Um Agente de Software para Recomendação de Estratégias Pedagógicas para Tutores a Distância em AVA
DOI:
https://doi.org/10.5753/rbie.2021.29.0.576Keywords:
Estratégia pedagógica, Agente de Software, Ontologia, Ambiente Virtual de AprendizagemAbstract
A popularização da modalidade de Educação a Distância, fomentada pelas flexibilizações das atuais diretrizes legais, bem como o avanço tecnológico dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), traz uma preocupação com a qualidade do ensino ofertado, que está atrelada à interação efetiva entre os atores do processo de ensino e aprendizagem. Nesse sentido, sabe-se que o tutor é o ator responsável por promover a interação nesses ambientes e o seu desempenho nisto está ligado à participação efetiva dos alunos. Sendo assim, este trabalho propõe um agente de software capaz de recomendar estratégias pedagógicas para tutores a distância em AVA, visando melhorar o seu desempenho em promover uma interação efetiva dos alunos nos AVA. O agente desenvolvido faz as recomendações por meio de um modelo de conhecimento, representado por uma ontologia (desenvolvida através da metodologia 101), que mapeia as estratégias pedagógicas que visam promover a interação nos AVA. As estratégias pedagógicas utilizadas pelo agente foram levantadas por meio de uma Revisão Sistemática da Literatura e a aplicação de um questionário com profissionais da área da educação, mais precisamente na Educação a Distância (EaD). Para validação, o modelo de conhecimento do agente foi submetido a testes de corretude e completude. Foi desenvolvida também uma aplicação para amostragem das estratégias recomendadas pelo agente. Para ambas validações, foram alimentadas com dados históricos cedidos pela Secretaria de Educação a Distância de uma Universidade Pública Federal. Os resultados apontaram que o modelo de conhecimento do agente está operando de forma correta, sem nenhuma inconsistência, bem como as estratégias estão mostradas de forma clara pelo sistema desenvolvido.
Downloads
Referências
Barvinski, C., Ribeiro, A. C. R., Longhi, M., & Behar, P. A. (2017, October). Proposta de Modelo Socioafetivo de Aluno para a Recomendação de Estratégias Pedagógicas. In Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE) (Vol. 28, No. 1, pp. 1637-1646). Recife, PE. doi: 10.5753/cbie.sbie.2017.1637 [GS Search]
Behar, P. A., Passerino, L. M., & Bernardi, M. (2007). Modelos Pedagógicos para Educação a Distância: pressupostos teóricos para a construção de objetos de aprendizagem. RENOTE: revista novas tecnologias na educação [recurso eletrônico]. Porto Alegre, RS. doi: 10.22456/1679-1916.14242 [GS Search]
Brasil. (2017). Decreto nº 9.057, de 25 de maio de 2017. Regulamenta o art. 80 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União. [GS Search]
Breitman, K. K. (2000). Web semântica: a internet do futuro. Grupo Gen-LTC.
Bremgartner, V., Netto, J. F., & de Menezes, C. (2015, October). Explorando arquiteturas pedagógicas recomendadas por meio de agentes e ontologia de modelo do aluno em ambientes virtuais de aprendizagem. In Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE) (Vol. 26, No. 1, pp. 1157-1166). doi: 10.5753/cbie.sbie.2015.1157 [GS Search]
Cohen, Jacob (1988). Statistical Power Analyis for the Behaviorel Sciences. 2ª Edição. Routledge. Nova York. [GS Search]
DICKINSON, Ian (2009), Jena Ontology API, Acesso em: 14 dez 2018. URL: https://jena.apache.org/
dos Santos, V. C. (2018). Agentes inteligentes na educação a distância: uso de sistemas tutores inteligentes como auxiliares no estabelecimento da comunicação dialógica. LínguaTec, v.3, n.2. doi: 10.35819/linguatec.v3.n2.a3286 [GS Search]
Fontes, Laysa Mabel de Oliveira (2017). MONITUM: um sistema proativo para monitoramento e avaliação das atividades de tutoria a distância em AVAs. 139f. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica e de Computação) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN. Disponível em: [link]. Acessado em 05 mai. 2018. [GS Search]
Grube, T. (1993). What is an Ontology. Disponível em [link] . Acesso em: 14 dez 2018.
