Ferramentas Online na Aprendizagem de Programação de Computadores no Contexto do Ensino Remoto

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5753/rbie.2023.2867

Keywords:

Ensino de Programação, Ferramenta Online, Algoritmos, Ensino Remoto Emergencial

Abstract

Em cursos de Computação, Tecnologia Digitais e áreas correlatas, as disciplinas de Programação de Computadores e Algoritmos são disciplinas iniciais com um alto índice de reprovação. O ensino remoto adotado por consequência da pandemia COVID-19 trouxe novas barreiras, entre elas a necessidade de ferramentas online. Este trabalho tem como objetivo identificar, testar e analisar plataformas e ferramentas gratuitas online que podem auxiliar a contornar as adversidades enfrentadas nas disciplinas de Programação e Algoritmos no contexto do ensino remoto. A metodologia adotada foi estudo quantitativo, no qual foi inicialmente identificado um conjunto de ferramentas online que, posteriormente, tiveram seu nível de usabilidade mensurado por meio de questionários submetidos a uma turma de alunos do Curso Técnico em Informática para Internet. Os resultados obtidos identificaram que, entre as ferramentas analisadas, todas apresentam uma gama de pontos positivos e negativos, porém apenas uma delas apresentou um maior número de potencialidades que facilitam o processo de ensino-aprendizagem no contexto do ensino remoto. Ao fim da pesquisa constatou-se que há uma grande variedade de ferramentas online que podem auxiliar no ensino de Programação e Algoritmos, porém, são poucas as ferramentas com características que atendem todas as necessidades no contexto de ensino remoto.

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Arquivos adicionais

Published

2023-10-12

Como Citar

PREUSS, J. O.; LIMA, C. C. de. Ferramentas Online na Aprendizagem de Programação de Computadores no Contexto do Ensino Remoto. Revista Brasileira de Informática na Educação, [S. l.], v. 31, p. 790–813, 2023. DOI: 10.5753/rbie.2023.2867. Disponível em: https://journals-sol.sbc.org.br/index.php/rbie/article/view/2867. Acesso em: 8 set. 2024.

Issue

Section

Edição Especial :: Ensino Remoto no Pós-Pandemia

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