Programa de Monitoria da Disciplina de Programação Introdutória na Universidade de Brasília

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5753/rbie.2024.3329

Keywords:

Monitoria, Ensino de programação, Programação introdutória, Ensino superior

Abstract

De acordo com o relatório da ACM intitulado Retention in computer science undergraduate programs in the US: Data challenges and promising interventions, sobre retenção em cursos de Ciência da Computação, a primeira disciplina de programação, chamada de CS1 (Computer Science 1) no relatório, pode influenciar a permanência do aluno em um curso de computação. Na Universidade de Brasília (UnB), a primeira disciplina de programação tem um alto índice de reprovação. Neste contexto, foi criado um novo Programa de Monitoria para Algoritmos e Programação de Computadores (APC), a primeira disciplina de programação dos cursos de computação na UnB. Este novo programa é composto por atendimentos aos sábados, atendimento individual via agendamento, busca ativa pelos alunos com baixo rendimento, aulões de revisão aos sábados, e acompanhamento em aulas práticas. Neste artigo é apresentado o relato de experiência de quatro semestres do programa, sendo a sua primeira edição no segundo semestre de 2020, durante a pandemia, com ensino remoto, até o primeiro semestre de 2022.1, o retorno ao ensino presencial. Neste artigo, é descrita a metodologia do programa, análise dos resultados desses dois anos de aplicação do programa, e as lições aprendidas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Amorim, N. T. L., de Moura, M. M. C., & Filho, C. d. C. C. (2021). Monitoria De Programação I Do Curso De Engenharia Da Computação Durante O Período Letivo Emergencial. Seminário de Projetos de Ensino (ISSN: 2674-8134), 5(1), 1–4. [GS Search]

Becker, B., & Quille, K. (2019). 50 years of cs1 at SIGCSE: A review of the evolution of introductory programming education research. In Proceedings of the 50th ACM Technical Symposium on Computer Science Education (pp. 338–344). [GS Search]

Bezerril, J. R. (2022). Aprendendo fora da sala de aula: a importancia da monitoria. Unpublished master’s thesis.[GS Search]

Chiew, F. H., Petrus, C., Othman, S. Z., Nyuin, J. D., & Lau, U. H. (2021, March). Effectiveness of Peer Tutoring Program on Students’ Academic Performance for Engineering Course. International Journal of Service Management and Sustainability, 6(1), 71–88. doi: 10.24191/ijsms.v6i1.12879 [GS Search]

Dantas, S. S. (2018). Um modelo de monitoria proativa para disciplinas introdutórias de programação. Unpublished master’s thesis.[GS Search]

da Silva Barbosa, D., di Giuseppe Deininger, G., Medeiros, J. L. P., de Oliveira, J. A. D., de Aquino, M. S., da Silva, M. C. S., & de Medeiros, Y. L. (2015). Analise das atividades de monitoria da disciplina introdutória a programação do DSC/UFCG. In Xliii congresso brasileiro de educação em engenharia (p. 1–10). [GS Search]

de Moura, M. M. C., & Filho, C. d. C. C. (2022, December). Monitoria Nas Disciplinas De Algoritmos E Programação Do Curso De Engenharia Da Computação Durante O Período Remoto. Seminário de Projetos de Ensino (ISSN: 2674-8134), 6(1). [GS Search]

Figueiredo, J., & García-Peñalvo, F. J. (2021). Intelligent Tutoring Systems Approach to Introductory Programming Courses. In Eighth International Conference on Technological Ecosystems for Enhancing Multiculturality (pp. 34–39). New York, NY, USA: ACM. doi: 10.1145/3434780.3436614 [GS Search]

Figuerêdo, J. S. L., Machado, J. G., Lima, S. V., Cerqueira, C. S. d. S., & Pereira, C. P. (2021a, April). A Experiência da Monitoria de Algoritmos e Programação em Cursos de Engenharia na Perspectiva dos Monitores. In Anais do Simpósio Brasileiro de Educação em Computa- ção (EDUCOMP) (pp. 183–192). SBC. doi: 10.5753/educomp.2021.14484 [GS Search]

Figuerêdo, J. S. L., Machado, J. G., Lima, S. V., Cerqueira, C. S. d. S., & Pereira, C. P. (2021b, December). Percepção do Ensino-Aprendizagem da Monitoria de Algoritmos e Programação em Cursos de Engenharia na Perspectiva de Estudantes, Monitores e Professores. Revista Brasileira de Informática na Educação, 29, 1433–1462. doi: 10.5753/rbie.2021.2126 [GS Search]

Frison, L. M. B. (2016-Jan-Apr). Monitoria: uma modalidade de ensino que potencializa a aprendizagem colaborativa e autorregulada. Pro-Posições, 27, 133–153. doi: 10.1590/0103-7307201607908 [GS Search]

Galvani, D., Silva, B. C., de Menezes, B. M., Galvani, D. Z., & Firpo, P. F. (2017). Monitorias Em Projeto Pedagógico No Ensino Superior: Um Relato De Experiência. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 9(1). [GS Search]

Garcia, P., Perez, M., Farrell, D., Bork, S., Ericson, B., & Mondisa, J.-L. (2021, May). Supporting Mutually Beneficial Near-Peer Mentoring Relationships Within Computing Education Programs. In 2021 Conference on Research in Equitable and Sustained Participation in Engineering, Computing, and Technology (RESPECT) (pp. 1–9). doi: 10.1109/RESPECT51740.2021.9620669 [GS Search]

