O Instagram® como ferramenta tecnológica de suporte na formação em Enfermagem: estudo descritivo
Keywords:
Informática em Saúde, Uso das Redes Sociais, Educação em enfermagem, Simulação RealísticaAbstract
Identificar, na rede social Instagram®, o entendimento dos discentes e enfermeiros acerca da utilização de metodologias ativas no processo ensino-aprendizagem na Enfermagem. Trata- se de um estudo descritivo, seccional, de abordagem quantitativa aplicada por meio da utilização dos stickers do Instagram® para captação de informações dos usuários sobre o uso do aplicativo como ferramenta de ensino- aprendizagem. Pesquisa realizada com 34 participantes, com prevalência do sexo feminino, idade entre 18 e 24 anos, raça branca, estado civil solteiro, religião católica e moradores do Estado do Rio de Janeiro, que utilizam principalmente o celular como forma de acesso a rede social, no período noturno. Foi possível identificar a rede social Instagram® como recurso de ensino- aprendizagem através da afirmação de 100% dos participantes. Percebe-se a importância das tecnologias no processo de formação em saúde, não só para Enfermagem, mas para todas as áreas nas quais os conteúdos se atualizam rapidamente. Sendo assim, o Instagram® pode ser utilizado como uma estratégia de ensino- aprendizagem. Logo, o produto dessa pesquisa, elaborado a partir do trabalho de conclusão de curso de graduação, contribuirá para o ensino por meio de informações as quais os acadêmicos de Enfermagem e os profissionais da saúde buscam e consomem nas redes sociais.
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