Processo de Mineração de Dados Educacionais aplicado na Previsão do Desempenho de Alunos: Uma comparação entre as Técnicas de Aprendizagem de Máquina e Aprendizagem Profunda

Authors

  • Vanessa Faria de Souza UFRGS
  • Tony Carlos Bignardi dos Santos UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.5753/rbie.2021.29.0.519

Keywords:

Mineração de Dados Educacionais, Aprendizagem Profunda, Aprendizagem de Máquina, Previsão de Desempenho

Abstract

Com o aumento da disponibilidade de dados, sobretudo no contexto educacional, surgiram áreas específicas para extração de informações relevantes, como a Mineração de Dados Educacionais (MDE), que integra inúmeras técnicas que dão suporte à captação, processamento e análises desses conjuntos de registros. A principal técnica associada a MDE é a Aprendizagem de Máquina (AM), que vem sendo empregada a décadas no processamento de dados em diversos contextos, mas com a evolução tecnológica outras técnicas têm se sobressaído como a Aprendizagem Profunda (AP), baseada na aplicação de Redes Neurais Artificiais Multicamadas. Com foco neste contexto, esse estudo tem como objetivo realizar a previsão do desempenho de alunos, em um conjunto de dados públicos, e comparar as técnicas de AM e AP, ademais indicar quais os principais atributos preditores para o desempenho dos alunos. Para isso foi implementado um processo de MDE baseado em 4 etapas: 1) Coleta de dados; 2) Extração de recursos e limpeza de dados (pré-processamento e transformação); 3) Processamento analítico e algoritmos; e 4) Análise e interpretação dos resultados. Como resultado foi identificado que os modelos gerados a partir dos algoritmos tradicionais de AM têm um bom desempenho, mas inferior ao modelo AP que teve uma acurácia de 94%, bem como foi constatado que atributos relacionados às atividades escolares são mais preditores para o desempenho dos alunos do que os dados de características demográficas e socioeconômicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanessa Faria de Souza, UFRGS

Doutoranda no PPGIE (Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Informática pelo PPGI (Programa de Pós-Graduação em Informática) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), na área de Computação Aplicada, e ênfase em Engenharia de Software. Possuo especialização em Educação Especial Inclusiva, com ênfase em Tecnologia Assistiva. Sou graduada em Sistemas de Informação pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (2011). Completei a Licenciatura em Matemática, pela UTFPR. Atualmente sou professora dedicação exclusiva no Instituto Federal do Rio Grande do Sul, Campus Ibirubá nos Cursos de Ciência da Computação e no Técnico em Informática Integrado do Ensino Médio o qual estou atualmente como Coodenadora. Também já Atuei como Professora do Magistério Superior na Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) nos cursos de Graduação Ciência da Computação e Sistemas de informação, nas disciplinas de Sistemas Digitais, Projeto e Análise de Algoritmo, Tópicos Avançados em Computação, Computação Simbólica e Numérica, Metodologia Científica. Assim como na UTFPR. Também já atuei como professora de Matemática no Ensino Básico.

Tony Carlos Bignardi dos Santos, UFRGS

Professor do IFMS no Campus Coxim (2012) e estudante do Doutorado em Informática na Educação pela UFRGS (2019). Possui graduação em Sistemas de Informação pela UFMS (2007), pós-graduação em Docência para a Educação Profissional, Científica e Tecnológica pelo IFMS (2015) e mestrado em Arquitetura de Computadores pela UFMS-FACOM (2016).

Referências

Aggarwal, C. C. (2015). Data Mining: The Textbook. 1. ed. New York, USA: Springer. E-book. doi: 10.1007/978-3-319-14142-8

Aggarwal, C. C. (2018). Neural Networks and Deep Learning: A Textbook. 1. ed. New York, USA: Springer, 2018. E-book. doi: 10.1007/978-3-319-94463-0

Alvim, P. (2010). Open Source com jCompany© Developer Suite. 3a Ed. ed. Belo Horizonte: E-book. [GS Search]

Badar, M., Haris, M., & Fatima, A. (2020). Application of Deep Learning for retinal image analysis: A review. Computer Science Review, 35, 1–18. doi: 10.1016/j.cosrev.2019.100203 [GS Search]

Bahrampour, S., et al. (2015). Comparative Study of Deep Learning Software Frameworks. Cornell Univeristy, 3, 1–9, 2015. [GS Search]

Baker, R., Isotani, S., & Carvalho, A. (2011). Mineração de Dados Educacionais: Oportunidades para o Brasil. Revista Brasileira de Informática na Educação, 19, 02, 3–13. doi: 10.5753/rbie.2011.19.02.03 [GS Search]

