Compreendendo a Interação Colaborativa e Inclusão de Pessoas com Deficiência em Ambientes de Metaverso para Ensino a Distância: Um Quase-Experimento e Suas Implicações para o DALverse
DOI:
https://doi.org/10.5753/rbie.2025.5140Keywords:
Pandemia, Metaverso, Aprendizagem Colaborativa e Imersiva, Ensino e Aprendizado Remoto, Pessoas com DeficiênciaAbstract
A pandemia de COVID-19 acelerou transformações significativas na educação, impulsionando a adoção de tecnologias digitais para o ensino remoto e promovendo mudanças nos processos de ensino e aprendizagem. Essas mudanças buscaram aprimorar o engajamento, a participação e o desenvolvimento do pensamento crítico dos alunos. Diante desse cenário, muitos professores adaptaram metodologias para intensificar a interação, a motivação e o aprendizado dos estudantes. Nesse contexto, o metaverso emergiu como uma alternativa inovadora para ampliar a interação e a imersão dos alunos em ambientes virtuais de aprendizagem. Assim, este estudo investiga o uso do metaverso como um ambiente colaborativo para o Ensino a Distância (EaD), com um foco especial na inclusão de Pessoas com Deficiência (PcD). Para isso, foi conduzido um quase-experimento na plataforma DALverse, analisando como indivíduos com deficiência auditiva e física interagem, se engajam e avaliam a acessibilidade nesse ambiente. A pesquisa envolveu 34 participantes, incluindo estudantes e tutores, que realizaram atividades educacionais no metaverso utilizando recursos como avatares personalizados, chat textual e por voz, lousa digital interativa e compartilhamento de tela. A partir de um estudo misto (quantitativo e qualitativo) baseado em um survey, foram analisadas métricas relacionadas à motivação, colaboração e usabilidade, com ênfase na acessibilidade para PcD, buscando compreender suas dificuldades e direcionar estratégias para aumentar sua inclusão e autonomia no uso do metaverso na educação. Os resultados indicaram evidências positivas na percepção dos alunos, sugerindo que o metaverso pode ser uma abordagem inovadora para o ensino e a aprendizagem a distância. Além disso, os achados indicam que o metaverso pode promover um aprendizado mais imersivo e colaborativo, embora desafios de acessibilidade ainda precisem ser superados. Com base nas experiências adquiridas com o ensino remoto durante a crise sanitária, este trabalho contribui para o avanço da pesquisa sobre inclusão digital no metaverso, incentivando educadores a refletirem sobre práticas educacionais mais acessíveis e equitativas na nova realidade pós-pandemia.
Downloads
Referências
Al-Arimi, A. M. A.-K. (2014). Distance learning. Procedia-Social and Behavioral Sciences, 152, 82–88. https://doi.org/10.1016/j.sbspro.2014.09.159. [GS Search]
Alfaisal, R., Hashim, H., & Azizan, U. H. (2022). Metaverse system adoption in education: a systematic literature review. Journal of Computers in Education, 1–45. https://doi.org/10.1007/s40692-022-00256-6. [GS Search]
Allua, S., & Thompson, C. B. (2009). Inferential statistics. Air Medical Journal, 28(4), 168–171. https://doi.org/10.1016/j.amj.2009.04.013. [GS Search]
Baker, J. (2007). Constructivist online learning environment survey. Em Handbook of Research on Electronic Surveys and Measurements (pp. 299–301). IGI Global. https://doi.org/10.4018/978-1-59140-792-8.ch036. [GS Search]
Ball, M. (2022). The Metaverse: what it is, where to find it, and who will build it. 2020. [GS Search]
Basili, V. R. (1992). Software modeling and measurement: the Goal/Question/Metric paradigm. University of Maryland at College Park. [GS Search]
Behar, P. A. (2020). O ensino remoto emergencial e a educação a distância. Rio Grande do Sul: UFRGS, 14(8). [GS Search]
Burgess, S., & Sievertsen, H. H. (2020). Schools, skills, and learning: The impact of COVID-19 on education. VoxEu. org, 1(2), 73–89. [GS Search]
Campbell, D. T., & Stanley, J. C. (2015). Experimental and quasi-experimental designs for research. Ravenio books. [GS Search]
Cavus, N. (2015). Distance learning and learning management systems. Procedia-Social and Behavioral Sciences, 191, 872–877. https://doi.org/10.1016/j.sbspro.2015.04.611. [GS Search]
