Uma Abordagem para Ensino-Aprendizado de Projetos de Sistemas Computacionais com Utilização do Simulador CompSim com Suporte à Arquitetura RISC-V

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5753/rbie.2023.2951

Keywords:

Apoio ao Ensino-Aprendizado, Projetos de Sistemas Computacionais, Ferramenta de Simulação, CompSim, RISC-V

Abstract

O contexto tecnológico atual – com dispositivos eletrônicos inteligentes e interligados à Internet, serviços em nuvem, robótica, carros autônomos, Indústria 4.0, dentre outras inovações – só foi possível graças ao surgimento do Computador (sistemas computacionais). No processo de ensino e aprendizagem de projeto de sistemas computacionais, são necessários conhecimentos relacionados: ao projeto físico da plataforma computacional, sua programação e operação eficiente. Esses conteúdos são extensos, complexos e demandam metodologias desafiadoras e ferramentas computacionais que contemplem o processo de ensino e aprendizagem tanto do arcabouço teórico, quanto da prática de projetos. Assim, o presente trabalho tem como objetivo apresentar uma abordagem para simplificar o aprendizado por meio da prática de projetos de sistemas computacionais em ambiente de simulação. Para tanto, utilizou-se o simulador computacional CompSim que inclui um modelo de simulação de processador RISC-V. Desta forma, é possível: projetar sistemas computacionais de alta complexidade no ambiente de simulação e simulá-los para validar requisitos de projeto, tais como comportamento funcional e desempenho. Estabelece-se assim uma abordagem de apoio ao aprendizado e projeto de novos sistemas computacionais. Para validar a abordagem, foi realizada uma avaliação por meio de questionários aplicados a usuários do sistema, docentes e discentes, em cenários de estudos de casos. As respostas dos questionários, com base na análise de rubricas, permitiram analisar a qualidade da experiência de uso do simulador e do apoio pedagógico proporcionado pela abordagem.

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Arquivos adicionais

Published

2023-06-25

Como Citar

ESMERALDO, G. Álvaro R. M.; FEITOSA, R. G. F.; BARROS, E. N. da S.; PROTO, E. C. P. da S.; MELLO, H. M. de; LISBOA, E. B.; BISPO JR., E. L.; CAMPOS, G. A. L. de. Uma Abordagem para Ensino-Aprendizado de Projetos de Sistemas Computacionais com Utilização do Simulador CompSim com Suporte à Arquitetura RISC-V. Revista Brasileira de Informática na Educação, [S. l.], v. 31, p. 271–288, 2023. DOI: 10.5753/rbie.2023.2951. Disponível em: https://journals-sol.sbc.org.br/index.php/rbie/article/view/2951. Acesso em: 22 dez. 2024.

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Edição Especial :: Ensino Remoto no Pós-Pandemia