Tecnologias na Educação em Computação: Primeiros Referenciais
DOI:
https://doi.org/10.5753/rbie.2020.28.0.509Keywords:
Educação em Computação, Informática na Educação, PesquisaAbstract
O movimento de pesquisadores de Educação em Computação no Brasil vem promovendo vários espaços de diálogo dentro da Sociedade Brasileira de Computação com diversas áreas da Computação. Uma destas áreas é a Informática na Educação, com a qual estabelece convergências de pesquisa promissoras. Este artigo busca tecer considerações iniciais sobre as convergências entre estas duas áreas: a Educação em Computação e a Informática na Educação, estabelecendo o que chamaremos de Tecnologias na Educação em Computação.
Downloads
Referências
Alasbali, N., e Benatallah, B. (2015). Open Source as an Innovative Approach in Computer Sci-ence Education: a systematic review of advantages and challenges. In: MOOCs, Innovationand Technology in Education (MITE)(pp. 278–283). DOI: 10.1109/MITE.2015.7375330 [GS Search]
Alves, G., Rebouças, A. e Scaico, P. (2019). Coding dojo como prática de aprendizagem colaborativa para apoiar o ensino introdutório de programação: Um estudo de caso. In: Anais do XXVII Workshop sobre Educação em Computação(pp. 276–290). Porto Alegre, RS, Brasil:SBC. DOI: 10.5753/wei.2019.6636 [GS Search]
Alves, N., Wangenheim, C., Hauck, J., Borgatto, A. e Andrade, D. (2019). Uma análise dosequenciamento pedagógico no ensino de computação na educação básica.Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação -SBIE),30(1), 1. DOI: 10.5753/cbie.sbie.2019.1 [GS Search]
Andrade, R., Barreto, F. e Bispo Jr., E. L. (2019). Uso de mineração de dados para o auxílio deprodução de material didático em disciplinas de algoritmos. In: Anais do XXVII Workshop sobre Educação em Computação(pp. 348–359). Porto Alegre, RS, Brasil: SBC. DOI: 10.5753/wei.2019.6641 [GS Search]
Barcelos, T. S., e Silveira, I. F. (2012). Pensamento computacional e educação matemática: Relações para o ensino de computação na educação básica. In: XX Workshop sobre Educação em Computação (WEI), Anais do XXXII CSBC(Vol. 2, p. 23). Disponível em https://tinyurl.com/y8e8agv9 [GS Search]
Bispo Jr., E. (2019). Questões Epistemológicas em Mineração de Dados Educacionais. Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação -SBIE),30(1), 1541. DOI: 10.5753/cbie.sbie.2019.1541 [GS Search]
Bittencourt, I., e Isotani, S. (2018). Informática na educação baseada em evidências: Um manifesto. Revista Brasileira de Informática na Educação, 26(03), 108. DOI: 10.5753/rbie.2018.26.03.108 [GS Search]
Bombasar, J. R., Raabe, A. e Santiago, R. (2017). Design of a logic game for introducing computational thinking and computability concepts in basic education. International Journal on Computational Thinking, 1(1). DOI: 10.14210/ijcthink.v1.n1.p3 [GS Search]
Borges, P. (2019). Novas tecnologias e formação profissional docente.Educação & Tecnologia,23(1). Disponível em [Link] [GS Search]
Borges, V., Nogueira, B. e Barbosa, E. (2015). Uma análise exploratória de tópicos de pesquisa emergentes em informática na educação. Revista Brasileira de Informática na Educação, 23(01), 85. DOI: 10.5753/rbie.2015.23.01.85 [GS Search]
Brito Jr, I., Rabelo, H., Naschold, A., Ferreira, A., Burlamaqui, A., Rabelo, D. e Valentim, R.(2019). Uso de mineração de dados educacionais para a classificação e identificação de perfis de evasão de graduandos em Sistemas de Informação. Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação, 8(1), 159. DOI: 10.5753/cbie.wcbie.2019.159 [GS Search]
Cacho, C., de Souza, P. L., Bruschi, S., Barbosa, E. F. e Tiosso, F. (2016). Amnesia: um Recurso Educacional Aberto para o Ensino de Memória Virtual. International Journal of Computer Architecture Education, 5(1), 13–18. Disponível em [Link] [GS Search]
