Perspectiva X Realidade: Um Estudo sobre os Campos de Atuação dos Discentes e Egressos do Curso de Licenciatura em Computação
DOI:
https://doi.org/10.5753/rbie.2021.29.0.227Abstract
Embora o egresso do curso de licenciatura em computação possua uma formação multidisciplinar, a identificação dos campos de atuação esperados por seus licenciandos e ocupados por seus egressos ainda requer investigação para auxiliar na melhoria do curso, integrando as necessidades dos alunos, do curso e do mundo do trabalho. O presente trabalho tem como objetivo desvelar os campos de atuação esperados pelos licenciandos em Computação e os ocupados pelos egressos do referido curso. Para tanto, o presente estudo coletou e analisou dados de 25 licenciandos e egressos do referido curso. Os resultados mostraram que o ponto de vista dos participantes sobre os campos de atuação é bem similar. Além disso, campos de atuação não reportados na literatura também foram identificados. Espera-se que os resultados possam prover discussões para consolidar a identidade dos egressos do curso de licenciatura em Computação em relação à sua ocupação profissional.
Downloads
Referências
Araújo, D. F. (2010). O curso de licenciatura em computação do campus VII da UEPB sob a visão dos discentes. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação) - Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2010. Disponível em: [link] [GS Search]
Ayla, L. A., & Rocha, E. M. (2018). O curso de licenciatura em computação e o campo de atuação profissional: O que dizem seus egressos. In CIETEnPED 2018 Congresso Internacional de Educação e Tecnologias/Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância. Disponível em: [link]
Bastos, F. A. A., & Felipe, M. W. F. (2014). Projeto político pedagógico licenciatura em computação a distância. Fortaleza: UECE. Disponível em: [link]
Castro, C. S., & Vilarim, G. O. (2013). Licenciatura em computação no cenário nacional: embates, institucionalização e o nascimento de um novo curso. In Revista Espaço Acadêmico, 13(148), 18-25. Disponível em: [link] [GS Search]
Cruz, M. K., Becker, F., & Hinterholz, L. (2016). Carga horária prática na formação de professores de computação e informática educativa. In Anais do Workshop de Informática na Escola. Uberlândia: Sociedade Brasileira de Computação, 2016, p. 698-706. DOI: 10.5753/cbie.wie.2016.698 [GS Search]
Freitas, L. L. A., & Freire, E. S. S. (2018). Uma investigação sobre o campo de atuação dos licenciados em computação do polo de apoio presencial em Mauriti/CE. In Anais dos Workshops do VII Congresso Brasileiro de Informática na Educação. Fortaleza: Sociedade Brasileira de Computação, 2018. p. 1042-1051. DOI: 10.5753/cbie.wcbie.2018.1042 [GS Search]
Joye, C.R. (2014). Metodologia científica. Fortaleza: SETEC/IFCE, 2014.
Luciano, A. P. C., & Santos, A. A. (2013). Caminhos do licenciado em computação no Brasil: Estudo de mercado a partir de uma pesquisa com egressos. In: Anais do II Congresso Brasileiro de Informática na Educação. Campina Grande: Universidade Estadual da Paraíba, 2013. p. 517-526. DOI: 10.5753/cbie.sbie.2013.517 [GS Search]
Matos, E., & Silva, G. F. B. (2012). Currículo de licenciatura em computação: Uma reflexão sobre perfil de formação à luz dos referenciais curriculares da SBC. In XXXII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação - XX Workshop de Educação em Computação. Porto Alegre: SBC, 2012. [GS Search]
Miranda, G. L. (2007). Limites e possibilidades das TIC na educação. Lisboa: Sísifo, 2007. Disponível em: [link] [GS Search]
Oliveira, W., França, R., Lemos, A., da Cruz, M., Scaico, P., Amaral, H., & Teixeira, L. (2020). Os desafios enfrentados pela licenciatura em computação que a comunidade de educação em computação precisa conhecer. In: Anais do XXVIII Workshop sobre Educação em Computação. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020. p. 191-195. DOI: 10.5753/wei.2020.11156 [GS Search]
Paiva, F. P., Bompet, P., Corlett, E. F., Matos, E., & Schwarzelmuller, A. (2017). A formação, o trabalho e a identidade profissional do professor de computação: Um mapeamento sobre a licenciatura em computação. In Anais dos Workshops do VI Congresso Brasileiro de Informática na Educação. Salvador: Sociedade Brasileira de Computação, 2017. p. 893-901. DOI: 10.5753/cbie.wcbie.2017.893 [GS Search]
Públio Junior, C. (2018). Formação docente frente as novas tecnologias: Desafios e possibilidades. Intermeio: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação, Campo Grande, MS, v. 47, n. 24, p. 189-210, 2018. Disponível em: [link] [GS Search]
Queiroz, P., Santos, H., & Rodrigues, A. (2016). Relato de experiência no PIBID: Projeto interdisciplinar envolvendo Licenciandos em computação e pedagogia no ensino fundamental. In Anais do Workshop de Informática na Escola. Uberlândia: Sociedade Brasileira de Computação, 2016. p. 963-967. DOI: 10.5753/cbie.wie.2016.963 [GS Search]
Rapkiewicz, C. E., Xexéo, J. A. M., Freitas, M. F., Souza, I. F., Delgado, C. A. D. M., & Campos, M. F. O. (2004). O campo de atuação para licenciandos em computação: Um estudo de caso no Norte Fluminense. In Anais do XXIV Congresso da Sociedade Brasileira de Computação. Rio de Janeiro: Universidade Estadual do Norte Fluminense, 2004. p. 1-11. Disponível em: [link] [GS Search]
Romero, R. S. (2017). Estudo sobre o campo de atuação dos concluintes e egressos do curso de licenciatura em computação da EaD/UFGD. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Sistemas de Informação) – Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologias, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2017. Disponível em: [link] [GS Search]
Santos, N., Pontes, D. N., Santos, L., & Hounsell, J. (2016). Softwares educacionais: O papel do licenciado em Computação na escola. In Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação. Uberlândia: Sociedade Brasileira de Computação, 2016. p. 363-366. DOI: 10.5753/cbie.wcbie.2016.363 [GS Search]
Santos, W. O., Silva, C. C. V., & Hinterholz, L. T. (2017). Licenciatura em computação: Desafios e oportunidades na perspectiva do estudante. In Anais do VI Congresso Brasileiro de Informática na Educação. Recife: Sociedade Brasileira de Computação, 2017. p. 885-894. DOI: 10.5753/cbie.wie.2017.885 [GS Search]
Strauss, A., & Corbin, J. M. (1998). Basics of qualitative research: Techniques and procedures for developing grounded theory. Sage Publications [GS Search]
Teixeira, L. P. (2019). Perfil e inserção profissional do licenciado em computação no Brasil. In Anais do Workshop de Informática na Escola. Brasília: Sociedade Brasileira de Computação, 2019. p. 849-858. DOI: 10.5753/cbie.wie.2019.849 [GS Search]
Xavier, M. C., Teixeira, C. R., & Saveti, B. P. (2010). Aplicação das tecnologias da informação e comunicação (TICS) na educação e os desafios do educador. Dialogia, São Paulo, v. 9, n. 1, p.105-115, fev. 2010. DOI: 10.5585/dialogia.v9i1.2348 [GS Search]
Wohlin, C., Runeson, P., Höst, M., Ohlsson, M. C., Regnell, B., & Wesslén, A. (2012). Experimentation in software engineering: An introduction. Springer. [GS Search]
Arquivos adicionais
Published
Como Citar
Issue
Section
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.