UFC-Inventor: Uma Ferramenta de Autoria Dirigida por Modelos para Geração de Aplicações Ubíquas para Aulas de Campo

Authors

  • Edgar Marçal Universidade Federal do Ceará
  • Rossana M. de Castro Andrade Universidade Federal do Ceará
  • Windson Viana Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.5753/rbie.2019.27.03.132

Keywords:

Desenvolvimento dirigido por modelo, Computação Ubíqua, Mobile learning, Aula de campo

Abstract

As aulas de campo promovem as habilidades dos estudantes ao incrementarem a capacidade de observação e descoberta em várias áreas do conhecimento. Ao inserir tecnologias ubíquas nas aulas de campo, como sensores e atuadores, estas aulas apresentam benefícios quando comparadas às aulas de campo tradicionais. Entretanto, no contexto destas aulas, o desenvolvimento de sistemas ubíquos impõe desafios como o tratamento da heterogeneidade dos dispositivos móveis, a ausência de infraestrutura de comunicação fixa, o ambiente computacional dinâmico e o suporte à mobilidade do usuário. Este artigo apresenta o UFC-Inventor, uma ferramenta voltada para professores utilizarem os recursos dos dispositivos móveis e da Computação Ubíqua (como câmera, GPS, bússola e acelerômetro) em aulas de campo. O UFC-Inventor possibilita a geração automática de aplicações multiplataforma sem a necessidade de o usuário ter conhecimentos de programação. Além do desenvolvimento da ferramenta de autoria, outra contribuição importante desse trabalho foi a realização de testes de usabilidade com os públicos-alvo da abordagem. Primeiramente com os professores, observaram-se bons níveis de usabilidade e o interesse em usar o UFC-Inventor em suas aulas frequentemente. Posteriormente, uma aplicação ubíqua gerada pelo UFC-Inventor foi testada pelos estudantes em uma aula de campo de Geologia, sendo aprovada nos critérios de usabilidade e utilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edgar Marçal, Universidade Federal do Ceará

Instituto Universidade Virtual

Rossana M. de Castro Andrade, Universidade Federal do Ceará

Instituto Universidade Virtual

Windson Viana, Universidade Federal do Ceará

Instituto Universidade Virtual

Referências

Ainsworth, S., & Grimshaw, S. (2004). Evaluating the REDEEM authoring tool: can teachers create effective learning environments?. International Journal of Artificial Intelligence in Education, 14(3, 4), 279-312. [GS Search]

Alvarez, V., Pérez-Pérez, J. R., Paule, M., & de Freitas, S. (2016). Ariane: a web-based and mobile tool to guide the design of augmented reality learning activities. Mobile Learning Futures–Sustaining Quality Research and Practice in Mobile Learning, 33. [GS Search]

Bangor, A., Kortum, P., & Miller, J. (2009). Determining what individual SUS scores mean: Adding an adjective rating scale. Journal of usability studies, 4(3), 114-123. [GS Search]

Brambilla, M., Cabot, J., & Wimmer, M. (2012). Model-driven software engineering in practice. Synthesis Lectures on Software Engineering, 1(1), 1-182. [GS Search]

Brooke, J. (1996). SUS-A quick and dirty usability scale. Usability evaluation in industry, 189(194), 4-7. [GS Search]

Chede, C. (2008). Padrões abertos interoperabilidade e interesse público. Revista Politics, 1(1). [GS Search]

Davis, F. D. (1985). A technology acceptance model for empirically testing new end-user information systems: Theory and results (Doctoral dissertation, Massachusetts Institute of Technology).[GS Search]

de Oliveira, A. P. L., & Correia, M. D. (2013). Aula de campo como mecanismo facilitador do ensino-aprendizagem sobre os ecossistemas recifais em alagoas. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, 6(2), 163-190. [GS Search]

García, C. G., G-Bustelo, B. C. P., Espada, J. P., & Cueva-Fernandez, G. (2014). Midgar: Generation of heterogeneous objects interconnecting applications. A Domain Specific Language proposal for Internet of Things scenarios. Computer Networks, 64, 143-158. [GS Search]

Garret, J. J. The Elements of User Experience: User-Centered Design for the Web and Beyond. Second Edition. Berkley: New Riders Press, 2011. [GS Search]

Giemza, A., Bollen, L., & Hoppe, H. U. (2011). LEMONADE: field-trip authoring and classroom reporting for integrated mobile learning scenarios with intelligent agent support. International Journal of Mobile Learning and Organisation, 5(1), 96-114. [GS Search]

Gilman, E., Milara, I. S., Cortés, M., & Riekki, J. (2015). Towards user support in ubiquitous learning systems. IEEE Transactions on Learning Technologies, 8(1), 55-68. [GS Search]

Gómez, S., Zervas, P., Sampson, D. G., & Fabregat, R. (2014). Context-aware adaptive and personalized mobile learning delivery supported by UoLmP. Journal of King Saud University-Computer and Information Sciences, 26(1), 47-61. [GS Search]

Hwang, G. J., & Wong, L. H. (2014). Guest Editorial: Powering Up: Insights from Distinguished Mobile and Ubiquitous Learning Projects across the World. Educational Technology & Society, 17(2), 1-3. [GS Search]

