Modelo aberto de processo para desenvolvimento de cursos a distância: uma abordagem baseada na metodologia INTERA

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5753/rbie.2025.5173

Keywords:

Engenharia de Software, Informática na Educação, Qualidade em EaD, Educação a Distância, Metodologia INTERA

Abstract

O crescimento da educação a distância (EaD) tem se intensificado globalmente e no Brasil, impulsionado por demandas tecnológicas, sociais e econômicas. A EaD estruturada e de qualidade, requer planejamento e recursos específicos para atingir os objetivos de aprendizagem e atender à demanda da Educação. Na EaD, o conteúdo, estrutura e metodologia de ensino devem ser planejados e desenvolvidos com antecedência, sendo essencial um design instrucional intuitivo, ambientes virtuais de aprendizagem eficientes e suporte técnico ágil, sem contar a preparação da equipe pedagógica que irá ofertar o curso. O desconhecimento das complexidades da EaD pode comprometer a qualidade dos cursos, reforçando a necessidade de um modelo que organize e padronize os processos. A modelagem de processos contribui para uma melhor organização, otimização de fluxos, contribuindo para que as atividades educacionais sigam critérios de qualidade e que todos os envolvidos compreendam suas funções. Este trabalho propõe um processo aberto, baseado em teorias de design instrucional e engenharia de software para EaD. Esse modelo busca facilitar a colaboração entre profissionais envolvidos no processo de criação de cursos a distância, promovendo a validação e o aprimoramento contínuos da qualidade na EaD, contribuindo para uma experiência de aprendizado mais efetiva e acessível.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Andrade, G. O., & Rodrigues, C. (2016). Vem Aprender: Objetivos de Aprendizagem para o ensino de Estatística. In Anais do Workshop de Informática na Escola (Vol. 22, No. 1, pp. 602-611). https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2016.602. [GS Search]

Azouzi, S., Ghannouchi, S. A., & Brahmi, Z. (2017). Software product line to express variability in e-learning process. In Information Systems: 14th European, Mediterranean, and Middle Eastern Conference, EMCIS 2017, Coimbra, Portugal, September 7-8, 2017, Proceedings 14 (pp. 173-185). Springer International Publishing. https://doi.org/10.1007/978-3-319-65930-5_14. [GS Search]

Belarmino, G. D., Oliveira, R. N. R., Rodriguez, C. L., Goya, D. H., & Rocha, R. V. (2021, October). Descrição e análise dos processos de produção de um jogo educacional e seus impactos na sua qualidade. In Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames) (pp. 407-416). SBC. https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2021.19673. [GS Search]

Braga, J. C. (2015). Objetos de aprendizagem, volume 2: metodologia de desenvolvimento. Santo André: Editora da UFABC. ISBN: 978-85-68576-04-5. [Link]. [GS Search]

Branch, R. M., & Varank, İ. (2009). Instructional design: The ADDIE approach (Vol. 722, p. 84). New York: Springer. https://doi.org/10.1007/978-0-387-09506-6. [GS Search]

Bravim, J. D., Nunes, V. B., & Sondermann, D. V. C. (2017, September). O ensino híbrido e as inovações sustentadas e disruptivas. In VII Congresso Internacional de Ensino de Matemática. [Link]. [GS Search]

Caeiro-Rodríguez, M., Llamas-Nistal, M., & Anido-Rifón, L. (2005). Modeling group-based education: A proposal for a meta-model. In Conceptual Modeling--ER 2005: 24th International Conference on Conceptual Modeling, Klagenfurt, Austria, October 24-28, 2005. Proceedings 24 (pp. 96-111). Springer Berlin Heidelberg. https://doi.org/10.1007/11568322_7. [GS Search]

Castilho, A. S. D. (2024). Objetos de aprendizagem com feedbacks para a autorregulação da aprendizagem de conceitos matemáticos necessários para o cálculo diferencial e integral. 2024. 151f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, PR. [Link]. [GS Search]

BPM CBOK (2009). Guide to the business process management common body of knowledge. Versão 2(2009), 21. [GS Search]