Baker, R. S. J. D. (2015). Big data and education. 2. ed. New York, USA: A Massive Online Open Textbook (MOOT) - Teachers College, Columbia University. [GS Search]

Baker, R. S., & Inventado, P. S. (2014). Educational Data Mining and Learning Analytics. In: J.A. Larusson and B. White (EDS.) (org.). Learning Analytics: From Research to Practice. 1. ed. New York, USA: Springer, 1–195. E-book. doi: 10.1007/978-1-4614-3305-7 [GS Search]

Bishop, C. M. (1995). Neural networks for pattern recognition. 1. ed. EUA. E-book. [GS Search]

Boulemtafes, A., Derhab, A., & Challal, Y. (2020). A review of privacy-preserving techniques for Deep Learning. Neurocomputing, 384, 21–45. doi: 10.1016/j.neucom.2019.11.041.[GS Search]

Cortez, P., & Silva, A. (2008). Using Data Mining to Predict Secondary School Student Performance. In A. Brito and J. Teixeira Eds., Proceedings of 5th FUture BUsiness TEChnology Conference (FUBUTEC 2008). [GS Search]

De Los Reyes, D. A. G. et al. (2019). Predição de sucesso acadêmico de estudantes: uma análise sobre a demanda por uma abordagem baseada em transfer learning. Revista Brasileira de Informática na Educação, 27, 1, 1–25. doi: 10.5753/rbie.2019.27.01.01 [GS Search]

De Souza, V. F., & Perry, G. T. (2020). Tendências de Pesquisas em Mineração de Dados Educacionais em MOOCs: um Mapeamento Sistemático. Revista Brasileira de Informática na Educação, 28, 491-508. doi: 10.5753/rbie.2020.28.0.491] [GS Search]

EDM. Sociedade Internacional de Educational Data Mining. (2020). Disponível em: http://educationaldatamining.org/. Acesso em: 31 jan. 2021.

Goodfellow, I., Bengio, Y., & Courville, A. (2016). Deep Learning. Cambridge, MA, USA, 2016. E-book. [GS Search]

Guo, S. X., et al. (2019). Attention-Based Character-Word Hybrid Neural Networks With Semantic and Structural Information for Identifying of Urgent Posts in MOOC Discussion Forums. IEEE Access, 7, 120522–120532. doi: 10.1109/ACCESS.2019.2929211 [GS Search]

Hand, D. J. (1997). Construction and Assessment of Classification Rules. 1. ed. New York. E-book. [GS Search]

Hinton, G. E., Osindero, S., & Teh, Y. W. (2006). A Fast Learning Algorithm for Deep Belief Nets. Neural Computation, 18, 7, 1527–1554. doi: 10.1162/neco.2006.18.7.1527 [GS Search]

Igual, L., & Seguí, S. (2017). Introduction to Data Science: A Python Approach to Concepts, Techniques and Applications. 1. Ed. Springer. E-book. doi: 10.1007/978-3-319-50017-1

Japkowicz, N., & Shah, M. (2014). Evaluating Learning Algorithms: A Classification Perspective. 1a Ed. ed. Cambridge, E-book. [GS Search]

Kovalev, V., Kalinovsky, A., & Kovalev, S. (2016). Deep Learning with Theano, Torch, Caffe, TensorFlow, and Deeplearning4J: Which One Is the Best in Speed and Accuracy? In: 13th International Conference on Pattern Recognition and Information Processing (PRIP 2016), 99–103. [GS Search]

Kubat, M. (2017). An Introduction to Machine Learning. 2. ed. Coral Gables, FL, USA: Springer. E-book. doi: 10.1007/978-3-319-63913-0

Landis, J. R., & Koch, G. G. (1977). An Application of Hierarchical Kappa-type Statistics in the Assessment of Majority Agreement among Multiple Observers. Biometrics, 33, 2, 363–374, 1977. doi: 10.2307/2529786 [GS Search]

Le, Q., Torrisi, M., & Pollastri, G. (2020). Deep Learning methods in protein structure prediction. Computational and Structural Biotechnology Journal, 426, 1–10. doi: 10.1016/j.csbj.2019.12.011 [GS Search]

Lecun, Y., Bengio, Y., & Hinton, G. (2015). Deep Learning. Nature, 521, 7553, 436–444. doi: 10.1038/nature14539 [GS Search]

Lin, J., et al. (2019). Automatic Knowledge Discovery in Lecturing Videos via Deep Representation. IEEE Access, 7, 33957–33963. doi: 10.1109/ACCESS.2019.2904046 [GS Search]

MURAT, F., et al. (2020). Application of Deep Learning techniques for heartbeats detection using ECG signals-analysis and review. Computers in Biology and Medicine, 120, 1–14. doi: 10.1016/j.compbiomed.2020.103726 [GS Search]

