A Educação no contexto da pandemia de COVID-19: uma revisão sistemática de literatura
DOI:
https://doi.org/10.5753/rbie.2020.28.0.1013Keywords:
Educação, COVID-19, Ensino remoto de emergência, TIC, Competência digitalAbstract
A pandemia de COVID-19 que acometeu a população mundial no início de 2020 exigiu dos governantes ações emergenciais nas mais variadas áreas da sociedade no intuito de conter a propagação da doença. As medidas de distanciamento social sugeridas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e adotadas na maioria dos países causaram o fechamento das escolas, o que impôs um novo modelo educacional, sustentado pelas tecnologias digitais e pautado nas metodologias da educação online. Este artigo busca refletir sobre o atual cenário educacional frente à pandemia causada pelo novo coronavírus, a partir de uma revisão sistemática de literatura das primeiras contribuições da comunidade científica brasileira e portuguesa sobre os efeitos e desafios da pandemia do COVID-19 na Educação. O estudo toma como base as produções publicadas no Portal de periódicos da CAPES, nos Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal – RCAAP, no SCIELO e no Google Scholar, no período de março/2020 a julho/2020 e revela desafios vivenciados por alunos e professores, estratégias adotadas pelos dirigentes escolares e professores para mitigar os efeitos da transição para o ensino e aprendizagem remotos e as perspectivas futuras para a educação.
Downloads
Referências
Almeida, B. O. & Alves, L. R. G. (2020). Letramento digital em tempos de COVID-19: uma análise da educação no contexto atual. Debates em Educação, 12(28). [GS Search]
Arruda, E. P. (2020). Educação remota emergencial: elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de Covid-19. EmRede - Revista de Educação a Distância, 7(1), 257-275. [GS Search]
Avelino, W. F. & Mendes, J. G. (2020). A realidade da educação brasileira a partir da COVID-19. Boletim de Conjuntura (BOCA), 2(5), 56-62. doi: 10.5281/zenodo.3759679 [GS Search]
Azevedo, J. (2020). COVID e educação: da emergência às oportunidades. Ensinar e aprender em tempo de COVID 19: entre o caos e a redenção, 83-86. [GS Search]
Barreto, A. C. F. & Rocha, D. S. (2020). COVID 19 e Educação: resistências, desafios e (im) possibilidades. Revista Encantar-Educação, Cultura e Sociedade, 2, 01-11. doi: 10.46375/encantar.v2.0010 [GS Search]
Cabral, I. (2020). O ensino e a aprendizagem em tempos de COVID-19 à luz da teoria da ação comunicativa de Habermas. Ensinar e aprender em tempo de COVID 19: entre o caos e a redenção, 67-75. [GS Search]
Camacho, A. C. L. F., Fuly, P. D. S. C., dos Santos, M. L. S. C., & de Menezes, H. F. (2020). Alunos em vulnerabilidade social em disciplinas de educação à distância em tempos de COVID-19. Research, Society and Development, 9(7), e275973979-e275973979. doi: 10.33448/rsd-v9i7.3979 [GS Search]
Cani, J. B., Sandrini, E. G. C., Soares, G. M., & Scalzer, K. (2020). Educação e COVID-19: a arte de reinventar a escola mediando a aprendizagem "prioritariamente" pelas TDIC. Revista Ifes Ciência, 6(1), 23-39. doi: 10.36524/ric.v6i1.713 [GS Search]
Carvalho, M. (2020). Acesso, equidade e aprendizagem: desafios em tempos de Covid 19. Ensinar e aprender em tempo de COVID 19: entre o caos e a redenção, 119-122. [GS Search]
Castells, M. (1999). A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra.
CGI.BR (2019). Pesquisa Sobre o Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nos domicílios brasileiros: TIC DOMICÍLIOS 2018. São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil. Disponível em: http://twixar.me/DhlT. Acesso em: 26 Jun. 2020.