Cook, T. D., & Campbell, D. T. (2007). Experimental and quasi-experimental designs for generalized causal inference. Figures. https://doi.org/10.1086/345281. [GS Search]
Cronbach, L. J. (1951). Coefficient alpha and the internal structure of tests. psychometrika, 16(3), 297–334. https://doi.org/10.1007/BF02310555. [GS Search]
Crowder, M. J. (2017). Statistical analysis of reliability data. Routledge. https://doi.org/10.1201/9780203738726. [GS Search]
da Silva Abbad, G. (2007). Educação a distância: o estado da arte e o futuro necessário. Revista do Serviço Público, 58(3), 351–374. https://doi.org/10.21874/rsp.v58i3.178. [GS Search]
Dahan, N. A., Al-Razgan, M., Al-Laith, A., Alsoufi, M. A., Al-Asaly, M. S., & Alfakih, T. (2022). Metaverse framework: A case study on E-learning environment (ELEM). Electronics, 11(10), 1616. https://doi.org/10.3390/electronics11101616. [GS Search]
Damasceno, A., Silva, L., Barros, E., & Oliveira, F. (2024). DALverse: Assistive Technology for Inclusion of People with Disabilities in Distance Education through a Metaverse-Based Environment. 2024 IEEE International Conference on Advanced Learning Technologies (ICALT), 142–146. https://doi.org/10.1109/ICALT61570.2024.00047. [GS Search]
Damasceno., A., Silva., L., Barros., E., & Oliveira., F. Metaverse4Deaf: Assistive Technology for Inclusion of People with Hearing Impairment in Distance Education Through a Metaverse-Based Environment. Em: Em Proceedings of the 16th International Conference on Computer Supported Education - Volume 1: CSEDU. INSTICC. SciTePress, 2024, 510–517. ISBN: 978-989-758-697-2. https://doi.org/10.5220/0012700200003693. [GS Search]
Damasceno, A., Soares, P., Santos, I., Souza, J., & Oliveira, F. (2023). Assistive Technology for Distance Education in Metaverse-Based Environment: A Rapid Review. Anais do XXXIV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 693–706. https://doi.org/10.5753/sbie.2023.234543. [GS Search]
Damasceno, A. R., Martins, A. R., Chagas, M. L., Barros, E. M., Maia, P. H. M., & Oliveira, F. C. (2020). Stuart: an intelligent tutoring system for increasing scalability of distance education courses. Proceedings of the 19th Brazilian Symposium on Human Factors in Computing Systems, 1–10. https://doi.org/10.1145/3424953.3426640. [GS Search]
Davis, A., Murphy, J., Owens, D., Khazanchi, D., & Zigurs, I. (2009). Avatars, people, and virtual worlds: Foundations for research in metaverses. Journal of the Association for Information Systems, 10(2), 1. [GS Search]
dos Santos-Zingale, M., & Ann McColl, M. (2006). Disability and participation in post-conflict situations: the case of Sierra Leone. Disability & society, 21(3), 243–257. https://doi.org/10.1080/09687590600617428. [GS Search]
Farghally, M. F., Mohammed, M., Mahmoud, H. F., Ellis, M., Haqq, D., Domino, M., Jones, B., & Shaffer, C. A. (2021). The Online Transition of Two CS Courses in Response to COVID-19. Proceedings of the 52nd ACM Technical Symposium on Computer Science Education, 1251–1251. https://doi.org/10.1145/3408877.3439571. [GS Search]
Fernandes, F., & Werner, C. (2022). Accessibility in the Metaverse: Are We Prepared?. Anais do XIII Workshop sobre Aspectos da Interação Humano-Computador para a Web Social, 9–15. https://doi.org/10.5753/waihcws.2022.226618. [GS Search]
Freitas, A. L. P., & Rodrigues, S. G. (2005). A avaliação da confiabilidade de questionários: uma análise utilizando o coeficiente alfa de Cronbach. Simpósio de Engenharia de produção, 12(2005), 07–09. https://doi.org/10.13140/2.1.3075.6808. [GS Search]
Gagné, M., & Deci, E. L. (2005). Self-determination theory and work motivation. Journal of Organizational behavior, 26(4), 331–362. https://doi.org/10.1002/job.322. [GS Search]
Hodges, C., Moore, S., Lockee, B., Trust, T., & Bond, A. (2020). The Difference Between Emergency Remote Teaching and Online Learning. Educause Review. Disponível em: [link]. [GS Search]
Hwang, G.-J., & Chien, S.-Y. (2022). Definition, roles, and potential research issues of the metaverse in education: An artificial intelligence perspective. Computers and Education: Artificial Intelligence, 3, 100082. https://doi.org/10.1016/j.caeai.2022.100082. [GS Search]
