IHC’13, Brazilian Symposium on Human Factors in Computing Systems. October 8-11 Manaus, AM, Brazil. doi:10.5555/2577101.2577144. [GS Search]

Gottesdiener, H., & Vilatte, J. C. (2009). Un déterminant de la fréquentation des musées d’art: la personnalité. Loisir et Société/Society and Leisure, 32(1), 47-71. doi:10.1080/07053436.2009.10707783. [GS Search]

Grebogy, E. C., Santos, I., & Castilho, M. A. (2021, November). Computação Desplugada no Ensino Fundamental I: Um Mapeamento Sistemático de Literatura. In Anais do XXXII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (pp. 953-964). SBC. doi:10.5753/sbie.2021.217411. [GS Search]

Guimaraes, T. G. & Prates, R. O. (2018). HCI education in brazil in the light of curricula guidelines. In 2018 XLIV Latin American Computer Conference (CLEI), pages 784– 793. IEEE. [Link]. [GS Search]

Hermans, F. & Aivaloglou, E. (2017). To Scratch or not to Scratch?: A controlled experiment comparing plugged first and unplugged first programming lessons. In Proceedings of the 12th Workshop on Primary and Secondary Computing Education(pp. 49-56). ACM. 10.1145/3137065.3137072

Holloway, L., Marriott, K., Butler, M., & Borning, A. (2019, May). Making sense of art: Access for gallery visitors with vision impairments. In Proceedings of the 2019 CHI Conference on Human Factors in Computing Systems (pp. 1-12). doi:10.1145/3290605.3300250. [GS Search]

ISO- International Organization for Standardization (2010). Ergonomics of human system interaction - part 210: Human-centered design for interactive systems. Tech. rep., International Organization for Standardization, Switzerland. (ISO/DIS Standard No 9241-210). [Link]. [GS Search]

ISO- International Organization for Standardization (2018). Ergonomics of human-system interaction — Part 11: Usability: Definitions and concepts (ISO/DIS Standard No 9241-11). [Link]. [GS Search]

Karkou, V., & Glasman, J. (2004). Arts, education and society: the role of the arts in promoting the emotional wellbeing and social inclusion of young people. Support for learning, 19(2), 57-65. doi:10.1111/j.0268-2141.2004.00321.x. [GS Search]

Lima, I. F. G., de Melo, M. C., da Silva, W. E., & Falcão, T. P. (2019, October). Interdisciplinaridade e IHC: Possibilidades no contexto da licenciatura em computaçao. In Anais Estendidos do XVIII Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais (pp. 82-87). SBC. doi:10.5753/ihc.2019.8405. [GS Search]

Maia, C. L. B., & Furtado, E. S. (2014, October). Uma revisão sistemática sobre medição da experiência do usuário. In Proceedings of the 13th Brazilian Symposium on Human Factors in Computing Systems (pp. 369-372). doi:10.5555/2738055.2738122. [GS Search]

McClelland, D. C. (1973). Testing for competencies rather than intelligence. American Psychologist. [Link]. [GS Search]

Militão. J. (2020). Ações para a Motivação de Discentes em Aulas Virtualizadas. XII Encontro de Práticas Docentes Universidade de Fortaleza. ISSN 2179-4332.

Nam, H. Y., Berkowitz, Z., & Berdahl, E. (2017, May). Invisible: A Critical Digital Artwork as Performance. In Proceedings of the 2017 CHI Conference Extended Abstracts on Human Factors in Computing Systems (pp. 1399-1404). doi:10.1145/3027063.3052547. [GS Search]

Nielsen, J. (1993). Usability Engineering. Morgan Kaufmann Publishers Inc., San Francisco, CA, USA. [GS Search]

Norman, D. A. (1998). The invisible computer: why good products can fail, the personal computer is so complex, and information appliances are the solution. Cambridge, Massachusetts: MIT Press. [GS Search]

Ovigli, B. D. F., & Junior, C. P. D. (2020). Assessing the implementation of online learning in basic education. International Journal of Education and Development using Information and Communication Technology (IJEDICT), 16(2), 272-286. [Link]. [GS Search]

Pruitt, J., & Adlin, T. (2006). The persona lifecycle: keeping people in mind throughout product design. Elsevier. [GS Search]

Rasino, M. V., Broiero, X. A., & Garcia-Romano, L. (2020). Museos virtuales iberoamericanos en español como contextos de enseñanza y aprendizaje de las ciencias naturales. Revista Eureka sobre Enseñanza y Divulgación de las Ciencias,17(1), 1301. DOI: 10.25267/Rev_Eureka_ensen_divulg_cienc.2020.v17.i1.1301. [Link]. [GS Search]

Rocha, M. D. G. B., & Nicoletti, M. C. (2005). Currículo de referência da sbc para cursos de graduação em bacharelado em ciência da computação e engenharia de computação. SBC, Tech. Rep. [Link]. [GS Search]

Rogers, Y., Sharp, H., & Preece, J. (2013). Design de Interação. Bookman Editora. [GS Search]

Rose, G. (2016). Visual methodologies: An introduction to researching with visual materials. sage. Disponível em: [Link]. [GS Search]

Sánchez, L. C. E., Arias, J. V., Arias, A. V., & Arias, M. L. B. (2018). Evolución y tendencias investigativas de la interactividad de los museos a través de las TIC. Revista KEPES, 15(18), 45-80. DOI: 10.17151/kepes.2018.15.18.3. [Link]. [GS Search]

Thurber, A., & Christiano, J. (2019). Confronting gentrification: Can creative interventions help people keep more than just their homes? Engaged Scholar Journal: Community-Engaged Research, Teaching, and Learning, 5(2), 95–116. doi:10.15402/esj.v5i2.68338. [GS Search]

Valli, A. (2008). The design of natural interaction. Multimedia Tools and Applications, 38(3), 295-305. doi:10.1007/s11042-007-0190-z. [GS Search]

Weiser, M. (1991). The Computer for the 21st Century. Scientific American. 265(3), 94-104. [GS Search]

Arquivos adicionais

Published

2023-09-03

Como Citar

FURTADO, E. S.; FURTADO, L. S. Como ensinar Aspectos de IHC de forma desplugada? O uso de um espaço cultural como metáfora de interação. Revista Brasileira de Informática na Educação, [S. l.], v. 31, p. 488–510, 2023. DOI: 10.5753/rbie.2023.2861. Disponível em: https://journals-sol.sbc.org.br/index.php/rbie/article/view/2861. Acesso em: 8 set. 2024.

Issue

Section

Artigos Premiados :: EduComp 2022