UFC-Inventor: Uma Ferramenta de Autoria Dirigida por Modelos para Geração de Aplicações Ubíquas para Aulas de Campo
DOI:
https://doi.org/10.5753/rbie.2019.27.03.132Keywords:
Desenvolvimento dirigido por modelo, Computação Ubíqua, Mobile learning, Aula de campoAbstract
As aulas de campo promovem as habilidades dos estudantes ao incrementarem a capacidade de observação e descoberta em várias áreas do conhecimento. Ao inserir tecnologias ubíquas nas aulas de campo, como sensores e atuadores, estas aulas apresentam benefícios quando comparadas às aulas de campo tradicionais. Entretanto, no contexto destas aulas, o desenvolvimento de sistemas ubíquos impõe desafios como o tratamento da heterogeneidade dos dispositivos móveis, a ausência de infraestrutura de comunicação fixa, o ambiente computacional dinâmico e o suporte à mobilidade do usuário. Este artigo apresenta o UFC-Inventor, uma ferramenta voltada para professores utilizarem os recursos dos dispositivos móveis e da Computação Ubíqua (como câmera, GPS, bússola e acelerômetro) em aulas de campo. O UFC-Inventor possibilita a geração automática de aplicações multiplataforma sem a necessidade de o usuário ter conhecimentos de programação. Além do desenvolvimento da ferramenta de autoria, outra contribuição importante desse trabalho foi a realização de testes de usabilidade com os públicos-alvo da abordagem. Primeiramente com os professores, observaram-se bons níveis de usabilidade e o interesse em usar o UFC-Inventor em suas aulas frequentemente. Posteriormente, uma aplicação ubíqua gerada pelo UFC-Inventor foi testada pelos estudantes em uma aula de campo de Geologia, sendo aprovada nos critérios de usabilidade e utilidade.
Downloads
Referências
Ainsworth, S., & Grimshaw, S. (2004). Evaluating the REDEEM authoring tool: can teachers create effective learning environments?. International Journal of Artificial Intelligence in Education, 14(3, 4), 279-312. [GS Search]
Alvarez, V., Pérez-Pérez, J. R., Paule, M., & de Freitas, S. (2016). Ariane: a web-based and mobile tool to guide the design of augmented reality learning activities. Mobile Learning Futures–Sustaining Quality Research and Practice in Mobile Learning, 33. [GS Search]
Bangor, A., Kortum, P., & Miller, J. (2009). Determining what individual SUS scores mean: Adding an adjective rating scale. Journal of usability studies, 4(3), 114-123. [GS Search]
Brambilla, M., Cabot, J., & Wimmer, M. (2012). Model-driven software engineering in practice. Synthesis Lectures on Software Engineering, 1(1), 1-182. [GS Search]
Brooke, J. (1996). SUS-A quick and dirty usability scale. Usability evaluation in industry, 189(194), 4-7. [GS Search]
Chede, C. (2008). Padrões abertos interoperabilidade e interesse público. Revista Politics, 1(1). [GS Search]
Davis, F. D. (1985). A technology acceptance model for empirically testing new end-user information systems: Theory and results (Doctoral dissertation, Massachusetts Institute of Technology).[GS Search]
de Oliveira, A. P. L., & Correia, M. D. (2013). Aula de campo como mecanismo facilitador do ensino-aprendizagem sobre os ecossistemas recifais em alagoas. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, 6(2), 163-190. [GS Search]
García, C. G., G-Bustelo, B. C. P., Espada, J. P., & Cueva-Fernandez, G. (2014). Midgar: Generation of heterogeneous objects interconnecting applications. A Domain Specific Language proposal for Internet of Things scenarios. Computer Networks, 64, 143-158. [GS Search]
Garret, J. J. The Elements of User Experience: User-Centered Design for the Web and Beyond. Second Edition. Berkley: New Riders Press, 2011. [GS Search]
Giemza, A., Bollen, L., & Hoppe, H. U. (2011). LEMONADE: field-trip authoring and classroom reporting for integrated mobile learning scenarios with intelligent agent support. International Journal of Mobile Learning and Organisation, 5(1), 96-114. [GS Search]
Gilman, E., Milara, I. S., Cortés, M., & Riekki, J. (2015). Towards user support in ubiquitous learning systems. IEEE Transactions on Learning Technologies, 8(1), 55-68. [GS Search]
Gómez, S., Zervas, P., Sampson, D. G., & Fabregat, R. (2014). Context-aware adaptive and personalized mobile learning delivery supported by UoLmP. Journal of King Saud University-Computer and Information Sciences, 26(1), 47-61. [GS Search]
