Atividades da pós-graduação on-line durante a pandemia na Universidade de São Paulo, Brasil

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5753/rbie.2023.2902

Keywords:

Aulas on-line, Defesas on-line, Pandemia, COVID-19, Educação

Abstract

A pandemia causada pelo vírus SARS-COV-2 exigiu mudanças nos procedimentos e rotinas acadêmicas em geral. Em março de 2020, a Universidade de São Paulo (USP) decidiu substituir temporariamente as aulas presenciais por ensino remoto on-line usando plataformas digitais. Devido ao número considerável de docentes (aproximadamente 6.000) e pós-graduandos (aproximadamente 30.000) dos 267 Programas de Pós-Graduação, a USP teve que enfrentar o desafio de lidar com novas formas de aprendizagem, bem como novas formas de viabilizar defesas de teses e dissertações. Para avaliar as mudanças necessárias durante a pandemia, a Pró-Reitoria de Pós-Graduação da Universidade realizou uma pesquisa, por meio de formulários contendo perguntas, a fim de permitir à comunidade acadêmica a identificação das melhores e mais eficientes práticas utilizadas pelos docentes, bem como fragilidades que devem ser superadas. Este artigo apresenta e discute os resultados dessa avaliação, considerando 1.454 respostas sobre defesas e 2.656 respostas sobre cursos on-line. Os resultados mostraram que a maioria dos docentes e alunos aprovou os procedimentos adotados, mas foram necessárias algumas melhorias em relação às sessões de defesa remota e estratégias de aprendizagem. O artigo também apresenta algumas ações imediatas realizadas pela USP para superar os desafios apresentados durante as atividades remotas.

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Arquivos adicionais

Published

2023-10-06

Como Citar

NUNES, F. L. S.; MARANGONI, Y. R.; BARRETO-CHAVES, M. L.; TRINDADE-SUEDAM, I. K.; RUBIRA-BULLEN, I. R. F.; GIR, E.; CARLOTTI JR, C. G. Atividades da pós-graduação on-line durante a pandemia na Universidade de São Paulo, Brasil. Revista Brasileira de Informática na Educação, [S. l.], v. 31, p. 691–711, 2023. DOI: 10.5753/rbie.2023.2902. Disponível em: https://journals-sol.sbc.org.br/index.php/rbie/article/view/2902. Acesso em: 22 dez. 2024.

Issue

Section

Edição Especial :: Ensino Remoto no Pós-Pandemia