Aplicação de ferramentas computacionais para o desenvolvimento do ensino de crianças com autismo: um Mapeamento Sistemático da Literatura

Authors

  • Martony Demes da Silva Universidade Federal do Piaui - UFPI
  • André Castelo Branco Soares Universidade Federal do Piaui - UFPI
  • Igo Coutinho Moura Instituto Federal do Maranhão - IFMA/Timon

DOI:

https://doi.org/10.5753/rbie.2019.27.03.351

Keywords:

Autismo, tecnologia, ensino, mapeamento sistemático

Abstract

Crianças caracterizadas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) demandam atenção especial para com os cuidados em seu cotidiano, inclusive durante o processo de ensino e aprendizagem escolar. Ensinar crianças autistas requer o uso de métodos e ferramentas diferenciadas devido às dificuldades cognitivas, sociais e comunicativas desses indivíduos. Diante disso, neste trabalho, avaliaram-se diversas pesquisas publicadas que tratam sobre intervenções terapêuticas (aplicadas às crianças autistas) que são apoiadas por recursos computacionais. Esse tipo de abordagem se mostra eficaz no incremento do desenvolvimento de várias habilidades, possibilitando o avanço no aprendizado da criança e potencializando o trabalho do educador em sua prática de ensino. Este trabalho apresenta um Mapeamento Sistemático da Literatura com o propósito de investigar e interpretar as tendências e as lacunas dos avanços no uso de tecnologias computacionais para o ensino de crianças com TEA. Os resultados desta pesquisa geraram embasamento teórico para tomada de decisão em relação a questões de pesquisas futuras. Os resultados obtidos indicam que as ferramentas tecnológicas incrementam significativamente o desenvolvimento do ensino de crianças com autismo. Identificou-se também que as tecnologias móveis são adotadas como o principal instrumento tecnológico no processo de ensino e aprendizagem.

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Published

2019-09-01

Como Citar

SILVA, M. D. da; SOARES, A. C. B.; MOURA, I. C. Aplicação de ferramentas computacionais para o desenvolvimento do ensino de crianças com autismo: um Mapeamento Sistemático da Literatura. Revista Brasileira de Informática na Educação, [S. l.], v. 27, n. 3, p. 351–368, 2019. DOI: 10.5753/rbie.2019.27.03.351. Disponível em: https://journals-sol.sbc.org.br/index.php/rbie/article/view/4738. Acesso em: 21 dez. 2024.

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