Caminhos para a Implementação do Interclasse de Jogos Digitais no Ensino de Educação Física no Cenário Pandêmico da Covid-19

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5753/rbie.2023.2616

Keywords:

Ensino, Interclasse de Jogos Digitais, Educação Física, Microetnografia

Abstract

Esta investigação tem como campo de pesquisa uma escola estadual da rede de ensino do Ceará. Analisam-se as particularidades de uma nova estratégia voltada aos jogos interclasses, campeonato anual realizado e que envolve os estudantes de uma Escola Estadual de Educação Profissional. Em virtude das limitações impostas pela pandemia da Covid-19, propõe-se, nesta investigação, realizar uma análise microetnográfica de uma nova modalidade de jogos interclasses: o Interclasse de Jogos Digitais, feito inovador, até então, nunca executado na rede pública estadual de ensino. Tal estratégia foi pensada para apoiar, diretamente, a disciplina de Educação Física e suas práticas, diante da impossibilidade de realização das competições em jogos tradicionais. A condução da investigação foi baseada na seguinte questão norteadora: Como o Interclasse de Jogos Digitais potencializou e tornou viável a prática da Educação Física, diante das céleres mudanças provocadas pela pandemia, na seara da educação? A partir da necessidade de adaptação, tornou-se indispensável criar verdadeiras trincheiras de abrigos ao público discente, atraindo-o e inserindo-o no âmbito escolar, inicialmente, de forma remota e, posteriormente, com a retomada das aulas presenciais, não perdendo o pensamento voltado aos jogos on-line, às linguagens de programação, desenvolvimento de códigos e suas tecnologias. Este estudo aponta para o alvorecer de novas práticas educacionais que deixarão um importante legado, não para uma área específica do conhecimento, mas um alicerce sólido para uma verdadeira prática interdisciplinar.

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Published

2023-09-03

Como Citar

SILVA, V. L. P. e; DAVID, P. B. Caminhos para a Implementação do Interclasse de Jogos Digitais no Ensino de Educação Física no Cenário Pandêmico da Covid-19. Revista Brasileira de Informática na Educação, [S. l.], v. 31, p. 511–528, 2023. DOI: 10.5753/rbie.2023.2616. Disponível em: https://journals-sol.sbc.org.br/index.php/rbie/article/view/2616. Acesso em: 22 dez. 2024.

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