Tecnologias na Educação em Computação: Primeiros Referenciais

Authors

  • Esdras Lins Bispo Jr. Universidade Federal de Jataí (UFJ)
  • André Raabe Universidade do Vale do Itajaí (Univali)
  • Ecivaldo Matos Universidade Federal da Bahia (UFBA)
  • Eleandro Maschio Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
  • Ellen Francine Barbosa Universidade de São Paulo (USP)
  • Leandro Galvão Carvalho Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
  • Roberto Almeida Bittencourt Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)
  • Rodrigo Silva Duran Instituto Federal do Mato Grosso do Sul (IFMS)
  • Taciana Pontual Falcão Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

DOI:

https://doi.org/10.5753/rbie.2020.28.0.509

Keywords:

Educação em Computação, Informática na Educação, Pesquisa

Abstract

O movimento de pesquisadores de Educação em Computação no Brasil vem promovendo vários espaços de diálogo dentro da Sociedade Brasileira de Computação com diversas áreas da Computação. Uma destas áreas é a Informática na Educação, com a qual estabelece convergências de pesquisa promissoras. Este artigo busca tecer considerações iniciais sobre as convergências entre estas duas áreas: a Educação em Computação e a Informática na Educação, estabelecendo o que chamaremos de Tecnologias na Educação em Computação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Alasbali, N., e Benatallah, B. (2015). Open Source as an Innovative Approach in Computer Sci-ence Education: a systematic review of advantages and challenges. In: MOOCs, Innovationand Technology in Education (MITE)(pp. 278–283). DOI: 10.1109/MITE.2015.7375330 [GS Search]

Alves, G., Rebouças, A. e Scaico, P. (2019). Coding dojo como prática de aprendizagem colaborativa para apoiar o ensino introdutório de programação: Um estudo de caso. In: Anais do XXVII Workshop sobre Educação em Computação(pp. 276–290). Porto Alegre, RS, Brasil:SBC. DOI: 10.5753/wei.2019.6636 [GS Search]

Alves, N., Wangenheim, C., Hauck, J., Borgatto, A. e Andrade, D. (2019). Uma análise dosequenciamento pedagógico no ensino de computação na educação básica.Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação -SBIE),30(1), 1. DOI: 10.5753/cbie.sbie.2019.1 [GS Search]

Andrade, R., Barreto, F. e Bispo Jr., E. L. (2019). Uso de mineração de dados para o auxílio deprodução de material didático em disciplinas de algoritmos. In: Anais do XXVII Workshop sobre Educação em Computação(pp. 348–359). Porto Alegre, RS, Brasil: SBC. DOI: 10.5753/wei.2019.6641 [GS Search]

Barcelos, T. S., e Silveira, I. F. (2012). Pensamento computacional e educação matemática: Relações para o ensino de computação na educação básica. In: XX Workshop sobre Educação em Computação (WEI), Anais do XXXII CSBC(Vol. 2, p. 23). Disponível em https://tinyurl.com/y8e8agv9 [GS Search]

Bispo Jr., E. (2019). Questões Epistemológicas em Mineração de Dados Educacionais. Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação -SBIE),30(1), 1541. DOI: 10.5753/cbie.sbie.2019.1541 [GS Search]

Bittencourt, I., e Isotani, S. (2018). Informática na educação baseada em evidências: Um manifesto. Revista Brasileira de Informática na Educação, 26(03), 108. DOI: 10.5753/rbie.2018.26.03.108 [GS Search]

Bombasar, J. R., Raabe, A. e Santiago, R. (2017). Design of a logic game for introducing computational thinking and computability concepts in basic education. International Journal on Computational Thinking, 1(1). DOI: 10.14210/ijcthink.v1.n1.p3 [GS Search]

Borges, P. (2019). Novas tecnologias e formação profissional docente.Educação & Tecnologia,23(1). Disponível em [Link] [GS Search]

Borges, V., Nogueira, B. e Barbosa, E. (2015). Uma análise exploratória de tópicos de pesquisa emergentes em informática na educação. Revista Brasileira de Informática na Educação, 23(01), 85. DOI: 10.5753/rbie.2015.23.01.85 [GS Search]

