Compreendendo a Interação Colaborativa e Inclusão de Pessoas com Deficiência em Ambientes de Metaverso para Ensino a Distância: Um Quase-Experimento e Suas Implicações para o DALverse

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5753/rbie.2025.5140

Keywords:

Pandemia, Metaverso, Aprendizagem Colaborativa e Imersiva, Ensino e Aprendizado Remoto, Pessoas com Deficiência

Abstract

A pandemia de COVID-19 acelerou transformações significativas na educação, impulsionando a adoção de tecnologias digitais para o ensino remoto e promovendo mudanças nos processos de ensino e aprendizagem. Essas mudanças buscaram aprimorar o engajamento, a participação e o desenvolvimento do pensamento crítico dos alunos. Diante desse cenário, muitos professores adaptaram metodologias para intensificar a interação, a motivação e o aprendizado dos estudantes. Nesse contexto, o metaverso emergiu como uma alternativa inovadora para ampliar a interação e a imersão dos alunos em ambientes virtuais de aprendizagem. Assim, este estudo investiga o uso do metaverso como um ambiente colaborativo para o Ensino a Distância (EaD), com um foco especial na inclusão de Pessoas com Deficiência (PcD). Para isso, foi conduzido um quase-experimento na plataforma DALverse, analisando como indivíduos com deficiência auditiva e física interagem, se engajam e avaliam a acessibilidade nesse ambiente. A pesquisa envolveu 34 participantes, incluindo estudantes e tutores, que realizaram atividades educacionais no metaverso utilizando recursos como avatares personalizados, chat textual e por voz, lousa digital interativa e compartilhamento de tela. A partir de um estudo misto (quantitativo e qualitativo) baseado em um survey, foram analisadas métricas relacionadas à motivação, colaboração e usabilidade, com ênfase na acessibilidade para PcD, buscando compreender suas dificuldades e direcionar estratégias para aumentar sua inclusão e autonomia no uso do metaverso na educação. Os resultados indicaram evidências positivas na percepção dos alunos, sugerindo que o metaverso pode ser uma abordagem inovadora para o ensino e a aprendizagem a distância. Além disso, os achados indicam que o metaverso pode promover um aprendizado mais imersivo e colaborativo, embora desafios de acessibilidade ainda precisem ser superados. Com base nas experiências adquiridas com o ensino remoto durante a crise sanitária, este trabalho contribui para o avanço da pesquisa sobre inclusão digital no metaverso, incentivando educadores a refletirem sobre práticas educacionais mais acessíveis e equitativas na nova realidade pós-pandemia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Al-Arimi, A. M. A.-K. (2014). Distance learning. Procedia-Social and Behavioral Sciences, 152, 82–88. https://doi.org/10.1016/j.sbspro.2014.09.159. [GS Search]

Alfaisal, R., Hashim, H., & Azizan, U. H. (2022). Metaverse system adoption in education: a systematic literature review. Journal of Computers in Education, 1–45. https://doi.org/10.1007/s40692-022-00256-6. [GS Search]

Allua, S., & Thompson, C. B. (2009). Inferential statistics. Air Medical Journal, 28(4), 168–171. https://doi.org/10.1016/j.amj.2009.04.013. [GS Search]

Baker, J. (2007). Constructivist online learning environment survey. Em Handbook of Research on Electronic Surveys and Measurements (pp. 299–301). IGI Global. https://doi.org/10.4018/978-1-59140-792-8.ch036. [GS Search]

Ball, M. (2022). The Metaverse: what it is, where to find it, and who will build it. 2020. [GS Search]

Basili, V. R. (1992). Software modeling and measurement: the Goal/Question/Metric paradigm. University of Maryland at College Park. [GS Search]

Behar, P. A. (2020). O ensino remoto emergencial e a educação a distância. Rio Grande do Sul: UFRGS, 14(8). [GS Search]

Burgess, S., & Sievertsen, H. H. (2020). Schools, skills, and learning: The impact of COVID-19 on education. VoxEu. org, 1(2), 73–89. [GS Search]

Campbell, D. T., & Stanley, J. C. (2015). Experimental and quasi-experimental designs for research. Ravenio books. [GS Search]

Cavus, N. (2015). Distance learning and learning management systems. Procedia-Social and Behavioral Sciences, 191, 872–877. https://doi.org/10.1016/j.sbspro.2015.04.611. [GS Search]

Cook, T. D., & Campbell, D. T. (2007). Experimental and quasi-experimental designs for generalized causal inference. Figures. https://doi.org/10.1086/345281. [GS Search]

Cronbach, L. J. (1951). Coefficient alpha and the internal structure of tests. psychometrika, 16(3), 297–334. https://doi.org/10.1007/BF02310555. [GS Search]

