Recomendações de Acessibilidade para Recursos Educacionais Abertos com Foco em Pessoas com Deficiência Visual
DOI:
https://doi.org/10.5753/rbie.2021.29.0.957Keywords:
Tecnologias da Informação e Comunicação, Materiais adaptados, Inclusão escolarAbstract
Recursos Educacionais Abertos (REAs), embora bastante populares, ainda não são acessíveis a todos os públicos. Apesar da grande quantidade de atividades e recursos gratuitos, as pessoas com deficiência visual ainda têm dificuldades em utilizar esses materiais no dia a dia. Assim, o objetivo dessa pesquisa é apresentar uma série de recomendações que auxiliem no desenvolvimento ou adaptação de REAs para a realidade desse público, facilitando o uso e conscientizando os profissionais da educação acerca da existência desse tipo de material. Foram analisados, portanto, a literatura, ferramentas, forma de utilização e dificuldades no cotidiano com os REAs, para elaborar um conjunto de recomendações de acessibilidade para pessoas com deficiência visual, com atenção ao tato, olfato, audição e alternativas digitais. As recomendações foram avaliadas de diferentes formas por: (i) um conjunto de especialistas das áreas de computação e educação; (ii) uma pessoa com deficiência visual, especialista em produção de materiais acessíveis; e (iii) um indivíduo cego, estudante dos anos finais do ensino fundamental. As análises possibilitaram a construção de recomendações atualizadas e detalhadas, que consideram diferentes contextos, domínios e artefatos. Os resultados mostraram que as recomendações podem auxiliar no processo de desenvolvimento de REAs mais acessíveis, sejam esses recursos físicos ou computacionais. Além disso, as recomendações sugerem materiais acessíveis à realidade das escolas brasileiras podendo, portanto, serem aplicados em diversos contextos, com intercâmbio de materiais e formas de aplicação, com escrita clara e objetiva.
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