Brito Jr, I., Rabelo, H., Naschold, A., Ferreira, A., Burlamaqui, A., Rabelo, D. e Valentim, R.(2019). Uso de mineração de dados educacionais para a classificação e identificação de perfis de evasão de graduandos em Sistemas de Informação. Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação, 8(1), 159. DOI: 10.5753/cbie.wcbie.2019.159 [GS Search]

Cacho, C., de Souza, P. L., Bruschi, S., Barbosa, E. F. e Tiosso, F. (2016). Amnesia: um Recurso Educacional Aberto para o Ensino de Memória Virtual. International Journal of Computer Architecture Education, 5(1), 13–18. Disponível em [Link] [GS Search]

Carvalho, F., Borges, F. F., Silva, G. F., Borges, T. O. e Bispo Jr, E. L. (2017). Ensino de provas por indução em grafos utilizando uma ferramenta visual de algoritmos. In: Nuevas Ideas en Informática Educativa (pp. 568–573). Universidad de Chile. Disponível em http://www.tise.cl/volumen13/TISE2017/04.pdf [GS Search]

Costa, L., Souza, C., Inocêncio, A. C. e Bispo Jr., E. L. (2019). Um mapeamento sistemático sobre métodos de identificação preditiva de alunos com risco de reprovação em educação de computação. In: Anais do XXVII Workshop sobre Educação em Computação (WEI)(pp.378–388). Porto Alegre, RS, Brasil: SBC. DOI: 10.5753/wei.2019.6644 [GS Search]

Coutinho, E., Moreira, L. e Neto, M. (2019). Uma análise das respostas abertas da avaliação docente em disciplinas de ensino de lógica e fundamentos de programação. In: Anais do IV Workshop sobre Aspectos Sociais, Humanos e Econômicos de Software (pp. 1–10). Porto Alegre, RS, Brasil: SBC. DOI: 10.5753/washes.2019.6404 [GS Search]

Cox, K., e Bittencourt, R. (2017). Estudo bibliográfico sobre o processo de construção de jogos digitais: A necessidade de sinergia entre o educar e o divertir. Revista Brasileira de Informática na Educação, 25(01), 16. DOI: 10.5753/rbie.2017.25.01.16 [GS Search]

Cravo, A. C. (2012). Análise das causas da evasão escolar do curso técnico de informática em uma faculdade de tecnologia de Florianópolis. Revista Gestão Universitária na América Latina-GUAL,5(2), 238–250. DOI: 10.5007/1983-4535.2012v5n2p238 [GS Search]

Delabrida, S. (2018). Ensino de computação vestível com uma perspectiva prática. In: Anais estendidos do XVII Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais. Porto Alegre, RS, Brasil: SBC. DOI: 10.5753/ihc.2018.4212 [GS Search]

Duran, R., Sorva, J. e Leite, S. (2018). Towards an analysis of program complexity from a cognitive perspective. In: Proceedings of the 2018 ACM Conference on International Computing Education Research (ICER)(p. 21–30). New York, NY, USA: Association for Computing Machinery. DOI: 10.1145/3230977.3230986 [GS Search]

Eglash, R., Krishnamoorthy, M., Sanchez, J. e Woodbridge, A. (2011, October). Fractal Simulations of African Design in Pre-College Computing Education. ACM Trans. Comput. Educ.,11(3). DOI: 10.1145/2037276.2037281 [GS Search]

Falcão, T. P., e Price, S. (2011). Interfering and resolving: How tabletop interaction facilitates co-construction of argumentative knowledge. International Journal of Computer-Supported Collaborative Learning, 6(4), 539–559. DOI: 10.1007/s11412-010-9101-9 [GS Search]

Falkner, K., Szabo, C., Michell, D., Szorenyi, A. e Thyer, S. (2015). Gender gap in academia: Perceptions of female Computer Science academics. In: Proceedings of the 2015 ACM Conference on Innovation and Technology in Computer Science Education (ITiCSE) (p. 111–116). New York, NY, USA: Association for Computing Machinery. DOI: 10.1145/2729094.2742595 [GS Search]

Ferreira, C. A. (1999). Ensino de História e a Incorporação das Novas Tecnologias da Informação e Comunicação: uma reflexão. Revista de História Regional. Disponível em [Link] [GS Search]

