Desenvolvimento de aplicativo de Realidade Aumentada para auxílio no reconhecimento das letras no processo de alfabetização infantil: um estudo no ensino fundamental menor

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5753/rbie.2023.2916

Keywords:

Realidade Aumentada, Alfabetização, Tecnologias Digitais, Educação

Abstract

O processo de alfabetização de crianças ainda apresenta-se como um desafio no campo educacional atual e a tecnologia de realidade aumentada pode ser utilizada como uma aliada dos professores em suas práticas pedagógicas voltadas à alfabetização. Este trabalho objetivou desenvolver o aplicativo de realidade aumentada Alfabetiz-AR para auxiliar no reconhecimento das letras no processo de alfabetização infantil. A pesquisa assumiu um caráter exploratório na forma de estudo de caso, adotando uma abordagem do tipo qualiquantitativa, realizando como principais atividades a revisão de literatura, a pesquisa de campo, análise dos dados, e utilizando-se, principalmente, das ferramentas Unity e Blender para desenvolvimento do aplicativo. O trabalho possibilitou constatar o potencial do aplicativo de realidade aumentada para auxiliar no processo de alfabetização sob o ponto de vista de professoras das séries iniciais do ensino fundamental, bem como identificar fragilidades do aplicativo que precisam ser resolvidas. Apesar da identificação do potencial da realidade aumentada na alfabetização, a pesquisa evidenciou o quanto a utilização de tecnologias educacionais ainda é uma questão desafiadora e também apontou alguns direcionamentos para trabalhos futuros.

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Biografia do Autor

Suelene de Jesus do C. Corrêa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA

Graduou-se em Engenharia de produção pela Universidade Estadual do Pará e Engenharia de Computação pela Universidade Federal do Pará em 2007, recebeu pela Universidade Federal do Pará o título de mestra em Ciência da Computação 2012 e o título de doutora em Engenharia Elétrica em 2020. Atualmente é docente efetiva do Instituto Federal Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará.

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Arquivos adicionais

Published

2023-10-01

Como Citar

LIMA, M. B. de; ARAÚJO, M. J. R.; CORRÊA, S. de J. do C. Desenvolvimento de aplicativo de Realidade Aumentada para auxílio no reconhecimento das letras no processo de alfabetização infantil: um estudo no ensino fundamental menor. Revista Brasileira de Informática na Educação, [S. l.], v. 31, p. 602–630, 2023. DOI: 10.5753/rbie.2023.2916. Disponível em: https://journals-sol.sbc.org.br/index.php/rbie/article/view/2916. Acesso em: 21 nov. 2024.

Issue

Section

Edição Especial :: Ensino Remoto no Pós-Pandemia