Uma Abordagem Multiobjetivo para Recomendação de Caminhos de Aprendizagem para Grupo de Usuários
DOI:
https://doi.org/10.5753/rbie.2019.27.03.336Keywords:
Recomendação de caminhos de aprendizagem, Otimização multiobjetivo, Otimização combinatóriaAbstract
A definição de caminhos de aprendizagem é um ponto fundamental para a aprendizagem eficiente. Este artigo propõe a utilização de um algoritmo evolucionário (NSGA-II) para otimizar o processo de recomendação de caminhos de aprendizagem para um grupo de indivíduos, levando em conta múltiplos critérios: satisfação dos membros da equipe e tempo gasto na realização da atividade. O método proposto foi aplicado em dois cenários: com uma turma online e com uma turma presencial. O método foi avaliado quanto ao desempenho, sendo comparado às abordagens exaustiva e aleatória; e quanto ao aspecto pedagógico, sendo comparado com os métodos aleatório e autosselecionado. Os resultados alcançados revelaram o potencial do método proposto tanto do ponto de vista computacional quanto do pedagógico.
Downloads
Referências
Belacel, N., Durand, G., Laplante, F. (2014). A Binary Integer Programming Model for Global Optimization of Learning Path Discovery.. EDM (Workshops). [GS Search.
Cardoso, I. C., Rissoli, V., Moreira, T., Borges, V. (2016). Construção de Ambientes Interativos de apoio à reflexão docente aplicados à Teoria da Aprendizagem Significativa. Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação, 5(1), p. 637. doi: 10.5753/cbie.wcbie.2016.637.[GS Search.
dos Santos, H., Cechinel, C., Araújo, R., Brauner, D. (2015). Recomendação de Objetos de Aprendizagem utilizando Filtragem Colaborativa: Uma comparação entre abordagens de pré-processamento por meio de clusterização. Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE), 26(1), p. 1127. doi: 10.5753/cbie.sbie.2015.1127.[GS Search.
Durand, G., Belacel, N., LaPlante, F. (2013). Graph theory based model for learning path recommendation. Information Sciences, 251, pp. 10-21. doi: 10.1016/j.ins.2013.04.017.[GS Search.
Feng, X., Xie, H., Peng, Y., Chen, W., Sun, H. (2010). Groupized learning path discovery based on member profile. International Conference on Web-Based Learning, pp. 301--310. doi: 10.1007/978-3-642-20539-2_32.[GS Search.
Godoy, D., Amandi, A. (2010). Link recommendation in e-learning systems based on content-based student profiles. Handbook of educational data mining, pp. 273--286. [GS Search.
Hwang, G.J., Kuo, F.R., Yin, P.Y., Chuang, K.H. (2010). A heuristic algorithm for planning personalized learning paths for context-aware ubiquitous learning. Computers & Education, 54(2), p. 404--415. doi: 10.1016/j.compedu.2009.08.024.[GS Search.
Li, Q., Lau, R. WH., Wah, B. W., Ashman, H., Leung, E. WC., Li, F., Lee, V. (2009). Guest editors' introduction: Emerging internet technologies for e-learning. IEEE Internet Computing, 13(4), pp. 11--17. doi: 10.1109/MIC.2009.83.[GS Search.
Madhour, H., Wentland Forte, M. (2008). Personalized learning path delivery: Models and example of application. Intelligent Tutoring Systems, pp. 725--727. doi: 10.1007/978-3-540-69132-7_90.[GS Search.
Miranda, P., Ferreira, R., Fiorentino, G., Ligia, L., Souza, S., Castro, M., André, L. (2017). Seleção de Caminho de Aprendizagem para Grupo de Usuários: uma Abordagem baseada em Perfil. Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE), 28(1), p. 1167. doi: 10.5753/cbie.sbie.2017.1167.[GS Search.
Orouskhani, M., Teshnehlab, M., Nekoui, M. A. (2017). Evolutionary dynamic multi-objective optimization algorithm based on Borda count method. International Journal of Machine Learning and CybernetiGS, pp. 1--29. doi: 10.1007/s13042-017-0695-3.[GS Search.
Steiner, C. M., Albert, D. (2007). Personalising learning through prerequisite structures derived from concept maps. International Conference on Web-Based Learning, pp. 43--54. doi: 10.1007/978-3-540-78139-4_5.[GS Search.
Tang, T. Y., Mccalla, G. G. (2010). Data mining for contextual educational recommendation and evaluation strategies. Handb. Educ. Data Min., p. 257. [GS Search.
Voss, G. B., Nunes, F. B., Herpich, F., Medina, R. D. (2013). Ambientes Virtuais de Aprendizagem e Ambientes Imersivos: um estudo de caso utilizando tecnologias de computação móvel. Anais do Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 24(1), p. 12. doi: 10.5753/cbie.sbie.2013.12.[GS Search.
Xie, H., Zou, D., Wang, F. L., Wong, T.L., Rao, Y., Wang, S. H. (2017). Discover learning path for group users: A profile-based approach. Neurocomputing, 254(1), pp. 59-70. doi: 10.1016/j.neucom.2016.08.133.[GS Search.
Zhao, C., Wan, L. (2006). A shortest learning path selection algorithm in e-learning. Advanced Learning Technologies; 2006. Sixth International Conference on, pp. 94--95. [GS Search]
Arquivos adicionais
Published
Como Citar
Issue
Section
Licença
Copyright (c) 2019 Péricles B. C. de Miranda, Rafael Ferreira, Mayara S. O. Castro, Giuseppe Fiorentino Neto, Samuel J. Souza, Lucas A. Santos, Lizandra L. S. B. Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.