Coutinho, A. S., & Côco, V. (2020). Educação Infantil, políticas governamentais e mobilizações em tempos de pandemia. Práxis Educativa, 15, 1-15. doi: 10.5212/PraxEduc.v.15.16266.088 [GS Search]
Couto, E. S., Couto, E. S., & Cruz, I. D. M. P. (2020). #fiqueemcasa: educação na pandemia da COVID-19. Interfaces Científicas-Educação, 8(3), 200-217. doi: 10.17564/2316-3828.2020v8n3p200-217 [GS Search]
Dias, P., Moreira, D., & Mendes, A. Q. (2016). Práticas e cenários de inovação em educação online. Práticas e cenários de inovação em educação online. [GS Search]
Faria, Paulo M. (2015). Revisão Sistemática da Literatura: teoria e prática para o desenvolvimento profissional docente e inovação educativa com TIC. ed. 1, ISBN: 978-989-8765-27-7. Santo Tirso: Whitebooks.
Ferreira, A. R., & Gonçalves, D. (2020). Políticas educativas em tempos de COVID em Portugal: que relação com a igualdade, equidade e inclusão em educação? Revista Galega de Educación, 49-52. [GS Search]
Fonseca, E. M., & Franco, R. M. (2020). Em tempos de Coronavírus: reflexões sobre a pandemia e possibilidades de abordagem no Ensino de Ciências a partir da Educação CTS. Research, Society and Development, 9(8). doi: 10.33448/rsd-v9i8.5946 [GS Search]
Gonçalves, V. (2020). COVIDados a inovar e a reinventar o processo de ensino-aprendizagem com TIC. Revista Pedagogia em Ação, 13(1), 43-53. [GS Search]
Hodges, Charles & Moore, Stephanie & Lockee, Barbara & Trust, Torrey & Bond, Mark. (2020). The Difference Between Emergency Remote Teaching and Online Learning. Educause Review. Disponível em: [Link] [GS Search]
Jesus Pereira, A., Narduchi, F., & de Miranda, M. G. (2020). Biopolítica e Educação: os impactos da pandemia do covid-19 nas escolas públicas. Revista Augustus, 25(51), 219-236. doi: 10.15202/1981896.2020v25n51p219 [GS Search]
Joye, C. R., Moreira, M. M., & Rocha, S. S. D. (2020). Educação a Distância ou Atividade Educacional Remota Emergencial: em busca do elo perdido da educação escolar em tempos de COVID-19. Research, Society and Development, 9(7), e521974299-e521974299. doi: 10.33448/rsd-v9i7.4299 [GS Search]
Kitchenham, B., & Charters, S. (2007). Guidelines for performing systematic literature reviews in software engineering.Technical Report EBSE- 01, Keele University.
Levy, P. (1999). Cibercultura. São Paulo: Ed. 34.
Martins, R. X. (2020). A covid-19 e o fim da educação a distância: um ensaio. EmRede-Revista de Educação a Distância, 7(1), 242-256. [GS Search]
Ministério da Educação (2020). Portaria nº 343, de 17 de Março de 2020 que Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. MEC. Disponível em: https://www.mec.gov.br/. Acesso em: 22 Abr. 2020.
Moreira, J. A., Henriques, S., & Barros, D. M. V. (2020). Transitando de um ensino remoto emergencial para uma educação digital em rede, em tempos de pandemia. Dialogia, 351-364. [GS Search]
Moreira, M. E. S., da Silva Cruz, I. L., Sales, M. E. N., Moreira, N. I. T., de Castro Freire, H., Martins, G. A., & Popolim, R. S. (2020). Metodologias e tecnologias para educação em tempos de pandemia COVID-19/Methodologies and technologies for education in times of pandemic COVID-19. Brazilian Journal of Health Review, 3(3), 6281-6290. doi: 10.34119/bjhrv3n3-180 [GS Search]
Nascimento, F. G. M., Benedetti, T. R., & dos Santos, A. R. (2020). Uso do Jogo Plague Inc.: uma possibilidade para o Ensino de Ciências em tempos da COVID-19/Use of the Pest Game Inc.: a possibility for Science Education in the days of COVID-19. Brazilian Journal of Development, 6(5), 25909-25928. doi: 10.34117/bjdv6n5-156 [GS Search]
Nascimento Borba, R. C., Teixeira, P. P., Fernandes, K. D. O. B., Bertagna, M., Valença, C. R., & de Souza, L. H. P. (2020). Percepções docentes e práticas de ensino de ciências e biologia na pandemia: uma investigação da Regional 2 da SBEnBio. Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio, 153-171. doi: 10.46667/renbio.v13i1.337 [GS Search]
Nascimento, F. G. M., & da Rosa, J. V. A. (2020). Princípio da sala de aula invertida: uma ferramenta para o ensino de química em tempos de pandemia. Brazilian Journal of Development, 6(6), 38513-38525. doi: cc10.34117/bjdv6n6-409 [GS Search]
OECD (2020a). Supporting the continuation of teaching and learning during the COVID-19 Pandemic Annotated resources for online learning. Paris: OECD Publishing. Disponível em: [Link]. Acesso em: 12 Mai. 2020.
