A Educação no contexto da pandemia de COVID-19: uma revisão sistemática de literatura

Authors

  • Márcia de Freitas Vieira Laboratório de Educação a Distância e eLearning (LE@D), Universidade Aberta
  • Carlos Manuel Seco Laboratório de Educação a Distância e eLearning (LE@D), Universidade Aberta

DOI:

https://doi.org/10.5753/rbie.2020.28.0.1013

Keywords:

Educação, COVID-19, Ensino remoto de emergência, TIC, Competência digital

Abstract

A pandemia de COVID-19 que acometeu a população mundial no início de 2020 exigiu dos governantes ações emergenciais nas mais variadas áreas da sociedade no intuito de conter a propagação da doença. As medidas de distanciamento social sugeridas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e adotadas na maioria dos países causaram o fechamento das escolas, o que impôs um novo modelo educacional, sustentado pelas tecnologias digitais e pautado nas metodologias da educação online. Este artigo busca refletir sobre o atual cenário educacional frente à pandemia causada pelo novo coronavírus, a partir de uma revisão sistemática de literatura das primeiras contribuições da comunidade científica brasileira e portuguesa sobre os efeitos e desafios da pandemia do COVID-19 na Educação. O estudo toma como base as produções publicadas no Portal de periódicos da CAPES, nos Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal – RCAAP, no SCIELO e no Google Scholar, no período de março/2020 a julho/2020 e revela desafios vivenciados por alunos e professores, estratégias adotadas pelos dirigentes escolares e professores para mitigar os efeitos da transição para o ensino e aprendizagem remotos e as perspectivas futuras para a educação.

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Arquivos adicionais

Published

2020-12-14

Como Citar

VIEIRA, M. de F.; SECO, C. M. A Educação no contexto da pandemia de COVID-19: uma revisão sistemática de literatura. Revista Brasileira de Informática na Educação, [S. l.], v. 28, p. 1013–1031, 2020. DOI: 10.5753/rbie.2020.28.0.1013. Disponível em: https://journals-sol.sbc.org.br/index.php/rbie/article/view/4232. Acesso em: 4 jul. 2024.

Issue

Section

Edição Especial :: Educação Virtual e Tecnológica em tempos de Pandemia