Emergency Remote Computer Science Education in Brazil during the COVID-19 pandemic: Impacts and Strategies
DOI:
https://doi.org/10.5753/rbie.2020.28.0.1032Keywords:
Emergency Remote Education, Computer Science Education, Covid-19Abstract
No final do ano de 2019, ocorreu o surto de uma pneumonia no território chinês, que rapidamente se espalhou por todo o globo. Devido às suas características de infecção, diversas atividades presenciais que aglomeravam pessoas tiveram de ser repensadas. Neste cenário crítico, o ensino foi transformado para uma modalidade denominada Ensino Remoto Emergencial (ERE). Nela, muitos professores tiveram de adequar materiais e recursos do ensino tradicional para o ERE sem nenhum planejamento prévio e organização. Considerando isso, o objetivo deste artigo é apresentar como o ERE vem sendo conduzido pelos professores da área de Ciência da Computação no Brasil. Para atingir este objetivo, foi elaborado um questionário eletrônico, que foi respondido por 137 professores de 69 instituições de ensino brasileiras. Os principais resultados alcançados por esta pesquisa abrangem os impactos observados e as estratégias que vêm sendo praticadas por tais profissionais. Em resumo, foi possível observar que o ERE proporcionou uma ruptura no ensino de Ciência da Computação, como a falta de estratégia pedagógica e a ausência de experiência no ensino remoto. Muitos dos problemas são decorrentes da pandemia, mas a falta de uma gestão eficiente da crise por parte das entidades políticas aliada a desigualdade social, tornou o ERE mais desafiante para os professores de Ciência da Computação no Brasil.
Downloads
Referências
Arruda, E. P. (2020). Educação remota emergencial: elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de Covid-19. EmRede-Revista de Educação a Distância, 7(1), 257–275. [GS Search]
Castaman, A., & Rodrigues, R. (2020). Distance Education in the COVID crisis - 19: an experience report. Research, Society and Development, 9(6), 180963699. doi: 10.33448/rsd-v9i6.3699 [GS Search]
Ciotti, M., Angeletti, S., Minieri, M., Giovannetti, M., Benvenuto, D., Pascarella, S., . . . Ciccozzi, M. (2019). Covid-19 outbreak: an overview. Chemotherapy, 64(5-6), 215–223. doi: 10.1159/000507423 [GS Search]
Combefis, S., Moffarts, G., & Jovanov, M. (2019, September). Tlcs: A digital library with resources to teach and learn computer science. Olympiads in Informatics, 13, 3-20. doi: 10.15388/ioi.2019.01 [GS Search]
de Mello, R. M., & Travassos, G. H. (2016). Surveys in software engineering: Identifying representative samples. In Proceedings of the 10th acm/ieee international symposium on empirical software engineering and measurement. New York, NY, USA: Association for Computing Machinery. doi: 10.1145/2961111.2962632 [GS Search]
Dias, R. d. F. R., & Albano, C. S. (2017). Novas práticas pedagógicas como forma de promover a interdisciplinaridade e mitigar a diversidade. Ensino da Matemática em Debate, 4(2), 106–120. [GS Search]
Espíndola, M. B., Struchiner, M., & Giannella, T. R. (2010). Integração de tecnologias de informação e comunicação no ensino: Contribuições dos modelos de difusão e adoção de inovações para o campo da tecnologia educacional. RELATEC: Revista Latinoamericana de Tecnología Educativa, 9(1), 89–106. [GS Search]
Ferreira, D. J., Ambrósio, A. P., Nogueira, T., Ullmann, M. R. D., & Melo, T. F. N. (2018). Students’ Perceptions of Applying Real-world Problem Solving in Computer Science Education : Case Study in Interaction Design. In 2018 IEEE Frontiers in Education Conference (FIE) (p. 1-8). doi: 10.1109/FIE.2018.8658458 [GS Search]
Ferreira, M., & Carneiro, T. C. J. (2015). A institucionalização da educação a distância no ensino superior público brasileiro: análise do Sistema Universidade Aberta do Brasil. Educação Unisinos, 19(2), 228–242. doi: 10.4013/edu.2015.192.07 [GS Search]
Franco, M. A. d. R. S. (2016). Prática pedagógica e docência: um olhar a partir da epistemologia do conceito. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, 97. doi: 10.1590/s2176-6681/288236353 [GS Search]
Joye, C., Moreira, M., & Rocha, S. (2020). Distance Education or Emergency Remote Educational Activity: in search of the missing link of school education in times of COVID-19. Research, Society and Development, 9(7). doi: 10.33448/rsd-v9i7.4299 [GS Search]
Karalis, T. (2020). Planning and Evaluation During Educational Disruption: Lessons Learned from Covid-19 Pandemic for Treatment of Emergencies in Education. European Journal of Education Studies, 0(0). doi: 10.5281/zenodo.3789022 [GS Search]
Kitchenham, B., & Pfleeger, S. L. (2002, May). Principles of survey research part 4: Questionnaire evaluation. SIGSOFT Softw. Eng. Notes, 27(3), 20–23. doi: 10.1145/638574.638580 [GS Search]
Levy, P. (1999). Cibercultura. Editora 34.
