Modelo aberto de processo para desenvolvimento de cursos a distância: uma abordagem baseada na metodologia INTERA
DOI:
https://doi.org/10.5753/rbie.2025.5173Keywords:
Engenharia de Software, Informática na Educação, Qualidade em EaD, Educação a Distância, Metodologia INTERAAbstract
O crescimento da educação a distância (EaD) tem se intensificado globalmente e no Brasil, impulsionado por demandas tecnológicas, sociais e econômicas. A EaD estruturada e de qualidade, requer planejamento e recursos específicos para atingir os objetivos de aprendizagem e atender à demanda da Educação. Na EaD, o conteúdo, estrutura e metodologia de ensino devem ser planejados e desenvolvidos com antecedência, sendo essencial um design instrucional intuitivo, ambientes virtuais de aprendizagem eficientes e suporte técnico ágil, sem contar a preparação da equipe pedagógica que irá ofertar o curso. O desconhecimento das complexidades da EaD pode comprometer a qualidade dos cursos, reforçando a necessidade de um modelo que organize e padronize os processos. A modelagem de processos contribui para uma melhor organização, otimização de fluxos, contribuindo para que as atividades educacionais sigam critérios de qualidade e que todos os envolvidos compreendam suas funções. Este trabalho propõe um processo aberto, baseado em teorias de design instrucional e engenharia de software para EaD. Esse modelo busca facilitar a colaboração entre profissionais envolvidos no processo de criação de cursos a distância, promovendo a validação e o aprimoramento contínuos da qualidade na EaD, contribuindo para uma experiência de aprendizado mais efetiva e acessível.
Downloads
Referências
Andrade, G. O., & Rodrigues, C. (2016). Vem Aprender: Objetivos de Aprendizagem para o ensino de Estatística. In Anais do Workshop de Informática na Escola (Vol. 22, No. 1, pp. 602-611). https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2016.602. [GS Search]
Azouzi, S., Ghannouchi, S. A., & Brahmi, Z. (2017). Software product line to express variability in e-learning process. In Information Systems: 14th European, Mediterranean, and Middle Eastern Conference, EMCIS 2017, Coimbra, Portugal, September 7-8, 2017, Proceedings 14 (pp. 173-185). Springer International Publishing. https://doi.org/10.1007/978-3-319-65930-5_14. [GS Search]
Belarmino, G. D., Oliveira, R. N. R., Rodriguez, C. L., Goya, D. H., & Rocha, R. V. (2021, October). Descrição e análise dos processos de produção de um jogo educacional e seus impactos na sua qualidade. In Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames) (pp. 407-416). SBC. https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2021.19673. [GS Search]
Braga, J. C. (2015). Objetos de aprendizagem, volume 2: metodologia de desenvolvimento. Santo André: Editora da UFABC. ISBN: 978-85-68576-04-5. [Link]. [GS Search]
Branch, R. M., & Varank, İ. (2009). Instructional design: The ADDIE approach (Vol. 722, p. 84). New York: Springer. https://doi.org/10.1007/978-0-387-09506-6. [GS Search]
Bravim, J. D., Nunes, V. B., & Sondermann, D. V. C. (2017, September). O ensino híbrido e as inovações sustentadas e disruptivas. In VII Congresso Internacional de Ensino de Matemática. [Link]. [GS Search]
Caeiro-Rodríguez, M., Llamas-Nistal, M., & Anido-Rifón, L. (2005). Modeling group-based education: A proposal for a meta-model. In Conceptual Modeling--ER 2005: 24th International Conference on Conceptual Modeling, Klagenfurt, Austria, October 24-28, 2005. Proceedings 24 (pp. 96-111). Springer Berlin Heidelberg. https://doi.org/10.1007/11568322_7. [GS Search]
Castilho, A. S. D. (2024). Objetos de aprendizagem com feedbacks para a autorregulação da aprendizagem de conceitos matemáticos necessários para o cálculo diferencial e integral. 2024. 151f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, PR. [Link]. [GS Search]
BPM CBOK (2009). Guide to the business process management common body of knowledge. Versão 2(2009), 21. [GS Search]
Cerigatto, M.; Machado, V. G., Oliveira, E. T. (2018). Introdução à educação a distância. Porto Alegre: SAGAH. E-book. [Link]. [GS Search]
Costa. C. J. (2007) Modelos de Educação Superior a Distância e Implementação da Universidade Aberta do Brasil. Revista Brasileira de Informática Educativa, v.15, n.2. [Link]. [GS Search]
Cunha da, F. F., Braga, J. C., Melle, L. F. D. O., Belarmino, G. D., & Oliveira, L. (2022, October). Requisitos de Acessibilidade em Jogos voltados para o Desenho Universal: Mecânica do Jogo de Cartas. In Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames) (pp. 238-247). SBC. https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2022.226173. [GS Search]
Davenport, T. H. (1994). Reengenharia de processo: como inovar na empresa através da tecnologia da informação. Rio de Janeiro: Campus. [GS Search]
De-Juanas-Oliva, Á. (2015). Bases, mediaciones y futuro de la educación a distancia en la sociedade digital. Comunicar: Revista Científica de Comunicacíon y Educacíon, 22(44), 222-222. [Link]. [GS Search]
Dias, D. A., & Mill, D. (2024). Hibridização e Educação 4.0 – Perspectivas para o Futuro da EaD. EaD em Foco, 14(2), e2245. https://doi.org/10.18264/eadf.v14i2.2245. [GS Search]
Dick, W., Carey, L., & Carey, J. O. (2009). The Systematic Design of Instruction (7th ed.). Upper Saddle River, NJ: Pearson. ISBN-10: 0205585566.
Dotta, S., Pimentel, E., Silveira, I., & Braga, J. (2021). Oportunidades e Desafios no Cenário de (Pós-)Pandemia para Transformar a Educação Mediada por Tecnologias. Revista Iberoamericana de Tecnología en Educación y Educación en Tecnología, (28), 157-167. Disponível em: https://doi.org/10.24215/18509959.28.e19. [GS Search]
Dotta, S., Jorge, E., Braga, J., & Pimentel, E. (2012). Relato de experiência: Processo de elaboração de um curso à distância utilizando a metodologia INTERA. In Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância---ESUD. [Link]. [GS Search]
Dotta, S., Affonso, S. F., & Rios, F. S. InterAntar: implementação de um programa transmídia para a mediação das ciências polares e mudanças climáticas. Encontro Brasileiro de Divulgadores de Ciências Instituto Principia São Paulo, Brasil. 27 e 28 de agosto de (2022). [Link]. [GS Search]
Esfijani, A. (2018). Measuring quality in online education: A meta-synthesis. American Journal of Distance Education, 32(1), 57-73. https://doi.org/10.1080/08923647.2018.1417658. [GS Search]
Faria, J. F. S., & Rodrigues, J. S. (2024). Panc Do Cerrado. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 7, n. 1, 2024. [Link]. [GS Search]
Folino, A., Oliveira, M. G., Silva, L. F., & Goi, V. M. (2018, June). Process management: In the construction of learning objects for distance education. In 2018 13th Iberian Conference on Information Systems and Technologies (CISTI) (pp. 1-4). IEEE. https://doi.org/10.23919/CISTI.2018.8399173. [GS Search]
González-Ferrer, A., Fdez-Olivares, J., Castillo, L., & Morales, L. (2008). Towards the use of XPDL as planning and scheduling modeling tool: the workflow patterns approach. In Advances in Artificial Intelligence--IBERAMIA 2008: Proceedings of the 11th Ibero-American Conference on AI, Lisbon, Portugal, October 14-17, 2008. (pp. 52-61). Springer Berlin Heidelberg. https://doi.org/10.1007/978-3-540-88309-8_6. [GS Search]
Guo, W., & Tang, K. M. (2009, December). Notice of Retraction: Research and Implementation of Learningflow System. In 2009 International Conference on Computational Intelligence and Software Engineering (pp. 1-4). IEEE. https://doi.org/10.1109/CISE.2009.5365517. [GS Search]
INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo da Educação Superior 2023: notas estatísticas. Brasília: INEP, 2023. [Link]
INTERA -- Grupo de pesquisa em Tecnologia Educacionais e Recursos Acessíveis. Página inicial da metodologia INTERA 2.0. [Link]. Acesso em: 04 de abr. de 2024.
ISO/IEC 40180:2017. Information technology -- Quality for learning, education and training -- Fundamentals and reference framework. Genebra: International Organization for Standardization, 2017. [GS Search]
Kalayanapan, N., Wuwongse, V., & Dittawit, K. (2014). A quality assurance support system for learning-object development. In New Horizons in Web Based Learning: ICWL 2011 International Workshops, KMEL, ELSM, and SPeL, Hong Kong, December 8-10, 2011, ICWL 2012 International Workshops, KMEL, SciLearn, and CCSTED, Sinaia, Romania, September 2-4, 2012. Revised Selected Papers 11 (pp. 1-10). Springer Berlin Heidelberg. https://doi.org/10.1007/978-3-662-43454-3_1. [GS Search]
Kitchenham, B., Brereton, O. P., Budgen, D., Turner, M., Bailey, J., & Linkman, S. (2009). Systematic literature reviews in software engineering: a systematic literature review. Information and software technology, 51(1), 7-15. https://doi.org/10.1016/j.infsof.2008.09.009. [GS Search]
Kuciapski, M. (2010, September). Model for project management for development and implementation of e-learning courses. In International Conference on Business Informatics Research (pp. 43-54). Berlin, Heidelberg: Springer Berlin Heidelberg. https://doi.org/10.1007/978-3-642-16101-8_4. [GS Search]
Lin, J., Ho, C., Sadiq, W., & Orlowska, M. E. (2001, August). On workflow enabled e-learning services. In Proceedings IEEE International Conference on Advanced Learning Technologies (pp. 349-352). IEEE. https://doi.org/10.1109/ICALT.2001.943942. [GS Search]
Lin, J., Sun, G., Cui, T., Shen, J., Xu, D., Beydoun, G., ... & Chen, S. (2020). From ideal to reality: segmentation, annotation, and recommendation, the vital trajectory of intelligent micro learning. World Wide Web, 23, 1747-1767. https://doi.org/10.1007/s11280-019-00730-9. [GS Search]
MEC. Ministério da Educação. Secretaria de Educação a Distância. Referenciais de Qualidade para Educação Superior a Distância. Brasília: MEC, 2007. [Link]. Acesso em: 04 abr. 2025. [GS Search]
Melle, L. F. O. (2020). Proposta de extensão da metodologia INTERA para o desenvolvimento de jogos educacionais. 172 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do ABC, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Santo André, 2020. [Link]
Melle, L. F. O., Braga, J. C., Pimentel, E. P., & Dotta, S. C. (2020). Revisão da Metodologia INTERA e sua Aplicação no Desenvolvimento de um Jogo Educacional do tipo RPG. Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE), 602-611. https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2020.602. [GS Search]
Morrison, G. R., Ross, S. J., Morrison, J. R., & Kalman, H. K. (2019). Designing effective instruction. John Wiley & Sons. [GS Search]
Motschnig-Pitrik, R., & Derntl, M. (2005, October). Learning process models as mediators between didactical practice and Web support. In International Conference on Conceptual Modeling (pp. 112-127). Berlin, Heidelberg: Springer Berlin Heidelberg. https://doi.org/10.1007/11568322_8. [GS Search]
Ossiannilsson, E., Williams, K., Camilleri, A. F., & Brown, M. (2015). Quality models in online and open education around the globe. State of the art and recommendations. Oslo: International Council for Open and Distance Education. ISBN:978-82-93172-34-5; 9788293172345. [Link]. [GS Search]
Pawlowski, J. M. (2007). The quality adaptation model: adaptation and adoption of the quality standard ISO/IEC 19796-1 for learning, education, and training. Journal of Educational Technology & Society, 10(2), 3-16. [Link]. [GS Search]
Pérez, M. G., & Aretio, L. G. (2014). Líneas de investigación y tendencias de la educación a distancia en América Latina a través de las tesis doctorales. RIED-Revista Iberoamericana de Educación a Distancia, 17(1), 201-230. https://doi.org/10.5944/ried.17.1.11581. [GS Search]
Rocha, H. M., Barreto, J. D. S., & Affonso, L. M. F. (2017). Mapeamento e modelagem de processos. Porto Alegre: SAGAH. [GS Search]
Shraim, K. (2020). Quality standards in online education: The ISO/IEC 40180 framework. International Journal of Emerging Technologies in Learning (iJET), 15(19), 22-36. https://doi.org/10.3991/ijet.v15i19.15065. [GS Search]
Santiago, L. A. S., Sá Filho, P., & Carvalho, M. A. (2024). Desdobramentos entre o proposto e o realizado na produção científica do PROFEPT/IF Goiano: Objeto, Conceitos e Métodos. Trabalho & Educação, 33(1), 23-44. https://doi.org/10.35699/2238-037X.2024.41055. [GS Search]
Santos, E. S. & Araújo, A. C. (2024). Educação a distância e Recursos Educacionais Abertos no contexto dialógico: uma Revisão Sistemática. EaD em Foco, 14(2), e2129. https://doi.org/10.18264/eadf.v14i2.2129. [GS Search]
Subramanian, V. (2016, July). Towards business process management based workplace e-learning. In 2016 IEEE 16th International Conference on Advanced Learning Technologies (ICALT) (pp. 555-557). IEEE. https://doi.org/10.1109/ICALT.2016.135. [GS Search]
Subramanian, V., & Bertolino, A. (2017). A Model Driven Approach to Business Process-Based Learning. In Computers Supported Education: 8th International Conference, CSEDU 2016, Rome, Italy, April 21-23, 2016, Revised Selected Papers 8 (pp. 317-335). Springer International Publishing. https://doi.org/10.1007/978-3-319-63184-4_17. [GS Search]
Tan, W., Tang, A., Wang, T., Tan, W., Li, L., & Zhang, Z. (2013, October). An overall lifecycle modeling method for e-learning services and the cooperative mechanism based on PCDA. In 2013 IEEE International Conference on Systems, Man, and Cybernetics (pp. 669-674). IEEE. https://doi.org/10.1109/SMC.2013.119. [GS Search]
Tan, W., Chen, S., Li, L., Li, L. X., Tang, A., & Wang, T. (2017). A method toward dynamic e-learning services modeling and the cooperative learning mechanism. Information Technology and Management, 18, 119-130. https://doi.org/10.1007/s10799-015-0235-3. [GS Search]
Valeriano, L A. Planejamento e administração em educação a distância. São Paulo: Cengage Learning Brasil, 2015. E-book. p.12. ISBN 9788522123865. E-book. ISBN 9788522123865. [GS Search]
Vieira, A. C. P., & Odakura, V. V. V. A. (2021). Desenvolvimento de uma Aplicação Web para Auxílio na Abordagem do Tema Cyberbullying no Ensino Fundamental. Anais do Computer on the Beach, 12, 088-094. https://doi.org/10.14210/cotb.v12.p088-094. [GS Search]
Yong, J. (2005, May). Workflow-based e-learning platform. In Proceedings of the Ninth International Conference on Computer Supported Cooperative Work in Design, 2005. (Vol. 2, pp. 1002-1007). IEEE. https://doi.org/10.1109/CSCWD.2005.194324. [GS Search]
Arquivos adicionais
Published
Como Citar
Issue
Section
Licença
Copyright (c) 2025 Juliana Cristina Braga, Andreza Gonçalves da Silva, Silvia Cristina Dotta, Edson Pinheiro Pimentel, Itana Stiubiener

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