Carvalho, F., Borges, F. F., Silva, G. F., Borges, T. O. e Bispo Jr, E. L. (2017). Ensino de provas por indução em grafos utilizando uma ferramenta visual de algoritmos. In: Nuevas Ideas en Informática Educativa (pp. 568–573). Universidad de Chile. Disponível em http://www.tise.cl/volumen13/TISE2017/04.pdf [GS Search]
Costa, L., Souza, C., Inocêncio, A. C. e Bispo Jr., E. L. (2019). Um mapeamento sistemático sobre métodos de identificação preditiva de alunos com risco de reprovação em educação de computação. In: Anais do XXVII Workshop sobre Educação em Computação (WEI)(pp.378–388). Porto Alegre, RS, Brasil: SBC. DOI: 10.5753/wei.2019.6644 [GS Search]
Coutinho, E., Moreira, L. e Neto, M. (2019). Uma análise das respostas abertas da avaliação docente em disciplinas de ensino de lógica e fundamentos de programação. In: Anais do IV Workshop sobre Aspectos Sociais, Humanos e Econômicos de Software (pp. 1–10). Porto Alegre, RS, Brasil: SBC. DOI: 10.5753/washes.2019.6404 [GS Search]
Cox, K., e Bittencourt, R. (2017). Estudo bibliográfico sobre o processo de construção de jogos digitais: A necessidade de sinergia entre o educar e o divertir. Revista Brasileira de Informática na Educação, 25(01), 16. DOI: 10.5753/rbie.2017.25.01.16 [GS Search]
Cravo, A. C. (2012). Análise das causas da evasão escolar do curso técnico de informática em uma faculdade de tecnologia de Florianópolis. Revista Gestão Universitária na América Latina-GUAL,5(2), 238–250. DOI: 10.5007/1983-4535.2012v5n2p238 [GS Search]
Delabrida, S. (2018). Ensino de computação vestível com uma perspectiva prática. In: Anais estendidos do XVII Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais. Porto Alegre, RS, Brasil: SBC. DOI: 10.5753/ihc.2018.4212 [GS Search]
Duran, R., Sorva, J. e Leite, S. (2018). Towards an analysis of program complexity from a cognitive perspective. In: Proceedings of the 2018 ACM Conference on International Computing Education Research (ICER)(p. 21–30). New York, NY, USA: Association for Computing Machinery. DOI: 10.1145/3230977.3230986 [GS Search]
Eglash, R., Krishnamoorthy, M., Sanchez, J. e Woodbridge, A. (2011, October). Fractal Simulations of African Design in Pre-College Computing Education. ACM Trans. Comput. Educ.,11(3). DOI: 10.1145/2037276.2037281 [GS Search]
Falcão, T. P., e Price, S. (2011). Interfering and resolving: How tabletop interaction facilitates co-construction of argumentative knowledge. International Journal of Computer-Supported Collaborative Learning, 6(4), 539–559. DOI: 10.1007/s11412-010-9101-9 [GS Search]
Falkner, K., Szabo, C., Michell, D., Szorenyi, A. e Thyer, S. (2015). Gender gap in academia: Perceptions of female Computer Science academics. In: Proceedings of the 2015 ACM Conference on Innovation and Technology in Computer Science Education (ITiCSE) (p. 111–116). New York, NY, USA: Association for Computing Machinery. DOI: 10.1145/2729094.2742595 [GS Search]
Ferreira, C. A. (1999). Ensino de História e a Incorporação das Novas Tecnologias da Informação e Comunicação: uma reflexão. Revista de História Regional. Disponível em [Link] [GS Search]
Ferreira, P., Cordeiro, A., Lira, T., Carlos, A. e Rodriguez, C. (2019). O uso da robótica como apoio à alfabetização e à introdução do pensamento computacional para crianças. Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação, 8(1), 238. DOI: 10.5753/cbie.wcbie.2019.238 [GS Search]
Fiebrink, R. (2019). Machine learning education for artists, musicians, and other creative practitioners. ACM Transactions on Computing Education (TOCE),19(4), 1–32. DOI: 10.1145/3294008 [GS Search]