Ferreira, P., Cordeiro, A., Lira, T., Carlos, A. e Rodriguez, C. (2019). O uso da robótica como apoio à alfabetização e à introdução do pensamento computacional para crianças. Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação, 8(1), 238. DOI: 10.5753/cbie.wcbie.2019.238 [GS Search]

Fiebrink, R. (2019). Machine learning education for artists, musicians, and other creative practitioners. ACM Transactions on Computing Education (TOCE),19(4), 1–32. DOI: 10.1145/3294008 [GS Search]

França, R. S., Silva, W. C. e Amaral, H. J. C. (2013). Despertando o interesse pela ciência da computação: Práticas na educação básica. In: Proceedings of International Conference on Engineering and Computer Education (ICECE) 2013 (Vol. 8, pp. 282–286). Disponível em [Link] [GS Search]

Goulart, J., Oliveira, F., Pinto, P., Roberto, G. e Sathler, V. (2019). TuPy online: Uma ferramenta para visualização de algoritmos. Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação, 8(1), 337. DOI: 10.5753/cbie.wcbie.2019.337 [GS Search]

Hassan, E. (2003). Laboratório Virtual 3D para ensino de Redes de Computadores. Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE),1(1), 654–663. Disponível em [Link] [GS Search]

Holanda, M., e Araujo, A. (2019). Pós-graduação em Computação na Universidade de Brasília: Um grande desafio na diversidade de gênero. In: Anais do XIII Women in Information Technology (pp. 169–173). Porto Alegre, RS, Brasil: SBC. DOI: 10.5753/wit.2019.6731 [GS Search]

Holmboe, C., McIver, L. e George, C. (2001). Research agenda for Computer Science Education. In G. Kadoda (Ed.), Proceedings of the 13th Annual Workshop of the Psychology of Programming Interest Group (pp. 207 – 223). Sheffield Hallam University. Disponível em [Link] [GS Search]

Hrabowski, F. A. (2019). Pursuing the Dream: A 50-Year Perspective on American Society, Technology, and Inclusion in Computing. In: Proceedings of the 50th ACM Technical Symposiumon Computer Science Education (p. 1). New York, NY, USA: Association for Computing Machinery. DOI: 10.1145/3287324.3290951 [GS Search]

Iacob, C., e Faily, S. (2020). The impact of undergraduate mentorship on student satisfaction and engagement, teamwork performance, and team dysfunction in a software engineering group project. In: Proceedings of the 51st ACM Technical Symposium on Computer Science Education (p. 128–134). New York, NY, USA: Association for Computing Machinery. DOI: 10.1145/3328778.3366835 [GS Search]

Jones, D. (1996). Computing by distance education: Problems and solutions. In: Proceedings of the 1st Conference on Integrating Technology into Computer Science Education (pp. 139–146). New York, NY, USA: Association for Computing Machinery. DOI: 10.1145/237466.237616 [GS Search]

Karavirta, V., Helminen, J. e Ihantola, P. (2012). A mobile learning application for parsons problems with automatic feedback. In: Proceedings of the 12th koli calling international conference on computing education research(p. 11–18). New York, NY, USA: Association for Computing Machinery. DOI: 10.1145/2401796.2401798 [GS Search]

Kemczinski, A., Hounsell, M., Gasparini, I., Filho, R. G. e da Silva, T. (2012). Repositório de Objetos de Aprendizagem para a Área de Computação e Informática - ROAI. Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação- SBIE), 1(1). Disponível em [Link] [GS Search]

Kenski, V. (2012). Tecnologias também servem para informar e comunicar. In: Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação (8th ed., p. 27-42). Campinas: Papirus. [GS Search]

Kölling, M. (1999). The problem of teaching object-oriented programming, Part 1: Languages. Journal of Object-oriented programming, 11(8), 8–15. Disponível em [Link] [GS Search]

Kurkovsky, S. (2012). Integrating mobile culture into Computing Education. In: Ieee 2nd Integrated STEM Education Conference (p. 1-4). DOI: 10.1109/ISECon.2012.6204173 [GS Search]

Ladeira, R. R., Obelheiro, R. R., Custódio, R. e Martins, V. (2020). TreasureHunt: um gerador automático de competições de Segurança Computacional. Revista de Sistemas e Computação (RSC), 9(2). Disponível em [Link] [GS Search]

