Um Agente de Software para Recomendação de Estratégias Pedagógicas para Tutores a Distância em AVA

Authors

  • Thyago Alves Sobreira Universidade Federal Rural do Semi-Árido
  • Francisco Milton Mendes Neto Universidade Federal Rural do Semi-Árido
  • Laysa Mabel de Oliveira Fontes Universidade Federal Rural do Semi-Árido
  • Rafael Castro de Souza Instituto Federal do Rio Grande do Norte
  • Igor Fernandes dos Santos Universidade Federal Rural do Semi-Árido
  • Salatiel Dantas Silva Universidade Federal de Campina Grande

DOI:

https://doi.org/10.5753/rbie.2021.29.0.576

Keywords:

Estratégia pedagógica, Agente de Software, Ontologia, Ambiente Virtual de Aprendizagem

Abstract

A popularização da modalidade de Educação a Distância, fomentada pelas flexibilizações das atuais diretrizes legais, bem como o avanço tecnológico dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), traz uma preocupação com a qualidade do ensino ofertado, que está atrelada à interação efetiva entre os atores do processo de ensino e aprendizagem. Nesse sentido, sabe-se que o tutor é o ator responsável por promover a interação nesses ambientes e o seu desempenho nisto está ligado à participação efetiva dos alunos. Sendo assim, este trabalho propõe um agente de software capaz de recomendar estratégias pedagógicas para tutores a distância em AVA, visando melhorar o seu desempenho em promover uma interação efetiva dos alunos nos AVA. O agente desenvolvido faz as recomendações por meio de um modelo de conhecimento, representado por uma ontologia (desenvolvida através da metodologia 101), que mapeia as estratégias pedagógicas que visam promover a interação nos AVA. As estratégias pedagógicas utilizadas pelo agente foram levantadas por meio de uma Revisão Sistemática da Literatura e a aplicação de um questionário com profissionais da área da educação, mais precisamente na Educação a Distância (EaD). Para validação, o modelo de conhecimento do agente foi submetido a testes de corretude e completude. Foi desenvolvida também uma aplicação para amostragem das estratégias recomendadas pelo agente. Para ambas validações, foram alimentadas com dados históricos cedidos pela Secretaria de Educação a Distância de uma Universidade Pública Federal. Os resultados apontaram que o modelo de conhecimento do agente está operando de forma correta, sem nenhuma inconsistência, bem como as estratégias estão mostradas de forma clara pelo sistema desenvolvido.

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Arquivos adicionais

Published

2021-06-23

Como Citar

SOBREIRA, T. A.; MENDES NETO, F. M.; FONTES, L. M. de O.; SOUZA, R. C. de; SANTOS, I. F. dos; SILVA, S. D. Um Agente de Software para Recomendação de Estratégias Pedagógicas para Tutores a Distância em AVA . Revista Brasileira de Informática na Educação, [S. l.], v. 29, p. 576–603, 2021. DOI: 10.5753/rbie.2021.29.0.576. Disponível em: https://journals-sol.sbc.org.br/index.php/rbie/article/view/2971. Acesso em: 7 set. 2024.

Issue

Section

Artigos