Linåker, J., Sulaman, S. M., Maiani de Mello, R., & Höst, M. (2015). Guidelines for Conducting Surveys in Software Engineering. [GS Search]
Marcolino, A. S., & Barbosa, E. (2017). A survey on problems related to the teaching of programming in Brazilian educational institutions. In 2017 IEEE Frontiers in Education Conference (FIE) (p. 1-9). doi: 10.1109/FIE.2017.8190495 [GS Search]
McCowan, T. (2007). Expansion without equity: An analysis of current policy on access to higher education in Brazil. Higher education, 53(5), 579–598. doi: 10.1007/s10734-005-0097-4 [GS Search]
Medio, C. D., Limongelli, C., Sciarrone, F., & Temperini, M. (2020). MoodleREC: A recommendation system for creating courses using the moodle e-learning platform.
Computers in Human Behavior, 104, 106–168. doi: 10.1016/j.chb.2019.106168 [GS Search]
Novoa, A. (1992). Formação de professores e profissão docente. Lisboa: Dom Quixote, 13-33. Retrieved from http://hdl.handle.net/10451/4758 [Book chapter.]
Oliveira, A. W., Schneider, E., & Kim, Y. (2020, Jul). Curriculum conceptions of technology: Theoretical insights from National Education Policies in Brazil, Korea, and the United States. Human Behavior and Emerging Technologies, n/a(n/a), 1-10. Retrieved from [Link] doi: 10.1002/hbe2.204 [Special Issue Article]
Paschoal, L. N., & de Souza, S. d. R. S. (2018). A Survey on Software Testing Education in Brazil. In Proceedings of the 17th brazilian symposium on software quality (p. 334–343). New York, NY, USA: Association for Computing Machinery. doi: 10.1145/3275245.3275289 [GS Search]
Sohrabi, C., Alsafi, Z., O’Neill, N., Khan, M., Kerwan, A., Al-Jabir, A., . . . Agha, R. (2020). World Health Organization declares global emergency: A review of the 2019 novel coronavirus (COVID-19). International Journal of Surgery, 76, 71 - 76. doi: 10.1016/j.ijsu.2020.02.034 [GS Search]
Tovar, E., Chan, H., & Reisman, S. (2017, July). Promoting MERLOT Communities Based on OERs in Computer Science and Information Systems. In Annual Computer Software and Applications Conference (COMPSAC) (Vol. 2, p. 700-706). doi: 10.1109/COMPSAC.2017.290 [GS Search]
Triyason, T., Tassanaviboon, A., & Kanthamanon, P. (2020). Hybrid Classroom: Designing for the New Normal after COVID-19 Pandemic. In Proceedings of the 11th International Conference on Advances in Information Technology. New York, NY, USA: Association for Computing Machinery. doi: 10.1145/3406601.3406635 [GS Search]
Wainer, J. (2007). Métodos de pesquisa quantitativa e qualitativa para a ciência da computação (Vol. 1). Sociedade Brasileira de Computação/Editora PUC Rio Rio de Janeiro. Retrieved from [Link]
Wiley, D. (2014). The Access Compromise and the 5th R. Open Content Blog. Retrieved from [Link]
Zhang, W., Wang, Y., Yang, L., & Wang, C. (2020, March). Suspending Classes Without Stopping Learning: China’s Education Emergency Management Policy in the COVID-19 Outbreak. Journal of Risk and Financial Management, 13(3), 55. doi: 10.3390/jrfm13030055 [GS Search]
Arquivos adicionais
Published
Como Citar
Issue
Section
Licença
Copyright (c) 2020 William Simão de Deus, Maria Lydia Fioravanti, Camila Dias de Oliveira, Ellen Francine Barbosa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.