Atividades da pós-graduação on-line durante a pandemia na Universidade de São Paulo, Brasil

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5753/rbie.2023.2902

Keywords:

Aulas on-line, Defesas on-line, Pandemia, COVID-19, Educação

Abstract

A pandemia causada pelo vírus SARS-COV-2 exigiu mudanças nos procedimentos e rotinas acadêmicas em geral. Em março de 2020, a Universidade de São Paulo (USP) decidiu substituir temporariamente as aulas presenciais por ensino remoto on-line usando plataformas digitais. Devido ao número considerável de docentes (aproximadamente 6.000) e pós-graduandos (aproximadamente 30.000) dos 267 Programas de Pós-Graduação, a USP teve que enfrentar o desafio de lidar com novas formas de aprendizagem, bem como novas formas de viabilizar defesas de teses e dissertações. Para avaliar as mudanças necessárias durante a pandemia, a Pró-Reitoria de Pós-Graduação da Universidade realizou uma pesquisa, por meio de formulários contendo perguntas, a fim de permitir à comunidade acadêmica a identificação das melhores e mais eficientes práticas utilizadas pelos docentes, bem como fragilidades que devem ser superadas. Este artigo apresenta e discute os resultados dessa avaliação, considerando 1.454 respostas sobre defesas e 2.656 respostas sobre cursos on-line. Os resultados mostraram que a maioria dos docentes e alunos aprovou os procedimentos adotados, mas foram necessárias algumas melhorias em relação às sessões de defesa remota e estratégias de aprendizagem. O artigo também apresenta algumas ações imediatas realizadas pela USP para superar os desafios apresentados durante as atividades remotas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Aguilera-Hermida, A. P. (2020). College students’ use and acceptance of emergency online learning due to COVID-19. International Journal of Educational Research Open, 1, 100011. doi:10.1016/j.ijedro.2020.100011 [GS Search]

Antolin, G. D. C & Antolin, M. Q. (2021). Ensino remoto: Desafios e percepções dos alunos de um curso de engenharia de uma universidade pública brasileira. Revista Brasileira de Informática na Educação, 29, 863-879. doi:10.5753/rbie.2021.29.0.863 [GS Search]

Arruda, E. P. (2020). Educação remota emergencial: elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de Covid-19. Em Rede, 7(1), 257-275. [GS Search]

Brasil. Portaria nº 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus -COVID-19. Ed. 53. Seção 1. P. 39. Ministério da Educação. Diário oficial da união. Disponível em: [Link]

Chiasson, K., Terras, K., & Smart, K. (2015). Faculty perceptions of moving a face-to-face course to online instruction. Journal of College Teaching & Learning (TLC), 12(3), 321-240. doi:10.19030/tlc.v12i3.9315 [GS Search]

Demuyakor, J. (2020). Coronavirus (COVID-19) and online learning in higher institutions of education: A survey of the perceptions of Ghanaian international students in China. Online Journal of Communication and Media Technologies, 10(3), e202018. doi:10.29333/ojcmt/8286 [GS Search]

Deus, W. S. et al. (2020). Emergency Remote Computer Science Education in Brazil during the COVID-19 pandemic: Impacts and Strategies. Revista Brasileira de Informática na Educação. 28, 1032-1059. doi:10.5753/rbie.2020.28.0.1032 [GS Search]

Esani, M. (2010). Moving from face-to-face to online teaching. American Society for Clinical Laboratory Science, 23(3), 187-190. doi:10.29074/ascls.23.3.187 [GS Search]

Gillis, A., & Krull, L. M. (2020). COVID-19 remote learning transition in spring 2020: class structures, student perceptions, and inequality in college courses. Teaching Sociology, 48(4), 283-299. doi:10.1177%2F0092055X20954263 [GS Search]