Lee, C. B., Garcia, S. e Porter, L. (2013, August). Can peer instruction be effective in upper-division Computer Science Courses? Trans. Comput. Educ., 13(3), 12:1–12:22. DOI: 10.1145/2499947.2499949 [GS Search]

Leite, P., Retore, A. P., Lima, B. A. V. e Almeida, L. D. A. (2018). Ensino e extensão sobre inclusão digital usando REAs. In: Anais estendidos do XVII Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais. Porto Alegre, RS, Brasil: SBC. DOI: 10.5753/ihc.2018.4213 [GS Search]

Machado, A. S. (2016). Uso de softwares educacionais, objetos de aprendizagem e simulações no ensino de química. Revista Química Nova na Escola, 38(2), 104–111. DOI: 10.5935/0104-8899.20160014 [GS Search]

Maciel, T., Lanes, M., Garcia, J. e Wives, L. (2019). Descoberta de conhecimento sobre a influência interdisciplinar no desempenho discente do ensino Técnico de Informática Integrado ao Médio. Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação, 8(1),169. DOI: 10.5753/cbie.wcbie.2019.169 [GS Search]

Magalhães, C. V., Santos, R. E., Silva, F. Q. e Gomes, A. S. (2013). Caracterizando a pesquisa em informática na educação no Brasil: um mapeamento sistemático das publicações do SBIE. In: Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática naEducação-SBIE)(Vol. 24, p. 22). DOI: 10.5753/cbie.sbie.2013.22 [GS Search]

Magerko, B., Freeman, J., McKlin, T., McCoid, S., Jenkins, T. e Livingston, E. (2013). Tackling Engagement in Computing with Computational Music Remixing. In: Proceeding of the 44th ACM Technical Symposium on Computer Science Education(p. 657–662). New York, NY,USA: Association for Computing Machinery. DOI: 10.1145/2445196.2445390 [GS Search]

Malan, D. J., Yu, B. e Lloyd, D. (2020). Teaching academic honesty in CS50. In: Proceedings of the 51st ACM Technical Symposium on Computer Science Education (p. 282–288). New York, NY, USA: Association for Computing Machinery. DOI: 10.1145/3328778.3366940 [GS Search]

Maleko, M., Nandi, D., Hamilton, M., D’Souza, D. e Harland, J. (2013). Facebook versus Blackboard for Supporting the Learning of Programming in a Fully Online Course: The Changing Face of Computing Education. In: 2013 Learning and Teaching in Computing and Engineering (p. 83-89). DOI: 10.1109/LaTiCE.2013.31 [GS Search]

Malmi, L., Sheard, J., Kinnunen, P., Simon e Sinclair, J. (2019). Computing Education Theories: What Are They and How Are They Used? In: Proceedings of the 2019 ACM Conference on International Computing Education Research (p. 187–197). New York, NY, USA: Association for Computing Machinery. DOI: 10.1145/3291279.3339409 [GS Search]

Malmi, L., Sheard, J., Simon, Bednarik, R., Helminen, J., Kinnunen, P., . . . Taherkhani, A. (2014). Theoretical Underpinnings of Computing Education Research: What is the Evidence? In: Proceedings of the Tenth Annual Conference on International Computing Education Research (p. 27–34). New York, NY, USA: Association for Computing Machinery. DOI: 10.1145/2632320.2632358 [GS Search]

Maschio, E., e Direne, A. (2013). Processo de aquisição de conhecimento em programação de computadores apoiado por ambientes inteligentes. Brazilian Symposium on Computersin Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE), 24(1), 627. DOI: 10.5753/cbie.sbie.2013.627 [GS Search]

Maschio, E., e Direne, A. (2015). Múltiplas Representações Externas no Suporte à Aquisição de Conhecimento em Programação de Computadores. Revista Brasileira de Informática na Educação, 23(03), 81. DOI: 10.5753/rbie.2015.23.03.81 [GS Search]

McGill, T., Volet, S. e Hobbs, V. (1997). Studying computer programming externally: Who succeeds?Distance Education, 18(2), 236-256. DOI: 10.1080/0158791970180205 [GS Search]

Ministério da Educação (2018). Base Nacional Curricular Comum (BNCC). In: República Federativa do Brasil.Governo Federal. Disponível em [Link].

