Revisão sistemática da literatura sobre o impacto do Ensino Híbrido na promoção do engajamento e autonomia dos estudantes: descobertas e recomendações

Authors

  • Franciely Pereira Moreira Programa de Pós-Graduação em Educação Tecnológica (PPGET) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) Campus Uberaba https://orcid.org/0000-0001-5165-132X
  • Danielli Araújo Lima Laboratório de Inteligência Computacional e Robótica (LICRo), Programa de Pós-Graduação em Educação Tecnológica - Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) Campus Patrocínio https://orcid.org/0000-0003-0324-6690

DOI:

https://doi.org/10.5753/rbie.2024.3284

Keywords:

Revisão sistemática da literatura, Ensino híbrido, Engajamento e autonomia discente, Recomendações a professores, Metodologias ativas

Abstract

A educação tem se transformado devido a inserção das Tecnologias de comunicação e informação (TIC) dentro do ambiente escolar. Dentre as metodologias utilizadas por educadores tem sido o Ensino Híbrido que possibilita uma maior flexibilidade, autonomia e engajamento dos discentes. Este artigo apresenta o resultado de uma revisão da literatura no intuito de entender melhor como a aplicação do Ensino Híbrido pode contribuir para a autonomia e engajamento dos alunos, assim como se ela produz um aprendizado mais significativo para os estudantes. Em nossa pesquisa, foram avaliados 21 artigos publicados na última década, sendo 50% publicados no ano de 2022, 30% dos artigos foram publicados em 2021 e 20% foram publicados entre os anos de 2015 a 2020, o que nos possibilitou uma visão crítica mais recente da literatura. Os autores de forma geral avaliaram o uso do Ensino Híbrido de forma positiva em relação ao engajamento, autonomia e aprendizagem mais significativa dos estudantes. Os estudos demonstraram que a inclusão da tecnologia em sala de aula, tais como, Moodle, Teams, Zoom, Kahhot e Canvas, podem melhorar a interação professor-aluno. Adicionalmente, a construção de cenários envolventes de aprendizagem, o suporte e a interação com os alunos e o incentivo à realização de atividades semanais foram fatores cruciais para o sucesso no ensino híbrido. No entanto, a revisão também revelou limitações como um número limitado de estudos de países da América do Sul e falta de padronização na definição de ensino híbrido. As descobertas permitiram que fosse criado um guia com recomendações para professores quanto ao uso do ensino híbrido, e sugerem que o ensino híbrido tem o potencial de melhorar o envolvimento e a autonomia do aluno.

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Arquivos adicionais

Published

2024-04-20

Como Citar

MOREIRA, F. P.; ARAÚJO LIMA, D. Revisão sistemática da literatura sobre o impacto do Ensino Híbrido na promoção do engajamento e autonomia dos estudantes: descobertas e recomendações. Revista Brasileira de Informática na Educação, [S. l.], v. 32, p. 242–269, 2024. DOI: 10.5753/rbie.2024.3284. Disponível em: https://journals-sol.sbc.org.br/index.php/rbie/article/view/3284. Acesso em: 5 dez. 2024.

Issue

Section

Artigos