França, R. S., Silva, W. C. e Amaral, H. J. C. (2013). Despertando o interesse pela ciência da computação: Práticas na educação básica. In: Proceedings of International Conference on Engineering and Computer Education (ICECE) 2013 (Vol. 8, pp. 282–286). Disponível em [Link] [GS Search]
Goulart, J., Oliveira, F., Pinto, P., Roberto, G. e Sathler, V. (2019). TuPy online: Uma ferramenta para visualização de algoritmos. Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação, 8(1), 337. DOI: 10.5753/cbie.wcbie.2019.337 [GS Search]
Hassan, E. (2003). Laboratório Virtual 3D para ensino de Redes de Computadores. Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE),1(1), 654–663. Disponível em [Link] [GS Search]
Holanda, M., e Araujo, A. (2019). Pós-graduação em Computação na Universidade de Brasília: Um grande desafio na diversidade de gênero. In: Anais do XIII Women in Information Technology (pp. 169–173). Porto Alegre, RS, Brasil: SBC. DOI: 10.5753/wit.2019.6731 [GS Search]
Holmboe, C., McIver, L. e George, C. (2001). Research agenda for Computer Science Education. In G. Kadoda (Ed.), Proceedings of the 13th Annual Workshop of the Psychology of Programming Interest Group (pp. 207 – 223). Sheffield Hallam University. Disponível em [Link] [GS Search]
Hrabowski, F. A. (2019). Pursuing the Dream: A 50-Year Perspective on American Society, Technology, and Inclusion in Computing. In: Proceedings of the 50th ACM Technical Symposiumon Computer Science Education (p. 1). New York, NY, USA: Association for Computing Machinery. DOI: 10.1145/3287324.3290951 [GS Search]
Iacob, C., e Faily, S. (2020). The impact of undergraduate mentorship on student satisfaction and engagement, teamwork performance, and team dysfunction in a software engineering group project. In: Proceedings of the 51st ACM Technical Symposium on Computer Science Education (p. 128–134). New York, NY, USA: Association for Computing Machinery. DOI: 10.1145/3328778.3366835 [GS Search]
Jones, D. (1996). Computing by distance education: Problems and solutions. In: Proceedings of the 1st Conference on Integrating Technology into Computer Science Education (pp. 139–146). New York, NY, USA: Association for Computing Machinery. DOI: 10.1145/237466.237616 [GS Search]
Karavirta, V., Helminen, J. e Ihantola, P. (2012). A mobile learning application for parsons problems with automatic feedback. In: Proceedings of the 12th koli calling international conference on computing education research(p. 11–18). New York, NY, USA: Association for Computing Machinery. DOI: 10.1145/2401796.2401798 [GS Search]
Kemczinski, A., Hounsell, M., Gasparini, I., Filho, R. G. e da Silva, T. (2012). Repositório de Objetos de Aprendizagem para a Área de Computação e Informática - ROAI. Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação- SBIE), 1(1). Disponível em [Link] [GS Search]
Kenski, V. (2012). Tecnologias também servem para informar e comunicar. In: Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação (8th ed., p. 27-42). Campinas: Papirus. [GS Search]
Kölling, M. (1999). The problem of teaching object-oriented programming, Part 1: Languages. Journal of Object-oriented programming, 11(8), 8–15. Disponível em [Link] [GS Search]
Kurkovsky, S. (2012). Integrating mobile culture into Computing Education. In: Ieee 2nd Integrated STEM Education Conference (p. 1-4). DOI: 10.1109/ISECon.2012.6204173 [GS Search]
Ladeira, R. R., Obelheiro, R. R., Custódio, R. e Martins, V. (2020). TreasureHunt: um gerador automático de competições de Segurança Computacional. Revista de Sistemas e Computação (RSC), 9(2). Disponível em [Link] [GS Search]
Lee, C. B., Garcia, S. e Porter, L. (2013, August). Can peer instruction be effective in upper-division Computer Science Courses? Trans. Comput. Educ., 13(3), 12:1–12:22. DOI: 10.1145/2499947.2499949 [GS Search]