Miranda, G. L. (2016). Limites e possibilidades das TIC na educação. Sísifo(3), 41–50. Disponível em [Link] [GS Search]

Morelli, R., Tucker, A., Danner, N., De Lanerolle, T. R., Ellis, H. J. C., Izmirli, O., . . . Parker, G.(2009, August). Revitalizing Computing Education through Free and Open Source Software for Humanity.Communications of the ACM, 52(8), 67–75. DOI: 10.1145/1536616.1536635 [GS Search]

Motta, R., Bonicenha, M., Rodrigues, C. S. e Werner, C. (2018). MetricRA: Learning Software Metrics through Augmented Reality. In: Anais do XXVI Workshop sobre Educação em Computação. Porto Alegre, RS, Brasil: SBC. DOI: 10.5753/wei.2018.3508 [GS Search]

Mourão, A., Menezes, C., Lopes, A. e Netto, J. (2019). APP MIDOAA: Objeto de Aprendizagem Acessível para Apoiar Estudantes com Deficiência Auditiva. Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação, 8(1), 1140. DOI: 10.5753/cbie.wcbie.2019.1140 [GS Search]

Neves, M., e Coello, J. (2006). OntoRevPro: Uma ontologia sobre revisão de programas para o aprendizado colaborativo de programação em Java. Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE), 1(1), 358–367. Disponível em [Link] [GS Search]

Nóbrega, G., e Lima, F. (2019). Aprendizagem da Informática na Educação por Questionamento e Modelagem a partir da Web. Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informáticana Educação, 8(1), 843. DOI: 10.5753/cbie.wcbie.2019.843 [GS Search]

Oliveira, J., Oliveira, E., Carvalho, L. e Fernandes, D. (2019). Mensagens estendidas de feedback em um juiz online para alunos de introdução à computação: resultados preliminares. Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE), 30(1), 329. DOI: 10.5753/cbie.sbie.2019.329 [GS Search]

Ortiz, J. S. B., e Pereira, R. (2019). Ten Years of Initiatives to Promote Computational Thinking: A Systematic Mapping of Literature. Journal on Computational Thinking, 3(1), 95–110. DOI: 10.14210/jcthink.v3.n1.p95 [GS Search]

Oyelere, S. S., Suhonen, J., Wajiga, G. M. e Sutinen, E. (2018). Design, development, and evaluation of a mobile learning application for Computing Education. Education and Information Technologies, 23(1), 467–495. DOI: 10.1007/s10639-017-9613-2 [GS Search]

Paiva, L., Bompet, P., Corlett, E., Matos, E. e Schwarzelmuller, A. (2017). A formação, o trabalho e a identidade profissional do professor de Computação: um mapeamento sobre a Licenciatura em Computação. Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação, 6(1), 893. DOI: 10.5753/cbie.wcbie.2017.893 [GS Search]

Paparidis, O., e Franco, M. (2016). Plataforma Arduino como apoio ao ensino de programação no curso de técnico em informática integrado. In: Anais do XXIV Workshop sobre Educação em Computação (pp. 328–337). Porto Alegre, RS, Brasil: SBC. DOI: 10.5753/wei.2016.9676 [GS Search]

Passos, P., Queiroz, Q., Morais, P., Santos, J. e Abdalla, D. (2019). Extensão universitária no ensino de programação para mulheres: novas alternativas para antigos cenários. Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação, 8(1), 447. DOI: 10.5753/cbie.wcbie.2019.447 [GS Search]

Peppler, K. (2013, sep). STEAM-Powered Computing Education: Using E-Textiles to Integrate the Arts and STEM. Computer, 46(09), 38-43. DOI: 10.1109/MC.2013.257 [GS Search]

Pereira, F. D., Oliveira, E. H. T., Oliveira, D. B. F., Cristea, A. I., Carvalho, L. S. G., Fonseca,S. C., . . . Isotani, S. (2020). Using learning analytics in the Amazonas: understanding students’ behaviour in introductory programming. British Journal of Educational Technology, 51(4), 955-972. DOI: 10.1111/bjet.12953 [GS Search]