Crowder, M. J. (2017). Statistical analysis of reliability data. Routledge. https://doi.org/10.1201/9780203738726. [GS Search]

da Silva Abbad, G. (2007). Educação a distância: o estado da arte e o futuro necessário. Revista do Serviço Público, 58(3), 351–374. https://doi.org/10.21874/rsp.v58i3.178. [GS Search]

Dahan, N. A., Al-Razgan, M., Al-Laith, A., Alsoufi, M. A., Al-Asaly, M. S., & Alfakih, T. (2022). Metaverse framework: A case study on E-learning environment (ELEM). Electronics, 11(10), 1616. https://doi.org/10.3390/electronics11101616. [GS Search]

Damasceno, A., Silva, L., Barros, E., & Oliveira, F. (2024). DALverse: Assistive Technology for Inclusion of People with Disabilities in Distance Education through a Metaverse-Based Environment. 2024 IEEE International Conference on Advanced Learning Technologies (ICALT), 142–146. https://doi.org/10.1109/ICALT61570.2024.00047. [GS Search]

Damasceno., A., Silva., L., Barros., E., & Oliveira., F. Metaverse4Deaf: Assistive Technology for Inclusion of People with Hearing Impairment in Distance Education Through a Metaverse-Based Environment. Em: Em Proceedings of the 16th International Conference on Computer Supported Education - Volume 1: CSEDU. INSTICC. SciTePress, 2024, 510–517. ISBN: 978-989-758-697-2. https://doi.org/10.5220/0012700200003693. [GS Search]

Damasceno, A., Soares, P., Santos, I., Souza, J., & Oliveira, F. (2023). Assistive Technology for Distance Education in Metaverse-Based Environment: A Rapid Review. Anais do XXXIV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 693–706. https://doi.org/10.5753/sbie.2023.234543. [GS Search]

Damasceno, A. R., Martins, A. R., Chagas, M. L., Barros, E. M., Maia, P. H. M., & Oliveira, F. C. (2020). Stuart: an intelligent tutoring system for increasing scalability of distance education courses. Proceedings of the 19th Brazilian Symposium on Human Factors in Computing Systems, 1–10. https://doi.org/10.1145/3424953.3426640. [GS Search]

Davis, A., Murphy, J., Owens, D., Khazanchi, D., & Zigurs, I. (2009). Avatars, people, and virtual worlds: Foundations for research in metaverses. Journal of the Association for Information Systems, 10(2), 1. [GS Search]

dos Santos-Zingale, M., & Ann McColl, M. (2006). Disability and participation in post-conflict situations: the case of Sierra Leone. Disability & society, 21(3), 243–257. https://doi.org/10.1080/09687590600617428. [GS Search]

Farghally, M. F., Mohammed, M., Mahmoud, H. F., Ellis, M., Haqq, D., Domino, M., Jones, B., & Shaffer, C. A. (2021). The Online Transition of Two CS Courses in Response to COVID-19. Proceedings of the 52nd ACM Technical Symposium on Computer Science Education, 1251–1251. https://doi.org/10.1145/3408877.3439571. [GS Search]

Fernandes, F., & Werner, C. (2022). Accessibility in the Metaverse: Are We Prepared?. Anais do XIII Workshop sobre Aspectos da Interação Humano-Computador para a Web Social, 9–15. https://doi.org/10.5753/waihcws.2022.226618. [GS Search]

Freitas, A. L. P., & Rodrigues, S. G. (2005). A avaliação da confiabilidade de questionários: uma análise utilizando o coeficiente alfa de Cronbach. Simpósio de Engenharia de produção, 12(2005), 07–09. https://doi.org/10.13140/2.1.3075.6808. [GS Search]

Gagné, M., & Deci, E. L. (2005). Self-determination theory and work motivation. Journal of Organizational behavior, 26(4), 331–362. https://doi.org/10.1002/job.322. [GS Search]

Hodges, C., Moore, S., Lockee, B., Trust, T., & Bond, A. (2020). The Difference Between Emergency Remote Teaching and Online Learning. Educause Review. Disponível em: [link]. [GS Search]

Hwang, G.-J., & Chien, S.-Y. (2022). Definition, roles, and potential research issues of the metaverse in education: An artificial intelligence perspective. Computers and Education: Artificial Intelligence, 3, 100082. https://doi.org/10.1016/j.caeai.2022.100082. [GS Search]

Inventory, I. M. (1994). Intrinsic motivation inventory (IMI). The Intrinsic Motivation Inventory, Scale description, 1–3. [GS Search]

Jeon, J. H. (2021). A study on education utilizing metaverse for effective communication in a convergence subject. International Journal of Internet, Broadcasting and Communication, 13(4), 129–134. https://doi.org/10.7236/IJIBC.2021.13.4.129. [GS Search]

Jovanović, A., & Milosavljević, A. (2022). VoRtex Metaverse platform for gamified collaborative learning. Electronics, 11(3), 317. https://doi.org/10.3390/electronics11030317. [GS Search]

Kim, K., Yang, E., & Ryu, J. (2022). Work-in-progress—the effect of students’ perceptions on intention to use metaverse learning environment in higher education. 2022 8th international conference of the immersive learning research network (ilrn),1–3. https://doi.org/10.23919/iLRN55037.2022.9815996. [GS Search]

Kye, B., Han, N., Kim, E., Park, Y., & Jo, S. (2021). Educational applications of metaverse: possibilities and limitations. Journal of educational evaluation for health professions, 18. https://doi.org/10.3352/jeehp.2021.18.32. [GS Search]

Lima, J. V. V., Santos, W. B., Rodrigues, C., & Alencar, F. (2023). Digital Transformation in the Public Sector: Preliminary Results of a Tertiary Literature Review. 2023 18th Iberian Conference on Information Systems and Technologies (CISTI), 1–7. https://doi.org/10.23919/CISTI58278.2023.10211796. [GS Search]

Lin, H., Wan, S., Gan, W., Chen, J., & Chao, H.-C. (2022). Metaverse in education: Vision, opportunities, and challenges. arXiv preprint arXiv:2211.14951. https://doi.org/10.1109/BigData55660.2022.10021004. [GS Search]

Martin, F., & Oyarzun, B. (2018). Distance learning. Foundations of learning and instructional design technology, 787–816. [GS Search]

Masferrer, J. Á. R., Sánchez, F. E., & Hernández, D. F.-O. (2014). Experiences complementing classroom teaching with distance seminars in metaverses and videos. Journal of Cases on Information Technology (JCIT), 16(4), 1–12. https://doi.org/10.4018/jcit.2014100101. [GS Search]

Maya Dhungana, B. (2006). The lives of disabled women in Nepal: vulnerability without support. Disability & society, 21(2), 133–146. https://doi.org/10.1080/09687590500498051. [GS Search]

Melo, A. C. C., Souza, E. P. R., & Lima, J. V. V. (2020). A Tecnologia Assistiva e a Inclusão Educacional de Pessoas com Deficiência: um mapeamento sistemático da literatura. Anais do XXXI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 782–791. https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2020.782. [GS Search]

Moreira de Classe, T., Gomes de Oliveira, E., & Moreira de Castro, R. (2023). Metaverso como Ambiente de Aprendizagem Ativa para o Aprendizado Híbrido. Revista Brasileira de Informática na Educação, 31. https://doi.org/10.5753/rbie.2023.2908. [GS Search]

Mystakidis, S. (2022). Metaverse. Encyclopedia, 2 (1), 486–497. https://doi.org/10. 3390/encyclopedia2010031. [GS Search]

Nakulla, M., & Toshalis, E. (2012). Motivation, engagement and student voice. Jobs For the Future, Nellie Mae Education Foundation. Retrieved on December, 5, 2012. [GS Search]

Nascimento, M. D., Queiroz, B., Guimaraes, M., Silva, L. C., Soares, E., Oliveira, F., Ribeiro, D., & Ferreira, C. (2017). Aprendizado acessivel. Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educaçao, 6(1), 110. Disponível em: [link]. [GS Search]

Ning, H., Wang, H., Lin, Y., Wang, W., Dhelim, S., Farha, F., Ding, J., & Daneshmand, M. (2023). A survey on the metaverse: The state-of-the-art, technologies, applications, and challenges. IEEE Internet of Things Journal. https://doi.org/10.1109/JIOT. 2023.3278329. [GS Search]

Oderud, T. (2000). Assistive Technology for People with Disabilities in Namibia and Zimbabwe. Report STF78 A, 900525. [GS Search]

Oliveira, N. J., Procaci, T. B., & Siqueira, S. W. (2020). Captura da aceitação do blackboard e do tipo de motivação de alunos de cursos presenciais de Ciências Exatas em uma universidade privada. Revista Brasileira de Informática na Educação, 28, 229–259. https://doi.org/10.5753/RBIE.2020.28.0.229. [GS Search]

Onggirawan, C. A., Kho, J. M., Kartiwa, A. P., Gunawan, A. A., et al. (2023). Systematic literature review: The adaptation of distance learning process during the COVID-19 pandemic using virtual educational spaces in metaverse. Procedia Computer Science, 216, 274–283. https://doi.org/10.1016/j.procs.2022.12.137. [GS Search]

Organization, W. H., et al. (2004). Guidelines for hearing aids and services for developing countries. Organization WHO, ed. Geneva, Switzerland. [GS Search]

Pintrich, P. R., et al. (1991). A manual for the use of the Motivated Strategies for Learning Questionnaire (MSLQ). [GS Search]

