Nova Equipe Editorial da RBIE é Aprovada para o Triênio 2025-2027

2025-04-01

Novembro de 2024

A Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE), periódico científico vinculado à Comissão Especial de Informática na Educação (CEIE/SBC), tem a honra de anunciar sua nova equipe editorial, aprovada em assembleia da CEIE em novembro de 2024 para a gestão do triênio 2025-2027.

Reconhecimento à Equipe Editorial 2022-2024
Antes de apresentar a nova equipe, a RBIE e a CEIE/SBC registram seus profundos agradecimentos à equipe editorial anterior pelo trabalho excepcional realizado no período 2022-2024. Sob a liderança dos editores-chefes Dra. Anarosa Alves Franco Brandão (USP) e Dr. Rafael Dias Araújo (UFU), a revista alcançou importantes marcos, incluindo:
- Aumento na qualidade e no número de publicações.
- Fortalecimento dos processos de revisão por pares.
- Consolidação da RBIE como referência nacional em Informática na Educação.

Equipe Editorial 2022-2024
Editores-Chefes:
- Dra. Anarosa Alves Franco Brandão (USP, Brasil)
- Dr. Rafael Dias Araújo (UFU, Brasil)
Editores Associados:
- Dra. Ana Liz Souto Oliveira (UFPB, Brasil)
- Dr. Clodis Boscarioli (UNIOESTE, Brasil)
- Dr. Dennys Leite Maia (UFRN, Brasil)
- Dra. Diana Francisca Adamatti (FURG, Brasil - 2022-2023)
- Dr. Edson Pinheiro Pimentel (UFABC, Brasil)
- Dra. Graziela Ferreira Guarda (UFF, Brasil - 2023-2024)
- Dr. J. Roberto Sánchez-Reina (UPF, Espanha)
- Dr. Newarney Torrezão da Costa (IF Goiano, Brasil - 2023-2024)
- Dr. Ranilson Oscar Araújo Paiva (UFAL, Brasil)
- Dr. Sílvio César Cazella (UFCSPA, Brasil)
- Dra. Valguima Victoria Viana Aguiar Odakura (UFGD, Brasil)

Período de Transição
Um processo de transição gradual entre as equipes ocorrerá até abril de 2025, garantindo a continuidade dos trabalhos e a manutenção dos padrões de excelência da revista.

Nova Equipe Editorial (2025-2027)
Editores-Chefes:
- Dr. Newarney Torrezão da Costa (IF Goiano, Brasil)
- Dr. Rodrigo Silva Duran (IFMS, Brasil)
Editores Associados:
- Dra. Ana Carolina Tomé Klock (University of Tampere - TAU, Finlândia)
- Dra. Fernanda Gabriela de Sousa Pires (Universidade do Estado do Amazonas - UEA, Brasil)
- Dr. Filipe Dwan Pereira (Universidade Federal de Roraima - UFRR, Brasil)
- Dr. Gabriel Alves de Albuquerque Júnior (Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE, Brasil)
- Dra. Graziela Ferreira Guarda (Universidade Federal Fluminense - UFF, Brasil)
- Dr. Guilherme Corredato Guerino (Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR, Brasil)
- Dr. Guilherme Medeiros Machado (ECE Paris - LyRIDS Lab, França)
- Dr. Leandro Silva Galvão de Carvalho (Universidade Federal do Amazonas - UFAM, Brasil)
- Dr. Luiz Antonio Lima Rodrigues (Universidade Federal de Alagoas - UFAL, Brasil)
- Dra. Marcela Sávia Picanço Pessoa (Universidade do Estado do Amazonas - UEA, Brasil)
- Dr. Roberto Almeida Bittencourt (University of Victoria - UVic, Canadá)
- Dr. Williamson Alison Freitas Silva (Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, Brasil)

Desafios e Perspectivas para o Novo Triênio
A nova equipe assume com o compromisso de:
- Promover a visibilidade da revista.
- Aumentar a relevância e o impacto da RBIE.
- Proporcionar maior inserção da RBIE na comunidade latino-americana (LATAM).
- Aumentar a interdisciplinaridade do corpo de revisores fixos, incluindo revisores com formação em educação.
- Melhorar os processos de gestão.

A RBIE convida a comunidade acadêmica a continuar colaborando com a revista, seja como leitores, autores ou avaliadores de artigos. Sua participação é essencial para fortalecer o diálogo e impulsionar pesquisas inovadoras em Informática na Educação. Envie suas contribuições e junte-se a nós neste compromisso de contribuir com a ciência de qualidade.