Avaliando um Aplicativo Android Para Apoiar a Aplicação de Exercícios de Computação Desplugada

Authors

  • Matheus Barbosa de Oliveira Universidade Federal de Pernambuco / Universidade Federal da Paraíba
  • Ayla Débora Dantas de Souza Rebouças Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.5753/rbie.2021.29.0.798

Keywords:

Computação Desplugada, Pensamento Computacional, Educação em Computação, Objetos de Aprendizagem

Abstract

Esse artigo tem como objetivo apresentar uma avaliação do "Computação Plugada", um aplicativo Android desenvolvido com o intuito de tornar mais fácil a disseminação de atividades de computação desplugada, proporcionando assim aos seus usuários o desenvolvimento de habilidades relacionadas ao pensamento computacional. A ideia do aplicativo é que possa simplificar a aplicação dessas atividades em sala de aula, mas que também permita que usuários consigam individualmente realizar essas atividades recebendo feedback automático. Foram disponibilizados questionários online para estudantes e para professores de computação que já possuíam experiência com computação desplugada. Também foi realizada uma observação espontânea buscando identificar alguns aspectos como interesse e colaboração dos alunos de três turmas do primeiro ano do ensino médio submetidos à utilização do aplicativo em sala de aula e foi feita uma entrevista semiestruturada com a professora das turmas. Os resultados apresentados dão indícios de que o aplicativo pode ser adequado para utilização individual ou em sala de aula. Observou-se que a aplicação em sala de aula com o compartilhamento de dispositivos pode favorecer a interação entre os estudantes e a aprendizagem colaborativa, além de poder facilitar a aplicação de atividades que estimulam o desenvolvimento do pensamento computacional.

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Arquivos adicionais

Published

2021-08-06

Como Citar

OLIVEIRA, M. B. de; REBOUÇAS, A. D. D. de S. Avaliando um Aplicativo Android Para Apoiar a Aplicação de Exercícios de Computação Desplugada. Revista Brasileira de Informática na Educação, [S. l.], v. 29, p. 798–826, 2021. DOI: 10.5753/rbie.2021.29.0.798. Disponível em: https://journals-sol.sbc.org.br/index.php/rbie/article/view/3499. Acesso em: 7 set. 2024.

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Edição Especial :: Construindo sinergias LATAM para pesquisas colaborativas