Leite, P., Retore, A. P., Lima, B. A. V. e Almeida, L. D. A. (2018). Ensino e extensão sobre inclusão digital usando REAs. In: Anais estendidos do XVII Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais. Porto Alegre, RS, Brasil: SBC. DOI: 10.5753/ihc.2018.4213 [GS Search]
Machado, A. S. (2016). Uso de softwares educacionais, objetos de aprendizagem e simulações no ensino de química. Revista Química Nova na Escola, 38(2), 104–111. DOI: 10.5935/0104-8899.20160014 [GS Search]
Maciel, T., Lanes, M., Garcia, J. e Wives, L. (2019). Descoberta de conhecimento sobre a influência interdisciplinar no desempenho discente do ensino Técnico de Informática Integrado ao Médio. Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação, 8(1),169. DOI: 10.5753/cbie.wcbie.2019.169 [GS Search]
Magalhães, C. V., Santos, R. E., Silva, F. Q. e Gomes, A. S. (2013). Caracterizando a pesquisa em informática na educação no Brasil: um mapeamento sistemático das publicações do SBIE. In: Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática naEducação-SBIE)(Vol. 24, p. 22). DOI: 10.5753/cbie.sbie.2013.22 [GS Search]
Magerko, B., Freeman, J., McKlin, T., McCoid, S., Jenkins, T. e Livingston, E. (2013). Tackling Engagement in Computing with Computational Music Remixing. In: Proceeding of the 44th ACM Technical Symposium on Computer Science Education(p. 657–662). New York, NY,USA: Association for Computing Machinery. DOI: 10.1145/2445196.2445390 [GS Search]
Malan, D. J., Yu, B. e Lloyd, D. (2020). Teaching academic honesty in CS50. In: Proceedings of the 51st ACM Technical Symposium on Computer Science Education (p. 282–288). New York, NY, USA: Association for Computing Machinery. DOI: 10.1145/3328778.3366940 [GS Search]
Maleko, M., Nandi, D., Hamilton, M., D’Souza, D. e Harland, J. (2013). Facebook versus Blackboard for Supporting the Learning of Programming in a Fully Online Course: The Changing Face of Computing Education. In: 2013 Learning and Teaching in Computing and Engineering (p. 83-89). DOI: 10.1109/LaTiCE.2013.31 [GS Search]
Malmi, L., Sheard, J., Kinnunen, P., Simon e Sinclair, J. (2019). Computing Education Theories: What Are They and How Are They Used? In: Proceedings of the 2019 ACM Conference on International Computing Education Research (p. 187–197). New York, NY, USA: Association for Computing Machinery. DOI: 10.1145/3291279.3339409 [GS Search]
Malmi, L., Sheard, J., Simon, Bednarik, R., Helminen, J., Kinnunen, P., . . . Taherkhani, A. (2014). Theoretical Underpinnings of Computing Education Research: What is the Evidence? In: Proceedings of the Tenth Annual Conference on International Computing Education Research (p. 27–34). New York, NY, USA: Association for Computing Machinery. DOI: 10.1145/2632320.2632358 [GS Search]
Maschio, E., e Direne, A. (2013). Processo de aquisição de conhecimento em programação de computadores apoiado por ambientes inteligentes. Brazilian Symposium on Computersin Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE), 24(1), 627. DOI: 10.5753/cbie.sbie.2013.627 [GS Search]
Maschio, E., e Direne, A. (2015). Múltiplas Representações Externas no Suporte à Aquisição de Conhecimento em Programação de Computadores. Revista Brasileira de Informática na Educação, 23(03), 81. DOI: 10.5753/rbie.2015.23.03.81 [GS Search]
McGill, T., Volet, S. e Hobbs, V. (1997). Studying computer programming externally: Who succeeds?Distance Education, 18(2), 236-256. DOI: 10.1080/0158791970180205 [GS Search]
Ministério da Educação (2018). Base Nacional Curricular Comum (BNCC). In: República Federativa do Brasil.Governo Federal. Disponível em [Link].
