Ferramentas Online na Aprendizagem de Programação de Computadores no Contexto do Ensino Remoto

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5753/rbie.2023.2867

Keywords:

Ensino de Programação, Ferramenta Online, Algoritmos, Ensino Remoto Emergencial

Abstract

Em cursos de Computação, Tecnologia Digitais e áreas correlatas, as disciplinas de Programação de Computadores e Algoritmos são disciplinas iniciais com um alto índice de reprovação. O ensino remoto adotado por consequência da pandemia COVID-19 trouxe novas barreiras, entre elas a necessidade de ferramentas online. Este trabalho tem como objetivo identificar, testar e analisar plataformas e ferramentas gratuitas online que podem auxiliar a contornar as adversidades enfrentadas nas disciplinas de Programação e Algoritmos no contexto do ensino remoto. A metodologia adotada foi estudo quantitativo, no qual foi inicialmente identificado um conjunto de ferramentas online que, posteriormente, tiveram seu nível de usabilidade mensurado por meio de questionários submetidos a uma turma de alunos do Curso Técnico em Informática para Internet. Os resultados obtidos identificaram que, entre as ferramentas analisadas, todas apresentam uma gama de pontos positivos e negativos, porém apenas uma delas apresentou um maior número de potencialidades que facilitam o processo de ensino-aprendizagem no contexto do ensino remoto. Ao fim da pesquisa constatou-se que há uma grande variedade de ferramentas online que podem auxiliar no ensino de Programação e Algoritmos, porém, são poucas as ferramentas com características que atendem todas as necessidades no contexto de ensino remoto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Arimoto, M. M., & Oliveira, T. D. O. (2019). Dificuldades no processo de aprendizagem de programação de computadores: um survey com estudantes de cursos da área de computação. Em XXVII Workshop sobre Educação em Computação,27 (pp. 244-254), Belém. doi: 10.5753/wei.2019.6633 [GS Search]

Bennedsen, J. & Caspersen, M. E. (2019). Failure rates in introductory programming: 12 years later. Em ACM Inroads: Vol. 10(2). (pp. 30-36). New York, EUA: ACM. doi: 10.1145/3324888 [GS Search]

Bosse, Y. & Gerosa, M, A. (2016). SHARE ON Why is programming so difficult to learn?: Patterns of Difficulties Related to Programming Learning Mid-Stage. Em ACM SIGSOFT Software Engineering Notes: Vol. 41(6). (pp. 1-6). New York, EUA: ACM. doi: 10.1145/3011286.3011301 [GS Search]

Bosse, Y. & Gerosa, M, A. (2017). Difficulties of Programming Learning from the Point of View of Students and Instructors. Em IEEE Latin America Transactions: Vol. 15(11). (pp. 2191-2199). IEEE. doi: 10.1109/TLA.2017.8070426 [GS Search]

Berssanette, J. H. & Francisco, A. C. D. (2021). Formação Pedagógica e o Ensino-Aprendizagem de Programação: Um estudo preliminar. Em INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO teoria & prática: Vol. 24(1). (pp. 1-6). Porto Alegre, Brasil. doi: 10.22456/1982-1654.108240 [GS Search]

Brasil. (2020, Agosto 18). Lei Nº 14.040, Presidência da República. Secretaria-Geral Subchefia para Assuntos Jurídicos. Recuperado em 10 jun. 2022. de [Link]

Cheah, C. S. (2020). Factors Contributing to the Difficulties in Teaching and Learning of Computer Programming: A Literature Review. EmIEEE Frontiers in Education Conference (FIE) Proceedings: Vol. 12(2). (pp. ep272). Londres, UK: doi: 10.30935/cedtech/8247 [GS Search]

Gomes, A. & Mendes, A. (2014). A teacher's view about introductory programming teaching and learning: Difficulties, strategies and motivations. Em IEEE Frontiers in Education Conference (FIE) Proceedings. (pp. 1-8). Madrid, Espanha,: IEEE. doi: 10.1109/FIE.2014.7044086 [GS Search]

Holanda, W. D. D., Freire, L. D.P. & Coutinho, J. C. D. S. (2019). Estratégias de ensino-aprendizagem de programação introdutória no ensino superior: uma Revisão Sistemática da Literatura. Em RENOTE: Vol. 17(2). (pp. 527-536).Porto Alegre (RS). doi: 10.22456/1679-1916.95905 [GS Search]

Hussain, A. J., Fergus, P., Al-Jumeily, D., Pich & A., Hind, J. (2015). Teaching Primary School Children the Concept of Computer Programming. Em Anais IEE International Conference On Developments In Esystems Engineering (Dese). Burj Khalifa, Dubai: IEEE. doi: 10.1109/DeSE.2015.57 [GS Search]

ISO/IEC 25010. (2020). Site Norma ISO25000. Recuperado em 10 jun. 2022. de [Link]

IBGE (2021, Agosto 27). Estimativas da população residente no Brasil e Unidades da Federação com data de referência em 1º de julho de 2021. Recuperado em 10 jun. 2022. de [Link]

Joye, C. R., Moreira, M. M. & Rocha, S. S. D. (2020). Distance Education or Emergency Remote Educational Activity: in search of the missing link of school education in times of COVID-19. Em Research, Society and Development Journal: Vol. 9(7). (pp. e521974299). Vargem Grande Paulista (SP). doi: 10.33448/rsd-v9i7.4299 [GS Search]

Junior, S. M. D. S. & Morais, M. A. C. D. (2020). Mapping Of Tools Used In Teaching Programming Em Brazilian Journal of Development (BJD): Vol. 6(11). (pp. 87466-87476). Curitiba (PR). doi: 10.34117/bjdv6n11-243 [GS Search]

