O uso da Cultura Maker nas práticas de leitura e escrita nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: uma revisão sistemática da literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5753/rbie.2024.3294

Palavras-chave:

Cultura Maker, Leitura e Escrita, Alfabetização, Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Língua Portuguesa, Revisão Sistemática

Resumo

Este artigo apresenta uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) que tem como objetivo identificar a existência de estudos que utilizam a Cultura Maker como proposta para desenvolver as habilidades de leitura e escrita nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Para isso foi utilizada a estratégia PICOC e a formulação de cinco questões de pesquisa relacionadas ao contexto da RSL. A RSL foi baseada no protocolo proposto por Kitchenham e na metodologia PRISMA, partindo de um total de 1271 artigos encontrados nas bases (30 selecionados e 6 analisados): CEIE, Scopus, IEEE, ACM DL e ScienceDirect. Os resultados apontam que existe uma carência de estudos que evidenciam a utilização da Cultura Maker no contexto citado. Porém, destaca-se o fato de que, apesar de a maioria dos estudos analisados não apresentarem a Cultura Maker como tema primário, os artigos apontam que as práticas de leitura e escrita estão sendo desenvolvidas e relacionadas ao trabalho com o pensamento computacional, criação de histórias digitais, Game Design, robótica e Inteligência Artificial, áreas que também proporcionam uma aprendizagem baseada no fazer e centrada no aluno.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Alves Aleixo, A.; Silva, B.; Silva Ramos, M. A. Análisis del uso de la cultura maker en contextos educativos: una revisión sistemática de la literatura. Educatio Siglo XXI, v. 39, n. 2, p. 143-168, 2021. https://doi.org/10.6018/educatio.465991 [GS Search].

Brasil. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

Brasil. Ministério da Educação. Normas sobre ensino de Computação na Educação Básica: complemento à BNCC. 2022. Disponível em [link].

Bers, M. U.; Govind, M.; Relkin, E. “Coding as Another Language: Computational Thinking, Robotics and Literacy in First and Second Grade”. In: Computational Thinking in PreK-5: Empirical Evidence for Integration and Future Directions, p. 30-38. 2022. https://doi.org/10.1145/3507951.3519285 [GS Search].

Blikstein, P. Digital fabrication and “making” in education: The democratization Of invention. In: WALTER-HERRMANN, J.; BUCHING, C. (ed.). FabLabs: Of machines, makers and inventors. Bielefeld: Transcript, 2013. p. 1-22. [GS Search].

Blikstein, P.; Valente, J.; Moura, É. M. de. Educação Maker: onde está o currículo? Revista e-Curriculum, v. 18, n. 2, p. 523-544, jun. 2020. ISSN 1809-3876. https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i2p523-544 [GS Search].

Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB). Currículo de referência em tecnologia e computação: da educação infantil ao ensino médio. São Paulo: CIEB, 2018. Disponível em [link].

De Paula, B. B.; De Oliveira, T.; Martins, C. M. Análise do uso da Cultura Maker em contextos educacionais: revisão sistemática da literatura”. RENOTE, v. 17, n. 3, 2019. https://doi.org/10.22456/1679-1916.99528 [GS Search].

Dermeval, D.; Coelho, J. A. P. de M.; Bittencourt, I. Mapeamento sistemático e revisão sistemática da literatura em informática na educação. In: Jaques, P.; Pimentel, M.; Siqueira, S.; Bittencourt, I. (org.). Metodologia de pesquisa científica em informática na educação: abordagem quantitativa. Porto Alegre: SBC, 2020. (Série Metodologia de Pesquisa em Informática na Educação, 2). Disponível em [link]

Fernandes, K. T.; Aranha, E.; Lucena, M.; Fernandes, G. L. Developing Computational Thinking and Reading and Writing Skills through an Approach for Creating Games. In: IEEE Frontiers in Education Conference (FIE), 2020. p. 1-8. https://doi.org/10.1109/FIE44824.2020.9274065

Jalali, S.; Wohlin, C. “Systematic literature studies: database searches vs. backward snowballing”. In: ACM-IEEE International Symposium on Empirical Software Engineering And Measurement. p. 29-33. https://doi.org/10.1145/2372251.2372257 [GS Search]

NG, Davy Tsz Kit et al. Using digital story writing as a pedagogy to develop AI literacy among primary students. Computers and Education: Artificial Intelligence, v. 3, p. 100054, 2022. https://doi.org/10.1016/j.caeai.2022.100054 [GS Search].

Kitchenham, B. “Procedures for performing systematic reviews”. Joint Technical Report Software Engineering Group, Department of Computer Science, Keele University, United King and Empirical Software Engineering, National ICT Australia Ltd., Australia, 2004. [GS Search].

Mannila, L.; Leinonen, T.; Bauters, M.; Airola, J.; Veerman, M. Student and teacher co-agency when combining CT with arts and design in a cross-curricular Project. Computers and Education Open, 2023, 100132, ISSN 2666-5573. https://doi.org/10.1016/j.caeo.2023.100132 [GS Search]

Moher, D.; Liberati, A.; Tetzlaff, J., Altman, D. G; PRISMA Group (2009). Preferred reporting items for systematic reviews and meta-analyses: The PRISMA statement”. PLoS Med., (6), e1000097. https://doi.org/10.7326/0003-4819-151-4-200908180-00135 [GS Search].

Raabe, André; Gomes, Eduardo Borges. Maker: uma nova abordagem para tecnologia na educação. Revista Tecnologias na Educação, Ceará, v. 26, n. 26, p. 6-20, 2018.

Resnick, Mitchel. Jardim de Infância para a vida toda: por uma aprendizagem criativa, mão na massa e relevante para todos. Tradução de Mariana Casetto Cruz e Lívia Rulli Sobral. Porto Alegre: Penso, 2020.

Sabitzer, B.; Demarle-Meusel, H.; Jarnig, M. Computational thinking through modeling in language lessons. In: Ieee Global Engineering Education Conference (EDUCON), 2018. p. 1-6. https://doi.org/10.1109/EDUCON.2018.8363469 [GS Search]

Santos, Da dos; Fonseca, L. C. C.; Pinto, M. S. S.; Ribeiro, F. A. A. Utilização da cultura maker no contexto educacional: revisão sistemática da literatura. Investigação, Sociedade e Desenvolvimento, [s. l.], v. 11, n. 6, p. e40611629159, 2022. https://doi.org/10.33448/rsd-v11i6.29159 [GS Search].

Arquivos adicionais

Data de publicação

2024-02-26

Como Citar

SOUSA, M. M. L. de; GOMES, A. V. O uso da Cultura Maker nas práticas de leitura e escrita nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: uma revisão sistemática da literatura. Revista Brasileira de Informática na Educação, [S. l.], v. 32, p. 98–119, 2024. DOI: 10.5753/rbie.2024.3294. Disponível em: https://journals-sol.sbc.org.br/index.php/rbie/article/view/3294. Acesso em: 19 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos Premiados