O Uso de um Simulador para o Ensino de Ventilação Mecânica

Authors

  • Tatiana de Assis Girardi Universidade Federal de Santa Catarina
  • Daniel Girardi Universidade Federal de Santa Catarina
  • Jefferson Luiz Brum Marques Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5753/rbie.2020.28.0.297

Keywords:

Ventilação mecânica invasiva, Simulação, Fisioterapia, Ensino

Abstract

Os ventiladores mecânicos atuais são sistemas complexos controlados por microprocessadores. Essa sofisticação requer adequado manuseio, conhecimento sobre as indicações e os ajustes dos parâmetros. Porém, treinar futuros profissionais da saúde é uma tarefa difícil, porque envolve seres humanos, os procedimentos são complexos e a infraestrutura necessária é de alto custo. Portanto, diante das dificuldades encontradas para o ensino e o treinamento em ventilação mecânica invasiva, este trabalho teve como objetivos: 1) desenvolver um software (o Simulador Didático de Ventilação Mecânica, que é um simulador virtual baseado na web para auxiliar o processo de aprendizagem em ventilação mecânica invasiva; 2) avaliar se o Simulador Didático de Ventilação Mecânica pode auxiliar no ensino de ventilação mecânica invasiva e 3) avaliar se um sistema cross-plataform é atrativo para o uso em sala de aula. Para desenvolver o simulador, foram realizadas quatro etapas: 1) Revisão de literatura; 2) Extração e análise das sugestões dos trabalhos selecionados; 3) Desenvolvimento do simulador e 4) Estudo piloto com o Simulador Didático de Ventilação Mecânica. O estudo piloto com o simulador foi realizado com acadêmicos de fisioterapia e os resultados obtidos com o questionário, revelaram que mesmo sendo necessários ajustes no layout, na navegabilidade e no acréscimo de recursos, o simulador teve uma aceitação muito boa pelos acadêmicos, que relataram que o uso do simulador promoveu maior interesse e motivação para o aprendizado do assunto ventilação mecânica invasiva. Os acadêmicos poderão se beneficiar com mais uma opção de simulador virtual baseado na web que está disponibilizado gratuitamente e em sua versão completa. Dessa forma, possibilitará aos acadêmicos ficarem mais próximos daquilo que encontrarão em sua prática profissional, através de uma atividade interativa e contextualizada com a teoria, auxiliando o processo de aprendizagem em ventilação mecânica invasiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Acton, RD. (2015). The envolving role of simulation in teaching surgery undergraduate medical education. Surgical Clinics, 95(4), 739-750. DOI: 10.1016/j.suc.2015.04.001 [GS Search]

Barbas,C. V., Isola, A. M., & Farias, A. M. (2013). Diretrizes brasileiras de ventilação mecânica. 2013. Associação de Medicina Intensiva Brasileira e Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia, 1-140. DOI: https://doi.org/10.5935/0103-507X.20140017

Beal, MD, Kinnear, J, Anderson, CR, Martin, TD, Wamboldt, R & Hooper, L. (2017). The effectiveness of medical simulation in teaching medical students critical care medicine: a systematic review and meta-analysis. Simulation in Healthcare, 12(2), 104-116. DOI: 10.1016/j.suc.2015.04.001 [GS Search]

Biscardi, GT & Rondina, JM. (2017). Patterns of techonologies’ use in the learning at the medicine course. Brazilian Journal of Computers in Education, 25(01), 1. DOI: 10.5753/rbie.2017.25.01.1 [GS Search]

Bloom, BS & Krathwohl, DR. (1956). Taxonomy of educational objectives: The classification of educational goals, by a commitee of college and university examiners. Handbook i: Cognitive domain. New York, Longmans, Green. Borges, VA, Nogueira, BM, Barbosa, EF, et al. (2015). Uma análise exploratória de tópicos de pesquisa emergentes em informática na educação. Revista Brasileira de Informática na Educação. 23(01), 85. [GS Search]

Boyle 3rd, J. (1991). Ventilatory control (Ventrol) simulation for education. Advances in Physiology Education, 261(6), S25. DOI:10.1152/advances.1991.261.6.S25 [GS Search]

Bradley, P. (2006). The history of simulation in medical education and possible future directions. Medical education, 40(3), 254-262. DOI: doi.org/10.1111/j.1365-2929.2006.02394.x [GS Search]

Cajacuri, LAV. (1997). Sistema simulador e de treinamento da ventilação mecânica usando o ventilador pulmonar. 137f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica). Universidade Federal de Santa Catarina., Florianópolis, SC. [GS Search]

Carvalho CRR, Toufen Junior, C & Franca, SA. (2007). Ventilação mecânica: princípios, análise gráfica e modalidades ventilatórias. Jornal Brasileiro de Pneumologia, 33, 54-70. DOI: 10.1590/S1806-37132007000800002 [GS Search]

Ciullo, A, Yee, J, Frey, JA, Gothard, MD, Benner, A, Hammond, J & Ahmed, RA. (2019). Telepresent mechanical ventilation training versus traditional instruction: a simulation-based pilot study. BMJ Simulation and Technology Enhanced Learning, 5(1), 8-14. DOI: 10.1136/bmjstel-2017-000254 [GS Search]

Dal Sasso, GM et al. (2015). Guia metodológico para simulação em enfermagem-cepetec. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis. [GS Search]

Dubovi,I, Levy, ST & Dragan, E. (2017). Now i know how! The learning process of medication administration among nursing students with non-immersive desktop virtual reality simulation. Computers & Education. 113, 16-27. DOI:10.1016/j.compedu.2017.05.009 [GS Search]

Ferrer, M & Pelosi, P. (2012). New developments in mechanical ventilation. European Respiratory Society. Extraído de: https://books.ersjournals.com/content/new-developments-in-mechanical-ventilation DOI: 10.1183/1025448x.erm5512

Fialkow L, Farenzena M, Wawrzeniak IC. Brauner, JS, Vieira SRR, Vigo, A & Bozzetti, MC. (2016). Mechanical ventilation in patients in the intensive care unit of a general university hospital in southern Brazil: an epidemiological study. Clinics. 71(3): 145-151. DOI: 10.6061/clinics/2016(03)05 [GS Search]

Filho, ML. (2010). Simulador virtual de assistência ventilatória mecânica. 55f. Monografia (Graduação de Engenharia de Teleinformática). Universidade Federal do Ceará. Fortaleza, CE. [GS Search]

Flores, CD, Bez, MR & Bruno, RM (2014). O uso de simuladores no ensino da medicina. Rev Bras Inform Educ, 22(2), 98-108. [GS Search]

Freitas, MCD & Almeida, MG. (2012). Docentes e discentes na sociedade da informação (A escola no século XXI; v. 2). Rio de Janeiro: Brasport.

Gaba, DM. (2004). The future vision of simulation in health care. Quality & safety in health care. v. 13 (Suppl 1), p. i2-i 10. DOI:10.1136/qshc.2004.009878 [GS Search]

Hasan,A. (2010). Understanding Mechanical Ventilation: A Practical Handbook. 2ºed. Springer Science & Business Media, p. 6.

Hess, DR & Kacmarek RM (2014). Essentials of Mechanical Ventilation. McGraw-Hill Education, p. 2-11.

Holzinger, A, Kickmeier-Rust, MD, Wassertheurer, S & Hessinger, M. (2009). Learning performance with interactive simulations in medical education: Lessons learned from results of learning complex physiological models with the haemodynamics simulator. Computers & Education, 52(2), 292-301. DOI: 10.1016/j.compedu.2008.08.008 [GS Search]

Lane, JL, Slavin, S & Ziv, A. (2001). Simulation in medical education: A review. Simulation & Gaming, 32(3), 203-210. DOI: 10.1177/104687810103200302 [GS Search]

Lino JA, Gomes, GC, Sousa, NDSVC, Carvalho AK, Diniz, MEB, Junior, ABV & Holanda, MA. (2016). A critical review of mechanical ventilation virtual simulators : is it time to use them? JMIR Med Educ. v. 2, n.1, p. 1-11. DOI: 10.2196/mededu.5350 [GS Search]

Madathil, KC, Frady, K, Hartley, R, Bertrand, J, Alfred, M & Gramopadhye, A. (2017). An empirical study investigating the effectiveness of integrating virtual reality-based case studies into an online asynchronous learning environment. The ASEE Computers in Education (CoED) Journal. 8(3). [GS Search]

Moreira, CMM. (1996). SIMVEP-Simulador da Ventilação pulmonar. 90f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica). Universidade Estadual de Campinas. Campinas, SP. [GS Search]

Osaku, EF. (2005). Desenvolvimento de um software didático para o apoio ao aprendizado de ventilação mecânica. 115f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica e Informática Industrial). Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná. Curitiba, PR. [GS Search]

Osaku, EF, Lopes HS & Aquim EE. (2006). Avaliação do ensino-aprendizagem em ventilação mecânica nos cursos de fisioterapia no Paraná. Fisioter. Bras, 7(2), 84-86. DOI:10.33233/fb.v7i2.1868 [GS Search]

Patroniti, N & Iotti, GA. (2015). Mechanical Ventilation-skills and techniques. Patient-centered Acute Care Training (PACT) Module-European Society of Intensive Care Medicine.