Júnior, D. L. G. & Bogea, D. T. R. (2020). Ensino De Programação: Uma Revisão Sistemática E as Aplicações Ao Ensino Profissional. Em Cadernos da FUCAMP: Vol. 19(41). (pp. 14-30). Monte Carmelo (MG). Recuperado em [Link] [GS Search]

Kadar, R., Wahab, N. A., Othman, J. & Shamsuddin, M., Mahlan, S. B. (2016). A Study of Difficulties in Teaching and Learning Programming: A Systematic Literature Review. Em International Journal of Academic Research in Progressive Education and Development: Vol. 10(3). (pp. 591-605). New Satelite Towno (PAK). doi: 10.6007/IJARPED/v10-i3/11100 [GS Search]

Khouri, C. M. B., Santos, G. N. D. & Barbosa, M. S. S. (2020). Mapeamento Sistemático em Metodologias de Ensino-aprendizagem de Programação. Em Revista de Ciência da Computação (ReCiC): Vol. 2(1). (pp. 13-27). Vitória da Conquista (BA). doi: 10.22481/recic.v2i1.6669 [GS Search]

Law, K. M. Y., Lee, V. C. S. & Yu, Y. T. (2010). Learning motivation in e-learning facilitated computer programming courses. Em Computers & Education Journal: Vol. 55. (pp. 218-228). doi: 10.1016/j.compedu.2010.01.007 [GS Search]

Lima, C. C. (2018). Os Desafios da Educação superior: a formação docente inicial para a utilização pedagógica das tecnologias digitais. Em EIDELWEIN, M. P., GOMES, R. S, (Org.), Circulando entre as possibilidades de educação à distância e os desafios da educação superior 1ed. Porto Alegre (RS): Editora Cirkula.

Lima, C. C. Mattar, J. Utilização do design educacional na concepção do projeto de ensino de programação de computadores na modalidade EaD. Research, Society and Development, v. 4, n. 3, p. 199-214, 2017. doi: 10.17648/rsd-v4i3.84 [GS Search]

Morais, C. G. B., Neto, Fr. M. M. & Osório, A. J. M. (2020). Difficulties and challenges in the learning process of algorithms and programming in higher education: a systematic literature review. Em Research, Society And Development,: Vol. 9(10). (pp. e9429109287). Vargem Grande Paulista (SP). doi: 10.33448/rsd-v9i10.9287 [GS Search]

Medeiros, R. P., Ramalho, G. L. & Falcão, T. P. (2018). A Systematic Literature Review on Teaching and Learning Introductory Programming in Higher Education. Em IEEE Transactions on Education: Vol. 62(2). (pp. 77-90). Londres (UK): IEEE. doi: 10.1109/TE.2018.2864133 [GS Search]

Medina, M. & Ferting, C. (2005). Algoritmos e Programação: Teoria e Prática. 2. ed. São Paulo: Novatec Editora Ltda.

Qian, Y. & James, L. (2017). Students’ Misconceptions and Other Difficulties in Introductory Programming: A Literature Review. Em Transactions on Computing Education: Vol. 18(1). (pp. 1-24). New York, EUA: ACM. doi: 10.1145/3077618 [GS Search]

Rodrigues, S. M., Venero, M. F., Rodriguez, C., Goya, D. & Rocha, R. V. D. (2019). Avaliando ambientes para ensino de programação com suporte para o desenvolvimento da metacognição. Em Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação. (pp. 417-427). Brasília (DF). doi: 10.5753/cbie.wcbie.2019.417 [GS Search]

Santos, S. C. D. S., Santana, E., Santana, L., Rossi, P., Cardoso, L., Fernandes, U., Carvalho, C. & Tôrres, P. (2018). Applying PBL in Teaching Programming: an Experience Report. Em IEEE Frontiers in Education Conference (FIE). San Jose (CA): IEEE. doi: 10.1109/FIE.2018.8658978 [GS Search]

Simon, Luxton-Reilly, A., Ajanovski, V. V., Fouh, E., Gonsalvez, C., Leinonen, J., Parkinson, J., Poole M. & Thota, N. (2019). Pass Rates in Introductory Programming and in other STEM Disciplines. Em ITiCSE-WGR '19: Proceedings of the Working Group Reports on Innovation and Technology in Computer Science Education: Vol. 15(11). (pp. 53-71). Aberdeen Scotland (UK): IEEE. doi: 10.1145/3344429.3372502 [GS Search]

Souza, D. M., Batista, M. H. D. S. & Barbosa, E. F. (2016). Problemas e Dificuldades no Ensino de Programação: Um Mapeamento Sistemático. Em Brazilian Journal of Computers in Education: Vol. 24(1). (pp. 39-52). Porto Alegre (RS). doi: 10.5753/rbie.2016.24.1.39 [GS Search]

Shute, V. J., Sun, C. & Asbell-clarke, J. (2017). Demystifying computational thinking. Em Educational Research Review: Vol. 22. (pp. 142-158). doi: 10.1016/j.edurev.2017.09.003 [GS Search]

Wainer, J. (2007, Maio 27). Métodos de pesquisa quantitativa e qualitativa para a Ciência da Computação. Recuperado em 30 jun. 2022. de [Link]

Arquivos adicionais

Published

2023-10-12

Como Citar

PREUSS, J. O.; LIMA, C. C. de. Ferramentas Online na Aprendizagem de Programação de Computadores no Contexto do Ensino Remoto. Revista Brasileira de Informática na Educação, [S. l.], v. 31, p. 790–813, 2023. DOI: 10.5753/rbie.2023.2867. Disponível em: https://journals-sol.sbc.org.br/index.php/rbie/article/view/2867. Acesso em: 22 nov. 2024.

Issue

Section

Edição Especial :: Ensino Remoto no Pós-Pandemia

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)