Inventory, I. M. (1994). Intrinsic motivation inventory (IMI). The Intrinsic Motivation Inventory, Scale description, 1–3. [GS Search]
Jeon, J. H. (2021). A study on education utilizing metaverse for effective communication in a convergence subject. International Journal of Internet, Broadcasting and Communication, 13(4), 129–134. https://doi.org/10.7236/IJIBC.2021.13.4.129. [GS Search]
Jovanović, A., & Milosavljević, A. (2022). VoRtex Metaverse platform for gamified collaborative learning. Electronics, 11(3), 317. https://doi.org/10.3390/electronics11030317. [GS Search]
Kim, K., Yang, E., & Ryu, J. (2022). Work-in-progress—the effect of students’ perceptions on intention to use metaverse learning environment in higher education. 2022 8th international conference of the immersive learning research network (ilrn),1–3. https://doi.org/10.23919/iLRN55037.2022.9815996. [GS Search]
Kye, B., Han, N., Kim, E., Park, Y., & Jo, S. (2021). Educational applications of metaverse: possibilities and limitations. Journal of educational evaluation for health professions, 18. https://doi.org/10.3352/jeehp.2021.18.32. [GS Search]
Lima, J. V. V., Santos, W. B., Rodrigues, C., & Alencar, F. (2023). Digital Transformation in the Public Sector: Preliminary Results of a Tertiary Literature Review. 2023 18th Iberian Conference on Information Systems and Technologies (CISTI), 1–7. https://doi.org/10.23919/CISTI58278.2023.10211796. [GS Search]
Lin, H., Wan, S., Gan, W., Chen, J., & Chao, H.-C. (2022). Metaverse in education: Vision, opportunities, and challenges. arXiv preprint arXiv:2211.14951. https://doi.org/10.1109/BigData55660.2022.10021004. [GS Search]
Martin, F., & Oyarzun, B. (2018). Distance learning. Foundations of learning and instructional design technology, 787–816. [GS Search]
Masferrer, J. Á. R., Sánchez, F. E., & Hernández, D. F.-O. (2014). Experiences complementing classroom teaching with distance seminars in metaverses and videos. Journal of Cases on Information Technology (JCIT), 16(4), 1–12. https://doi.org/10.4018/jcit.2014100101. [GS Search]
Maya Dhungana, B. (2006). The lives of disabled women in Nepal: vulnerability without support. Disability & society, 21(2), 133–146. https://doi.org/10.1080/09687590500498051. [GS Search]
Melo, A. C. C., Souza, E. P. R., & Lima, J. V. V. (2020). A Tecnologia Assistiva e a Inclusão Educacional de Pessoas com Deficiência: um mapeamento sistemático da literatura. Anais do XXXI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 782–791. https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2020.782. [GS Search]
Moreira de Classe, T., Gomes de Oliveira, E., & Moreira de Castro, R. (2023). Metaverso como Ambiente de Aprendizagem Ativa para o Aprendizado Híbrido. Revista Brasileira de Informática na Educação, 31. https://doi.org/10.5753/rbie.2023.2908. [GS Search]
Mystakidis, S. (2022). Metaverse. Encyclopedia, 2 (1), 486–497. https://doi.org/10. 3390/encyclopedia2010031. [GS Search]
Nakulla, M., & Toshalis, E. (2012). Motivation, engagement and student voice. Jobs For the Future, Nellie Mae Education Foundation. Retrieved on December, 5, 2012. [GS Search]
Nascimento, M. D., Queiroz, B., Guimaraes, M., Silva, L. C., Soares, E., Oliveira, F., Ribeiro, D., & Ferreira, C. (2017). Aprendizado acessivel. Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educaçao, 6(1), 110. Disponível em: [link]. [GS Search]
Ning, H., Wang, H., Lin, Y., Wang, W., Dhelim, S., Farha, F., Ding, J., & Daneshmand, M. (2023). A survey on the metaverse: The state-of-the-art, technologies, applications, and challenges. IEEE Internet of Things Journal. https://doi.org/10.1109/JIOT. 2023.3278329. [GS Search]
Oderud, T. (2000). Assistive Technology for People with Disabilities in Namibia and Zimbabwe. Report STF78 A, 900525. [GS Search]
Oliveira, N. J., Procaci, T. B., & Siqueira, S. W. (2020). Captura da aceitação do blackboard e do tipo de motivação de alunos de cursos presenciais de Ciências Exatas em uma universidade privada. Revista Brasileira de Informática na Educação, 28, 229–259. https://doi.org/10.5753/RBIE.2020.28.0.229. [GS Search]
Onggirawan, C. A., Kho, J. M., Kartiwa, A. P., Gunawan, A. A., et al. (2023). Systematic literature review: The adaptation of distance learning process during the COVID-19 pandemic using virtual educational spaces in metaverse. Procedia Computer Science, 216, 274–283. https://doi.org/10.1016/j.procs.2022.12.137. [GS Search]
Organization, W. H., et al. (2004). Guidelines for hearing aids and services for developing countries. Organization WHO, ed. Geneva, Switzerland. [GS Search]
Pintrich, P. R., et al. (1991). A manual for the use of the Motivated Strategies for Learning Questionnaire (MSLQ). [GS Search]
Ritterbusch, G. D., & Teichmann, M. R. (2023). Defining the metaverse: A systematic literature review. IEEE Access. https://doi.org/10.1109/ACCESS.2023.3241809. [GS Search]
Ryan, R. M., & Deci, E. L. (2000). Intrinsic and extrinsic motivations: Classic definitions and new directions. Contemporary educational psychology, 25(1), 54–67. https://doi.org/10.1006/ceps.1999.1020. [GS Search]
Sabbatini, R. M. (2007). Ambiente de ensino e aprendizagem via Internet: a Plataforma Moodle. Instituto EduMed, 7. [GS Search]
Seigneur, J.-M., & Choukou, M.-A. (2022). How should metaverse augment humans with disabilities?. 13th Augmented human international conference, 1–6. https://doi.org/10.1145/3532525.3532534. [GS Search]
Shapiro, S. S., & Wilk, M. B. (1965). An analysis of variance test for normality (complete samples). Biometrika, 52(3-4), 591–611. https://doi.org/10.1093/biomet/52.3-4.591. [GS Search]
Silva, L. C., de MB Oliveira, F. C., De Oliveira, A. C., & De Freitas, A. T. (2014). Introducing the jload: A java learning object to assist the deaf. 2014 IEEE 14th International Conference on Advanced Learning Technologies, 579–583. https://doi.org/10.1109/ICALT.2014.169. [GS Search]
Stephenson, N. (2003). Snow crash: a novel. Spectra. Novel. Spectra. [GS Search]
Taylor, P., & Maor, D. (2000). Assessing the efficacy of online teaching with the Constructivist On-Line Learning Environment Survey. Flexible futures in tertiary teaching. Proceedings of the 9th Annual Teaching Learning Forum, 2–4. [GS Search]
Tlili, A., Huang, R., Shehata, B., Liu, D., Zhao, J., Metwally, A. H. S., Wang, H., Denden, M., Bozkurt, A., Lee, L.-H., et al. (2022). Is Metaverse in education a blessing or a curse: a combined content and bibliometric analysis. Smart Learning Environments, 9(1), 1–31. https://doi.org/10.1186/s40561-022-00205-x. [GS Search]
Uvalić-Trumbić, S., & Daniel, J. (2014). A Guide to Quality in Post-Traditional Online Higher Education. Academic Partnerships, 5(08), 2015. [GS Search]
Valente, G. S. C., de Moraes, É. B., Sanchez, M. C. O., de Souza, D. F., & Pacheco, M. C. M. D. (2020). O ensino remoto frente às exigências do contexto de pandemia: Reflexões sobre a prática docente. Research, Society and Development, 9(9), e843998153–e843998153. https://doi.org/10.33448/rsd-v9i9.8153. [GS Search]
Vallerand, R. J., Pelletier, L. G., Blais, M. R., Brière, N. M., Senécal, C. B., & Vallières, É. F. (1993). Academic motivation scale (AMS-C 28), college (CEGEP) version. Educational and Psychological Measurement, 52(53), 1992-1993. [GS Search]
Van der Merwe, D. (2021). The metaverse as virtual heterotopia. 3rd world conference on research in social sciences, 1. https://doi.org/10.33422/3rd.socialsciencesconf.2021.10.61. [GS Search]
Vianna, W. B., & Pinto, A. L. (2017). Deficiência, acessibilidade e tecnologia assistiva em bibliotecas: aspectos bibliométricos relevantes. Perspectivas em Ciência da Informação, 22, 125–151. https://doi.org/10.1590/1981-5344/2951. [GS Search]
Viner, R. M., Russell, S. J., Croker, H., Packer, J., Ward, J., Stansfield, C., Mytton, O., Bonell, C., & Booy, R. (2020). School closure and management practices during coronavirus outbreaks including COVID-19: a rapid systematic review. The Lancet Child & Adolescent Health, 4(5), 397–404. https://doi.org/10.1016/S2352-4642(20)30095-X. [GS Search]
Arquivos adicionais
Published
Como Citar
Issue
Section
Licença
Copyright (c) 2025 Adson Roberto Pontes Damasceno, José Vinícius Vieira Lima, Eduardo Alves Lima Caldas, Lidiane Castro Silva, Francisco Carlos de Mattos Brito Oliveira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

