Pensamento Computacional para o Desenvolvimento de Aprendizagens de Leitura e Pensamento Críticos no Ensino Fundamental: Um Mapeamento Sistemático da Literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5753/rbie.2024.3122

Palavras-chave:

Pensamento Computacional, K12, Pensamento Crítico, Leitura

Resumo

De maneira a viabilizar que a próxima geração esteja pronta para ser agente de mudança, a comunidade internacional, os países e as sociedades devem desenvolver uma educação de qualidade, por isso a importância do Pensamento Computacional (PC) como uma habilidade que toda pessoa deve desenvolver. O objetivo deste trabalho é mapear os estudos, buscando evidências científicas, de como as tecnologias educacionais relacionadas ao Pensamento Computacional têm ajudado no desenvolvimento das habilidades e competências do século 21 e de que maneira têm sido apresentadas, desenvolvidas e/ou aplicadas aos alunos do Ensino Fundamental. Neste mapeamento foram identificados 2036 estudos, entretanto, 96 estudos foram identificados como relevantes e, após o filtro de questões de qualidade, foram selecionados 79 estudos. O presente trabalho destaca alguns resultados, dentre os quais, o uso e/ou criação de métodos ou ferramentas para a educação no Ensino Fundamental, deste modo, foi observada melhora na leitura, escrita, raciocínio lógico, alfabetização digital e Pensamento Crítico.

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Arquivos adicionais

Data de publicação

2024-03-10

Como Citar

CATOJO, A. R. de S.; NUNES, M. A. S. N. Pensamento Computacional para o Desenvolvimento de Aprendizagens de Leitura e Pensamento Críticos no Ensino Fundamental: Um Mapeamento Sistemático da Literatura. Revista Brasileira de Informática na Educação, [S. l.], v. 32, p. 135–156, 2024. DOI: 10.5753/rbie.2024.3122. Disponível em: https://journals-sol.sbc.org.br/index.php/rbie/article/view/3122. Acesso em: 22 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos