Uma Abordagem Multiobjetivo para Recomendação de Caminhos de Aprendizagem para Grupo de Usuários

Authors

  • Péricles B. C. de Miranda Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Rafael Ferreira Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Mayara S. O. Castro Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Giuseppe Fiorentino Neto Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Samuel J. Souza Universidade Federal de Pernambuco
  • Lucas A. Santos Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Lizandra L. S. B. Silva Universidade Federal Rural de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.5753/rbie.2019.27.03.336

Keywords:

Recomendação de caminhos de aprendizagem, Otimização multiobjetivo, Otimização combinatória

Abstract

A definição de caminhos de aprendizagem é um ponto fundamental para a aprendizagem eficiente. Este artigo propõe a utilização de um algoritmo evolucionário (NSGA-II) para otimizar o processo de recomendação de caminhos de aprendizagem para um grupo de indivíduos, levando em conta múltiplos critérios: satisfação dos membros da equipe e tempo gasto na realização da atividade. O método proposto foi aplicado em dois cenários: com uma turma online e com uma turma presencial. O método foi avaliado quanto ao desempenho, sendo comparado às abordagens exaustiva e aleatória; e quanto ao aspecto pedagógico, sendo comparado com os métodos aleatório e autosselecionado. Os resultados alcançados revelaram o potencial do método proposto tanto do ponto de vista computacional quanto do pedagógico.

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Published

2019-09-01

Cómo citar

MIRANDA, P. B. C. de; FERREIRA, R.; CASTRO, M. S. O.; FIORENTINO NETO, G.; SOUZA, S. J.; SANTOS, L. A.; SILVA, L. L. S. B. Uma Abordagem Multiobjetivo para Recomendação de Caminhos de Aprendizagem para Grupo de Usuários. Revista Brasileña de Informática en la Educación, [S. l.], v. 27, n. 3, p. 336–350, 2019. DOI: 10.5753/rbie.2019.27.03.336. Disponível em: https://journals-sol.sbc.org.br/index.php/rbie/article/view/4737. Acesso em: 18 oct. 2024.

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