Miranda, G. L. (2016). Limites e possibilidades das TIC na educação. Sísifo(3), 41–50. Disponível em [Link] [GS Search]
Morelli, R., Tucker, A., Danner, N., De Lanerolle, T. R., Ellis, H. J. C., Izmirli, O., . . . Parker, G.(2009, August). Revitalizing Computing Education through Free and Open Source Software for Humanity.Communications of the ACM, 52(8), 67–75. DOI: 10.1145/1536616.1536635 [GS Search]
Motta, R., Bonicenha, M., Rodrigues, C. S. e Werner, C. (2018). MetricRA: Learning Software Metrics through Augmented Reality. In: Anais do XXVI Workshop sobre Educação em Computação. Porto Alegre, RS, Brasil: SBC. DOI: 10.5753/wei.2018.3508 [GS Search]
Mourão, A., Menezes, C., Lopes, A. e Netto, J. (2019). APP MIDOAA: Objeto de Aprendizagem Acessível para Apoiar Estudantes com Deficiência Auditiva. Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação, 8(1), 1140. DOI: 10.5753/cbie.wcbie.2019.1140 [GS Search]
Neves, M., e Coello, J. (2006). OntoRevPro: Uma ontologia sobre revisão de programas para o aprendizado colaborativo de programação em Java. Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE), 1(1), 358–367. Disponível em [Link] [GS Search]
Nóbrega, G., e Lima, F. (2019). Aprendizagem da Informática na Educação por Questionamento e Modelagem a partir da Web. Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informáticana Educação, 8(1), 843. DOI: 10.5753/cbie.wcbie.2019.843 [GS Search]
Oliveira, J., Oliveira, E., Carvalho, L. e Fernandes, D. (2019). Mensagens estendidas de feedback em um juiz online para alunos de introdução à computação: resultados preliminares. Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE), 30(1), 329. DOI: 10.5753/cbie.sbie.2019.329 [GS Search]
Ortiz, J. S. B., e Pereira, R. (2019). Ten Years of Initiatives to Promote Computational Thinking: A Systematic Mapping of Literature. Journal on Computational Thinking, 3(1), 95–110. DOI: 10.14210/jcthink.v3.n1.p95 [GS Search]
Oyelere, S. S., Suhonen, J., Wajiga, G. M. e Sutinen, E. (2018). Design, development, and evaluation of a mobile learning application for Computing Education. Education and Information Technologies, 23(1), 467–495. DOI: 10.1007/s10639-017-9613-2 [GS Search]
Paiva, L., Bompet, P., Corlett, E., Matos, E. e Schwarzelmuller, A. (2017). A formação, o trabalho e a identidade profissional do professor de Computação: um mapeamento sobre a Licenciatura em Computação. Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação, 6(1), 893. DOI: 10.5753/cbie.wcbie.2017.893 [GS Search]
Paparidis, O., e Franco, M. (2016). Plataforma Arduino como apoio ao ensino de programação no curso de técnico em informática integrado. In: Anais do XXIV Workshop sobre Educação em Computação (pp. 328–337). Porto Alegre, RS, Brasil: SBC. DOI: 10.5753/wei.2016.9676 [GS Search]
Passos, P., Queiroz, Q., Morais, P., Santos, J. e Abdalla, D. (2019). Extensão universitária no ensino de programação para mulheres: novas alternativas para antigos cenários. Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação, 8(1), 447. DOI: 10.5753/cbie.wcbie.2019.447 [GS Search]
Peppler, K. (2013, sep). STEAM-Powered Computing Education: Using E-Textiles to Integrate the Arts and STEM. Computer, 46(09), 38-43. DOI: 10.1109/MC.2013.257 [GS Search]
Pereira, F. D., Oliveira, E. H. T., Oliveira, D. B. F., Cristea, A. I., Carvalho, L. S. G., Fonseca,S. C., . . . Isotani, S. (2020). Using learning analytics in the Amazonas: understanding students’ behaviour in introductory programming. British Journal of Educational Technology, 51(4), 955-972. DOI: 10.1111/bjet.12953 [GS Search]
Pereira, J. A., e Resende, A. M. P. (2012). Uma análise dos ambientes de ensino de banco de dados. In: Anais do VIII Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação (SBSI)(p. 755-766). Disponível em https://tinyurl.com/y7r488aw [GS Search]
