Uso do Design Thinking na aplicação de arquiteturas pedagógicas: uma proposta de desenvolvimento profissional docente

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5753/rbie.2024.3293

Keywords:

Estratégia pedagógica, Inovação pedagógica, Aprendizagem ativa, Tecnologias digitais, Formação continuada

Abstract

O cenário educacional vigente vem exigindo um repensar e uma transformação do fazer pedagógico docente em sala de aula. Para que essa transformação ocorra, o desenvolvimento profissional dos docentes precisa estimular a inovação na prática, num processo de ação-reflexão-ação. Uma proposta emergente de formação continuada envolve o uso da metodologia do Design Thinking no uso de arquiteturas pedagógicas. Nesse contexto, o presente artigo apresenta um framework de uso dessa metodologia, desafiando os docentes na construção de estratégias educacionais inovadoras. O framework é organizado em etapas que conectam a prática docente criativa a um referencial teórico e tecnologias digitais. A partir de uma pesquisa de natureza qualitativa, o planejamento e aplicação de arquiteturas pedagógicas, alinhada à proposta do Design Thinking, é analisada a partir do seu uso em três edições de uma formação continuada realizada com docentes do Ensino Superior. As experiências alcançaram o propósito de oportunizar aos docentes: (i) uma vivência das premissas de arquiteturas pedagógicas; (ii) a busca pela inovação no seu fazer pedagógico, contribuindo para a reconstrução de estratégias educacionais inovadoras pela lente das arquiteturas pedagógicas e (iii) a reflexão acerca do uso da metodologia do Design Thinking nas suas práticas de sala de aula.

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Arquivos adicionais

Published

2024-05-20

Como Citar

MICHELS, A. B.; DANILEVICZ , Ângela de M. F.; ARAGÓN, R. Uso do Design Thinking na aplicação de arquiteturas pedagógicas: uma proposta de desenvolvimento profissional docente. Revista Brasileira de Informática na Educação, [S. l.], v. 32, p. 195–219, 2024. DOI: 10.5753/rbie.2024.3293. Disponível em: https://journals-sol.sbc.org.br/index.php/rbie/article/view/3293. Acesso em: 2 jul. 2024.

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Artigos Premiados