Cerigatto, M.; Machado, V. G., Oliveira, E. T. (2018). Introdução à educação a distância. Porto Alegre: SAGAH. E-book. [Link]. [GS Search]

Costa. C. J. (2007) Modelos de Educação Superior a Distância e Implementação da Universidade Aberta do Brasil. Revista Brasileira de Informática Educativa, v.15, n.2. [Link]. [GS Search]

Cunha da, F. F., Braga, J. C., Melle, L. F. D. O., Belarmino, G. D., & Oliveira, L. (2022, October). Requisitos de Acessibilidade em Jogos voltados para o Desenho Universal: Mecânica do Jogo de Cartas. In Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames) (pp. 238-247). SBC. https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2022.226173. [GS Search]

Davenport, T. H. (1994). Reengenharia de processo: como inovar na empresa através da tecnologia da informação. Rio de Janeiro: Campus. [GS Search]

De-Juanas-Oliva, Á. (2015). Bases, mediaciones y futuro de la educación a distancia en la sociedade digital. Comunicar: Revista Científica de Comunicacíon y Educacíon, 22(44), 222-222. [Link]. [GS Search]

Dias, D. A., & Mill, D. (2024). Hibridização e Educação 4.0 – Perspectivas para o Futuro da EaD. EaD em Foco, 14(2), e2245. https://doi.org/10.18264/eadf.v14i2.2245. [GS Search]

Dick, W., Carey, L., & Carey, J. O. (2009). The Systematic Design of Instruction (7th ed.). Upper Saddle River, NJ: Pearson. ISBN-10: 0205585566.

Dotta, S., Pimentel, E., Silveira, I., & Braga, J. (2021). Oportunidades e Desafios no Cenário de (Pós-)Pandemia para Transformar a Educação Mediada por Tecnologias. Revista Iberoamericana de Tecnología en Educación y Educación en Tecnología, (28), 157-167. Disponível em: https://doi.org/10.24215/18509959.28.e19. [GS Search]

Dotta, S., Jorge, E., Braga, J., & Pimentel, E. (2012). Relato de experiência: Processo de elaboração de um curso à distância utilizando a metodologia INTERA. In Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância---ESUD. [Link]. [GS Search]

Dotta, S., Affonso, S. F., & Rios, F. S. InterAntar: implementação de um programa transmídia para a mediação das ciências polares e mudanças climáticas. Encontro Brasileiro de Divulgadores de Ciências Instituto Principia São Paulo, Brasil. 27 e 28 de agosto de (2022). [Link]. [GS Search]

Esfijani, A. (2018). Measuring quality in online education: A meta-synthesis. American Journal of Distance Education, 32(1), 57-73. https://doi.org/10.1080/08923647.2018.1417658. [GS Search]

Faria, J. F. S., & Rodrigues, J. S. (2024). Panc Do Cerrado. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 7, n. 1, 2024. [Link]. [GS Search]

Folino, A., Oliveira, M. G., Silva, L. F., & Goi, V. M. (2018, June). Process management: In the construction of learning objects for distance education. In 2018 13th Iberian Conference on Information Systems and Technologies (CISTI) (pp. 1-4). IEEE. https://doi.org/10.23919/CISTI.2018.8399173. [GS Search]

González-Ferrer, A., Fdez-Olivares, J., Castillo, L., & Morales, L. (2008). Towards the use of XPDL as planning and scheduling modeling tool: the workflow patterns approach. In Advances in Artificial Intelligence--IBERAMIA 2008: Proceedings of the 11th Ibero-American Conference on AI, Lisbon, Portugal, October 14-17, 2008. (pp. 52-61). Springer Berlin Heidelberg. https://doi.org/10.1007/978-3-540-88309-8_6. [GS Search]

Guo, W., & Tang, K. M. (2009, December). Notice of Retraction: Research and Implementation of Learningflow System. In 2009 International Conference on Computational Intelligence and Software Engineering (pp. 1-4). IEEE. https://doi.org/10.1109/CISE.2009.5365517. [GS Search]

INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo da Educação Superior 2023: notas estatísticas. Brasília: INEP, 2023. [Link]

INTERA -- Grupo de pesquisa em Tecnologia Educacionais e Recursos Acessíveis. Página inicial da metodologia INTERA 2.0. [Link]. Acesso em: 04 de abr. de 2024.

