Revisão sistemática da literatura sobre o impacto do Ensino Híbrido na promoção do engajamento e autonomia dos estudantes: descobertas e recomendações
DOI:
https://doi.org/10.5753/rbie.2024.3284Keywords:
Revisão sistemática da literatura, Ensino híbrido, Engajamento e autonomia discente, Recomendações a professores, Metodologias ativasAbstract
A educação tem se transformado devido a inserção das Tecnologias de comunicação e informação (TIC) dentro do ambiente escolar. Dentre as metodologias utilizadas por educadores tem sido o Ensino Híbrido que possibilita uma maior flexibilidade, autonomia e engajamento dos discentes. Este artigo apresenta o resultado de uma revisão da literatura no intuito de entender melhor como a aplicação do Ensino Híbrido pode contribuir para a autonomia e engajamento dos alunos, assim como se ela produz um aprendizado mais significativo para os estudantes. Em nossa pesquisa, foram avaliados 21 artigos publicados na última década, sendo 50% publicados no ano de 2022, 30% dos artigos foram publicados em 2021 e 20% foram publicados entre os anos de 2015 a 2020, o que nos possibilitou uma visão crítica mais recente da literatura. Os autores de forma geral avaliaram o uso do Ensino Híbrido de forma positiva em relação ao engajamento, autonomia e aprendizagem mais significativa dos estudantes. Os estudos demonstraram que a inclusão da tecnologia em sala de aula, tais como, Moodle, Teams, Zoom, Kahhot e Canvas, podem melhorar a interação professor-aluno. Adicionalmente, a construção de cenários envolventes de aprendizagem, o suporte e a interação com os alunos e o incentivo à realização de atividades semanais foram fatores cruciais para o sucesso no ensino híbrido. No entanto, a revisão também revelou limitações como um número limitado de estudos de países da América do Sul e falta de padronização na definição de ensino híbrido. As descobertas permitiram que fosse criado um guia com recomendações para professores quanto ao uso do ensino híbrido, e sugerem que o ensino híbrido tem o potencial de melhorar o envolvimento e a autonomia do aluno.
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