Revisão sistemática de estudos de avaliação de tecnologias educacionais para letramento e alfabetização de estudantes com Transtornos do Neurodesenvolvimento no contexto brasileiro

Authors

  • Julia Zanetti Rocca Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) / Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
  • Luiz Alexandre Barbosa de Freitas Universidade Federal do Pará (UFPA) / Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
  • Ricardo Fernandes Campos Junior Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC)-Universidade de São Paulo (USP)
  • Giovanna Rebouças Rodrigues Martins Universidade Federal de Rondonópolis (UFR)
  • Henrique Gabriel Alves Vieira Anacledo Pinheiro Universidade Federal de Rondonópolis (UFR)
  • Lissa Carvalho Souza Universidade Federal de Rondonópolis (UFR)

DOI:

https://doi.org/10.5753/rbie.2020.28.0.1151

Abstract

O objetivo do presente trabalho foi realizar revisão sistemática de estudos que descrevessem e avaliassem a aplicação de tecnologias educacionais para o letramento de alunos com Transtornos do Neurodesenvolvimento. Os Transtornos do Neurodesenvolvimento são um grupo de condições que têm início precocemente na vida dos indivíduos e que são caracterizados por déficits no desenvolvimento, levando a prejuízos funcionais em diversas áreas. Foi realizada uma busca de artigos em bases de dados de periódicos Peer Reviewed e foram encontrados 138 trabalhos. Do total encontrado, 22 foram selecionados de acordo com o escopo da pesquisa. Após a avaliação de qualidade, 17 foram utilizados para a revisão. A população mais investigada foi a de alunos com autismo (6), seguido por alunos com dislexia (4) e deficiência intelectual (4). Houve apenas um trabalho para alunos com déficit de atenção e hiperatividade, transtornos de aprendizagem não específicos e um para alunos com gagueira. Em nenhum trabalho participaram indivíduos com Transtornos do Desenvolvimento Motor. Para alunos com autismo, a maior parte dos trabalhos enfocou no desenvolvimento de habilidades de comunicação. Para alunos disléxicos, o foco foi em desenvolver consciência fonológica e leitura de palavras. As tecnologias avaliadas consistiram em softwares aplicados por computador e aplicativos acessados via tablet ou celular. Dos estudos avaliados, seis eram experimentais, três eram quasi-experimentais e os demais eram relatos de intervenção. Todos os estudos experimentais relataram melhora nos repertórios de alunos que participaram da intervenção. Os relatos de experiência também consideraram o uso de tecnologias promissoras, apesar dos desafios para sua implantação no contexto escolar. Conclui-se que o uso de softwares tem contribuído para o processo de letramento de alunos com Transtornos do Neurodesenvolvimento na medida em que (a) facilitam a adaptação e personalização dos materiais; (b) oferecem feedback individualizado e (c) permitem que o aluno progrida em seu próprio ritmo.

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Biografia do Autor

Luiz Alexandre Barbosa de Freitas, Universidade Federal do Pará (UFPA) / Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Doutorando em Teoria e Pesquisa do Comportamento na Universidade Federal do Pará (UFPA) e professor no Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Ricardo Fernandes Campos Junior, Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC)-Universidade de São Paulo (USP)

Doutorando no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) pela Universidade de São Paulo (USP), é mestre em Genética pela Universidade de São Paulo (USP), e graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Giovanna Rebouças Rodrigues Martins, Universidade Federal de Rondonópolis (UFR)

Graduanda em Psicologia pela Universidade Federal de Rondonópolis (UFR); Petiana bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET) Conexões de Saberes: Diálogos com a Comunidade

Henrique Gabriel Alves Vieira Anacledo Pinheiro, Universidade Federal de Rondonópolis (UFR)

Graduando em Psicologia pela Universidade Federal de Rondonópolis (UFR)

Lissa Carvalho Souza, Universidade Federal de Rondonópolis (UFR)

Graduanda em Psicologia pela Universidade Federal de Rondonópolis (UFR)

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Arquivos adicionais

Published

2020-12-20

Como Citar

ROCCA, J. Z.; FREITAS, L. A. B. de; CAMPOS JUNIOR, R. F.; MARTINS, G. R. R.; PINHEIRO, H. G. A. V. A.; SOUZA, L. C. Revisão sistemática de estudos de avaliação de tecnologias educacionais para letramento e alfabetização de estudantes com Transtornos do Neurodesenvolvimento no contexto brasileiro. Revista Brasileira de Informática na Educação, [S. l.], v. 28, p. 1151–1180, 2020. DOI: 10.5753/rbie.2020.28.0.1151. Disponível em: https://journals-sol.sbc.org.br/index.php/rbie/article/view/4221. Acesso em: 4 jul. 2024.

Issue

Section

Edição Especial :: Mapeamento e RSL - Tecnologias na Educação Básica