Gates, A. Q., Casas, C., Servin, C., & Slattery, M. (2015). Using peer-led team learning to build university-community college relationships. In 2015 IEEE Frontiers in Education Conference (FIE) (p. 1-7). doi: 10.1109/FIE.2015.7344094 [GS Search]

Han, J., & Beheshti, M. (2010). Enhancement of computer science introductory courses with mentored pair programming. Journal of Computing Sciences in Colleges, 25(4), 149–155.[GS Search]

Harsley, R., Green, N., Alizadeh, M., Acharya, S., Fossati, D., Di Eugenio, B., & AlZoubi, O. (2016). Incorporating analogies and worked out examples as pedagogical strategies in a computer science tutoring system. In Proceedings of the 47th ACM Technical Symposium on Computing Science Education (p. 675–680). [GS Search]

Holanda, M., Castanho, C., Bandeira, I., & Silva, D. (2022). Relato de experiência da monitoria da disciplina primeira linguagem de programação do departamento de ciência da computação da universidade de brasília. In Anais do xxx workshop sobre educação em computação (pp. 13–25). Porto Alegre, RS, Brasil: SBC. doi: 10.5753/wei.2022.223072 [GS Search]

Holanda, M., Mandelli, M., Ishikawa, E., & Silva, D. (2021). Um relato de experiência do acolhimento d@s calour@s do departamento de ciência da computação da universidade de brasília. In Anais do xxix workshop sobre educação em computação (pp. 151–160). Porto Alegre, RS, Brasil: SBC. doi: 10.5753/wei.2021.15906 [GS Search]

Holanda, M., Ortiz-Lopez, K. D., Silva, D. D., & Furuta, R. (2021). Educational initiatives to increase diversity in cs1 courses: A literature mapping of u.s. efforts. In 2021 ieee frontiers in education conference (fie) (p. 1-8). doi:10.1109/FIE49875.2021.9637445 [GS Search]

López-Pernas, S., Saqr, M., & Viberg, O. (2021). Putting it all together: Combining learning analytics methods and data sources to understand students’ approaches to learning programming. Sustainability, 13(9), 4825. doi: 10.3390/su13094825 [GS Search]

Luxton-Reilly, A., Albluwi, I., Becker, B., Giannakos, M., Kumar, A. N., Ott, L., ... Szabo, C. (2018). Introductory programming: A systematic literature review. In Proceedings companion of the 23rd annual ACM conference on innovation and technology in computer science education (pp. 55–106). [GS Search]

Mardi, F., Miller, K., & Balcerzak, P. (2021, March). Novice - Expert Pair Coaching: Teaching Python in a Pandemic. In Proceedings of the 52nd ACM Technical Symposium on Computer Science Education (pp. 226–231). New York, NY, USA: Association for Computing Machinery. doi: 10.1145/3408877.3432543 [GS Search]

Marouf, A. M., & Abu-Naser, S. S. (2019). Intelligent tutoring system for teaching computer science i in Al-azhar University, Gaza. International Journal of Academic and Applied Research (IJAAR), 3(3), 31–53. [GS Search]

Medeiros, R. P., Ramalho, G. L., & Falcão, T. (2018, May). A systematic literature review on teaching and learning introductory programming in higher education. IEEE Transactions on Education, 62(2), 77–90. doi: 10.1109/TE.2018.2864133 [GS Search]

Mousavinasab, E., Zarifsanaiey, N., R. Niakan Kalhori, S., Rakhshan, M., Keikha, L., & Ghazi Saeedi, M. (2021, January). Intelligent tutoring systems: A systematic review of characteristics, applications, and evaluation methods. Interactive Learning Environments, 29(1), 142–163. doi: 10.1080/10494820.2018.1558257 [GS Search]

Newhall, T., Meeden, L., Danner, A., Soni, A., Ruiz, F., & Wicentowski, R. (2014). A support program for introductory CS courses that improves student performance and retains students from underrepresented groups. In Proceedings of the 45th ACM Technical Symposium on Computer Science Education (p. 433–438). New York, NY, USA: Association for Computing Machinery. doi: 10.1145/2538862.2538923 [GS Search]

Pon-Barry, H., Packard, B. W.-L., & St. John, A. (2017). Expanding capacity and promoting inclusion in introductory computer science: a focus on near-peer mentor preparation and code review. Computer Science Education, 27(1), 54–77. doi: 10.1080/08993408.2017.1333270[GS Search]

Robins, A. V. (2019). 12 novice programmers and introductory programming. The Cambridge handbook of computing education research, 327. [GS Search]

Stephenson, C., Miller, A. D., Alvarado, C., Barker, L., Barr, V., Camp, T., . . . others (2018).Retention in computer science undergraduate programs in the U.S.: Data challenges and promising interventions.[GS Search]

Wastson, C., & Li, F. (2014). Failure rates in introductory programming revisited. In Proceedings of the 2014 Conference on Innovation Technology in Computer Science Education (pp. 39– 44). [GS Search]

Arquivos adicionais

Published

2024-03-17

Como Citar

HOLANDA, M.; BANDEIRA, I. N.; CASTANHO, C. D.; SOUSA, A. B. de; SILVA, D. da. Programa de Monitoria da Disciplina de Programação Introdutória na Universidade de Brasília. Revista Brasileira de Informática na Educação, [S. l.], v. 32, p. 157–180, 2024. DOI: 10.5753/rbie.2024.3329. Disponível em: https://journals-sol.sbc.org.br/index.php/rbie/article/view/3329. Acesso em: 28 jun. 2024.

Issue

Section

Artigos Premiados :: WEI