OECD (2020b). A framework to guide education response to the COVID – 19 Pandemic. Paris: OECD Publishing.
Oliveira, B. R.; Coelho, J. I. F.; Vieira, M. F. (2017). Limites e possibilidades do uso das TDICs no processo de formação de professores na modalidade a distância: a experiência do Programa Escola de Gestores na Universidade Federal de Ouro Preto. Dialogia, São Paulo, n. 27, p. 65-78, set./dez. [GS Search]
Oliveira, J. B. A., Gomes, M., & Barcellos, T. (2020). A Covid-19 e a volta às aulas: ouvindo as evidências. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, 28(108), 555-578. doi: 10.1590/s0104-40362020002802885 [GS Search]
OPAS/OMS. Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde. Disponível em [Link]. Acesso em 15 de Junho de 2020.
Petticrew, M., & Roberts, H. (2008). Systematic reviews in the social sciences: A practical guide. John Wiley& Sons.
Santana Filho, M. M. (2020). Educação geográfica, docência e o contexto da pandemia COVID-19. Revista Tamoios, 16(1). doi: 10.12957/tamoios.2020.50449 [GS Search]
Santos, E. T., Chavez, E. S., Silva, A. A. M., Lordano, G. A., Ayach, L. R., da Anunciação, V. S., & Batista, R. L. (2020). COVID 19 e os impactos na educação: percepções sobre Brasil e Cuba. Hygeia-Revista Brasileira de Geografia Médica e da Saúde, 450-460. doi: 10.14393/Hygeia0054555 [GS Search]
Santos Junior, V. B., & Monteiro, J. C. S. (2020). Educação e COVID-19: as tecnologias digitais mediando a aprendizagem em tempos de pandemia. Revista Encantar-Educação, Cultura e Sociedade, 2, 01-15. [GS Search]
Silva Monteiro, S. (2020). (Re)inventar educação escolar no Brasil em tempos da COVID-19. Revista Augustus, 25(51), 237-254. doi: 10.15202/1981896.2020v25n51p237 [GS Search]
Silveira, S. R., Bertolini, C., Parreira, F. J., da Cunha, G. B., & Bigolin, N. M. (2020). O Papel dos licenciados em computação no apoio ao ensino remoto em tempos de isolamento social devido à pandemia da COVID-19. Série Educar-Volume 40 Prática Docente, 35. [GS Search]
Sousa, G. R., Borges, E. M., & Colpas, R. D. (2020). Em defesa das tecnologias de informação e comunicação na Educação Básica: diálogos em tempos de pandemia. PLURAIS - Revista Multidisciplinar, 5(1), 146-169. doi: 10.29378/plurais.2447-9373.2020.v5.n1.146-169
UNESCO (2020a). Disrupção educacional e resposta COVID-19. Disponível em [Link]. Acesso em 03 Jun. 2020.
UNESCO (2020b). COVID-19 impact on education. Disponível em: [Link]. Acesso em: 02 Jun. 2020.
Vasconcelos Soares, L., & Colares, M. L. I. S. (2020). Educação e tecnologias em tempos de pandemia no Brasil. Debates em Educação, 12(28). doi: 10.28998/2175-6600.2020v12n28p19-41 [GS Search]
Vieira, M. F. (2018). A Gestão de EaD no contexto dos Polos de Apoio Presencial: Proximidades e diferenças entre a Universidade Aberta do Brasil e as Instituições universitárias privadas. Tese (Doutoramento em Educação) - Universidade Aberta. Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.2/7182. Acesso em: 28 Jul. 2018.
Arquivos adicionais
Published
Como Citar
Issue
Section
Licença
Copyright (c) 2020 Márcia de Freitas Vieira, Carlos Manuel Seco
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.