Pereira, J. A., e Resende, A. M. P. (2012). Uma análise dos ambientes de ensino de banco de dados. In: Anais do VIII Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação (SBSI)(p. 755-766). Disponível em https://tinyurl.com/y7r488aw [GS Search]

Pfalzgraf, A. M., e Driscoll, J. A. (2014). A low-cost computer cluster for high-performance computing education. In: Ieee International Conference on Electro/Information Technology(p. 362-366). DOI: 10.1109/EIT.2014.6871791 [GS Search]

Pimentel, T., Passos, C., Fernandes, I. e Goldschmidt, R. (2019). Mineração de Padrões Sequenciais de Sentimentos: Um Estudo de Caso na Detecção de Propensão à Evasão Escolar na Educação Superior. Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE), 30(1), 1411. DOI: 10.5753/cbie.sbie.2019.1411 [GS Search]

Pinto, G. R. P. R., Santos, L. C., Burnham, T. F. e Pereira, H. B. d. B. (2008). Religando saberes: A elaboração de ontologias na formação de alunos de Engenharia de Computação. In: Anais do Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENGE)(pp. 1–15). ABENGE. Disponível em http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/389 [GS Search]

Poteat, V. E. (2006, June). Network+ Certification for the Computer Science or Electrical Engineering Undergraduate. Journal of Computing Sciences in Colleges, 21(6), 140–148. Disponível em [Link] [GS Search]

Prates, J., Garcia, R. e Maldonado, J. (2019). Small private online courses in Computing Learning: evidence, trends and challenges. Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE), 30(1), 129. DOI: 10.5753/cbie.sbie.2019.129 [GS Search]

Putro, I. H., Carbone, A. e Sheard, J. (2014). Developing a Framework to Assess Students’ Contributions during Wiki Construction. In: Proceedings of the Sixteenth Australasian Computing Education Conference (p. 123–131). AUS: Australian Computer Society, Inc. Disponível em https://dl.acm.org/doi/abs/10.5555/2667490.2667505 [GS Search]

Raabe, A., Metzger, J., Gomes, E., Vieira, M., Santana, A., Souza, F., . . . Cucco, L. (2017). Características do pensamento computacional desenvolvidas em aprendizes do ensino médio por meio de atividades makers. Anais do Workshop de Informática na Escola, 23(1), 145. DOI: 10.5753/cbie.wie.2017.145 [GS Search]

Raabe, A., Viana, C. e Metzger, J. (2019). Estudo comparativo de interfaces tangíveis de programação voltadas a crianças da educação infantil. Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação, 8(1), 485. DOI: 10.5753/cbie.wcbie.2019.485 [GS Search]

Raabe, A., Zanchett, G. e Vahldick, A. (2015). Jogos de Programar como uma Abordagem para os Primeiros Contatos dos Estudantes com à Programação. Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação, 4(1), 1485. DOI: 10.5753/cbie.wcbie.2015.1485 [GS Search]

Reestman, K., e Dorn, B. (2019). Native language’s effect on Java compiler errors. In: Proceedings of the 2019 ACM Conference on International Computing Education Research (ICER) (p. 249–257). New York, NY, USA: Association for Computing Machinery. DOI: 10.1145/3291279.3339423 [GS Search]

Rezende, C. M. C., e Bispo Jr, E. L. (2020). Jataí ACM SIGCSE Chapter: Um espaço de formação na Educação em Computação. Revista Sítio Novo, 4(2). Disponível em [LInk] [GS Search]

Ribeiro, R. B., Carvalho, L., Oliveira, E., Oliveira, D. e Pessoa, M. (2020). Investigação empírica sobre os efeitos da gamificação de um juiz online em uma disciplina de introdução à programação. Revista Brasileira de Informática na Educação, 28(0), 461. DOI: 10.5753/rbie.2020.28.0.461 [GS Search]

Rodrigues, S., Venero, M., Rodriguez, C., Goya, D. e Rocha, R. (2019). Avaliando ambientes para ensino de programação com suporte para o desenvolvimento da metacognição. Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação, 8(1), 417. DOI: 10.5753/cbie.wcbie.2019.417 [GS Search]

Rous, B. (2012). Major update to ACM’s Computing Classification System. In: Communications of the ACM (Vol. 55, pp. 12–12). ACM New York, NY, USA. DOI: 10.1145/2366316.2366320 [GS Search]