Hwang, G. J., & Wong, L. H. (2014). Guest Editorial: Powering Up: Insights from Distinguished Mobile and Ubiquitous Learning Projects across the World. Educational Technology & Society, 17(2), 1-3. [GS Search]
Koper, R., & Olivier, B. (2004). Representing the learning design of units of learning. Journal of Educational Technology & Society, 7(3). [GS Search]
Marçal, E., Viana, W., Andrade, R. M., & Rodrigues, D. (2014, October). A mobile learning system to enhance field trips in geology. In Frontiers in Education Conference (FIE), 2014 IEEE (pp. 1-8). IEEE. [GS Search]
Marçal, E., Andrade, R., & Viana, W. (2015, October). ML4UL: Uma Extensão ao Padrão IMS LD para Modelagem de Sistemas Móveis e Ubíquos para Aulas de Campo. In Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE) (Vol. 26, No. 1, p. 160). [GS Search]
Perdikuri, K. (2014, October). Students' Experiences from the use of MIT App Inventor in classroom. In Proceedings of the 18th Panhellenic Conference on Informatics (pp. 1-6). ACM. [GS Search]
Perez-Colado, I. J., Perez-Colado, V. M., Martínez-Ortiz, I., Freire-Moran, M., & Fernández-Manjón, B. (2017, April). UAdventure: The eAdventure reboot: Combining the experience of commercial gaming tools and tailored educational tools. In Global Engineering Education Conference (EDUCON), 2017 IEEE (pp. 1755-1762). IEEE. [GS Search]
Rachid, C. L., & Ishitani, L. (2012). M-tutorial: ferramenta de autoria para desenvolvimento de tutoriais voltados para o m-learning. Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE), 20(1). [GS Search]
Rocha, L et al., Ubiquitous Software Engineering: Achievements, Challenges and Beyond, 2011 25th Brazilian Symposium on Software Engineering, Sao Paulo, 2011, pp. 132-137. [GS Search]
Roslin, M. A. Y. A., Maga, J. P., Rosales, A. B., Cereno, R., & Tapay, N. E. (2009). Social impact of ecotourism on the behavior of students on educational field trips to Makiling Botanic Gardens in the University of the Philippines Los Baños. USM R&D Journal, 17(1), 71-80. [GS Search]
Shakil, A. F., & Hafeez, S. (2011). The need and importance of field trips at higher level in Karachi, Pakistan. International Journal of Academic Research in Business and Social Sciences, 2(1), 1. [GS Search]
Sharples, M. Taylor, J., Vavoula, G.. A Theory of Learning for the Mobile Age. R. Andrews and C. Haythornthwaite. The Sage Handbook of Elearning Research, Sage publications, pp.221-247, 2006. [GS Search]
Singh, T. K. (2018). Importance Of Authoring Tools In Digital World. Magic EdTech. Disponível em [Link]
Tabuenca, B., Kalz, M., Ternier, S., & Specht, M. (2016). Mobile authoring of open educational resources for authentic learning scenarios. Universal Access in the Information Society, 15(3), 329-343. [GS Search]
Ververidis, D., Chantas, G., Migkotzidis, P., Anastasovitis, E., Papazoglou-Chalikias, A., Nikolaidis, E., & Liapis, A. (2018). An authoring tool for educators to make virtual labs. In Proc. Internat. Conf. on Interactive Collaborative Learning. [GS Search]
Viana, W., Andrade, R. M. C., Maia, M., Marçal, E., Gensel, J., Lima, J. V., & Sanchez, J. (2011). Towards context-aware and mobile e-learning application. In TISE 2011, Congreso Internacional de Informática Educativa. [GS Search]
Vygotsky, L. S. (1978). Mind in society: the development of higher psychological processes.Cambridge: Harvard University Press. [GS Search]
Weiser, M. (1999). The computer for the 21st century. SIGMOBILE Mob. Comput. Commun. Rev. 3, 3 (July 1999), 3-11. [GS Search]
Wu, P. H., Hwang, G. J., & Tsai, W. H. (2013). An expert system-based context-aware ubiquitous learning approach for conducting science learning activities. Journal of Educational Technology & Society, 16(4). [GS Search]
Xie, B., & Abelson, H. (2016, September). Skill progression in MIT app inventor. In IEEE Symposium on Visual Languages and Human-Centric Computing (VL/HCC), 2016 (pp. 213-217). IEEE. [GS Search]
Zbick, J., Nake, I., Jansen, M., & Milrad, M. (2014, November). mLearn4web: a web-based framework to design and deploy cross-platform mobile applications. In Proceedings of the 13th International Conference on Mobile and Ubiquitous Multimedia (pp. 252-255). ACM. [GS Search]
Arquivos adicionais
Published
Como Citar
Issue
Section
Licença
Copyright (c) 2019 Edgar Marçal, Rossana M. de Castro Andrade, Windson Viana
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.