A Licenciatura em Computação no Brasil: histórica e contexto atual
DOI:
https://doi.org/10.5753/rbie.2021.29.0.188Keywords:
Licenciatura em Computação, Diretrizes Curriculares, Informática, EnsinoAbstract
As transformações sociais nos obriga a (re)pensar a educação, a ressignificar as práticas pedagógicas criando situações de aprendizagens condizentes com as necessidades do mundo atual. A educação, hoje, vem cada vez mais utilizando artifícios tecnológicos como meio para aprimorar o processo de ensino aprendizagem, e para acompanhar tal feito, as escolas necessitam de aparato não só material como humano. O professor nesse contexto é convocado a mudar suas práticas, a aderir a uma era que exige competências voltadas para uso das tecnologias digitais. Assim, a educação Brasileira por meio de Políticas públicas, trava uma luta de décadas para informatizar as escolas e por consequência, inserir profissional licenciado em Computação no contexto educacional. Pois, o ensino da computação e da informática tem sido atribuída a este profissional. A Licenciatura em Computação objetiva formar cidadãos para o exercício tanto em corporações nas áreas voltadas para a computação quanto a prática pedagógica em ambientes educacionais. Neste sentido, este artigo tem como objetivo remontar a trajetória de implementação dos Cursos de Licenciatura em Computação, no Brasil. A abordagem proposta foi qualitativa, por meio de uma pesquisa histórica. Inicia-se o texto inferindo sobre a notoriedade e importância destes cursos para o nosso tempo; segundo sobre a necessidade da formação deste futuro docente ser aprimorada na prática por meio de implementações de metodologias inovadoras, vinculadas tais como a prática de resolver problemas no cotidiano das escolas; e terceiro a necessidade de ampliação do campo de emprego para estes docentes no contexto das Redes de ensino.
Downloads
Referências
Appio, J; Frizon, N. N.; Canopf, L.; Marcon, D.; Madruga B. (2017). Pesquisa Histórica como uma possibilidade à pesquisa em Estudos Organizacionais. Congresso Ibero Americano de Investigação Qualitativa. Investigação Qualitativa em Ciências Sociais. Volume 3, Atas CIAIQ 2017. [GS Search]
AYALA, L. A.; ROCHA, E. M. (2018). O curso de licenciatura em computação e o campo de atuação profissional: o que dizem seus egressos. CIET:EnPED 2018. ISSN 2316-8722. [GS Search]
Bachelard, G. (1977). O espectro filosófico. In: Epistemologia. Rio de Janeiro: Zahar. [GS Search]
Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (2017). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017. [GS Search]
Brasil. (1996). LEI Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1996. [GS Search]
Brasil. (1999) Ministério da educação. Diretrizes Curriculares da área de Computação e Informática. [GS Search]
Brasil. (2001). Parecer CNE/CP nº 9/200. [GS Search]
Brasil. (2001). Parecer nº. 28/2001. Dá nova redação ao Parecer CNE/CP 28/2001, que estabelece a duração e a carga horária dos cursos de Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Brasília, 2001. [GS Search]
Brasil. (2005). Parecer CNE/CES nº 15/2005. [GS Search]
Brasil. (2012). Ministério da educação. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CES 136/2012. [GS Search]
Brasil. (2015). Resolução CNE/CP nº 02, de 1º de julho de 2015. [GS Search]
Brasil. (2016). Resolução CNE/CES nº 05, de 16 de novembro de 2016. [GS Search]
Castro, C. S. e Vilarim, G. de O. (2013). Licenciatura em Computação no cenário nacional: embates, institucionalização e o nascimento de um novo curso. Revista Espaço Acadêmico, v. 13(148), 18-25. [GS Search]
CEECI - Comissão de Especialistas de Ensino de Computação e Informática. [GS Search]
de Almeida, C. C., & Mateus, N. M. A. (2015). Licenciandos em Computação: experiências formativas proporcionadas pelo PIBID e a busca pelo reconhecimento profissional. Horizontes, V. 33, n. 1. DOI: 10.24933/horizontes.v33i1.123. [GS Search]
Falcão, T., Araújo, D., França R., Andrade E. and França, C. (2018). Currículo da Licenciatura em Computação: uma Proposta Alinhada às Novas Diretrizes e Demandas Contemporâneas. In Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação (Vol. 7, No. 1, p. 1108). DOI: 10.5753/cbie.wcbie.2018.1108. [GS Search]
Fontoura, Y., Alfaia, L., & Fernandes, A. (2013). A pesquisa histórica em estudos organizacionais no Brasil: uma análise paradigmática e novas perspectivas. GESTÃO.Org - Revista Eletrônica de Gestão Organizacional, 11(1), 83-103. [GS Search]