NG, S. S. Y. et al. (2016). An independent study of two Deep Learning platforms - H2O and SINGA. In: 2016, Bali, Indonesia. International Conference on Industrial Engineering and Engineering Management (IEEM 2016). Bali, Indonesia: 1279–1283. doi: 10.1109/IEEM.2016.7798084 [GS Search]

Rigo, S. J. et al. (2014). Aplicações de Mineração de Dados Educacionais e Learning Analytics com foco na evasão escolar: oportunidades e desafios. Revista Brasileira de Informática na Educação, 22, 01, 168–177. doi: 10.5753/RBIE.2014.22.01.132 [GS Search]

Ripley, B. D. (1996). Pattern recognition and neural networks. 1. ed. Cambridge, E-book. [GS Search]

Romero, C., & Ventura, S. (2013). Data mining in education. Wiley Interdisciplinary Reviews: Data Mining and Knowledge Discovery, 3, 1, 12–27. doi: 10.1002/widm.1075 [GS Search]

Romero, C., & Ventura, S. (2020). Educational data mining and learning analytics: An updated survey. Wiley Interdisciplinary Reviews: Data Mining and Knowledge Discovery, 10, 3, 1–21. doi: 10.1002/widm.1355 [GS Search]

Schmidhuber, J. (2015). Deep Learning in neural networks: An overview. Neural Networks, 61, 85–117. doi: 10.1016/j.neunet.2014.09.003 [GS Search]

Sengupta, S. et al. (2020). Ophthalmic diagnosis using Deep Learning with fundus images – A critical review. Artificial Intelligence in Medicine, 102, 1–36. doi: 10.1016/j.artmed.2019.101758 [GS Search]

Sezer, O. B., Gudelek, M. U., & Ozbayoglu, A. M. (2020). Financial time series forecasting with Deep Learning: A systematic literature review: 2005–2019. Applied Soft Computing Journal, 90, 1–65, 2020. doi: 10.1016/j.asoc.2020.106181 [GS Search]

Shahiri, A. M., Husain, W., & Rashid, N. A. (2015). A Review on Predicting Student’s Performance Using Data Mining Techniques. Procedia Computer Science, 72, 414–422. doi: 10.1016/j.procs.2015.12.157 [GS Search]

Soffer, S., et al. (2019). Convolutional Neural Networks for Radiologic Images: A Radiologist’s Guide. Radiology, 290, 3, 590–606. doi: 10.1148/radiol.2018180547 [GS Search]

Waheed, H., et al. (2020). Predicting academic performance of students from VLE big data using Deep Learning models. Computers in Human Behavior, 104, 1–13, 2020. doi: 10.1016/j.chb.2019.106189 [GS Search]

Wen, Y., et al. (2020). Consideration of the local correlation of learning behaviors to predict dropouts from MOOCs. Tsinghua Science and Technology, 25, 3, 336–347. doi: 10.26599/TST.2019.9010013 [GS Search]

Xin, Y., et al. (2018). Machine Learning and Deep Learning Methods for Cybersecurity. IEEE Access, 20, 1–9. doi: 10.1109/ACCESS.2018.2836950 [GS Search]

Yang, J., Zhang, X. L., & Su, P. (2018). Deep-Learning-Based Agile Teaching Framework of Software Development Courses in Computer Science Education. Procedia Computer Science, 154, 137–145, 2018. doi: 10.1016/j.procs.2019.06.021 [GS Search]

Zhang, Y. & Wu, B. (2019). Research and application of grade prediction model based on decision tree algorithm. In: 2019, Chengdu, China. Turing Celebration Conference (ACM TURC 2019). Chengdu, China: ACM, 1–6. doi: 10.1145/3321408.3322857 [GS Search]

Zhao, Rui et al. (2019). Deep Learning and its applications to machine health monitoring. Mechanical Systems and Signal Processing, 115, 213–237. doi: 10.1016/j.ymssp.2018.05.050 [GS Search]

Arquivos adicionais

Published

2021-06-13

Como Citar

SOUZA, V. F. de; SANTOS, T. C. B. dos. Processo de Mineração de Dados Educacionais aplicado na Previsão do Desempenho de Alunos: Uma comparação entre as Técnicas de Aprendizagem de Máquina e Aprendizagem Profunda. Revista Brasileira de Informática na Educação, [S. l.], v. 29, p. 519–546, 2021. DOI: 10.5753/rbie.2021.29.0.519. Disponível em: https://journals-sol.sbc.org.br/index.php/rbie/article/view/2975. Acesso em: 18 out. 2024.

Issue

Section

Artigos