Relato de experiência educacional com o uso de inteligências artificiais sintetizadoras de imagens: debate sobre avanços recentes e possibilidades em síntese criativa
DOI:
https://doi.org/10.5753/rbie.2023.2914Keywords:
Inteligência artificial, Inteligência natural, Síntese criativa, Educação computacional, Educação midiáticaAbstract
O presente trabalho analisa potencialidades em síntese criativa a partir do uso de inteligências artificiais (IAs) sintetizadoras de imagens, com base em experimentações das ferramentas Midjourney, Craiyon, Dream e DALL-E, realizadas durante debate interativo online com estudantes de Ensino Médio Técnico. Apresenta-se um relato da experiência educacional, a qual incluiu divulgação científica, letramento digital e computacional e educação midiática, a partir de discussões e reflexões sobre os conceitos de inteligência, IA e inteligência natural (IN). O artigo exibe um resumo do evento, das impressões e produções do público participante, assim como propõe o conceito de síntese criativa como a produção, por sistemas inteligentes, de respostas adaptativas frente às adversidades postas. A educação sobre e com IA se mostra necessária e urgente, uma vez que as disrupções provocadas por seus usos já impactam todos os setores estratégicos das nações. Os resultados da experiência relatada indicam interesse da juventude em compreender e se apropriar das tecnologias de IA.
Downloads
Referências
Anantrasirichai, N; Bull, D. (2022). Artificial intelligence in the creative industries: a review. Artificial Intelligence Review. https://doi.org/10.1007/s10462-021-10039-7. [GS Search]
Arbix, G. (2021). "Algoritmos não são inteligentes nem têm ética, nós temos": a transparência no centro da construção de uma IA ética. Em Cozman, F. G., Plonski, G. A., Neri, H. Inteligência artificial: avanços e tendências (p. 262-286). São Paulo: Instituto de Estudos Avançados. [GS Search]
Brady, H. E. (2019). The Challenge of Big Data and Data Science. Annual Review of Political Science, 22, 297-323. https://doi.org/10.1146/annurev-polisci-090216-023229. [GS Search]
Brasil (2021). Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações. Estratégia Brasileira de Inteligência Artificial – EBIA – 2021. Brasília: MCTI. [Link]
_____ (2018). Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. Estratégia Brasileira para a Transformação Digital. 2018. Brasília, MCTIC. [Link]
_____ (2002). Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Lei nº 10.515, de 11 de julho de 2002. Institui o 12 de agosto como Dia Nacional da Juventude. [Link]
_____ (2013). Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Lei nº 12.852, de 5 de agosto de 2013. Institui o Estatuto da Juventude e dispõe sobre os direitos dos jovens, os princípios e diretrizes das políticas públicas de juventude e o Sistema Nacional de Juventude – SINAJUVE. [Link]
Caruso, A. L. M; Cavalheiro, S. A. da C. (2021). Integração entre Pensamento Computacional e Inteligência Artificial: uma Revisão Sistemática de Literatura. Anais do XXXII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. https://doi.org/10.5753/sbie.2021.218125. [GS Search]
Carvalho, F.; Braga, M. (2022). Pensamento Computacional na Educação Brasileira: um olhar segundo artigos do Congresso Brasileiro de Informática na Educação. Revista Brasileira de Informática na Educação, 30, 237-261. https://doi.org/10.5753/rbie2022.30.2649. [GS Search]
Chagas, K. K. N; Morgado, J. C; Maia; S. C. F; Nunes, R. A. (2021). Formação Profissional no Lazer: O Escrito, o Dito e o Vivido na Educação Profissional. Revista Humanidades e Inovação, v. 8, n. 53. [GS Search]
Craiyon (2022). Frequently asked questions. [Link]
Da Silva, E. M. O. (2014). Como aprende o nativo digital: reflexões sob a luz do conectivismo. Revista Intersabaeres, v. 9, n. 17, p. 68-80. [GS Search]
Fettermann, J. V.; Benevenuti, C. B.; Tamariz, A. D. R. (2020). Letramentos em processo: lives como um gênero textual acadêmico a partir da pandemia do Covid-19. Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online Evidosol/CILTec (Edição 2020), 9 (1). [Link]. [GS Search]
Gardner, H. (2000). Inteligência – um conceito reformulado. Rio de Janeiro: Objetiva.