INSTITUTO FEDERAL DA BAHIA - IFBA – Campus Porto Seguro. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Computação. [GS Search]
Júnior, J. C. R. P., Rapkiewicz, C. E. Delgado, C. E Xexeo, J. A. M. (2005). Ensino de Algoritmos e Programação: Uma Experiência no Nível Médio. XIII Workshop de Educação em computação (WEI2005) p. 2351-2362. São Leopoldo, RS, Brasil. [GS Search]
Lèvy, P. (1999). Cibercultura. 3ª reimpressão. São Paulo - SP: Edição 34. [GS Search]
Matos, E. S. (2013). Identidade profissional docente e o papel da interdisciplinaridade no currículo de licenciatura em computação. In: Cambraia, A. C. (Org.). Dossiê Licenciatura em Computação: reflexões teóricas e políticas. Revista Espaço Acadêmico (UEM), Maringá-PR, v. 13, n. 148, p. 26-34. [GS Search]
Matos, E., & Silva, G. F. B. (2012). Currículo de licenciatura em Computação: uma reflexão sobre perfil de formação à luz dos referenciais curriculares da SBC. In XXXII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação - XX Workshop de Educação em Computação. [GS Search]
MEC (2016). Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia. [link] [GS Search]
MEC – Secretaria de Educação Superior. Departamento de Políticas do Ensino Supérior. Coordenação das Comissões de Especialistas de Ensino. CEECI - Comissão de Especialistas de Ensino de Computação e Informática. Disponível em: [link] [GS Search]
Nascimento, J. K. F. do. (2007). Histórico da informática educativa no Brasil. In: Informática aplicada à educação: Pro funcionário Curso técnico de formação para os funcionários da educação. Brasília: Universidade de Brasília, 2007, p. 11-36. ISBN: 978-85-230-0981-6. [GS Search]
Nunes, D. J. (2015). Educação Superior em Computação, Estatísticas 2015. Sociedade Brasileira de Computação-SBC. [GS Search]
Papert, S. Logo: Computadores e Educação. (1985). Trad. J. A. Valente, B. Bitelman, A. V.Ripper. São Paulo: Brasiliense. [GS Search]
Prietch, S. S.; Pazeto, T. A. (2009). Análise, Sugestões e Perspectivas de um Curso de Licenciatura em Informática. In: XVII WEI/CSBC, Bento Gonçalves/RS. [GS Search]
Prietch, S. S., & Pazeto, T. A. (2010). Mapeamento de cursos de licenciatura em Computação seguido de proposta de padronização de matriz curricular. In XVIII Workshop de Educação em Computação [WEI 2010], Anais do XXX Congresso da Sociedade Brasileira de Computação-CSBC [p. 921-930]. [GS Search]
Prietch, S. S., Pazeto, T. A., & Dias, L. F. (2011). A Importância de Registrar a História de um Curso de Licenciatura em Informática. [GS Search]
Raabe, A.; Nunes, D. J.; Falcão, T. (2018). Licenciatura em Computação: impulsionando a formação de professores de computação. “Currículos para a computação no Brasil”. Computação Brasil (CB). Revista da Sociedade Brasileira de Computação. Porto alegre/RS. 36p, V. 38, 2018, Ed. 03. [GS Search]
Santos, W. O., Hinterholz, L., & Silva, C. (2017a). Licenciatura em computação: Desafios e oportunidades na perspectiva do professor. In Anais do Workshop de Informática na Escola (Vol. 23, No. 1, p. 705). DOI: 10.5753/cbie.wie.2017.705. [GS Search]
Santos, W. O., Silva, C., & Hinterholz, L. (2017b). Licenciatura em computação: Desafios e oportunidades na perspectiva do estudante. In Anais do Workshop de Informática na Escola (Vol. 23, No. 1, p. 885). DOI: 10.5753/cbie.wie.2017.885. [GS Search]
SBC - Sociedade Brasileira de Computação (2018) Estatísticas dos cursos de graduação em Computação. [GS Search]
SBC. (2018) Parecer SBC-INEP – Reclassificação de cursos, p. 03. [GS Search]
SBC. (2002). Currículo de Referência para Cursos de Licenciatura em Computação. CR-LC/2002 - Versão homologada em Assembleia da SBC em julho de 2002. [GS Search]
SBC. (2002). Currículo de Referência para Cursos de Licenciatura em Computação. [GS Search]
Valente, J. A. (1993) Computadores e conhecimento: repensando a educação. [s ed.] Campinas: Gráfica Central da UNICAMP. [GS Search]
Valente, J. A., & De Almeida, F. J. (1997). Visão analítica da informática na educação no Brasil: a questão da formação do professor. Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 1, n. 1, p. 45-60. [GS Search]
Zorzo, A. F.; Nunes, D.; Matos, E.; Steinmacher, I.; Leite, J.; Araujo, R. M.; Correia, R.; Martins, S. (2017) “Referenciais de Formação para os Cursos de Graduação em Computação”. Sociedade Brasileira de Computação (SBC). 153p, 2017. ISBN 978-85-7669-424-3 1993. [GS Search]
Arquivos adicionais
Published
Como Citar
Issue
Section
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.