Uma Abordagem para Ensino-Aprendizado de Projetos de Sistemas Computacionais com Utilização do Simulador CompSim com Suporte à Arquitetura RISC-V
DOI:
https://doi.org/10.5753/rbie.2023.2951Keywords:
Apoio ao Ensino-Aprendizado, Projetos de Sistemas Computacionais, Ferramenta de Simulação, CompSim, RISC-VAbstract
O contexto tecnológico atual – com dispositivos eletrônicos inteligentes e interligados à Internet, serviços em nuvem, robótica, carros autônomos, Indústria 4.0, dentre outras inovações – só foi possível graças ao surgimento do Computador (sistemas computacionais). No processo de ensino e aprendizagem de projeto de sistemas computacionais, são necessários conhecimentos relacionados: ao projeto físico da plataforma computacional, sua programação e operação eficiente. Esses conteúdos são extensos, complexos e demandam metodologias desafiadoras e ferramentas computacionais que contemplem o processo de ensino e aprendizagem tanto do arcabouço teórico, quanto da prática de projetos. Assim, o presente trabalho tem como objetivo apresentar uma abordagem para simplificar o aprendizado por meio da prática de projetos de sistemas computacionais em ambiente de simulação. Para tanto, utilizou-se o simulador computacional CompSim que inclui um modelo de simulação de processador RISC-V. Desta forma, é possível: projetar sistemas computacionais de alta complexidade no ambiente de simulação e simulá-los para validar requisitos de projeto, tais como comportamento funcional e desempenho. Estabelece-se assim uma abordagem de apoio ao aprendizado e projeto de novos sistemas computacionais. Para validar a abordagem, foi realizada uma avaliação por meio de questionários aplicados a usuários do sistema, docentes e discentes, em cenários de estudos de casos. As respostas dos questionários, com base na análise de rubricas, permitiram analisar a qualidade da experiência de uso do simulador e do apoio pedagógico proporcionado pela abordagem.
Descargas
Citas
ACM, & Society, I. C. (2013). Computer science curricula 2013: Curriculum guidelines for undergraduate degree programs in computer science. Association for Computing Machinery. [GS Search]
Allen, D. E., Donham, R. S., & Bernhardt, S. A. (2011). Problem-based learning. New directions for teaching and learning, 2011(128), 21–29. [GS Search]
Awedh, M., & Mueen, A. (2015). Teaching computer organization using field programmable gate array: An incremental approach. Asian Journal Of Advanced Basic Sciences, 4, 5–11. [GS Search]
Balamuralithara, B., & Woods, P. C. (2009). Virtual laboratories in engineering education: The simulation lab and remote lab. Computer Applications in Engineering Education, 17(1), 108–118. [GS Search]
Black, M. (2016). Export to arduino: a tool to teach processor design on real hardware. Journal of Computing Sciences in Colleges. [GS Search]
Esmeraldo, G. A. R. M., Mendes, C. S. R., Cartaxo, L. F., & Lisboa, E. B. (2019). Apoio ao aprendizado em arquitetura e organização de computadores: Um estudo comparativo entre simuladores computacionais. Revista Tecnologias na Educação, 31(1), 1–17. [GS Search]
García, I. A., Pacheco, C. L., & Garcia, J. (2014). Enhancing education in electronic sciences using virtual laboratories developed with effective practices. Computer Applications in Engineering Education, 22(2), 283–296. [GS Search]
Hayashi, V. T., & Hayashi, F. H. (2020). Labead: Laboratório eletrônico de ensino à distância durante o distanciamento social. In Anais do v congresso sobre tecnologias na educação (pp. 21–30). [GS Search]
Keutzer, K., Newton, A. R., Rabaey, J. M., & Sangiovanni-Vincentelli, A. (2000). System-level design: Orthogonalization of concerns and platform-based design. IEEE transactions on computer-aided design of integrated circuits and systems, 19(12), 1523–1543. [GS Search]
Molich, R., & Nielsen, J. (1990). Improving a human-computer dialogue. Commun. ACM, 33(3), 338–348. doi: 10.1145/77481.77486. [GS Search]
Neto, A., Borges, J. d. S., & Silva, G. (2017). Extensão do simulador simus com uso do protocolo firmata. In Xviii workshop de iniciação científica do xvii simpósio em sistemas computacionais de alto desempenho (wic-wscad). pp. 123–128. [GS Search]
Nielsen, J., & Molich, R. (1990). Heuristic evaluation of user interfaces. In Proceedings of the sigchi conference on human factors in computing systems (p. 249–256). New York, NY, USA: Association for Computing Machinery. doi: 10.1145/97243.97281. [GS Search]
Nikolic, B., Radivojevic, Z., Djordjevic, J., & Milutinovic, V. (2009). A survey and evaluation of simulators suitable for teaching courses in computer architecture and organization. IEEE Transactions on Education, 52(4), 449–458. [GS Search]
Penna, P., & Freitas, H. C. (2013). Análise e avaliação de simuladores de sistemas completos para o ensino de arquitetura de computadores. Int. Journal of Computer Architecture Education, 2(1), 13–16. [GS Search]
Ray, P. P. (2018). A survey on internet of things architectures. Journal of King Saud University-Computer and Information Sciences, 30(3), 291–319. [GS Search]
RISC-V. (2022a). RISC-V. Retrieved from [Link]
RISC-V. (2022b). RISC-V Exchange: Available Software. Retrieved from [Link].
Sartor, M., Soares, T. T. M. S., & Daniel, M. (2020). Building a microprocessor architecture at computer engineering undergraduate courses. International Journal of Advanced Engineering Research and Science, 7(7), 036–049. [GS Search]
Tan, H. S., Tan, K. C., Fang, L., May, L. W., & Koh, C. (2009). Using simulations to enhance learning and motivation in machining technology. In Proceedings of the 17th international conference on computers in education (pp. 864–871). [GS Search]
Uribe, M. D. R., Magana, A. J., Bahk, J.-H., & Shakouri, A. (2016). Computational simulations as virtual laboratories for online engineering education: A case study in the field of thermoelectricity. Computer Applications in Engineering Education, 24(3), 428–442. [GS Search]
William, S. (2010). Computer organization and architecture designing for performance eighth edition. Pearson. [GS Search]
Xavier, M., Rodrigues, J., & Júnior, O. (2011). Simuladores de memória cache, um estudo comparativo direcionado ao ensino. In Workshop sobre educação em arquitetura de computadores (weac 2011). pp. 7-12. [GS Search]
Zorzo, A. F., Nunes, D., Matos, E., Steinmacher, I., de Araujo, R. M., Correia, R., & Martins, S. (2017). Referenciais de formação para os cursos de graduação em computação. Sociedade Brasileira de Computação - SBC. [GS Search]
Archivos adicionales
Published
Cómo citar
Issue
Section
Licencia
Derechos de autor 2023 Guilherme Álvaro R. M. Esmeraldo, Robson Gonçalves Fechine Feitosa, Edna Natividade da Silva Barros, Eduardo Carlos P. da S. Proto, Harley Macedo de Mello, Edson Barbosa Lisboa, Esdras L. Bispo Jr., Gustavo Augusto Lima de Campos
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.