Guo, Y. R., Cao, Q. D., Hong, Z. S., Tan, Y. Y., Chen, S. D., Jin, H. J., & Yan, Y. (2020). The origin, transmission and clinical therapies on coronavirus disease 2019 (COVID-19) outbreak–an update on the status. Military medical research, 7(1), 1-10. doi:10.1186/s40779-020-00240-0 [GS Search]

Gusso. H. L. et al. (2020). Ensino superior em tempos de pandemia: diretrizes a gestão universitária. Revista educação e sociedade. Debates e polêmicas. 41, e238957, 1-26. doi:10.1590/ES.238957 [GS Search]

Hixon, E., Buckenmeyer, J., Barczyk, C., Feldman, L., & Zamojski, H. (2012). Beyond the early adopters of online instruction: Motivating the reluctant majority. The Internet and Higher Education, 15(2), 102-107. doi:10.1016/j.iheduc.2011.11.005 [GS Search]

Means, B., & Neisler, J. (2020). Suddenly online: A national survey of undergraduates during the COVID-19 pandemic. Digital Promise. San Mateo (CA, USA). Retrieved from: [Link] [GS Search]

Nimrod, G. (2018). Technophobia among older Internet users. Educational Gerontology, 44(2-3), 148-162. doi:10.1080/03601277.2018.1428145 [GS Search]

Peloso, R. M., Ferruzzi, F., Mori, A. A., Camacho, D. P., Franzin, L. C. D. S., Margioto Teston, A. P., & Freitas, K. M. S. (2020). Notes from the field: concerns of health-related higher education students in Brazil pertaining to distance learning during the coronavirus pandemic. Evaluation & the Health Professions, 43(3), 201-203. doi:10.1177/0163278720939302 [GS Search]

Rajab, M. H., Gazal, A. M., & Alkattan, K. (2020). Challenges to online medical education during the COVID-19 pandemic. Cureus, 12(7), e8966.doi:10.7759/cureus.8966 [GS Search]

Shangai Ranking (2021). Academic ranking of world universities. Retrieved from: [Link].

Tartavulea, C. V., Albu, C. N., Albu, N., Dieaconescu, R. I., & Petre, S. (2020). Online Teaching Practices and the Effectiveness of the Educational Process in the Wake of the COVID-19 Pandemic. Amfiteatru Economic, 22(55), 920-936. doi:10.24818/EA/2020/55/920 [GS Search]

THE. Times Higher Education. (2021). World University Ranks. Retrieved from: [Link]

Universidade de São Paulo. (2021a). Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Disciplinas não presenciais, 2021. Retrieved from: [Link]

Universidade de São Paulo. (2021b). Pró-Reitoria de Pós-Graduação, List of courses, 2021. Retrieved from: [Link]

Universidade de São Paulo. (2021c). Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Atividades da PRPG durante a pandemia da COVID-19, 2021. Retrieved from: [Link]

Watermeyer, R., Crick, T., Knight, C., & Goodall, J. (2021). COVID-19 and digital disruption in UK universities: Afflictions and affordances of emergency online migration. Higher Education, 81(3), 623-641. doi:10.1007/s10734-020-00561-y [GS Search]

World Health Organization. (2021). Timeline: WHO´s COVID-19 response. Retrieved from: [Link] [GS Search]

Arquivos adicionais

Published

2023-10-06

Como Citar

NUNES, F. L. S.; MARANGONI, Y. R.; BARRETO-CHAVES, M. L.; TRINDADE-SUEDAM, I. K.; RUBIRA-BULLEN, I. R. F.; GIR, E.; CARLOTTI JR, C. G. Atividades da pós-graduação on-line durante a pandemia na Universidade de São Paulo, Brasil. Revista Brasileira de Informática na Educação, [S. l.], v. 31, p. 691–711, 2023. DOI: 10.5753/rbie.2023.2902. Disponível em: https://journals-sol.sbc.org.br/index.php/rbie/article/view/2902. Acesso em: 22 nov. 2024.

Issue

Section

Edição Especial :: Ensino Remoto no Pós-Pandemia