Inep, Ministério da Educação. (2019). Notas Estatísticas – Censo da Educação Superior 2018., Brasília. Disponível em: [link]. Acesso em: 10 mai. 2020
Masetto, M. T. (2012). Competência pedagógica do professor universitário. Summus editorial. São Paulo, SP. [GS Search]
McKimm, J., Jollie, C., & Cantillon, P. (2003). ABC of learning and teaching: Web based. BMJ, 326, 870-873. [GS Search]
Moodle. (2019). Moodledocs. Acesso em: 10 fer 2019. URL: https://docs.moodle.org/310/na/Main_page
Morais II, M. J. O. (2010). Mas-CommonKads+: Uma extensão a metodologia Mas-CommonKads para suporte ao projeto detalhado de sistemas multiagentes racionais. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, Brasil. Disponível em: [link]. Acessado em 06 jun. 2018. [GS Search]
Noy, N. F., & McGuinness, D. L. (2001). Ontology development 101: A guide to creating your first ontology. Disponivel em: [link] Acessado em 08 ago. 2018. [GS Search]
Protégé. (2019). A free, open-source ontology editor and framework for building intelligent systems. Disponível em: [link]. Acessado em 18 fev. 2019.
Paiva, R., Bittencourt, I. I., & da Silva, A. P. (2013). Uma ferramenta para recomendação pedagógica baseada em mineração de dados educacionais. In Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação (Vol. 2, No. 1, pp. 111-120). doi: 10.5753/cbie.wcbie.2013.111 [GS Search]
Paranhos, R., Figueiredo Filho, D. B., da Rocha, E. C., da Silva Júnior, J. A., Neves, J. A. B., & Santos, M. L. W. D. (2014). Desvendando os mistérios do coeficiente de correlação de Pearson: o retorno. Leviathan (São Paulo), (8), 66-95. [GS Search]
Santana, M. A., dos Santos Neto, B. F., & de Barros Costa, E. (2014). Avaliando o uso das ferramentas educacionais no ambiente virtual de aprendizagem moodle. In Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE) (Vol. 25, No. 1, pp. 278-287). doi: 10.5753/cbie.sbie.2014.278 [GS Search]
Sevarac, Z., Devedzic, V., & Jovanovic, J. (2012). Adaptive neuro-fuzzy pedagogical recommender. Expert Systems with Applications, 39(10), 9797-9806. doi: 10.1016/j.eswa.2012.02.174 [GS Search]
Silva, A., & Delgado, J. (1997). Agentes de software: conceitos e tecnologias. Anais do Terceiro Encontro Nacional do Colégio de Engenharia Electrotecnica. Ordem dos Engenheiros. Portugal. Disponível em: [link]. Acessado em 08 ago.2019. [GS Search]
Sridharan, B., Deng, H., & Corbitt, B. (2009, January). Na ontology-driven topic mapping approach to multi-level management of e-learning resources. In ECIS 2009: Information systems in a globalising world: challenges, ethics and practices: Proceedings of the 2009 European Conference on Information Systems (pp. 1294-1306). ECIS. Disponível em: [link]. Acessado em 10 set. 2019. [GS Search]
Travassos, G., & Biolchini, J. (2007). Revisões sistemáticas aplicadas a engenharia de software. In XXI SBES-Brazilian Symposium on Software Engineering. João Pessoa, PB. Disponível em: [link]. Acessado em 10 jan.2020. [GS Search]
Uschold, M., King, M., Moralee, S., & Zorgios, Y. (1996). The enterprise ontology. The knowledge engineering review. University of Edinburgh. Edinburgh. Disponível em: [link]. Acessado em: 10 abr. 2019. [GS Search]
Vygotsky, L. S. (1978). Interação entre aprendizagem e desenvolvimento. VIGOTSKI, LS. (vol. 23, n. 3, p. 34-41). [GS Search]
Weinberg, S. L., Abramowitz, S. K. Data Analysis for the Behavioral Sciences Using SPSS. Cambridge University Press, 2002. [GS Search]
Wooldridge, M. (1999). Intelligent agntes. Multiagent systems (vol. 35, n. 4, p. 51). [GS Search]
Zamboni, A., Thommazo, A. D., Hernandes, E. C. M., & Fabbri, S. C. P. F. (2010, September). StArt uma ferramenta computacional de apoio à revisão sistemática. In Proc.: Congresso Brasileiro de Software (CBSoft’10), Salvador, Brazil (pp. 91-96). Diponível em: [link]. Acessado em: 10 out. 2018. [GS Search]
Arquivos adicionais
Published
Como Citar
Issue
Section
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.