O Instagram® como ferramenta tecnológica de suporte na formação em Enfermagem: estudo descritivo

Authors

Keywords:

Informática em Saúde, Uso das Redes Sociais, Educação em enfermagem, Simulação Realística

Abstract

Identificar, na rede social Instagram®, o entendimento dos discentes e enfermeiros acerca da utilização de metodologias ativas no processo ensino-aprendizagem na Enfermagem. Trata- se de um estudo descritivo, seccional, de abordagem quantitativa aplicada por meio da utilização dos stickers do Instagram® para captação de informações dos usuários sobre o uso do aplicativo como ferramenta de ensino- aprendizagem. Pesquisa realizada com 34 participantes, com prevalência do sexo feminino, idade entre 18 e 24 anos, raça branca, estado civil solteiro, religião católica e moradores do Estado do Rio de Janeiro, que utilizam principalmente o celular como forma de acesso a rede social, no período noturno. Foi possível identificar a rede social Instagram® como recurso de ensino- aprendizagem através da afirmação de 100% dos participantes. Percebe-se a importância das tecnologias no processo de formação em saúde, não só para Enfermagem, mas para todas as áreas nas quais os conteúdos se atualizam rapidamente. Sendo assim, o Instagram® pode ser utilizado como uma estratégia de ensino- aprendizagem. Logo, o produto dessa pesquisa, elaborado a partir do trabalho de conclusão de curso de graduação, contribuirá para o ensino por meio de informações as quais os acadêmicos de Enfermagem e os profissionais da saúde buscam e consomem nas redes sociais.

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Arquivos adicionais

Published

2023-10-12

Como Citar

VASQUES, T. T.; JESUS, P. B. R. de; PAULA, V. G. de; PIRES, B. M. F. B.; GOMES, H. F.; ANDRADE, J. de M. C.; SILVA, R. P.; FERREIRA, D. de C. O Instagram® como ferramenta tecnológica de suporte na formação em Enfermagem: estudo descritivo. Revista Brasileira de Informática na Educação, [S. l.], v. 31, p. 829–843, 2023. Disponível em: https://journals-sol.sbc.org.br/index.php/rbie/article/view/2946. Acesso em: 8 set. 2024.

Issue

Section

Edição Especial :: Ensino Remoto no Pós-Pandemia