Koper, R., & Olivier, B. (2004). Representing the learning design of units of learning. Journal of Educational Technology & Society, 7(3). [GS Search]

Marçal, E., Viana, W., Andrade, R. M., & Rodrigues, D. (2014, October). A mobile learning system to enhance field trips in geology. In Frontiers in Education Conference (FIE), 2014 IEEE (pp. 1-8). IEEE. [GS Search]

Marçal, E., Andrade, R., & Viana, W. (2015, October). ML4UL: Uma Extensão ao Padrão IMS LD para Modelagem de Sistemas Móveis e Ubíquos para Aulas de Campo. In Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE) (Vol. 26, No. 1, p. 160). [GS Search]

Perdikuri, K. (2014, October). Students' Experiences from the use of MIT App Inventor in classroom. In Proceedings of the 18th Panhellenic Conference on Informatics (pp. 1-6). ACM. [GS Search]

Perez-Colado, I. J., Perez-Colado, V. M., Martínez-Ortiz, I., Freire-Moran, M., & Fernández-Manjón, B. (2017, April). UAdventure: The eAdventure reboot: Combining the experience of commercial gaming tools and tailored educational tools. In Global Engineering Education Conference (EDUCON), 2017 IEEE (pp. 1755-1762). IEEE. [GS Search]

Rachid, C. L., & Ishitani, L. (2012). M-tutorial: ferramenta de autoria para desenvolvimento de tutoriais voltados para o m-learning. Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE), 20(1). [GS Search]

Rocha, L et al., Ubiquitous Software Engineering: Achievements, Challenges and Beyond, 2011 25th Brazilian Symposium on Software Engineering, Sao Paulo, 2011, pp. 132-137. [GS Search]

Roslin, M. A. Y. A., Maga, J. P., Rosales, A. B., Cereno, R., & Tapay, N. E. (2009). Social impact of ecotourism on the behavior of students on educational field trips to Makiling Botanic Gardens in the University of the Philippines Los Baños. USM R&D Journal, 17(1), 71-80. [GS Search]

Shakil, A. F., & Hafeez, S. (2011). The need and importance of field trips at higher level in Karachi, Pakistan. International Journal of Academic Research in Business and Social Sciences, 2(1), 1. [GS Search]

Sharples, M. Taylor, J., Vavoula, G.. A Theory of Learning for the Mobile Age. R. Andrews and C. Haythornthwaite. The Sage Handbook of Elearning Research, Sage publications, pp.221-247, 2006. [GS Search]

Singh, T. K. (2018). Importance Of Authoring Tools In Digital World. Magic EdTech. Disponível em [Link]

Tabuenca, B., Kalz, M., Ternier, S., & Specht, M. (2016). Mobile authoring of open educational resources for authentic learning scenarios. Universal Access in the Information Society, 15(3), 329-343. [GS Search]

Ververidis, D., Chantas, G., Migkotzidis, P., Anastasovitis, E., Papazoglou-Chalikias, A., Nikolaidis, E., & Liapis, A. (2018). An authoring tool for educators to make virtual labs. In Proc. Internat. Conf. on Interactive Collaborative Learning. [GS Search]

Viana, W., Andrade, R. M. C., Maia, M., Marçal, E., Gensel, J., Lima, J. V., & Sanchez, J. (2011). Towards context-aware and mobile e-learning application. In TISE 2011, Congreso Internacional de Informática Educativa. [GS Search]

Vygotsky, L. S. (1978). Mind in society: the development of higher psychological processes.Cambridge: Harvard University Press. [GS Search]

Weiser, M. (1999). The computer for the 21st century. SIGMOBILE Mob. Comput. Commun. Rev. 3, 3 (July 1999), 3-11. [GS Search]

Wu, P. H., Hwang, G. J., & Tsai, W. H. (2013). An expert system-based context-aware ubiquitous learning approach for conducting science learning activities. Journal of Educational Technology & Society, 16(4). [GS Search]

Xie, B., & Abelson, H. (2016, September). Skill progression in MIT app inventor. In IEEE Symposium on Visual Languages and Human-Centric Computing (VL/HCC), 2016 (pp. 213-217). IEEE. [GS Search]

Zbick, J., Nake, I., Jansen, M., & Milrad, M. (2014, November). mLearn4web: a web-based framework to design and deploy cross-platform mobile applications. In Proceedings of the 13th International Conference on Mobile and Ubiquitous Multimedia (pp. 252-255). ACM. [GS Search]

Arquivos adicionais

Published

2019-09-01

Como Citar

MARÇAL, E.; ANDRADE, R. M. de C.; VIANA, W. UFC-Inventor: Uma Ferramenta de Autoria Dirigida por Modelos para Geração de Aplicações Ubíquas para Aulas de Campo. Revista Brasileira de Informática na Educação, [S. l.], v. 27, n. 3, p. 132–149, 2019. DOI: 10.5753/rbie.2019.27.03.132. Disponível em: https://journals-sol.sbc.org.br/index.php/rbie/article/view/4725. Acesso em: 18 out. 2024.

Issue

Section

Artigos