Neoliberalismo e crise: o avanço silencioso do capitalismo de vigilância na educação brasileira durante a pandemia da Covid19

Authors

  • Leonardo Ribeiro da Cruz Universidade Federal do Pará
  • Jamila Rodrigues Venturini Rede Latino Americana de Estudos sobre Privacidade, Tecnologia e Sociedade (Lavits)

DOI:

https://doi.org/10.5753/rbie.2020.28.0.1060

Keywords:

Capitalismo de Vigilância, Tecnologias Educacionais, Educação Vigiada, Educação, Vigilância

Abstract

Atualmente, podemos observar o crescimento de acordos envolvendo instituições públicas de ensino e empresas cuja valorização advêm da coleta e tratamento de dados de seus usuários para a utilização de diversos tipos de aplicativos educacionais. Esse crescimento acelerou durante a pandemia de Covid-19, quando a emergência do distanciamento social fez crescer a demanda por ensino remoto em tais instituições. Contudo, a adesão a tais acordos é realizada de forma silenciosa a partir de interações diretas entre empresas e instituições públicas e sem um debate público sobre seus riscos e consequências para a educação pública brasileira, principalmente as que envolvem a segurança de dados e a terceirização de parte do gerenciamento de tecnologias de informação. Esse artigo tem como objetivo discutir a adoção de tecnologias educacionais de empresas cujo modelo de negócios é pautado pela coleta e tratamento de dados dos usuários, particularmente durante a pandemia da Covid-19 no Brasil. Veremos, por meio da análise dos dados disponíveis sobre sua atuação, que o avanço desse mercado sobre a educação pública do país, acelerado durante a crise de saúde, é sustentado pelo planejamento e execução de um projeto de ampliação do envolvimento de empresas privadas e de diminuição do investimento público no setor.

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Published

2020-12-15

Como Citar

CRUZ, L. R. da; VENTURINI, J. R. Neoliberalismo e crise: o avanço silencioso do capitalismo de vigilância na educação brasileira durante a pandemia da Covid19. Revista Brasileira de Informática na Educação, [S. l.], v. 28, p. 1060–1085, 2020. DOI: 10.5753/rbie.2020.28.0.1060. Disponível em: https://journals-sol.sbc.org.br/index.php/rbie/article/view/4235. Acesso em: 4 jul. 2024.

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Edição Especial :: Educação Virtual e Tecnológica em tempos de Pandemia