Pfalzgraf, A. M., e Driscoll, J. A. (2014). A low-cost computer cluster for high-performance computing education. In: Ieee International Conference on Electro/Information Technology(p. 362-366). DOI: 10.1109/EIT.2014.6871791 [GS Search]
Pimentel, T., Passos, C., Fernandes, I. e Goldschmidt, R. (2019). Mineração de Padrões Sequenciais de Sentimentos: Um Estudo de Caso na Detecção de Propensão à Evasão Escolar na Educação Superior. Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE), 30(1), 1411. DOI: 10.5753/cbie.sbie.2019.1411 [GS Search]
Pinto, G. R. P. R., Santos, L. C., Burnham, T. F. e Pereira, H. B. d. B. (2008). Religando saberes: A elaboração de ontologias na formação de alunos de Engenharia de Computação. In: Anais do Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENGE)(pp. 1–15). ABENGE. Disponível em http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/389 [GS Search]
Poteat, V. E. (2006, June). Network+ Certification for the Computer Science or Electrical Engineering Undergraduate. Journal of Computing Sciences in Colleges, 21(6), 140–148. Disponível em [Link] [GS Search]
Prates, J., Garcia, R. e Maldonado, J. (2019). Small private online courses in Computing Learning: evidence, trends and challenges. Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE), 30(1), 129. DOI: 10.5753/cbie.sbie.2019.129 [GS Search]
Putro, I. H., Carbone, A. e Sheard, J. (2014). Developing a Framework to Assess Students’ Contributions during Wiki Construction. In: Proceedings of the Sixteenth Australasian Computing Education Conference (p. 123–131). AUS: Australian Computer Society, Inc. Disponível em https://dl.acm.org/doi/abs/10.5555/2667490.2667505 [GS Search]
Raabe, A., Metzger, J., Gomes, E., Vieira, M., Santana, A., Souza, F., . . . Cucco, L. (2017). Características do pensamento computacional desenvolvidas em aprendizes do ensino médio por meio de atividades makers. Anais do Workshop de Informática na Escola, 23(1), 145. DOI: 10.5753/cbie.wie.2017.145 [GS Search]
Raabe, A., Viana, C. e Metzger, J. (2019). Estudo comparativo de interfaces tangíveis de programação voltadas a crianças da educação infantil. Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação, 8(1), 485. DOI: 10.5753/cbie.wcbie.2019.485 [GS Search]
Raabe, A., Zanchett, G. e Vahldick, A. (2015). Jogos de Programar como uma Abordagem para os Primeiros Contatos dos Estudantes com à Programação. Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação, 4(1), 1485. DOI: 10.5753/cbie.wcbie.2015.1485 [GS Search]
Reestman, K., e Dorn, B. (2019). Native language’s effect on Java compiler errors. In: Proceedings of the 2019 ACM Conference on International Computing Education Research (ICER) (p. 249–257). New York, NY, USA: Association for Computing Machinery. DOI: 10.1145/3291279.3339423 [GS Search]
Rezende, C. M. C., e Bispo Jr, E. L. (2020). Jataí ACM SIGCSE Chapter: Um espaço de formação na Educação em Computação. Revista Sítio Novo, 4(2). Disponível em [LInk] [GS Search]
Ribeiro, R. B., Carvalho, L., Oliveira, E., Oliveira, D. e Pessoa, M. (2020). Investigação empírica sobre os efeitos da gamificação de um juiz online em uma disciplina de introdução à programação. Revista Brasileira de Informática na Educação, 28(0), 461. DOI: 10.5753/rbie.2020.28.0.461 [GS Search]
Rodrigues, S., Venero, M., Rodriguez, C., Goya, D. e Rocha, R. (2019). Avaliando ambientes para ensino de programação com suporte para o desenvolvimento da metacognição. Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação, 8(1), 417. DOI: 10.5753/cbie.wcbie.2019.417 [GS Search]
Rous, B. (2012). Major update to ACM’s Computing Classification System. In: Communications of the ACM (Vol. 55, pp. 12–12). ACM New York, NY, USA. DOI: 10.1145/2366316.2366320 [GS Search]
Saeed, N., e Yang, Y. (2008). Incorporating blogs, social bookmarks, and podcasts into unit teaching. In: Proceedings of the Tenth Conference on Australasian Computing Education (p. 113–118). AUS: Australian Computer Society, Inc. Disponível em [Link] [GS Search]
Santos, C., Silva, D., Roque, A., Lima, J. e Ben, M. (2019). Tecendo Espaços e Experiências no Campo da Robótica Educacional para Fomentar o Interesse de Meninas pela área de Computação. Anais do Workshop de Informática na Escola, 25(1), 9. DOI: 10.5753/cbie.wie.2019.9 [GS Search]
Searle, K. A., e Kafai, Y. B. (2015). Boys’ Needlework: Understanding Gendered and Indigenous Perspectives on Computing and Crafting with Electronic Textiles. In: Proceedings of the Eleventh Annual International Conference on International Computing Education Research(p. 31–39). New York, NY, USA: Association for Computing Machinery. DOI: 10.1145/2787622.2787724 [GS Search]
Silva, G., Oliveira, L. C. e Fernandes, S. R. (2018). Uso de Realidade Aumentada para Ensino de Arquitetura de Computadores com MIPS. In: Anais do XXVI Workshop sobre Educação em Computação. Porto Alegre, RS, Brasil: SBC. DOI: 10.5753/wei.2018.3531 [GS Search]
Smith, K. H. (2009). The effect of computer-assisted instruction and field independence on the development of rhythm sight-reading skills of middle school instrumental students. International Journal of Music Education, 27(1), 59–68. DOI: 10.1177/0255761408099064 [GS Search]
Solórzano, A., Schneider, C. e Charão, A. (2019). Pratique OBI: Um recurso de apoio a treinos para a modalidade Iniciação da Olimpíada Brasileira de Informática. In: Anais do XXVII Workshop sobre Educação em Computação (pp. 453–462). Porto Alegre, RS, Brasil: SBC. DOI: 10.5753/wei.2019.6650 [GS Search]
Souza, D. M., Felizardo, K. R. e Barbosa, E. F. (2016). A Systematic Literature Review of Assessment Tools for Programming Assignments. In: 2016 IEEE 29th International Conference on Software Engineering Education and Training (CSEET)(p. 147-156). DOI: 10.1109/C-SEET.2016.48 [GS Search]
Souza, T. A. (2017). Recursos tecnológicos utilizados pelos estudantes do curso de Licenciatura em Computação da EaD/UFGD. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Sistemas de Informação) – Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologias, Universidade Federal da Grande Dourados, Brasil. Disponível em DOI: [Link] [GS Search]
Teague, J. (1997). A structured review of reasons for the underrepresentation of women in Computing. In: Proceedings of the 2nd Australasian Conference on Computer Science Education (pp. 91–98). DOI: 10.1145/299359.299374 [GS Search]
Tissenbaum, M., Sheldon, J. e Abelson, H. (2019). From computational thinking to computational action.Communications of the ACM,62(3), 34–36. DOI: 10.1145/3265747 [GS Search]
Valente, J. A. (2008). Diferentes usos do computador na educação. Em aberto,12(57). Disponível em http://rbepold.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/1876/1847 [GS Search]
Zhang, F., Jhi, Y.-C., Wu, D., Liu, P. e Zhu, S. (2012). A first step towards algorithm plagiarism detection. In: Proceedings of the 2012 International Symposium on Software Testing and Analysis (pp. 111–121). DOI: 10.1145/2338965.2336767 [GS Search]
Arquivos adicionais
Published
Como Citar
Issue
Section
Licença
Copyright (c) 2020 Esdras Lins Bispo Jr., André Raabe, Ecivaldo Matos, Eleandro Maschio, Ellen Francine Barbosa, Leandro Galvão Carvalho, Roberto Almeida Bittencourt, Rodrigo Silva Duran, Taciana Pontual Falcão
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.