ISO/IEC 40180:2017. Information technology -- Quality for learning, education and training -- Fundamentals and reference framework. Genebra: International Organization for Standardization, 2017. [GS Search]

Kalayanapan, N., Wuwongse, V., & Dittawit, K. (2014). A quality assurance support system for learning-object development. In New Horizons in Web Based Learning: ICWL 2011 International Workshops, KMEL, ELSM, and SPeL, Hong Kong, December 8-10, 2011, ICWL 2012 International Workshops, KMEL, SciLearn, and CCSTED, Sinaia, Romania, September 2-4, 2012. Revised Selected Papers 11 (pp. 1-10). Springer Berlin Heidelberg. https://doi.org/10.1007/978-3-662-43454-3_1. [GS Search]

Kitchenham, B., Brereton, O. P., Budgen, D., Turner, M., Bailey, J., & Linkman, S. (2009). Systematic literature reviews in software engineering: a systematic literature review. Information and software technology, 51(1), 7-15. https://doi.org/10.1016/j.infsof.2008.09.009. [GS Search]

Kuciapski, M. (2010, September). Model for project management for development and implementation of e-learning courses. In International Conference on Business Informatics Research (pp. 43-54). Berlin, Heidelberg: Springer Berlin Heidelberg. https://doi.org/10.1007/978-3-642-16101-8_4. [GS Search]

Lin, J., Ho, C., Sadiq, W., & Orlowska, M. E. (2001, August). On workflow enabled e-learning services. In Proceedings IEEE International Conference on Advanced Learning Technologies (pp. 349-352). IEEE. https://doi.org/10.1109/ICALT.2001.943942. [GS Search]

Lin, J., Sun, G., Cui, T., Shen, J., Xu, D., Beydoun, G., ... & Chen, S. (2020). From ideal to reality: segmentation, annotation, and recommendation, the vital trajectory of intelligent micro learning. World Wide Web, 23, 1747-1767. https://doi.org/10.1007/s11280-019-00730-9. [GS Search]

MEC. Ministério da Educação. Secretaria de Educação a Distância. Referenciais de Qualidade para Educação Superior a Distância. Brasília: MEC, 2007. [Link]. Acesso em: 04 abr. 2025. [GS Search]

Melle, L. F. O. (2020). Proposta de extensão da metodologia INTERA para o desenvolvimento de jogos educacionais. 172 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do ABC, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Santo André, 2020. [Link]

Melle, L. F. O., Braga, J. C., Pimentel, E. P., & Dotta, S. C. (2020). Revisão da Metodologia INTERA e sua Aplicação no Desenvolvimento de um Jogo Educacional do tipo RPG. Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE), 602-611. https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2020.602. [GS Search]

Morrison, G. R., Ross, S. J., Morrison, J. R., & Kalman, H. K. (2019). Designing effective instruction. John Wiley & Sons. [GS Search]

Motschnig-Pitrik, R., & Derntl, M. (2005, October). Learning process models as mediators between didactical practice and Web support. In International Conference on Conceptual Modeling (pp. 112-127). Berlin, Heidelberg: Springer Berlin Heidelberg. https://doi.org/10.1007/11568322_8. [GS Search]

Ossiannilsson, E., Williams, K., Camilleri, A. F., & Brown, M. (2015). Quality models in online and open education around the globe. State of the art and recommendations. Oslo: International Council for Open and Distance Education. ISBN:978-82-93172-34-5; 9788293172345. [Link]. [GS Search]

Pawlowski, J. M. (2007). The quality adaptation model: adaptation and adoption of the quality standard ISO/IEC 19796-1 for learning, education, and training. Journal of Educational Technology & Society, 10(2), 3-16. [Link]. [GS Search]

Pérez, M. G., & Aretio, L. G. (2014). Líneas de investigación y tendencias de la educación a distancia en América Latina a través de las tesis doctorales. RIED-Revista Iberoamericana de Educación a Distancia, 17(1), 201-230. https://doi.org/10.5944/ried.17.1.11581. [GS Search]

Rocha, H. M., Barreto, J. D. S., & Affonso, L. M. F. (2017). Mapeamento e modelagem de processos. Porto Alegre: SAGAH. [GS Search]

Shraim, K. (2020). Quality standards in online education: The ISO/IEC 40180 framework. International Journal of Emerging Technologies in Learning (iJET), 15(19), 22-36. https://doi.org/10.3991/ijet.v15i19.15065. [GS Search]

Santiago, L. A. S., Sá Filho, P., & Carvalho, M. A. (2024). Desdobramentos entre o proposto e o realizado na produção científica do PROFEPT/IF Goiano: Objeto, Conceitos e Métodos. Trabalho & Educação, 33(1), 23-44. https://doi.org/10.35699/2238-037X.2024.41055. [GS Search]

Santos, E. S. & Araújo, A. C. (2024). Educação a distância e Recursos Educacionais Abertos no contexto dialógico: uma Revisão Sistemática. EaD em Foco, 14(2), e2129. https://doi.org/10.18264/eadf.v14i2.2129. [GS Search]

Subramanian, V. (2016, July). Towards business process management based workplace e-learning. In 2016 IEEE 16th International Conference on Advanced Learning Technologies (ICALT) (pp. 555-557). IEEE. https://doi.org/10.1109/ICALT.2016.135. [GS Search]

Subramanian, V., & Bertolino, A. (2017). A Model Driven Approach to Business Process-Based Learning. In Computers Supported Education: 8th International Conference, CSEDU 2016, Rome, Italy, April 21-23, 2016, Revised Selected Papers 8 (pp. 317-335). Springer International Publishing. https://doi.org/10.1007/978-3-319-63184-4_17. [GS Search]

Tan, W., Tang, A., Wang, T., Tan, W., Li, L., & Zhang, Z. (2013, October). An overall lifecycle modeling method for e-learning services and the cooperative mechanism based on PCDA. In 2013 IEEE International Conference on Systems, Man, and Cybernetics (pp. 669-674). IEEE. https://doi.org/10.1109/SMC.2013.119. [GS Search]

Tan, W., Chen, S., Li, L., Li, L. X., Tang, A., & Wang, T. (2017). A method toward dynamic e-learning services modeling and the cooperative learning mechanism. Information Technology and Management, 18, 119-130. https://doi.org/10.1007/s10799-015-0235-3. [GS Search]

Valeriano, L A. Planejamento e administração em educação a distância. São Paulo: Cengage Learning Brasil, 2015. E-book. p.12. ISBN 9788522123865. E-book. ISBN 9788522123865. [GS Search]

Vieira, A. C. P., & Odakura, V. V. V. A. (2021). Desenvolvimento de uma Aplicação Web para Auxílio na Abordagem do Tema Cyberbullying no Ensino Fundamental. Anais do Computer on the Beach, 12, 088-094. https://doi.org/10.14210/cotb.v12.p088-094. [GS Search]

Yong, J. (2005, May). Workflow-based e-learning platform. In Proceedings of the Ninth International Conference on Computer Supported Cooperative Work in Design, 2005. (Vol. 2, pp. 1002-1007). IEEE. https://doi.org/10.1109/CSCWD.2005.194324. [GS Search]

Arquivos adicionais

Published

2025-05-28

Como Citar

BRAGA, J. C.; SILVA, A. G. da; DOTTA, S. C.; PIMENTEL, E. P.; STIUBIENER, I. Modelo aberto de processo para desenvolvimento de cursos a distância: uma abordagem baseada na metodologia INTERA. Revista Brasileira de Informática na Educação, [S. l.], v. 33, p. 417–450, 2025. DOI: 10.5753/rbie.2025.5173. Disponível em: https://journals-sol.sbc.org.br/index.php/rbie/article/view/5173. Acesso em: 5 dez. 2025.

Issue

Section

Edição Especial :: Políticas, Qualidade, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação