Computação Fundamental: Currículo e Livros Didáticos de Computação para o Ensino Fundamental II

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5753/rbie.2021.29.0.662

Keywords:

Currículo, Livro Didático, Computação, Educação Básica, Ensino Fundamental II

Abstract

Dada a relevância da computação na sociedade contemporânea, seja por sua pervasividade e impacto, seja pelo seu potencial em facilitar a expressão flexível, a comunicação, o desenvolvimento do pensamento computacional e as habilidades do Século XXI, seja pelas oportunidades de carreira oferecidas nesta área, é cada vez mais comum a adoção da computação nos currículos da educação básica. Este artigo descreve o currículo denominado Computação Fundamental, uma implementação de currículo e livros-texto para a segunda etapa do Ensino Fundamental brasileiro. O currículo fundamenta-se em currículos em espiral, na aprendizagem significativa, em projetos construcionistas e na contextualização da aprendizagem de computação. Os livros didáticos associados oferecem um guia para professores e atividades para estudantes que permitem conhecer elementos básicos da computação e realizar práticas de computação e reflexões a partir da prática. As primeiras experiências com o currículo apontam desafios de implementação em termos de infraestrutura, capacitação docente e integração com os currículos escolares existentes, mas também descortinam potenciais efeitos positivos em sua adoção em termos de expressão criativa, formação interdisciplinar, motivação e engajamento estudantil e melhor retenção do conhecimento.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Roberto A. Bittencourt, UEFS - Universidade Estadual de Feira de Santana

Roberto Almeida Bittencourt é professor adjunto na Universidade Estadual de Feira de Santana. Seus interesses de pesquisa estão nas áreas de educação em computação, computação social e engenharia de software.

Citas

Araujo, L. G. J., Santana, B. L., & Bittencourt, R. A. (2019a). Computação e Comunidade: Livro do Estudante. Feira de Santana: Edição do Autor. [GS Search]

Araujo, L. G. J., Santana, B. L., & Bittencourt, R. A. (2019b). Computação e Comunidade: Livro do Professor. Feira de Santana: Edição do Autor. [GS Search]

Araujo, L. G. J., Santana, B. L., & Bittencourt, R. A. (2019c). Computação e Comunidade: Uma Proposta de Educação em Computação para o Sétimo Ano do Ensino Fundamental II. In Anais do XXV Workshop de Informática na Escola (pp. 325–334). doi: 10.5753/cbie.wie.2019.325 [GS Search]

Araujo, L. G. J., Santana, B. L., & Bittencourt, R. A. (2020a). Computação e o Mundo: Livro do Estudante. Feira de Santana: Edição do Autor. [GS Search]

Araujo, L. G. J., Santana, B. L., & Bittencourt, R. A. (2020b). Computação e o Mundo: Livro do Professor. Feira de Santana: Edição do Autor. [GS Search]

Araujo, L. G. J., Santana, B. L., & Bittencourt, R. A. (2020c). Computação e o Mundo: Uma Proposta de Educação em Computação para o Nono Ano do Ensino Fundamental II. In Anais do XXVI Workshop de Informática na Escola (pp. 21–30). doi: 10.5753/cbie.wie.2020.21 [GS Search]

Ausubel, D. P. (1960). The use of advance organizers in the learning and retention of meaningful verbal material. Journal of Educational Psychology, 51(5), 267. doi: 10.1037/h0046669 [GS Search]

Bargury, I. Z., Haberman, B., Cohen, A., Muller, O., Zohar, D., Levy, D., & Hotoveli, R. (2012). Implementing a new Computer Science Curriculum for middle school in Israel. In 2012 Frontiers in Education Conference (p. 1-6). doi: 10.1109/FIE.2012.6462365 [GS Search]

Becker, B. A., & Quille, K. (2020). Computer Science for Leaving Certificate (1st ed.). Dublin, Ireland: Golden Key. [GS Search]

Bell, T. (2013). Computer Science Field Guide. New Zealand: University of Canterbury. Retrieved from [link].

Bell, T., Andreae, P., & Lambert, L. (2010). Computer Science in New Zealand high schools. In Proceedings of the Twelfth Australasian Conference on Computing Education - Volume 103 (pp. 15–22). [GS Search]

Bordini, A., Avila, C. M. O., Weisshahn, Y., da Cunha, M. M., da Costa Cavalheiro, S. A., Foss, L., ... Reiser, R. H. S. (2016). Computaçao na educaçao básica no brasil: O estado da arte. Revista de Informática Teórica e Aplicada, 23(2), 210–238. doi: 10.22456/2175-2745.64431 [GS Search]

Boyd, D., & Marwick, A. E. (2011). Social Privacy in Networked Publics: Teens’ Attitudes, Practices, and Strategies. In A decade in Internet Time: Symposium on the Dynamics of the Internet and Society. [GS Search]

Brasil/MEC (2018). Base Nacional Comum Curricular. Retrieved from [Link]

Bruner, J. (1966). Uma Nova Teoria de Aprendizagem. Rio de Janeiro: Bloch. [GS Search]

Castells, M. (1996). The information age (Vol. 98). Oxford Blackwell Publishers. [GS Search]

Choi, J., An, S., & Lee, Y. (2015). Computing education in Korea—current issues and endeavors. ACM Transactions on Computing Education (TOCE), 15(2), 1–22. [GS Search]

CIEB (2018). Currículo de Tecnologia e Computação da Educação Infantil ao Ensino Fundamental. http://curriculo.cieb.net.br/.

Computer Science Teachers Association (2017). CSTA K-12 Computer Science Standards, Revised 2017. http://www.csteachers.org/standards.

Computing at School (2021). Computing at School. https://www.computingatschool.org.uk/.

CSforAll (2021). Computer Science for All. https://www.csforall.org/.

diSessa, A. A. (2018). Computational Literacy and "The Big Picture" Concerning Computers in Mathematics Education. Mathematical Thinking and Learning: An International Journal, 20(1), 3–31. doi: 10.1080/10986065.2018.1403544 [GS Search]

Fowler, B., & Vegas, E. (2021). How England implemented its computer science education program. Retrieved from [Link]

Guzdial, M. (2019). Computing for Other Disciplines. In S. A. Fincher & A. V. Robins (Eds.), The Cambridge Handbook of Computing Education Research (p. 584–605). Cambridge University Press. doi: 10.1017/9781108654555.020 [GS Search]

Guzdial, M., & Forte, A. (2005). Design process for a non-majors computing course. ACM SIGCSE Bulletin, 37(1), 361–365. doi: 10.1145/1047124.1047468 [GS Search]

Guzdial, M. J., & Ericson, B. (2015). Introduction to Computing and Programming in Python: A Multimedia Approach. Pearson. [GS Search]

Hazzan, O., Gal-Ezer, J., & Blum, L. (2008). A Model for High School Computer Science Education: The Four Key Elements That Make It! In Proceedings of the 39th Technical Symposium on Computer Science Education (pp. 281–285). ACM. doi: 10.1145/1352135.1352233 [GS Search]

Herr, N. (2008). The sourcebook for teaching science, grades 6-12: Strategies, activities, and instructional resources. John Wiley & Sons. [GS Search]

Hubwieser, P., Giannakos, M. N., Berges, M., Brinda, T., Diethelm, I., Magenheim, J., ... Jasute, E. (2015). A global snapshot of computer science education in K-12 schools. In Proceedings of the 2015 ITiCSE on working group reports (pp. 65–83). doi: 10.1145/2858796.2858799 [GS Search]

López, P. E. F. M., Aloi, F., Ciolek, D. A., Martínez, F., Pari, D., & Tobia, P. (2019). Manual: Ciencias de la Computación para el aula: 1er. ciclo de secundaria. [Link].

Mioto, F., Petri, G., von Wangenheim, C. G., Borgatto, A. F., & Pacheco, L. H. M. (2019). bASES21-Um Modelo para a Autoavaliação de Habilidades do Século XXI no Contexto do Ensino de Computação na Educação Básica. Revista Brasileira de Informática na Educação, 27(01), 26. doi: 10.5753/rbie.2019.27.01.26 [GS Search]

Observatório Softex (2012). Software e serviços de TI: a indústria brasileira em perspectiva (Vol. 2). [link].

OCS at CPS (2021). Office of Computer Science at Chicago Public Schools. https://sites.google.com/cps.edu/cs4all/.

Papert, S. (1986). Constructionism: A New Opportunity for Elementary Science Education. MIT Media Lab. [GS Search]

Papert, S., & Solomon, C. (1971). Twenty things to do with a computer. Educational Technology Magazine. [GS Search]

Resnick, M. (2012). Point of view: Reviving Papert’s dream. Educational Technology, 52(4), 42. Retrieved from [Link] [GS Search]

Royal Society (2012). Shut down or restart? The way forward for computing in UK schools. The Royal Society, London. [GS Search]

Santana, B. L., Araujo, L. G. J., & Bittencourt, R. A. (2019a). Computação e Eu: Livro do Estudante. Feira de Santana: Edição do Autor. [GS Search]

Santana, B. L., Araujo, L. G. J., & Bittencourt, R. A. (2019b). Computação e Eu: Livro do Professor. Feira de Santana: Edição do Autor. [GS Search]

Santana, B. L., Araujo, L. G. J., & Bittencourt, R. A. (2019c). Computação e Eu: Uma Proposta de Educação em Computação para o Sexto Ano do Ensino Fundamental II. In Anais do XXVII Workshop sobre Educação em Computação (pp. 21–30). SBC. doi: 10.5753/wei.2019.6613 [GS Search]

Santana, B. L., Araujo, L. G. J., & Bittencourt, R. A. (2020a). Computação e Sociedade: Livro do Estudante. Feira de Santana: Edição do Autor. [GS Search]

Santana, B. L., Araujo, L. G. J., & Bittencourt, R. A. (2020b). Computação e Sociedade: Livro do Professor. Feira de Santana: Edição do Autor. [GS Search]

Santana, B. L., Araujo, L. G. J., & Bittencourt, R. A. (2020c). Computação e Sociedade: Uma Proposta de Educação em Computação para o Oitavo Ano do Ensino Fundamental II. In Anais do XXVI Workshop de Informática na Escola (pp. 81–90). SBC. doi: 10.5753/cbie.wie.2020.81 [GS Search]

Santos, P. S., Araujo, L. G. J., & Bittencourt, R. A. (2018). A Mapping Study of Computational Thinking and Programming in Brazilian K-12 Education. In 2018 IEEE Frontiers in Education Conference (FIE) (pp. 1–8). doi: 10.1109/FIE.2018.8658828 [GS Search]

SBC (2017). Referenciais de Formação em Computação: Educação Básica. Retrieved from [link].

SBC (2018). Diretrizes para Ensino de Computação na Educação Básica. Retrieved from [Link]

Seehorn, D., Carey, S., Fuschetto, B., Lee, I., Moix, D., O’Grady-Cunniff, D., ... Verno, A. (2011). CSTA K-12 Computer Science Standards: Revised 2011 (Tech. Rep.). New York, NY, USA: CSTA/ACM. Retrieved from [Link]

Solomon, C., Harvey, B., Kahn, K., Lieberman, H., Miller, M. L., Minsky, M., ... Silverman, B. (2020, June). History of Logo. Proc. ACM Program. Lang., 4(HOPL).

Szabo, C., Sheard, J., Luxton-Reilly, A., Becker, B. A., & Ott, L. (2019). Fifteen years of introductory programming in schools: a global overview of K-12 initiatives. In Proceedings of the 19th Koli Calling International Conference on Computing Education Research (pp. 1–9). [GS Search]

Wing, J. M. (2006). Computational thinking. Communications of the ACM, 49(3), 33–35. doi: 10.1145/1118178.1118215 [GS Search]

Archivos adicionales

Published

2021-06-28

Cómo citar

BITTENCOURT, R. A.; SANTANA, B. L.; ARAÚJO, L. G. J. Computação Fundamental: Currículo e Livros Didáticos de Computação para o Ensino Fundamental II. Revista Brasileña de Informática en la Educación, [S. l.], v. 29, p. 662–691, 2021. DOI: 10.5753/rbie.2021.29.0.662. Disponível em: https://journals-sol.sbc.org.br/index.php/rbie/article/view/2789. Acesso em: 22 nov. 2024.

Issue

Section

Artículos Premiados