Pazin, A & Scarpelini, S. (2007). Simulação: definição. Medicina (Ribeirão Preto. Online), 40(2), 162-166. DOI: 10.11606/issn.2176-7262.v40i2p162-166 [GS Search]

Prensky, M. (2001). Digital natives, digital immigrants part 1. On the horizon, 9(5), 1-6. DOI: 10.1108/10748120110424816 [GS Search]

Ravert, P (2002). An integrative review of computer-based simulation in the education process. CIN: Computer, Informatics, Nursing, 20(5), 203-208. [GS Search]

Rocha, RV, Zem-Lopes, AM, Pedro, LZ, Bittencourt, II & Isotani, S. (2015). Metodologia de Desenvolvimento de Jogos Sérios: especificação de ferramentas de apoio open source. In Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE) (Vol. 26, No. 1, p. 489). DOI: 10.5753/cbie.sbie.2015.489 [GS Search]

Satava, RM. (2008). Historical Review of Surgical Simulation – A personal perspective. World J Surg. v. 32, p. 141-148. DOI: 10.1007/s00268-007-9374-y [GS Search]

Scholtz, F & Hughes, S. (2019). A systematic review of educator interventions in facilitating simulation based learning. Journal of Applied Research in Higher Education. DOI: 10.1108/JARHE-02-2018-0019 [GS Search]

Schroedl CJ, Corbridge TC, Cohen ER, Fakhran SS, Schimmel, D, McGaghie, WC & Wayne, DB. (2012). Use of simulation-based education to improve resident learning and patient care in the medical intensive care unit: a randomized trial. Journal of Critical Care. v. 27, p.219e7-219e13. DOI: 10.1016/j.jcrc.2011.08.006 [GS Search]

Singh, H, Kalani, M, Acosta-Torres, S, El Ahmadieh, TY, Loya, J & Ganju, A. (2013). History of simulation in medicine: from ressuci annie to the ann myers medical center. Neurosurgery. 73 (suppl_1), S9-S14. DOI: 10.1093/neurosurgery/73.suppl_1.S9 [GS Search]

Takeuchi, A., Abe, T., Hirose, M., Kamioka, K., Hamada, A., & Ikeda, N. (2004). Interactive simulation system for artificial ventilation on the internet: virtual ventilator. Journal of clinical monitoring and computing, 18(5-6), 353-363. DOI: 10.1007/s10877-005-6268-0 [GS Search]

Talo FS, Abib SCV, Negri AJA , Cesar Filho, P, Lopes, RD & Lopes, AC. (2017). Evaluation of self-perception of mechanical ventilation knowledge among Brazilian final-year medical students, residents and emergency physicians. Clinics. v. 72, n2, p. 65-70. DOI: 10.6061/clinics/2017(02)01 [GS Search]

Tori, R, Amaral Tori, A, Ziyu Wang, G, Collaço de Oliveira, E, Henna Sallaberry, L & Machado, MA. (2018). Vida odonto: Ambiente de realidade virtual para treinamento odontológico. Revista Brasileira de Informática na Educação. 26(2). [GS Search]

Wax, R. S., Kenny, L., & Burns, P. (2006). Educating providers of mechanical ventilation: an update. Current opinion in critical care,12(1), 61-66. [GS Search]

West, AJ & Parchoma, G. (2017). The practice of simulation-based assessment in respirathory trerapy education. Canadian Journal ofRespiratory Therapy. 53(1). [GS Search]

Yee, J, Fuenning, C, George, R, Hejal, R, Haines, N, Dunn, D & Ahmed, RA. (2016). Mechanical ventilation boot camp: a simulation-based pilot study. Critical care research and practice, 2016. DOI: 10.1155/2016/4670672 [GS Search]

Arquivos adicionais

Published

2020-05-31

Como Citar

GIRARDI, T. de A.; GIRARDI, D.; MARQUES, J. L. B. O Uso de um Simulador para o Ensino de Ventilação Mecânica. Revista Brasileira de Informática na Educação, [S. l.], v. 28, p. 297–318, 2020. DOI: 10.5753/rbie.2020.28.0.297. Disponível em: https://journals-sol.sbc.org.br/index.php/rbie/article/view/3684. Acesso em: 4 jul. 2024.

Issue

Section

Artigos