Revisão sistemática de estudos de avaliação de tecnologias educacionais para letramento e alfabetização de estudantes com Transtornos do Neurodesenvolvimento no contexto brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.5753/rbie.2020.28.0.1151Abstract
O objetivo do presente trabalho foi realizar revisão sistemática de estudos que descrevessem e avaliassem a aplicação de tecnologias educacionais para o letramento de alunos com Transtornos do Neurodesenvolvimento. Os Transtornos do Neurodesenvolvimento são um grupo de condições que têm início precocemente na vida dos indivíduos e que são caracterizados por déficits no desenvolvimento, levando a prejuízos funcionais em diversas áreas. Foi realizada uma busca de artigos em bases de dados de periódicos Peer Reviewed e foram encontrados 138 trabalhos. Do total encontrado, 22 foram selecionados de acordo com o escopo da pesquisa. Após a avaliação de qualidade, 17 foram utilizados para a revisão. A população mais investigada foi a de alunos com autismo (6), seguido por alunos com dislexia (4) e deficiência intelectual (4). Houve apenas um trabalho para alunos com déficit de atenção e hiperatividade, transtornos de aprendizagem não específicos e um para alunos com gagueira. Em nenhum trabalho participaram indivíduos com Transtornos do Desenvolvimento Motor. Para alunos com autismo, a maior parte dos trabalhos enfocou no desenvolvimento de habilidades de comunicação. Para alunos disléxicos, o foco foi em desenvolver consciência fonológica e leitura de palavras. As tecnologias avaliadas consistiram em softwares aplicados por computador e aplicativos acessados via tablet ou celular. Dos estudos avaliados, seis eram experimentais, três eram quasi-experimentais e os demais eram relatos de intervenção. Todos os estudos experimentais relataram melhora nos repertórios de alunos que participaram da intervenção. Os relatos de experiência também consideraram o uso de tecnologias promissoras, apesar dos desafios para sua implantação no contexto escolar. Conclui-se que o uso de softwares tem contribuído para o processo de letramento de alunos com Transtornos do Neurodesenvolvimento na medida em que (a) facilitam a adaptação e personalização dos materiais; (b) oferecem feedback individualizado e (c) permitem que o aluno progrida em seu próprio ritmo.
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