Aplicação de ferramentas computacionais para o desenvolvimento do ensino de crianças com autismo: um Mapeamento Sistemático da Literatura

Authors

  • Martony Demes da Silva Universidade Federal do Piaui - UFPI
  • André Castelo Branco Soares Universidade Federal do Piaui - UFPI
  • Igo Coutinho Moura Instituto Federal do Maranhão - IFMA/Timon

DOI:

https://doi.org/10.5753/rbie.2019.27.03.351

Keywords:

Autismo, tecnologia, ensino, mapeamento sistemático

Abstract

Crianças caracterizadas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) demandam atenção especial para com os cuidados em seu cotidiano, inclusive durante o processo de ensino e aprendizagem escolar. Ensinar crianças autistas requer o uso de métodos e ferramentas diferenciadas devido às dificuldades cognitivas, sociais e comunicativas desses indivíduos. Diante disso, neste trabalho, avaliaram-se diversas pesquisas publicadas que tratam sobre intervenções terapêuticas (aplicadas às crianças autistas) que são apoiadas por recursos computacionais. Esse tipo de abordagem se mostra eficaz no incremento do desenvolvimento de várias habilidades, possibilitando o avanço no aprendizado da criança e potencializando o trabalho do educador em sua prática de ensino. Este trabalho apresenta um Mapeamento Sistemático da Literatura com o propósito de investigar e interpretar as tendências e as lacunas dos avanços no uso de tecnologias computacionais para o ensino de crianças com TEA. Os resultados desta pesquisa geraram embasamento teórico para tomada de decisão em relação a questões de pesquisas futuras. Os resultados obtidos indicam que as ferramentas tecnológicas incrementam significativamente o desenvolvimento do ensino de crianças com autismo. Identificou-se também que as tecnologias móveis são adotadas como o principal instrumento tecnológico no processo de ensino e aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

APA. American Psychiatric Association. Diagnostic and statistical manual of mental disorders. 5th ed. Arlington, VA: American Psychiatric Publishing, 2013.

Bernard-Opitz, V., Ross, K. and Nakahoda-Sapuan, S. Enhancing social problem solving in children with autism and normal children with computer assisted instruction. Journal of Autism and Developmental Disorder, v. 31, n. 4, p. 377–384, 2004. Disponível em: [Link]

Braga, R. Oliveira, P. A., Souza, M., Andrade, G., Britto, R., Rabêlo, R. and Neto, P. S. Estudo Prático sobre Mapeamento Sistemático da Literatura utilizando a ferramenta TheEnd. Anais Escola Regional de Informática do Piauí, 1, 77-91, 2016.

CDC, Centers for Disease Control and Prevention. Estimated Prevalence of Autism and Other Developmental Disabilities Following Questionnaire Changes in the 2014 National Health Interview Survey. Disponível em: https://www.cdc.gov/ncbddd/autism/data.html. Acesso em 10 de maio de 2017.

Dixon, W. J., Massey Jr, F. J. (1957). Introduction to statistical analysis.

Detroz, Juliana Patrícia; Hinz, Mauro; Hounsell, Marcelo da Silva. Uso de Pesquisa Bibliográfica em Informática na Educacão: um Mapeamento Sistemático. Revista Brasileira de Informática na Educação, [S.l.], v. 23, n. 01, p. 28, abr. 2015. ISSN 2317-6121. DOI: 10.5753/rbie.2015.23.01.28.

Krantz, P. J. and Mcclannahan, L. E. Social interaction skills for children with autism: A script-fading procedure for beginning readers. Journal of Applied Behavior Analysis, v. 31, p. 191-202, 1998. DOI: 10.1901/jaba.1998.31-191

Kitchenham, B., Charters S. Guidelines for performing Systematic Literature Reviews in Software Engineering. Vol 2.3 EBSE Technical Report, EBSE-2007-01, Software Engineering Group, School of Computer Science and Mathematics, Keele University, Keele, UK, (2007).

Kitchenham, B. (2004). Procedures for performing systematic reviews. Keele, UK, Keele University, 33(2004):1–26.

Lakatos, E. M., Marconi M. A., Metodologia Científica, 5 ed., Atlas, São Paulo, 1991, páginas 43-44.

Mattos, L. K., Nuernberg, A H.. Reflexões sobre a inclusão escolar de uma criança com diagnóstico de autismo na educação infantil. Revista Educação Especial, n. 24 p.129-141. 2011. DOI: 10.5902/1984686X1989

Ozand, P. e. a. E autism: a review. Journal of Pediatric Neurology, n. 2, p. 55–67, 2016.

Passerino, L.M., Santarosa, L.M C. and Tarouco, L. M. R. Pessoas com Autismo em Ambientes Digitais de Aprendizagem: estudo dos processos de Interação Social e Mediação. Anais do SBIE 2006. DOI: 10.5753/cbie.sbie.2006.51-60

Petersen, K. F., Mujtaba S., M. Mattsson. Systematic mapping studies in software engineering. In: Proceedings of the 12th international conference on Evaluation and Assessment in Software Engineering, EASE’08, páginas 68–77, 2008. Disponível em: [Link]

Sahabani, D. B.; Katz, R. C.; Wilder, D. A.; Beauchamp, K. and Taylor, C. R.; FISCHER, K., J. Increasing social initiations in children with autism: Effects of a tactile prompt. Journal of Applied Behavior Analysis, v. 35, p. 79-83, 2002. DOI: 10.1901/jaba.2002.35-79

Wazlawick, R. S. Uma reflexão sobre a pesquisa em ciência da computação à luz da classificação das ciências e do método científico. Revista de Sistemas de Informação da FSMA, 2010, 6:3-10.

Arquivos adicionais

Published

2019-09-01

Como Citar

SILVA, M. D. da; SOARES, A. C. B.; MOURA, I. C. Aplicação de ferramentas computacionais para o desenvolvimento do ensino de crianças com autismo: um Mapeamento Sistemático da Literatura. Revista Brasileira de Informática na Educação, [S. l.], v. 27, n. 3, p. 351–368, 2019. DOI: 10.5753/rbie.2019.27.03.351. Disponível em: https://journals-sol.sbc.org.br/index.php/rbie/article/view/4738. Acesso em: 20 nov. 2024.

Issue

Section

Artigos Premiados