Emergency Remote Computer Science Education in Brazil during the COVID-19 pandemic: Impacts and Strategies

Authors

  • William Simão de Deus Universidade de São Paulo
  • Maria Lydia Fioravanti Universidade de São Paulo
  • Camila Dias de Oliveira Universidade de São Paulo
  • Ellen Francine Barbosa Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5753/rbie.2020.28.0.1032

Keywords:

Emergency Remote Education, Computer Science Education, Covid-19

Abstract

No final do ano de 2019, ocorreu o surto de uma pneumonia no território chinês, que rapidamente se espalhou por todo o globo. Devido às suas características de infecção, diversas atividades presenciais que aglomeravam pessoas tiveram de ser repensadas. Neste cenário crítico, o ensino foi transformado para uma modalidade denominada Ensino Remoto Emergencial (ERE). Nela, muitos professores tiveram de adequar materiais e recursos do ensino tradicional para o ERE sem nenhum planejamento prévio e organização. Considerando isso, o objetivo deste artigo é apresentar como o ERE vem sendo conduzido pelos professores da área de Ciência da Computação no Brasil. Para atingir este objetivo, foi elaborado um questionário eletrônico, que foi respondido por 137 professores de 69 instituições de ensino brasileiras. Os principais resultados alcançados por esta pesquisa abrangem os impactos observados e as estratégias que vêm sendo praticadas por tais profissionais. Em resumo, foi possível observar que o ERE proporcionou uma ruptura no ensino de Ciência da Computação, como a falta de estratégia pedagógica e a ausência de experiência no ensino remoto. Muitos dos problemas são decorrentes da pandemia, mas a falta de uma gestão eficiente da crise por parte das entidades políticas aliada a desigualdade social, tornou o ERE mais desafiante para os professores de Ciência da Computação no Brasil.

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Arquivos adicionais

Published

2020-12-14

Como Citar

DEUS, W. S. de; FIORAVANTI, M. L.; OLIVEIRA, C. D. de; BARBOSA, E. F. Emergency Remote Computer Science Education in Brazil during the COVID-19 pandemic: Impacts and Strategies. Revista Brasileira de Informática na Educação, [S. l.], v. 28, p. 1032–1059, 2020. DOI: 10.5753/rbie.2020.28.0.1032. Disponível em: https://journals-sol.sbc.org.br/index.php/rbie/article/view/4234. Acesso em: 22 dez. 2024.

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Edição Especial :: Educação Virtual e Tecnológica em tempos de Pandemia

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