Espaços de Convivência Híbridos: Possibilidades para a Compreensão Leitora de Infográficos

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5753/rbie.2021.29.0.563

Keywords:

Leitura, Ensino Híbrido, Infográfico

Abstract

O objetivo deste trabalho é apresentar a descrição do desenvolvimento de um projeto de intervenção educacional, que pretendeu melhorar a capacidade de leitura de alunos do ensino fundamental, especificamente a leitura de textos que se utilizam de linguagem verbal e não verbal para geração de sentido. O projeto de intervenção é parte final de uma pesquisa realizada em uma escola pública na zona rural da cidade de Montes Claros (MG), onde averiguou-se deficiência de compreensão textual, por parte dos discentes, ao depararem-se com textos multissemióticos. A pesquisa contou com a fase inicial de coletas de dados e mensuração das informações obtidas; formulação de estratégias de ação para solução do problema detectado; desenvolvimento dessas estratégias; e por fim avaliação da eficiência das estratégias aplicadas ampliando a compreensão dessa nova situação. O projeto de intervenção utilizou o ensino híbrido como possibilidade para desenvolver a compreensão leitora de infográficos. Como resultado, o trabalho evidencia a importância do uso de metodologias ativas associadas a educação personalizada e as reais condições de aplicabilidade no ensino fundamental, em escola pública.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elaine Aparecida Soares, Escola Municipal Manoel Pereira do Nascimento

Mestre em Letras pelo PROFLETRAS/Unimontes e professora do ensino fundamental da Escola Municipal Manoel Pereira do Nascimento - Montes Claros - MG

Fábia Magali Santos Vieira, Universidade Estadual de Montes Claros

Doutora e mestre pela FE/UnB. Professora  do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação  e Programa  de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Filosofia - ProFilo. Pesquisadora  do Educ@r: Laboratório Interdisciplinar de Tecnologias Digitais na Educação - 
Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais - Unimontes

Referências

Bacich, L., Tanzi Neto, A., Trevisani, F. M. (Org.) (2015). Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre, RS: Penso. [GS Search]

Brasil. Ministério da Educação. Inep. Resultados do Pisa 2015. (2018, novembro, 20) Disponível em: <[link]>

Brasil. Ministério da Educação. Inep. Resultados da Prova Brasil 2017. (2018, novembro, 20). Disponível em: <[link]>

Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Introdução aos parâmetros curriculares nacionais / Secretaria de Educação Fundamental. (2018, agosto, 10) – Brasília, DF: MEC/SEF, 1997. 126p. Disponível em: <[link]>

Brasil. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2017. (2018, agosto, 15). Disponível em: <[link]>

Carvalho, R. S. (2018). Ensinar a ler, aprender a avaliar: avaliação diagnóstica das habilidades de leitura. São Paulo, SP: Parábola.

Coscarelli, C. V. Alfabetização e Letramento digital. (2014). In: COSCARELLI, Carla Viana; RIBEIRO, Ana Elisa (Org.) Letramento digital: aspectos sociais e possibilidades pedagógicas. 3. ed. Belo Horizonte: Ceale; Autêntica Editora. [GS Search]

Coscarelli, C. V. (Org.) (2016). Tecnologias para aprender. São Paulo, SP: Parábola Editorial.

Ferrarezi Jr., C., Carvalho, R. S. de C. (2017). De alunos a leitores: o ensino da leitura na educação básica. São Paulo: Parábola Editorial. [GS Search]

Kleiman, Â. (2002). Oficina de leitura: teoria e prática. 9 ed. São Paulo: Pontes.

Koch, I. V., Elias, V. M. (2017). Ler e compreender: os sentidos do texto. 3 ed.. São Paulo, SP: Contexto. [GS Search]

Lakatos, E. M., Marconi, M. de A. (2003). Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo, SP: Atlas. [GS Search]

Leffa, V. J. Aspectos da leitura. (1996). Porto Alegre, RS: Sagra: DC Luzzatto. [GS Search]

Marcuschi, L. A. (2008). Produção Textual, análise de gênero e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial.

Moran, J. (2015). Educação híbrida: Um conceito-chave para a educação, hoje. In: BACICH, Lilian; NETO, Adolfo Tanzi Neto; TREVISANI, Fernando de Mello (org.) Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. (pp. 27-45). Porto Alegre, RS: Penso. [GS Search]

Paiva, F. A. (2009). A leitura de infográficos da revista Superinteressante: procedimentos de leitura e compreensão. 205f. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG. [GS Search]

Paiva, F. A. (2013). Habilidades de leitura e letramentos: o desempenho de estudantes no processamento da leitura de infográficos digitais. 299f. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada) – Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG. [GS Search]

Paiva, F. A. (2016). Leitura de imagens em infográficos. In: COSCARELLI, Carla Viana. (org.). Tecnologias para aprender. (pp. 43-59). São Paulo: Parábola Editorial.

Ribeiro, A. E. (2016). Textos multimodais: leitura e produção. São Paulo: Parábola Editorial.

Ribeiro, A. E. (2016). Leitura, escrita e tecnologia: questões, relações e provocações. In: COSCARELLI, Carla Viana. (org.). Tecnologias para aprender. (pp 31-42). São Paulo, SP: Parábola Editorial.

Rojo, R. (2009). Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola Editorial. [GS Search]

Rojo, R., Moura, E. (Orgs.). (2012) Multiletramentos na escola. São Paulo. SP: Parábola Editorial.

Schiehl, E. P., Gasparini, I. (2021). Modelos de Ensino Híbrido: Um Mapeamento Sistemático da Literatura. In: Anais do XXVIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2017), pp. 1-10, SBC. doi: 10.5753/cbie.sbie.2017.1 [GS Search]

Soares, E. A. (2020). Espaços de convivência híbridos: possibilidades para desenvolver a compreensão leitora de infográficos. 157f. Dissertação (Mestrado em Letras/ Profletras) – Faculdade de Letras, Universidade Estadual de Montes Claros, Montes Claros.

Solé, I. (1998). Estratégias de leitura. Trad. Cláudia Schilling. 6 ed. Porto Alegre, RS: Artmed. [GS Search]

Thornburg, D. (2018). Campfires in Cyberspace: Primordial Metaphors for Learning in the 21st Century. 1996. Disponível em: <[link]>. [GS Search]

Arquivos adicionais

Published

2021-06-22

Como Citar

SOARES, E. A.; VIEIRA, F. M. S. Espaços de Convivência Híbridos: Possibilidades para a Compreensão Leitora de Infográficos. Revista Brasileira de Informática na Educação, [S. l.], v. 29, p. 563–575, 2021. DOI: 10.5753/rbie.2021.29.0.563. Disponível em: https://journals-sol.sbc.org.br/index.php/rbie/article/view/2973. Acesso em: 21 nov. 2024.

Issue

Section

Artigos