Como ensinar Aspectos de IHC de forma desplugada? O uso de um espaço cultural como metáfora de interação

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5753/rbie.2023.2861

Keywords:

Educação em UX, Galeria, Arte e Cultura, IHC, Metáfora de Interação

Abstract

O ensino de conceitos de Interação Humano-Computador (IHC) consiste geralmente de atividades de análise e de design de produtos interativos. É possível então ensinar IHC de forma “desplugada” onde o computador seja invisível para o aluno, como postulou Don Norman? Este artigo traz um relato de uma experiência de ensino onde alunos foram instruídos a observar aspectos de IHC em um espaço cultural que reúne obras de arte sobre a história do descobrimento do Brasil. 25 alunos visitaram o espaço para realizar observações e depois preencher um formulário de avaliação. Os resultados apontaram que a metodologia de ensino em um ambiente construído pode favorecer o desenvolvimento de competências educacionais, bem como trazer outros ganhos inesperados ao deixar alunos animados com a disciplina e com outras áreas de estudo como arte e história. A metodologia é descrita de modo a ser replicada em outros contextos onde espaços são utilizados como metáfora de interação para o estudo de aspectos de IHC.

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Arquivos adicionais

Published

2023-09-03

Como Citar

FURTADO, E. S.; FURTADO, L. S. Como ensinar Aspectos de IHC de forma desplugada? O uso de um espaço cultural como metáfora de interação. Revista Brasileira de Informática na Educação, [S. l.], v. 31, p. 488–510, 2023. DOI: 10.5753/rbie.2023.2861. Disponível em: https://journals-sol.sbc.org.br/index.php/rbie/article/view/2861. Acesso em: 22 nov. 2024.

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