Saeed, N., e Yang, Y. (2008). Incorporating blogs, social bookmarks, and podcasts into unit teaching. In: Proceedings of the Tenth Conference on Australasian Computing Education (p. 113–118). AUS: Australian Computer Society, Inc. Disponível em [Link] [GS Search]

Santos, C., Silva, D., Roque, A., Lima, J. e Ben, M. (2019). Tecendo Espaços e Experiências no Campo da Robótica Educacional para Fomentar o Interesse de Meninas pela área de Computação. Anais do Workshop de Informática na Escola, 25(1), 9. DOI: 10.5753/cbie.wie.2019.9 [GS Search]

Searle, K. A., e Kafai, Y. B. (2015). Boys’ Needlework: Understanding Gendered and Indigenous Perspectives on Computing and Crafting with Electronic Textiles. In: Proceedings of the Eleventh Annual International Conference on International Computing Education Research(p. 31–39). New York, NY, USA: Association for Computing Machinery. DOI: 10.1145/2787622.2787724 [GS Search]

Silva, G., Oliveira, L. C. e Fernandes, S. R. (2018). Uso de Realidade Aumentada para Ensino de Arquitetura de Computadores com MIPS. In: Anais do XXVI Workshop sobre Educação em Computação. Porto Alegre, RS, Brasil: SBC. DOI: 10.5753/wei.2018.3531 [GS Search]

Smith, K. H. (2009). The effect of computer-assisted instruction and field independence on the development of rhythm sight-reading skills of middle school instrumental students. International Journal of Music Education, 27(1), 59–68. DOI: 10.1177/0255761408099064 [GS Search]

Solórzano, A., Schneider, C. e Charão, A. (2019). Pratique OBI: Um recurso de apoio a treinos para a modalidade Iniciação da Olimpíada Brasileira de Informática. In: Anais do XXVII Workshop sobre Educação em Computação (pp. 453–462). Porto Alegre, RS, Brasil: SBC. DOI: 10.5753/wei.2019.6650 [GS Search]

Souza, D. M., Felizardo, K. R. e Barbosa, E. F. (2016). A Systematic Literature Review of Assessment Tools for Programming Assignments. In: 2016 IEEE 29th International Conference on Software Engineering Education and Training (CSEET)(p. 147-156). DOI: 10.1109/C-SEET.2016.48 [GS Search]

Souza, T. A. (2017). Recursos tecnológicos utilizados pelos estudantes do curso de Licenciatura em Computação da EaD/UFGD. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Sistemas de Informação) – Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologias, Universidade Federal da Grande Dourados, Brasil. Disponível em DOI: [Link] [GS Search]

Teague, J. (1997). A structured review of reasons for the underrepresentation of women in Computing. In: Proceedings of the 2nd Australasian Conference on Computer Science Education (pp. 91–98). DOI: 10.1145/299359.299374 [GS Search]

Tissenbaum, M., Sheldon, J. e Abelson, H. (2019). From computational thinking to computational action.Communications of the ACM,62(3), 34–36. DOI: 10.1145/3265747 [GS Search]

Valente, J. A. (2008). Diferentes usos do computador na educação. Em aberto,12(57). Disponível em http://rbepold.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/1876/1847 [GS Search]

Zhang, F., Jhi, Y.-C., Wu, D., Liu, P. e Zhu, S. (2012). A first step towards algorithm plagiarism detection. In: Proceedings of the 2012 International Symposium on Software Testing and Analysis (pp. 111–121). DOI: 10.1145/2338965.2336767 [GS Search]

Arquivos adicionais

Published

2020-07-02

Como Citar

BISPO JR., E. L.; RAABE, A.; MATOS, E.; MASCHIO, E.; BARBOSA, E. F.; CARVALHO, L. G.; BITTENCOURT, R. A.; DURAN, R. S.; FALCÃO, T. P. Tecnologias na Educação em Computação: Primeiros Referenciais. Revista Brasileira de Informática na Educação, [S. l.], v. 28, p. 509–527, 2020. DOI: 10.5753/rbie.2020.28.0.509. Disponível em: https://journals-sol.sbc.org.br/index.php/rbie/article/view/3723. Acesso em: 24 nov. 2024.

Issue

Section

Artigos Convidados

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)