Programa de Monitoria da Disciplina de Programação Introdutória na Universidade de Brasília

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5753/rbie.2024.3329

Palavras-chave:

Monitoria, Ensino de programação, Programação introdutória, Ensino superior

Resumo

De acordo com o relatório da ACM intitulado Retention in computer science undergraduate programs in the US: Data challenges and promising interventions, sobre retenção em cursos de Ciência da Computação, a primeira disciplina de programação, chamada de CS1 (Computer Science 1) no relatório, pode influenciar a permanência do aluno em um curso de computação. Na Universidade de Brasília (UnB), a primeira disciplina de programação tem um alto índice de reprovação. Neste contexto, foi criado um novo Programa de Monitoria para Algoritmos e Programação de Computadores (APC), a primeira disciplina de programação dos cursos de computação na UnB. Este novo programa é composto por atendimentos aos sábados, atendimento individual via agendamento, busca ativa pelos alunos com baixo rendimento, aulões de revisão aos sábados, e acompanhamento em aulas práticas. Neste artigo é apresentado o relato de experiência de quatro semestres do programa, sendo a sua primeira edição no segundo semestre de 2020, durante a pandemia, com ensino remoto, até o primeiro semestre de 2022.1, o retorno ao ensino presencial. Neste artigo, é descrita a metodologia do programa, análise dos resultados desses dois anos de aplicação do programa, e as lições aprendidas.

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Data de publicação

2024-03-17

Como Citar

HOLANDA, M.; BANDEIRA, I. N.; CASTANHO, C. D.; SOUSA, A. B. de; SILVA, D. da. Programa de Monitoria da Disciplina de Programação Introdutória na Universidade de Brasília. Revista Brasileira de Informática na Educação, [S. l.], v. 32, p. 157–180, 2024. DOI: 10.5753/rbie.2024.3329. Disponível em: https://journals-sol.sbc.org.br/index.php/rbie/article/view/3329. Acesso em: 22 maio. 2024.

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