IEA-USP – Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (2022). Cátedra de Educação Básica. [Link]
IYD Brasil (2022). Quem somos. [Link]
Kaufman, D. (2023). Dora Kaufman: ChatGPT assusta porque ameaça nossa "reserva de mercado". [Link]
Krassmann, A. L; Tarouco, L. M. R; Bercht, M. (2022). Diretrizes para a Promoção do Senso de Presença na Educação a Distância. Revista Brasileira de Informática na Educação, 30, 542-572. https://doi.org/10.5753/2022.2590. [GS Search]
Lopes, M. A. (2019). Fully-disentangled text-to-image synthesis. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) – Escola Politécnica, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. [GS Search]
Mattar, J. (2013). Aprendizagem em ambientes virtuais: teorias, conectivismo e MOOCs. Revista TECCOGS, n. 7. [GS Search]
McCarthy, J. (1988). Mathematical logic in artificial intelligence. Dædalus, 117 (1), 297-311. [GS Search]
Midjourney (2022). Midjourney documentation. [Link]
Minsky, M. (1985). The society of mind. New York: Simon and Schuster.
Newell, A.; Simon, H. A. (1976). Computer science as empirical inquiry: symbols and search. Communications of the ACM, 19 (3), 113-126. [GS Search]
ONU – Organização das Nações Unidas (2022). Nações Unidas Brasil. Objetivo de desenvolvimento sustentável 4: educação de qualidade. [Link]
_____ (2000). Resolução adotada pela Assembleia Geral [sobre o relatório do 3º Comitê (A/54/595)] 54/120. Políticas e programas envolvendo os jovens. 20 de janeiro de 2000. [Link]
OPENAI (2022). About. [Link]
Prado, M. (2022). Fake news e inteligência artificial: o poder dos algoritmos na guerra da desinformação. São Paulo: Edições 70. [GS Search]
Russo, F. (2022). Inteligências artificial e natural: debate interativo sobre síntese criativa usando DALL-E e Dream. YouTube, 20 de agosto de 2022. [Link]
Sales, A. C. A.; Sousa, A. G. M.; Oliveira, C. M. (2022). Ambientes virtuais como via educacional: desafios da docência em tempos de pandemia. REVASF – Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco, 12 (29). [Link]. [GS Search]
Santa Brígida, L.; Russo, F. (2022). Loop criativo: live interativa sobre ciberliteratura & arte generativa. YouTube, 01 de novembro de 2022. [Link]
Santaella, L. (2023). Para não perder o bonde do ChatGPT. [Link]
Santos, C. M. (2012). Patrimônio Cultural, Blogs e Educação. Revista Tempo Histórico, v. 4, n. 1. [Link]
Santos, J.; Benevides, K.; Andrade, E.; Nascimento, J.; Silva, K.; Bittencourt, I.; Pereira, M.; Fernandes, S.; Bittencourt, C. C. B; Isotani, S. (2022). Tecnologias Educacionais Estereotipadas: Um desafio a ser enfrentado. Revista Brasileira de Informática na Educação, 30, 73-107. https://doi.org/10.5753/rbie.2022.2293. [GS Search]
UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (2019). Consenso de Beijing sobre a inteligência artificial e a educação. Documento final da Conferência Internacional sobre Inteligência Artificial e Educação "Planejando a educação na era da IA: liderar o avanço", 16 a 18 de maio de 2019, Beijing, República Popular da China. Beijing: UNESCO. [Link]
Wang, P. (2019). On Defining Artificial Intelligence. Journal of Artificial General Intelligence, 10 (2), 1-37. https://doi.org/10.2478/jagi-2019-0002. [GS Search]
Wombo (2022). Dream. [Link]
Arquivos adicionais
Published
Como Citar
Issue
Section
Licença
Copyright (c) 2023 Filipe Albuquerque Ito Russo, Nanahira de Rabelo e Sant'Anna, Rodrigo Hideki Imai
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.