Um modelo de processo para procurar indícios de aprendizagem usando mapas conceituais: um estudo de caso
DOI:
https://doi.org/10.5753/rbie.2024.3575Keywords:
Mapas conceituais, Aprendizagem significativa, Avaliação de mapas, Processo de construção de mapasAbstract
Mapas conceituais são ferramentas pedagógicas amplamente utilizadas para facilitar o processo de ensino e aprendizagem. Eles são um instrumento importante para avaliação da aprendizagem, incluindo aspectos da teoria de Ausubel que define os princípios da aprendizagem significativa. A avaliação da aprendizagem por meio de mapas conceituais é proposta em vários trabalhos na literatura considerando análise estrutural e semântica. No entanto, certos aspectos cognitivos do aprendiz são observados apenas durante a construção de mapas. Portanto, analisar o processo de construção é essencial para melhorar a avaliação da aprendizagem por meio de mapas conceituais. Uma das contribuições deste artigo é apresentar um modelo de processo de avaliação que considera um conjunto de critérios efetivos definidos a partir de proposições individuais nos mapas, visando apontar indícios de aprendizagem. Os indícios são classificados como indícios de não aprendizagem, de aprendizagem mecânica e de aprendizagem significativa, por meio de uma análise detalhada de mapas e dos processos de construção. O processo de avaliação pode ser automatizado para dar suporte à educação.
Nosso modelo de processo é avaliado com um estudo de caso que, além de identificar indícios de aprendizagem a partir da análise estrutural e semântica, explora novos indícios de aprendizagem através do processo de construção de mapas. Este artigo se concentra principalmente na exploração do estudo de caso utilizando uma apresentação sistemática do processo de avaliação de mapas. Até onde sabemos, nossa proposta difere dos trabalhos da literatura principalmente pela análise do processo de construção de mapas combinada com análise sintática e semântica para identificar indícios de aprendizagem.
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