Ritterbusch, G. D., & Teichmann, M. R. (2023). Defining the metaverse: A systematic literature review. IEEE Access. https://doi.org/10.1109/ACCESS.2023.3241809. [GS Search]

Ryan, R. M., & Deci, E. L. (2000). Intrinsic and extrinsic motivations: Classic definitions and new directions. Contemporary educational psychology, 25(1), 54–67. https://doi.org/10.1006/ceps.1999.1020. [GS Search]

Sabbatini, R. M. (2007). Ambiente de ensino e aprendizagem via Internet: a Plataforma Moodle. Instituto EduMed, 7. [GS Search]

Seigneur, J.-M., & Choukou, M.-A. (2022). How should metaverse augment humans with disabilities?. 13th Augmented human international conference, 1–6. https://doi.org/10.1145/3532525.3532534. [GS Search]

Shapiro, S. S., & Wilk, M. B. (1965). An analysis of variance test for normality (complete samples). Biometrika, 52(3-4), 591–611. https://doi.org/10.1093/biomet/52.3-4.591. [GS Search]

Silva, L. C., de MB Oliveira, F. C., De Oliveira, A. C., & De Freitas, A. T. (2014). Introducing the jload: A java learning object to assist the deaf. 2014 IEEE 14th International Conference on Advanced Learning Technologies, 579–583. https://doi.org/10.1109/ICALT.2014.169. [GS Search]

Stephenson, N. (2003). Snow crash: a novel. Spectra. Novel. Spectra. [GS Search]

Taylor, P., & Maor, D. (2000). Assessing the efficacy of online teaching with the Constructivist On-Line Learning Environment Survey. Flexible futures in tertiary teaching. Proceedings of the 9th Annual Teaching Learning Forum, 2–4. [GS Search]

Tlili, A., Huang, R., Shehata, B., Liu, D., Zhao, J., Metwally, A. H. S., Wang, H., Denden, M., Bozkurt, A., Lee, L.-H., et al. (2022). Is Metaverse in education a blessing or a curse: a combined content and bibliometric analysis. Smart Learning Environments, 9(1), 1–31. https://doi.org/10.1186/s40561-022-00205-x. [GS Search]

Uvalić-Trumbić, S., & Daniel, J. (2014). A Guide to Quality in Post-Traditional Online Higher Education. Academic Partnerships, 5(08), 2015. [GS Search]

Valente, G. S. C., de Moraes, É. B., Sanchez, M. C. O., de Souza, D. F., & Pacheco, M. C. M. D. (2020). O ensino remoto frente às exigências do contexto de pandemia: Reflexões sobre a prática docente. Research, Society and Development, 9(9), e843998153–e843998153. https://doi.org/10.33448/rsd-v9i9.8153. [GS Search]

Vallerand, R. J., Pelletier, L. G., Blais, M. R., Brière, N. M., Senécal, C. B., & Vallières, É. F. (1993). Academic motivation scale (AMS-C 28), college (CEGEP) version. Educational and Psychological Measurement, 52(53), 1992-1993. [GS Search]

Van der Merwe, D. (2021). The metaverse as virtual heterotopia. 3rd world conference on research in social sciences, 1. https://doi.org/10.33422/3rd.socialsciencesconf.2021.10.61. [GS Search]

Vianna, W. B., & Pinto, A. L. (2017). Deficiência, acessibilidade e tecnologia assistiva em bibliotecas: aspectos bibliométricos relevantes. Perspectivas em Ciência da Informação, 22, 125–151. https://doi.org/10.1590/1981-5344/2951. [GS Search]

Viner, R. M., Russell, S. J., Croker, H., Packer, J., Ward, J., Stansfield, C., Mytton, O., Bonell, C., & Booy, R. (2020). School closure and management practices during coronavirus outbreaks including COVID-19: a rapid systematic review. The Lancet Child & Adolescent Health, 4(5), 397–404. https://doi.org/10.1016/S2352-4642(20)30095-X. [GS Search]

Arquivos adicionais

Published

2025-08-29

Como Citar

DAMASCENO, A. R. P.; LIMA, J. V. V.; CALDAS, E. A. L.; SILVA, L. C.; OLIVEIRA, F. C. de M. B. Compreendendo a Interação Colaborativa e Inclusão de Pessoas com Deficiência em Ambientes de Metaverso para Ensino a Distância: Um Quase-Experimento e Suas Implicações para o DALverse. Revista Brasileira de Informática na Educação, [S. l.], v. 33, p. 1027–1061, 2025. DOI: 10.5753/rbie.2025.5140. Disponível em: https://journals-sol.sbc.org.br/index.php/rbie/article/view/5140. Acesso em: 5 dez. 2025.

Issue

Section

Edição Especial :: Políticas, Qualidade, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação